islander77

Membro
  • #Conteúdo

    38
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por islander77

  1. Pois há cerca de um mês aconteceu-me o mesmo e em 2 dias morreu...
  2. Eu mando-as para a Sump e para a coluna seca.... e pronto.
  3. Boas! Tenho a parede do aqua e as rochas cheias de uma "alga" em tons de castanh0 que se desprende se passar um dedo, ou uma escova. O que é isto e como posso acabar com ela? Obrigado!
  4. Continuando... é um sebae, segundo a loja... Achas que posso juntar apenas um ocellaris ou terei que por mesmo dois?
  5. .... bem vou confirmar amanhã com a loja. Agora tenho que lhe arranjar um par... mas o próximo vivo a entrar vai ser aquele ouriço preto cheio de espinhos (não sei o nome), para continuar a limpeza... Posso adicionar RV já maturada no aqua tipo uma rocha por semana assim ou é preferivel por o que falta de uma vez?
  6. Agora fiquei com uma dúvida.... as minhas TPA deverão rondar os 15% de 2 a 2 ou de 3 em 3 semanas. Tenho um termoestato livre pelo que posso aumentar a temperatura da água de Osmose até aos 26º para a TPA. A minha questão é o Sal.... adiciono antes ou depois de aquecer a água? E quanto tempo demora o sal a dissolver? Tenho de ter uma bomba para o efeito ou basta mexer a água?
  7. É possivel ser um Amphiprion Sebae? Um par de Ocellaris protege-se? E se for apenas 1?
  8. Osmose Inversa - Trata-se de um equipamento de filtragem. Liga-se á torneira, passa por um filtro e... voilá. Eu tenho um (tem mesmo de ser) porque o meu aqua é salgado e água del cano seria o fim... Encontras estes equipamentos a partir dos 150€. É sem dúvida o melhor investimento que se pode fazer para qq aqua.
  9. Então... que outro palhaço posso por para viverem todos em salutar harmonia???
  10. Epá espera ai que faço o upload a outra foto.... http://i256.photobucket.com/albums/hh164/i.../DSC04567-1.jpg e mais uma.... http://i256.photobucket.com/albums/hh164/i...ua/DSC04533.jpg és bem capaz de ter razão.... pesquisei no google e parece mesmo! O que tb é bom pois assim posso sempre comprar o ocellaris!
  11. O palhaço não é o tomate .... mea culpa, mas num Premnas biaculeatus (parecido mas mais calmo). Quanto ao kit da tunze... tirando o problema com a válvula de retorno (entretanto substituida) tudo ok. A agua não é demasiado branca... é tão translúcida á vista como a de OI....
  12. Boas Reef. Coisas que mexem - Coloca o Lysmata dê por onde der.... 5* Quanto ao resto: Estive agora a ler este - longo mas extremamente útil - tópico e aqui vão os meus 5 cents. Eu tenho um osmoregulador da tunze (e Kalk reactor by the way) e devo dizer que estou satisfeito. Tive um problema na valvula que controlava o retorno, que estava estragada, substitui e agora está tudo ok. Se fosse a ti ficava por enquanto sem reactores de Ca e controladores xpto... (depende claro do teu orçamento....) agora o osmoregulador é muito importante para manteres alguma estabilidade e autonomia. Isto não é uma ciência exacta, portanto esquece.... não vais conseguir controlar tudo a todo o momento. O meu voto vai para o Lysmata
  13. Tenho andado a pesquisar...... e a pesquisar.... e deparei-me agora com umas calhas HQI de uma marca Chinesa que se chama SunSun. Opiniões..... O preço é tão razoavel que dá para desconfiar. Alguem conheçe?
  14. Iluminação... Ainda não decidi.... HQI ou T5.... Se avançar para HQI como é que vai ser no verão? Compro um refrigerador?!... Como não tenho qq coral por ora a coisa vai... Tive um problema no osmoregulador que fazia retorno da água do Kalkwasser e entupia (claro!). Lá troquei o controlador de fluxo e por enquanto tudo ok... Os vivos foram adicionados ontem! E foram sem dúvida muito bem vindos!!! O Ocellaris é muito tímido.... é normal ele "dormir" na areia do aqua? Hoje de manhã quando cheguei ao aqua ele estava quieto no fundo... depois liguei a luz (a calha que vinha com o aqua duas T8) e ele começou a nadar todo contente... é normal? A próxima adição será outro palhaço (tomate) e depois venham 2 cirurgiões (Yellow Tang e provavelmente Acanthurus japonicus)... E mais limpeza e RV!!! Ufff.... e sem carteira no fim!!!
  15. Pois é... tarde e a más horas mas vamos ás fotos! Aqua após montagem: Sump (Ainda com o Deltec que entretanto já foi trocado pelo V2skim600) A chegada da areia... Da RV.... E entretanto.... Os primeiros vivos!! Ocellaris O Gang: O Patas Azuis: Lysmata amboinensis A seguir as dúvidas e os problemas....... Ainda....
  16. Pus ontem o meu 1º peixe no aqua, trata-se de um peixe palhaço comum. No entanto hoje quando cheguei a casa ele estava no fundo do aquario parado e mesmo com o acender das luzes e movimento da minha mao fora do aquario nao se mexeu. Neste moemtno já está a nadar, embora num esaço muito restrito....... A minha duvida é: ele poderia estar a dormir ou pode tratar-se de algum problema? Nota: o aquario tinha as luzes apagadas quando cheguei.
  17. Boa dica Nuno Ramos. Vou verificar. O meu escumador actual é um deltec MC500, mas está mesmo mal.... parece um tractor... e está a escumar mal, logo vai ter que ir de volta. Pois, vou ficar com 4+2. Vou ver, também, no fim de semana. Neste momento preocupa-me mais a (falta) de eficiência do escuma.... Está provavelmente a atrasar o cíclo. De sábado não passa! Bem, montar o durso vai ser uma aventura e tanto. Vamos ver como corre. P.S. - Prometo postar as fotos no fim-de-semana!!!
  18. A iluminação vou resolver no fim-de-semana... acho que vou ter de ficar, nesta fase por 3T5 + 1 actínica ou 4+2. Quanto ao escumador que vai substituir o deltec, estou mesmo inclinado para o V2, apesar de gostar da tunze, mas as recomendações tem sido quase sempre em sentido único (e eu ainda sou um noob na matéria).... De facto tinha ficado com a ideia que o pó seria matéria orgânica . Então vai mesmo lá ficar e quem sabe um dia destes vira mesmo refúgio! Quanto ao "cotovelo" vai ter de ficar tb para o fim-de-semana.... vai ser em grande ! LOL
  19. um espirógrafo? Espera... É isso! Pesquisei no Google e é igual! Esta "coisa" sobrevive assim sem mais ou vai morrer durante o cíclo?
  20. Boas. Sou novo nestas anadanças mas já dá para dar uma mão... pequenina é certo! Skimmer/Escumador - Fundamental TPA com água do mar Vs Osmose - No Brasil faz todo o sentido se fizeres as TPA´s com água do mar, em Portugal não sou da mesma opinião (salinidade e quimica da água diferem muito do Atlântico Sul para o Norte) Destapados - Motivo? Condensação, Temperatura, Iluminação... sei lá tantos.. Maturação - Aqui há muitas teorias diferentes. Em regra um mês é suficiente. Sump - Útil mas não fundamental (ganhas espaço e elegância no aqua) Filtros em Salgados não faz sentdo. TPA´s - 15% de 15 em 15 dias deve chegar... Fazer testes e controlar. PS - Não escrevas em COM O CAPS LOCK LIGADO. A malta não grama!