LI BASTANTE E ME CONFUNDI TODO AGORA, LI QUE PODE UMA COISA E QUE NÃO PODE A MESMA COISA.


KADINHO

Recommended Posts

BOM DIA À TODOS ESTAVA TENTANDO MONTAR UM ÁQUA MARINHO MAIS ME CONFUNDI TODO APÓS LER.

 

TENHO UM DE 60L E UM DE 200L. ALGUÉM PODERIA ME EXPLICAR O CORRETO, OBRIGADO.

E QUAL UMA LOJA NO RJ BRASIL BOA PARA SE COMEÇAR.

 

LI QUE SE TEM QUE USAR SKIMER E TAMBÉM LI QUE NÃO PRECISA USAR SKIMER.

LI QUE ÁGUA DO MAR LIMPO É MELHOR E LI QUE ÁGUA PREPARADA EM CASA É QUE É MELHOR.

LI QUE A LUZ É DE UMA FORMA DEPOIS LI QUE NÃO, É DE OUTRA.

LI QUE OS AQUAS MARINHOS TEM QUE SER DESTAMPADOS E LI QUE OS ÁQUAS MARINHOS PODEM SER TAPADOS.

LI QUE OS PEIXES SE COLOCAM APÓS 15 DIAS OU 1 MÊS OU 2 MESES (MATURAÇÃO).

LI QUE SUMP SERVE E TAMBÉM LI QUE SUMP NÃO PRECISA-SE.

LI QUE PODE SE USAR FILTROS EXTERNOS COM CARVÃO, LI QUE NÃO SE USA FILTRO EXTERNO COM CARVÃO.

LI TAMBÉM SOBRE TROCAS DE ÁGUAS E FIQUEI NA MESMA.

ETC...

Editado por KADINHO
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOM DIA À TODOS ESTAVA TENTANDO MONTAR UM ÁQUA MARINHO MAIS ME CONFUNDI TODO APÓS LER.

 

TENHO UM DE 60L E UM DE 200L. ALGUÉM PODERIA ME EXPLICAR O CORRETO, OBRIGADO.

E QUAL UMA LOJA NO RJ BRASIL BOA PARA SE COMEÇAR.

 

LI QUE SE TEM QUE USAR SKIMER E TAMBÉM LI QUE NÃO PRECISA USAR SKIMER.

LI QUE ÁGUA DO MAR LIMPO É MELHOR E LI QUE ÁGUA PREPARADA EM CASA É QUE É MELHOR.

LI QUE A LUZ É DE UMA FORMA DEPOIS LI QUE NÃO, É DE OUTRA.

LI QUE OS AQUAS MARINHOS TEM QUE SER DESTAMPADOS E LI QUE OS ÁQUAS MARINHOS PODEM SER TAPADOS.

LI QUE OS PEIXES SE COLOCAM APÓS 15 DIAS OU 1 MÊS OU 2 MESES (MATURAÇÃO).

LI QUE SUMP SERVE E TAMBÉM LI QUE SUMP NÃO PRECISA-SE.

LI QUE PODE SE USAR FILTROS EXTERNOS COM CARVÃO, LI QUE NÃO SE USA FILTRO EXTERNO COM CARVÃO.

LI TAMBÉM SOBRE TROCAS DE ÁGUAS E FIQUEI NA MESMA.

ETC...

 

 

Boas.

 

Sou novo nestas anadanças mas já dá para dar uma mão... pequenina é certo!

 

Skimmer/Escumador - Fundamental

 

TPA com água do mar Vs Osmose - No Brasil faz todo o sentido se fizeres as TPA´s com água do mar, em Portugal não sou da mesma opinião (salinidade e quimica da água diferem muito do Atlântico Sul para o Norte)

 

Destapados - Motivo? Condensação, Temperatura, Iluminação... sei lá tantos..

 

Maturação - Aqui há muitas teorias diferentes. Em regra um mês é suficiente.

 

Sump - Útil mas não fundamental (ganhas espaço e elegância no aqua)

 

Filtros em Salgados não faz sentdo.

 

TPA´s - 15% de 15 em 15 dias deve chegar... Fazer testes e controlar.

 

PS - Não escrevas em COM O CAPS LOCK LIGADO. A malta não grama!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

Ja agora bem-vindo ao forum e ao mundo da aquariofilia.

 

''TENHO UM DE 60L E UM DE 200L. ALGUÉM PODERIA ME EXPLICAR O CORRETO''

Ambos sao correctos, depende daquilo que pretendes fazer. 60L ideal para um nano, 200L mais espaco de manobra e, condicoes de agua mais estaveis para o pequeno ecossistema que pretendes manter. Mas ja se sabe... Quanto maior, melhor...

 

''LI QUE SE TEM QUE USAR SKIMER E TAMBÉM LI QUE NÃO PRECISA USAR SKIMER.''

A utilizacao de um protein skimmer, depende do tipo de sistema que pretendes montar... aquario de recife ou aquario marinho apenas com peixes...

Berlin style system, Miracle mud, etc., sao alguns metodos que podes tambem pesquisar.

 

''LI QUE ÁGUA DO MAR LIMPO É MELHOR E LI QUE ÁGUA PREPARADA EM CASA É QUE É MELHOR''

A agua do mar fica barata, so tens que ter bidons disponiveis para encher.

A agua tratada em casa, pode ser melhor se o seu tratamento e condicionamento antes de colocada no aquario, for feita correctamente (agua de osmose ou desionizada com a quantidade de sal adequada para aquario)...

Depende dos gostos, ou da carteira de cada um...

 

''LI QUE A LUZ É DE UMA FORMA DEPOIS LI QUE NÃO, É DE OUTRA.''

Depende se pretendes manter corais e invertebrados ou, se queres um aquario apenas com peixes.

 

''LI QUE OS AQUAS MARINHOS TEM QUE SER DESTAMPADOS E LI QUE OS ÁQUAS MARINHOS PODEM SER TAPADOS.''

Apenas o teu gosto pessoal o podera dizer...

Aquarios sem cobertura, sao mais propensos a evaporacao.

 

''LI QUE OS PEIXES SE COLOCAM APÓS 15 DIAS OU 1 MÊS OU 2 MESES (MATURAÇÃO).''

E, porque nao mais tempo?

E, se for um aquario/reef?

Novamente, depende daquilo que pretendes fazer...

 

''LI QUE SUMP SERVE E TAMBÉM LI QUE SUMP NÃO PRECISA-SE.''

Nao precisas... mas que da jeito!!!

Tens um aquario de 60L, que podes utilizar como sump e, o de 200L torna-se o aquario principal...

Depende do espaco que tens disponivel.

 

''LI QUE PODE SE USAR FILTROS EXTERNOS COM CARVÃO, LI QUE NÃO SE USA FILTRO EXTERNO COM CARVÃO.''

A sua utilizacao depende do tipo de sistema que pretendes usar...

Se for apenas um fish only nao ha problema na sua utilizacao constante... Num reef a sua utilizacao so ira retirar, todos os nutrientes essenciais a formacao dos corais e, respectivos invertebrados...

 

''LI TAMBÉM SOBRE TROCAS DE ÁGUAS E FIQUEI NA MESMA.''

Imagina-te num quarto completamente fechado, apenas com uma janela, mas esta fechada. Vives, respiras e fazes a tua vida sem sair dali... o ar torna-se imundo, mas alguem de repente, abre a janela. Uma lufada de ar fresco e, sentes-te melhor e, capaz de enfrentar mais uma nova semana, a espera da tal lufada de ar fresco...

Penso que me expliquei...

As tpa's sao uma das mais importantes tarefas, a nivel da manutencao de um aquario, seja ele marinho ou agua doce...

Significam nao so, ''agua fresca'' como, a introducao/renovacao de nutrientes num pequeno ecossistema, que pretendemos dure anos.

 

Cumprimentos,

 

Jose Faria.

 

Ps: Nao ha nada como uma boa pesquisa na net e, teras mesmo que pesquisar muito, se nao quiseres ter problemas neste maravilhoso hobby.

Editado por joe faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kadinho,

 

Espero que tenhas devolvido a estrela do mar à natureza.

 

Quanto às tuas dúvidas...bem vindo ao mundo da aquariofilia salgada. Como o Joe te disse, tudo depende do que pretendes.

 

A grande questão é: o que queres ter no aquário? reef, só peixes, alguma espécie em particular?? Esta é a primeira pergunta a fazer antes de avançar.

 

Segunda grande questão: dimensões? quais as dimensões do aquário?

 

Algumas das tuas dúvidas são fáceis de responder:

 

- porque o equilíbrio num aquário de água salgada é dificil, eu diria que maior é melhor. portanto 200 litros (e talvez usares o de 60l como sump).

- skimmer: fundamental!! sempre.

- aquas marinhos sempre destapados.

- filtros externos com carvão não se usam. a filtragem é efectuada através de rocha viva. acho que mesmo que pretendas um aquário só de peixes deves apostar em rocha viva e não em filtros externos.

 

Algumas dúvidas para as quais nunca terás uma resposta:

 

- há pessoal que usa água do mar, outro que usa água de osmose inversa + sal. Ambos defendem que a solução deles é a melhor. Eu acho que são as 2 boas. é uma questão de escolha.

- timing para adicionar os peixes. cada um faz à sua maneira. mas eu diria que antes de 2 meses...não convém.

 

Abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia (sem caps lock rs)

 

Acho que obtive bastante informação com essas respostas, elas vão me ajudar muito.

obrigado pela dedicação.

 

 

Eu queria mesmo um Áqua com corais e invertbrados.

 

Crutáceos

Mosluscos

Oriços etc., e algum peixe exótico somente. 2 estava bom, acho mais fascinante esse mundo.

Ou tem que ter peixes?

 

Há alguma recomendação quanto esse tipo de aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também sou da opinião que deves montar o de 200lts e fazer sump do de 60lts.

