Aquario de biotopo de um Rio Africano Central


Recommended Posts

Após uma experiência mal sucedida com Tanganyikas devido ao limitado tamanho do aquario, decici iniciar um novo projecto.

Decidi recriar um ecossistema de um rio africano central. Apesar de ter menos variedade que outros possui algumas espécies interessantes.

 

A dimensão do aquario: 100cm*30*40cm, possui um total de 120l. Como ia ficar no escritorio decidi colocá-lo à frente da secretária e assim ficou sem fundo.

Usei como solo uma camada de argila - "Fondo vivo"- para permitir a fixação das raizes das plantas que ficam enterradas, por cima coloquei uma camada de areão "amazonas".

A iluminação é baixa - 30 Watt/l - proveniente de uma lâmpada T8 Life-Glo 2.

A filtragem é feita por um filtro externo de 400l/hora, com turfa em rama.

 

Relativamente à flora decidi colocar plantas autoctones (anubias, feto do congo, vallisneria) e plantas que apesar de existirem na zona foram introduzidas (Ceratophylum, Pistea)

No caso da fauna foi-me dificil escolher especies de apenas um rio, acabei por escolher espécies existentes nas duas bacias dos rios principais (Congo e Niger):

2 machos e 3 fêmeas de Phenacogrammas interruptus - Tetra do Congo

1 casal de Pelvicachromis pulcher - Kribensis

1 trio de Aphyosemion gardneri gardneri - Killie de gardner

1 Synodontis nigriventris

 

O tamanho de algumas espécies não é muito conclusiva na net, nomeadamente os tetras do congo, o que me deixou um bocado perdido na escolha das espécies. Além disso a oferta de caracideos da zona é escassa. Bem! Espero que o aquario não se torne "apertado"!

 

Aspecto actual do aquario:

 

Riocongo110107b.jpg

 

Riocongo110107a.jpg

 

Cumprimentos a todos e aguardo comentarios vossos!

 

José Ferraz

Editado por Jose Ferraz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns José! Adorei o layout, bastante natural...

 

É bom ver que ainda existe pessoal ligado aos biótopos fluviais africanos, reforçando esse campo da aquariofilia....

 

Quando tiveres fotos dos peixes coloca por favor. Em relação a essa iluminação realmente é bastante fraca, provavelmente algumas espécies irão ressentir-se!

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande José,

 

Sê bem re-vindo! ;)

 

Antes de mais deixa-me dizer-te que lamento o teu "insucesso" nos Tanganyikas!

 

Mas bem vistas as coisas até valeu a pena... tens aí um belo aquário!

 

Como disse o Marco só acho que tens pouca luz para algumas plantas!

 

Permite ainda alguns reparos, porque penso que podes melhorar um pouco esse layout!

 

Os Tetras do Congo (Phenoacogrammus interruptus) penso que atingem um tamanho máximo de 8cm e são peixes (como todos os Tatras aliás) de cardume e que gostam de espaço para nadar. Deverão ser mantidos e, grupos de pelo menos 5 individuis. Por isso, acho que poderias "arranjar" um pouco mais de espaço para eles!

 

Os Kribensis são fabulosos mas quando começarem a reproduzir vão tornar-se um pouco agressivos e, possivelmente, implicar com as outras espécies, nomedamente com os Tatras do Congo e com o Synodontis. Penso que aqui poderias ter optado por algums "primos" dos Kribensis, igualmente bonitos mas muito menos agressivos, tais como o Pelvicachromis subocellatus ou o Pevicachromis taeniatus.

 

Outra opção interessantíssima, no meu entender seriam os Steatocranus casuarius ou uns Anomalochromis thomasi.

 

Bem sei que todos estes não se encontram facilmente "por cá" terras da Beira Litoral, mas mais a norte (Porto) e sul (Lisboa) conseguem-se com maior facilidade.

 

Boa sorte com este projecto e mantém isto actualizado.

 

Abraços

 

João Nno Cruz

 

PS. Quando quiseres vir ver o meu Tanga... avisa

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Está muito bom, parabéns.

 

Se era um rápido do Rio Zaire que querias recriar, o hardscape utilizado é mais à base de seixos rolados bem fáceis de encontrar por cá.

 

Os phenacogrammus interruptus alguns sites falam nos 8Cm um livro que aqui tenho de biotopos fala em 12 cm.

 

As plantas mais apropriadas, poderão ser espécies diferentes de anubias, talvez algumas sejam dificeis de cá encontrar como a Anubia lanceolata. Outra bastante indicada e fácil de encontrar hoje em dia é a bolbitis heudeloti. Por serem rios de corrente forte e rápida a vegetação aquática é um pouco rara e é constituida sobretudo pelas anubias.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos novamente,

 

Agradeço todos os comentários que fizeram ao meu novo projecto. Obrigado também pelas sugestões

 

Entretanto ontem fui surpreendido por isto:

 

name="wmode" value="transparent"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></embed></object>

">

name="wmode" value="transparent"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></embed></object>

" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

 

Já tinha visto que o casal ocupara um buraco debaixo de um tronco, e portanto não ligaram nada ao coco que eu coloquei para eles :rolleyes:!

Mas não esperava tão cedo!

 

Agora a minha duvida é a alimentação dos pequenos!?

 

Mas continuando a conversa!

 

Olá João, já à muito tempo que não falávamos,

 

Outra opção interessantíssima, no meu entender seriam os Steatocranus casuarius ou uns Anomalochromis thomasi.

 

Realmente cheguei a pensar nos Anomalochromis, devido ao tamanho ser menor e tambem a agressividade, mas como me arranjaram os kribs acabei por optar por eles.

 

Mas agora, para já não posso mudar, pelas razões obvias! Vou aguardar para ver se não existem muitos ataques durante os passeios!

 

Relativamente à iluminação estou a pensar em colocar outra lâmpada, talvez de 20watt, pois não posso aumentar muito para não aumentarem tbm as algas verdes nas anubias!

 

Bom, depois vou dando mais noticias!

José

Editado por Jose Ferraz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao consigo ver a imagem... mas presumo que seja uma criaçaozinha de kribs... lol eu tmb tenho um casal no aqua de 80cm e eles tao sempre a criar. tenho a minha cheia agora, deve tar a por ovos nao tarda, e num aqua tao grande como o teu, vais ter muitas mais posturas... nao precisas de dar nda, eles nao penicando o solo, mas acho que se alimentam do saco vitelino... boa sorte com esses peqenos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José,

 

parabéns... isso é que é começar :)

 

Para alimentar esses meninos não precisas de nada de especial... a comida dos pais um pouco mais moida resolve o problema.

 

Boa sorte

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim vale a pena:)

 

Como estou com um projecto identico em termos de dimensões de aqua e ando atrás da fauna ideal, gostava de tirar aqui uma dúvida junto do José Nuno Cruz.

 

Quanto falas-te em Steatocranus casuarius como sugestão, este peixe não é muito agressivo mal se sente ameaçado? Podendo mesmo matar qualquer peixe?

 

 

Eu também considero os kribs excelentes, embora saiba do seu comportamento quando protegem os seus filhotes, por isso ainda não me aventurei a junta-los com mais nenhuns e pondero ter um aqua só para um casal, não sei se quero correr riscos.

 

 

 

(José, desculpa ter aproveitado o teu tópico para esta dúvida minha)

 

Abraço e continuação de sucesso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos novamente,

 

Depois de umas semanas ausente, tenho várias notícias.

A primeira é que dos +/- 20 kribs juvenis safaram-se 3!

 

Um deles com aproximadamente 1,5cm...

 

PICT0030.jpg

 

Realtivamente ao aquario, decidi fazer um "upgrade". Esta semana passou a ter este aspecto...

 

PICT0001.jpg

 

Ou seja, o novo setup:

 

Aquario: 120cm*40cm*60cm

 

Iluminação: 2*T5 de 54watt (12 horas)

 

Filtragem: Serafil 900l/h, filtragem com turfa em rama.

 

Aquecimento: 350Watt

 

Sustracto: Tetra Complete substrate + akadama

 

Decoração: Madeira

 

Flora:

Valisnerias spirallis

Anubias

Feto do congo

Niphae lotus

Pisteas

 

Fauna actual:

 

- 6 tetras do congo (3 machos e 3 fêmeas)

 

- 5 kribensis (4 machos e 1 fêmea) e 3 juvenis

 

- Um casal de killies de gardner

 

pH: 6,6-6,8

 

kH: 1 - 2

 

Injecção de CO2, regulado por relogio.

 

Adubação: Tropica Master Grow e Hagen NPK

 

Adição de extracto de turfa líquida.

 

TPA quinzenal de 30%

 

 

Curiosamente quando juntei os 2 machos kribensis, do outro aquario que desmontei, com o casal reprodutor, pensei que algo ia correr mal e que o macho reprodutor iria atacá-los.

Porém, após uma medição de força entre eles acabaram por se darem todos bem, andando actualmente todos juntos :snipersmile: . Isto pode ter sido possível, porque o casal actual não está em reprodução!

 

Relativamente à fauna, faltam elementos e alguns talvez venham a sair.

 

Neste momento falta um casal de Ctenopoma ansorgii que é um dos anabantídeos africanos, apesar de algumas fotos na net não serem favoráveis já vi imagens muito interessantes ctenopoma . Neste momento está esgotado no fornecedor e vou ter que aguardar.

 

Relativamente aos ciclideos, estou a pensar em substituir os kribs por um Pelvicachromis taeniatusvar. nigeria red ou Pelvicachromis subocellatus var matadi ou Nanochromis parilius e pelo Anomalochromis thomasi.

 

Como apresentam um temperamento mais calmo penso ser possível manter dois casais.

 

 

Bom deixo uma foto dos magníficos tetras do congo...

 

PICT0026.jpg

 

Cumprimentos a todos e entretanto vou dando notícias,

 

José

Editado por Jose Ferraz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José,

 

Isso está com muito bom aspecto!!! Parabéns.

 

Penso que fazes bem em mudar para os primos do Kribs :twisted:

 

A Redfish recebeu recentemente os taeniatus...

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom deixo uma foto dos magníficos tetras do congo...

José

 

Fantásticos Tetras do Congo, mesmo muito bonitos José!

 

 

Gostei bastante do upgrade, parabéns! Sempre que possível vai dando notícias...

 

 

Já agora, se quiseres colocar uma ficha do teu aqua nos "Biótopos..." manda-me uma MP.

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado a todos pelos comentários.

 

Entretanto adquiri mais um trio de Nanochromis parilus. São interessantes, com uns tons azulados e a barbatana caudal com riscas na parte superior.

 

Nparilus.jpg

 

Ainda estão a ambientar-se, no inicio pensei que os kribs lhe iam fazer a vida negra mas os Nanochromis "defenderam-se bem" e já marcaram a sua posição.

Entretanto acho que vou vender os kribs e comprar um casal de Pelvicachromis subocelatos e uns 3/4 Anomalochromis thomasi. Ainda estou na dúvida relativamente a estes ultimos, por causa do espaço disponivel no fundo do aquario!

 

Cumprimentos,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma foto geral.

 

Aquariovistageral.jpg

 

Comprei mais três anubias (congensis, nana e outra que não sei o nome).

 

Entretanto estou com um problema que já existia nalgumas plantas do aquario anterior - algas escuras pincel :).

Como o aqua praticamente só tem plantas de crescimento lento acaba por ser facil elas fixarem-se.

 

Bom vou ver como evolui!

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José,

depois da conversa de hoje fiquei curioso e decidi vir dar uma espreitadela.

Está muito bem decorado, gosto muito da disposição das raízes e dá-lhe um ar muito natural. Fiquei foi surpreendido com os teus kribs, não perderam tempo!! Os meus não estão para aí virados :(

Vai actualizando e abraço

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá a todos novamente,

 

Depois de algum tempo sem dar noticias, cá estão as novidades da evolução deste aquario!

 

Para começar, finalmente sairam os dois casais de kribensis e as crias.

Mas a tarefa dos apanhar não foi fácil :crazyeyes: , deram luta e tive que retirar a decoração do aquario onde se escondiam :snipersmile: !

 

Aquariodesmontado.jpg

 

Tive que redecorar tudo e alterei alguma configuação inicial.

Após umas horas de trabalho ficou com este aspecto:

 

aquario110508.jpg

 

Entretanto para juntar aos N. parilus, meti também um grupo de 4 Anomalochromis thomasi.

 

thomasi1.jpg

 

thomasi2.jpg

 

Entretanto coloquei um cardume de 5 Barbus bariloides, um Garra ornata e uma Ctenopoma ansorgei (anabantideo).

 

Garra ornata

 

Garra.jpg

 

Nanochromis parilus

 

Parilus.jpg

 

Tetra do congo

Tetracongo.jpg

 

Entretanto as fêmeas parilus atacaram constantemente o macho mais pequeno que elas, impediram-no de comer e acabou por morrer.

Esta semana arranjei mais um macho já adulto e por agora as coisas estão a correr bem, uma das fêmeas tem-se mantido junto ao macho conformando-se em "S" como é habitual. Obviamente que tem corrido com a outra concorrente do territorio dela!

 

Uma surpresa para mim são os A. thomasi. Têm-se mostrado mais desinibidos entre os outros companheiros do aquario do que eu previa!

Ao ponto de correrem com o macho N. parilus quando o vêm, desde que entrou esta semana. Talvez seja por ser novo!

 

Por agora é tudo! Cumprimentos a todos e aguardo comentários vossos!

José Carlos

Editado por Jose Ferraz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, José!

 

acho muito bom teres introduzido uma nymphaea nesse biotopo!

 

não conhecia esse garra ornata... sempre a aprender! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

tambem vou gostar de ver os bariloides, bem como o ctenopoma...

 

não deve ser fácil arranjar esses africanos, mas deve dar muito gozo quando se consegue... biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, José!

 

acho muito bom teres introduzido uma nymphaea nesse biotopo!

 

não conhecia esse garra ornata... sempre a aprender! :(

 

tambem vou gostar de ver os bariloides, bem como o ctenopoma...

 

não deve ser fácil arranjar esses africanos, mas deve dar muito gozo quando se consegue... :bad-words:

 

Obrigado José pelos comentários,

 

O trabalho de pesquisa e procura das espécies ao nível da fauna e flora realmente demorou vários meses, mas é gratificante!

 

Alguns peixes, como a Ctenopoma e o Garra foi uma questão de sorte, passei por uma loja e por acaso tinham. Mas nunca tinha visto nenhuma das duas espécies à venda.

 

Cumps,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito giro o aquário. Só uma pergunta, que plantas usas como flutuantes?

Obrigado pelo elogio! A planta flutuante que uso é do género Pistea e a Ninphae lotus também possui folhas flutuantes.

 

Cumps,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais