TPA AUTOMÁTICA SIM OU NÃO?


Recommended Posts

Boas!

 

Gostaria de saber a vossa opinião quanto a um sistema de muda de água automático.

Sem queres abusar nos meus conhecimentos, acho que seria melhor fazer TPA todos os dias do que fazer semanalmente.

No meu caso que são 240L de água e isso dá uma TPA valente por semana, por isso gostaria que com um sistema automático pudesse mudar a água todos os dias em quantidades inferiores. Assim penso que conseguia manter a água mais estabilizada!!

A minha ideia é com um relógio de rega ligado a um tubo com gotejadores que liga directamente á torneira e uma bomba ligada a um programador digital no aquario que retirasse a água até ao esgoto. Assim poderiamos controlar a água que sai e a água que entra sem ter que que andar com garrafões as costas para trás e para a frente!!

 

Para explicar melhor nada como um desenho!

 

gallery_15836_290_10159.jpg

 

Isto é o relógio de rega!

 

gallery_15836_290_9783.jpg

 

O que acham da ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu acho que isso é bastante viável, desde que consigas coordenar a saída com a entrada de água é na boa! Eu já tinha proposto isso no sub-forum DIY! É um pouco diferente do teu mas o teu é bastante viável!

 

Vê aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=81579

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu acho que isso é bastante viável, desde que consigas coordenar a saída com a entrada de água é na boa! Eu já tinha proposto isso no sub-forum DIY! É um pouco diferente do teu mas o teu é bastante viável!

 

Vê aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=81579

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Pois, mas essa coordenação parece-me difícil de manter a médio prazo! Mesmo que ficasse "bem" hoje, daqui a uns dias a bomba já não teria o mesmo caudal, por variados factores.

 

O processo de escoamento da água teria de ser semelhante ao usado nas sump, com orifícios de escoamento correctamente dimensionados (para que quando a água atingisse esse nível se efectuasse o escoamento).

Em alternativa deveria existir um sensor de nível, que actuaria a bomba em no caso da água atingir o nível crítico... mas as falhas de corrente poderiam ser um problema!

 

Já agora com 10 TPA´s de 5 litros não se consegue retirar tantos nitratos (por exemplo) como com uma TPA de 50 litros!

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se alguém pensou nisto ...

 

um aqua com sump que por sua vez fica ligado a um aparelho de osmose que irá por sua vez produzir a água necessária e constante para TPA (sendo o desperdicio recuperado na circulação da sump)...

 

É uma ideia de um maluco ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos!

 

Desde já obrigado pelas opiniões.

Penso que num aquario de capacidade bruta de 270L e que tem 240L reais ( quero com isto dizer que fico com uma margem de cerca de 30L ) e que pretenda mudar 10L litros por dia mesmo que não a bomba nao funcionasse por falta de corrente teria alguns dias para repor tudo em ordem.

 

Como uma bomba de 200L/H teria de funcinar 3 mins para retirar 10L de água e os gotejadores estão calibrados para deitar 2L por hora, apenas teria de regular o relogio para 1 hora se tivesse 5 gotejadores. Se tudo isto não der certo por estar descalibrado acho que com alguma paciência não demorará muito tempo a calibrar tudo direitinho..

 

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bom todos nós temos as nossas ideias, eu penso que a minha seja bastante simples e no meu caso ainda mais! Já a alguns anos lembrei-me de mandar fazer uma mini laje como móvel no meu quarto... andava a casa em construçao, lembrei-me de pedir para colocar água e uma saida de esgoto!.

Agora que o aquario está em funcionamento, está na hora de inventar um sistema de TPA autómatico!!

Vou tentar colocar umas fotos da futura montagem! Pode ser que ajude alguém!

 

Aqui fica uma foto do aquario na mini laje. Como podem ver existe uma torneira e uma saida de esgoto do lado direto da foto!!

 

tn_gallery_15836_290_105242.jpg

 

As opiniões são sempre bem vindas!!

 

Até breve!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, alguns comentários...

 

a água directa da torneira tem cloro e outros metais pesados... se não tiver um repouso de 24 a 48 horas provavelmente vai afectar os peixes...

 

a bomba de recolha de água para o esgoto no esquema está demasiado próximo do fundo, portanto, se alguma coisa correr mal, lá se vai a água toda... talvez seja mais seguro colocá-la num nível mais próximo da superfície

 

o esquema geral teoricamente deverá funcionar... de qualquer forma, algo me cheira que se algo correr mal vais ter o aquário a transbordar (inundação) ou igualmente mal, o aquário seco...

 

deixo uma outra sugestão... um reservatório de água para troca acima do nível do aquário com saída por gravidade e regulador conta-gotas para 40ml/h (1 litro por dia) para o aquário... e uma saída igualmente por gravidade ligada a um outro contador gota-a-gota para saída de água para o esgoto com a mesma regulação 40ml/h ou equivalente

 

boa sorte

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixo uma outra sugestão... um reservatório de água para troca acima do nível do aquário com saída por gravidade e regulador conta-gotas para 40ml/h (1 litro por dia) para o aquário... e uma saída igualmente por gravidade ligada a um outro contador gota-a-gota para saída de água para o esgoto com a mesma regulação 40ml/h ou equivalente

 

aproveitando esta ideia e se em vez de um contador de gotas na agua que vai para o esgoto porque nao um buraco em cima com ligação directa ao esgoto para conforme enche o exesso passa para o esgoto e assim se ouver um problema com o conta gotas de cima a agua esta sempre a sair sem risco de inundação. penso que esta é a melhor solução...

Editado por tyutry
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos!

 

Bem penso que a ideia do arty seja qualquer coisa! Dessa forma não teria que me preocupar mais com o cloro!

Agora o que não entendo é porque dizes apenas para mudar 1L por dia, isso da uma TPA muito pequenita!

Se for pela razão do cloro e dos metais pesados, então não entendo como podemos fazer uma TPA semanalmente de muitos litros e acondicionar a água como deve ser, a não ser que se tenha um bidão aberto por cima com termostato a aquecer a água!

Vou tentar melhorar o meu esquema utilizando um cubo vodafone com apenas um gotejador de 2L/h para repouso da água e fazer um buraco na parte de cima do cubo ligado ao esgoto com um tubo. Assim já não há perigo de trasbordar pelo cubo! Para não trasbordar no aquario vou usar uma bóia que se utiliza nos barcos (quando o nivel sobe a bomba começa a trabalhar). E para finalizar para não ficar com os peixes em seco vou colocar a bomba num nivel muito superior deixando uma margem razóavel aos habitante do aquario..

 

Penso que nao me esqueci de nada!

Se acharem que posso ter outro tipo de problema não esitem em falar não quero que nada corra mal!!

Vou tentar actualizar o esquema para ser mais facil de entender.

 

 

Muito obrigado a todos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos!

 

aqui está o novo esquema da TPA autómatico!

 

med_gallery_15836_290_21629.jpg

 

vamos lá ver o que isto vai funcionar!!!

 

ja arranjei os gotejadores, relógio de rega e a caixa vodafone. Amanhã vou começar este projecto e vou tentar tirar umas fotos da motagem!!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos!

 

aqui está o novo esquema da TPA autómatico!

 

med_gallery_15836_290_21629.jpg

 

vamos lá ver o que isto vai funcionar!!!

 

ja arranjei os gotejadores, relógio de rega e a caixa vodafone. Amanhã vou começar este projecto e vou tentar tirar umas fotos da motagem!!

 

Cumprimentos

Assim parece-me muito melhor (com a bóia de segurança). Só pode ser problemático se faltar a corrente por longos períodos de tempo, na tua ausência.

 

Mas ao que parece os gotejadores também desligam na ausência de corrente, certo? (é que como são ligados através de relógio, presumo que falhando a corrente a válvula feche).

 

Se assim for, parece que desenhaste um sistema estável a longo prazo.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola AGA! espero bem que isto funcione!

O relógio de rega que eu tenho não é igual ao da foto, o da foto é manual! O meu é a pilhas e diz que dura até 1 ano. Por isso a valvula do relógio nao fecha mesmo que não haja luz! (isto é mais um problema)...

Mas ainda bem que falas nisso fizeste-me lembrar que posso fazer algo muito parecido com um autoquelismo que activa uma valvula antes do relógio assim mesmo sem luz a água vai parar devido ao nivel de água!!

 

lá tenho eu de arranjar mais umas peças aqui por casa!!!!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola AGA! espero bem que isto funcione!

O relógio de rega que eu tenho não é igual ao da foto, o da foto é manual! O meu é a pilhas e diz que dura até 1 ano. Por isso a valvula do relógio nao fecha mesmo que não haja luz! (isto é mais um problema)...

Mas ainda bem que falas nisso fizeste-me lembrar que posso fazer algo muito parecido com um autoquelismo que activa uma valvula antes do relógio assim mesmo sem luz a água vai parar devido ao nivel de água!!

 

lá tenho eu de arranjar mais umas peças aqui por casa!!!!

 

Cumprimentos

A minha sugestão pode até ser estúpida, mas eu não conheço o funcionamento do teu equipamento, por isso cá vai esta possibilidade:

 

Quando te ausentasses por tempo superior à segurança entre a água que entra e o transbordar, podias ter o relógio ligado a um transformador, em vez de pilha (isso deve ser fácil de adaptar). Quando faltar a corrente o relógio também desliga. (isto resulta se a v´lvula fechar também, claro).

 

Seria mais simples de adaptar que a válvula tipo autocolismo.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Acho que tens toda a razão seria muito mais facil ligar o relógio de rega a um trasformador que a um sistema de autocolismo, ainda nao sei se na ausencia de corrente a valvula realmente fecha. tennho de exprimentar isso!

em ultimo recurso coloca-se o sistema de autocolismo!

 

Ainda bem que e há pessoas com quem discutir estes promenores. Acho que sozinho não teria chegado a esta conclusão!

 

Muito obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

voces andam a tentar inventar o que ja foi inventado!!!

Tem um exemplo de um sistema portugues neste sitio:

 

http://aquaestga.blogspot.com~

 

faz tpa e etc. controle a distancia.

Editado por ki_ko
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Realmente isso resolvia o problema de qualquer um! Será que esse tecnologia toda não ficará uma fortuna??

Eu não posso invertar o que já foi inventado, mas posso fazer um sistema que se adapte as minhas nessecidades e de baixo custo.

O meu sonho é um equipamento desses mas os €€€!!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

voces andam a tentar inventar o que ja foi inventado!!!

Tem um exemplo de um sistema portugues neste sitio:

 

http://aquaestga.blogspot.com~

 

faz tpa e etc. controle a distancia.

Boas!

 

Eu, por vezes, quando o pessoal está a "inventar" algo, também digo que pode não valer a pena, mas só quando os custos são idênticos... (ainda assim, há pessoal que gosta de fazer as coisas)

 

Caso se "opine" sempre como fizeste, para cada DIY que apareça, vamos dizer que o tipo está a inventar o que já foi inventado...

 

Exemplo:

 

Vou adaptar uma calha T8 para T5... vens "tu" e "é pá, já há calhas T5 no mercado, inventaste a roda"... :D

 

Mas, já agora, tens ideias de valore$$$$ daqueles sistemas?

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, realmente não explicitei devidamente aquilo dos 40ml/h... num aquário salgado que montei recentemente, de 50 litros, a água evapora-se a um ritmo de sensivelmente 1 litro por dia. então arranjei um regulador conta-gotas numa farmácia, que dá para regular os mililitros por hora, e através de simples cálculos, no meu caso regulando para 40ml/h consigo repor a água evaporada automaticamente e assim manter a salinidade desejada, que é essencial nos salgados. para o teu sistema é apenas fazer as contas, tipo regra de três simples, e obténs o número em ml/h para regular o conta-gotas e fazeres a dosagem semanal adequada, por exemplo: 40 ml/h => 7 litros/semana; 80ml/h => 14 litros/semana :( no teu caso, de um aqua de 240 litros, supondo que pretendes fazer uma troca de água semanal de 10%, vem então, 240 * 10/100 = 24 litros por semana = 3.4 litros por dia = 0.142 litros por hora = 142.86 ml/h portanto regulas o conta-gotas para aprox. 140ml/h e tá feito ;)

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Ainda hoje vou a farmacia de serviço comprar um regulador conta-gotas!!

assim consigo regular em quanto tempo pretendo que esvazie o cubo da vodafone!

Apenas vou utilizar os gotejadores no tubo que vai ligar ao relógio de rega.

 

Aqui está uma foto de um gotejador de 2L/h

Este não pode ser regulado.

 

gallery_15836_290_919.jpg

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu quando falei nao era para vos chatear ou falar mal, apenas avisei que existe um sistema ja feito e português. Esse sistema não está a ser comercializado ainda...

Foi um projecto de universidade, estava em exposição na aquadecor.

o sistema tem varios modulos, um deles e a reposição automatica , que pelo que vim foi muito bem estudada e não contem erros, nem falhas , mesmo aquelas coisas imprevistas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

ki_ko não há problema! eu estou aqui para tirar ideias e aprender com todos vós!

 

A construção já começou! já coloquei num cubo da vodafone, 1 tubo de segurança na parte de cima e um tubo com um gotejador na parte de baixo.

Tenho algumas fotos da montagem só não sei se devo colocar aqui as fotos ou criar um novo tópico na secção DIY.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.