 

O filtro externo para mim não é aplicavel, excepto em aquas que não têm sump e no caso de necessitarem da utilização de carvão activo temporariamente, terá que ser feito com esse acessório. Caso se tenha sump, coloca-se na sump. Eu proprio tenho carvão activo na sump para minorizar a guerra quimica entre corais.

 

Na tua questão, como vais capturar os vivos no mar aí do Brasil, deves utilizar a mesma água, assim terás um ambiente bastante próximo do real.

 

Se utilizares a água do mar, deves ter sempre alguns cuidados no inicio. Deverás dar 2 semanas só com água, areia e rocha. Depois colocar os vivos, mas aos poucos, de forma a que a rocha crie bactérias capazes de responder às necessidades. Deves apostar primeiro na equipe de limpeza.

 

Sobre os vivos a colocares, deverás ter cuidado, pois alguns podem ser predadores naturais de outros.

Especifica mais o que vais querer colocar.

 

Se não quizeres colocar peixes, pode ser, não vejo o porque não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água natural(água do mar) é sempre melhor que a água feita em casa. Tem que se ter a noção que as empresas que vendem o sal tentam fabricá-lo de maneira a aproximar-se à Água do Mar, portanto tentam copiar a água natural. Os pontos fortes da água natural é que tem todos os oligoelementos necessários, o ponto fraco é que existe a probabilidade de trazer alguma doença para o aquário(embora não conheça ninguém que tivesse sofrido com isso).

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso conheço uma unico caso de ter um problema com algas, mas isso é um azar do caraças acontecer sempre!

Eu uso água natural...por falar nisso, tenho que fazer a TPA...já tenho a água pronta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou um bocado em desacordo com algumas opiniões expressas.

 

Há varios caminhos possiveis e muitas vezes é asneira dizer "este é que é", se há alguns mais consensuais, ainda nao foi provado que sejam os melhores, ou que os outros sejam piores.

 

Escumador- Considerado por alguns como fundamental, considerados por quem gosta de aprender mais como um muleta para o aquario

 

agua sintetica vs agua natural- Cada uma tem vantagens e potenciais desvantagens:

 

agua sintetica

 

- não é preciso sair de casa a nao ser para ir comprar sal

- estabilidade dos parametros (mesmo sal, mesma marca, conhecer o que se faz)

- é possivel ir variando o sal e adequa-lo ao nosso aquario

- é possivel maior controlo de nutrientes a entrar no sistema através da utilização de osmose inversa

- mais caro, tanto o investimento inicial como a longo prazo

 

agua natural

 

- é preciso ir buscar e alombar, o que pode ser encarado como um trabalho ou como um passeio

- pode existir entrada de nutrientes, micro-algas, parasitas, etc que nao está dependente de o sitio ser poluido ou não, há diversos outros factores que podem influenciar os parametros de agua costeira, (subida de nutrientes depositados na plataforma costeira, blooms de algas microscopicas, etc...etc...)

- teoricamente é aquilo que os sais almejam imitar, conseguindo-o melhor ou pior, com variação de parametros mais ou menos importantes e por factores mais ou menos importantes

 

é uma escolha pessoal em função destes vários parametros e provavelmente mais

 

 

iluminação é pano para mangas:

 

- desde as tendências do mercado motivadas por marketing, utilizadores que dizem que isto é que é bom apenas porque ouviram dizer tal aqui ou ali

- é, no entanto, obviamente dependente do tipo de sistema e dos animais que vais colocar, se colocares as medidas dos aquarios e o que pretendes lá colocar mais especificamente, há parametros guia que te podem ser dados.

 

destapados vs tapados

 

hoje em dia é mais ou menos consensual que devem ser destapados na maior parte dos casos:

 

- trocas gasosas (o factor mais importante)

- iluminação

- temperatura

 

são os factores principais a ter em conta

 

colocar animais no aquario

 

quanto mais poderes aguardar melhor

os tempos minimos dependem muito da contrução do aquario:

 

- rocha viva mais ou menos maturada

- só rocha viva ou mistura de rocha viva e rocha morta

- cuidados dados ao aquario nos primeiros tempos

etc...etc..

 

mas quanto mais tempo melhor é a opinião consensual, até para a criação de colonias de vida micrsocopica bem sedimentadas antes da introdução de predadores

 

Sump

 

penso que é a mais consensual das respostas:

 

ajuda mas não é necessária

depois vem claro o problema: qual é o melhor desenho da sump: compartimentos, dimensões, etc

 

filtros externos com carvão

 

há quem use, há quem não use, há quem use de vez em quando

 

uma coisa é certa, se não se usa e a certa altura se passa a usar é necessário começar lentamente e com pequenas quantidades, para não haver uma variação brusca de parametros do aquario (iluminação, quantidades de certos elementos, etc..)

 

regra geral mais vale ligeiramente pior mas constante que sempre a oscilar.

 

Trocas de Água

 

para quem começa diria que são essenciais, mas não o são para todos os aquariofilistas, muito menos com tanta regularidade como muitas vezes é praticado.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais