joao marques

Membro
  • #Conteúdo

    129
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por joao marques

  1. Se puderem e não se importarem, é só fazer um gosto na página e a seguir na foto do André Marques. Para me ajudares a ganhar um bilhete para o Sudoeste, não custa nada gosta primeiro da página http://www.facebook.com/ae​iscal1981 e depois da foto http://www.facebook.com/ph​oto.php?fbid=1895929244359​39&set=a.189592697769295.4​8157.142268349168397&type=​1&theater Obrigado O concurso acaba hoje à meia noite.
  2. Vai continuando a dar, faz um dia de jejum e depois dá-lhes a spirulina ... vais ver como começam a comer.
  3. Também já me aconteceu com uma femea tropheop red check, comecei a encher menos o aqua, as vezes nas perseguições ouve-se grandes chibatadas à superficie da água. Aquários muito cheios e sem tampa é meio caminho andado para que isso aconteça.
  4. Em relação ao bloat, tens aqui um bom artigo simples e directo: http://www.ciclideos.com/malawi-bloat-a52.html
  5. Podes-lhe dar granulado seco para gato triturado Friskas (salmao -atum e truta) , os meus só comem disso há cerca de dois anos e adoram. Crescem saudáveis sem qualquer problema. para os alevins trituras em pó. Podes ve-los aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...25&start=25
  6. é mesmo areia areia da praia, apanhas na zona da rebentação que já vem quase lavada, passas por uma ou duas aguas num balde e já está. Usas areia normal de praia, aquela muito muito fina, não convem porque vai para os filtros com facilidade.
  7. Acasalamento Acei: O macho a ajeitar o ninho O acto O macho satisfeito A femea com a fornalha pronta: Entretanto, a velhota não quiz ficar atrás
  8. Concordo com o Luis, essas rochas estão pouco naturais, de resto 5*, tens ai um grande aqua de crescimento.
  9. Só noto que nadam mais à vontade por todo o aquário, uma corrida ou outra, nada de anormal nem de agressividade.
  10. Obrigado, em termos de grutas para os adultos sim, mas passaram a ver-se mais a nadar cá fora, para os alevins, têm na mesma muita fenda e buracos pequenos para se irem safando.
  11. Olá Marco, é verdade os peixes agora nadam por todo o aquário e plantas por agora nem vou pôr.
  12. Alguns dos habitantes, após a mudança do layout: Casal de aulonocaras sp. red Macho: femea: Casal Labeos Juvenil: tropheop redcheck macho: Acei msuli: Kingseizei maingano - macho adulto e macho juvenil:
  13. Olá João Magalhães, é sempre engraçado observar estes comportamentos.
  14. Ora então cá vai: Aproveitei esta semana de Férias e tirei um dia para mudar completamente o layout do meu aquário. Este processo foi demorado, comecei às 8.00 horas da manhã, e terminei às 19.00 horas, os peixes aguentaram-se bem num aquário de 60 cm durante o dia, com um dos filtros e termostato a trabalhar. Do aquário antigo só ficaram mesmo os peixes, saiu o background 3D e a areia do max-mat, foi substituida por areia de práia e o fundo foi substituido por calhaus calcários de dimensões consideradas, ao vivo ficou muito bom, muito próximo do que pretendia com esta mudança. Estava a pensar colocar umas vallis entre o calhau mais pequeno do lado esquerdo e os calhaus maiores do lado direito, na parte de trás do aquário, mas para já não sei ... acho que vai ficar assim algum tempo e depois logo se verá. Ganhei muito espaço dentro do aquário, estando agora a pensar introduzir mais duas espécies ... ainda não decidi quais. A rocha maior, pesa cerca de 20 kg, a que está mais à direita, tem umas fendas profundas que os alevins agradeceram como um bom refúgio. Espero pelas vossas opiniões críticas e sugestões.
  15. Boas, neste momento já estou cansado do meu fundo 3D, pelo que vou retirá-lo e construir um novo layout, assim que começar a operação colocarei fotos de toda a operação e resultado final, o que deve acontecer pelos próximos dias.
  16. Boas, em relação aos outros mbunas, notei um comportamento um pouco diferente em relação ao tropheop Red Check durante o periodo de incubação da femea e posteriormente, no local que os alevins escolheram para se esconder. Enquanto as femeas das outras espécies durante a incubação, sempre procuram refúgios mais junto à areia do aquário, a femea tropheop, sempre se abrigou nas tocas e locais de rochedos mais altos do aquário, assinalados na primeira foto. Nesta foto podemos ver a femea no seu periodo de incubação e está assinalado o outro local, na parte superior esquerda do aquário, onde passava a maior parte do tempo. Depois de nascer os alevins, também foi esse o local que escolheram para se esconder, ao contrário dos outros das outras espécies, que sempre se esconderam, em fendas e pequenas tocas junto à areia do aquário. Esta fota não tem qualidade, mas foi a única que consegui tirar a um alevin a comer cá fora, andam lá uns quantos escondidos nascidos antes de ontem. Sendo o Tropheop red check, uma espécie que gosta de habitar as zonas rochosas superiores e tendo o meu aquário áreas rochosas que se estendem até à superficie, achei engraçado observar este comportamento e partilhá-lo aqui convosco. Mais uma incubação: Na sequência dos partos naturais no aquário, depois da femea tropheop, aqui vai mais uma experiência registada à hora do almoço e que me fez chegar um pouco atrasado, mas valeu a pena. A qualidade das fotos é muito fraquinha, porque com as pilhas descarregadas da máquina, teve de ser afastado do local e de telemóvel. Quando cheguei para almoçar fui ver se havia novidades, porque a femea labeo estava já na altura de os mandar cá para fora, procurei-a e lá estava ela num canto do aquário, quando me aproximei lá estava ela, mas numa correria, qual o meu espanto quando a vejo a mamar os putos todos para dentro da boca ao sentir a minha aproximação. Afastei-me e fui colocar comida do outro lado do aquário, passado alguns instantes a bicha também foi comer, e de gatas fui ao local e lá estava guardados numa fenda 20 alevins: Afastei-me de gatas novamente e depois de comer, lá foi ela novamente guardar os seus meninos, calmamente foi-se colocar encostada junto à fenda, onde ficou . Um comportamento idêntico ao que teria no seu meio natural e ao qual tive a sorte de assistir. Logo dou novidades.
  17. Bom dia a todos, aqui vai uma actualização do meu aquário com fotos tiradas ontem. Vistas gerais: Umas fotos dos personagens: Msobo macho em transformação e femea, estão agora com cerca de 4 cm. Msobo macho adulto: Labeotropheus Fuelleborni juvenis com cerca de 5 cm, macho e femea OB: Femea. Caureleus juvenil com cerca de 2 cm, andam mais uns por lá com 1 cm, a fazer pela vida. Kingseizei maingano, juvenis com cerca de 4 cm: Macho adulto com cerca de 1 ano, importação redfish: Tropheop red check adulto, a femea anda de boca cheia e ontem não se deixou fotografar: Acei sp. msuli, Espero que gostem.
  18. para malawis, tudo o que seja com menos de 1,50 de frente, rapidamente se torna pequeno.
  19. Boas, tenho mesmo de fazer um aquário de apoio para crescimento e a curtíssimo prazo, neste momento tenho cerca de 20 Labeos entre os 2 e os 5 cm, 2 msobo com cerca de 2.5 cm , 4 kingseizei com 2.5 cm , e começam a aparecer pelo fundo do aquário no meio das fendas caureleus com 1 cm e pouco, resultado de uma postura de há cerca de 10 dias. Deixo aqui algumas fotos dos putos. As femeas labeos OB, já se começam a parecer com a mãe...
  20. Antes de mais queria dar-te os parabéns por esse novo projecto, isso promete. Quanto ao vidro os 12 mm chegam (as 2 travessas francesas e as 4 transversais que estás a pensar pôr). Boa sorte com isso.
  21. Boas, ontem aproveitei para tirar algumas fotos aos meus peixes e ao aquário e como já não actualizava o tópico há algum tempo aqui vão algumas fotos, foram tiradas com uma D40, emprestada por um amigo pelo que não percebo nada da máquina, mas que é um brinquedo para comprar é sem dúvida. Gerais: ... E as individualidades: Por agora é tudo
  22. Tens uma branca no max - mat e fina, 40KG - 4 euros e tal.
  23. Assim está bem, como vês vale a pena ter paciência... continua a mostrar a aevolução do aquario.