The Blind Eternities


Luís Fortunato

Recommended Posts

São as nyah de entre todos os peixes!

Óptima escolha!

Então e não ias pôr também camarões e o casal de ramirezis? As ideias ainda estão de pé? É que assim, com essa fauna é que fica mesmo um espetaculo!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 95
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Diogo.

 

Eu já tinha concluído que com ciclídeos, por mais anões que fossem, que iria ficar sempre com poucos ou nenhuns camarões (ver os comentários do Zeneo e do André Silvestre).

Então, decidi colocar uns peixes mais 'amaricados' :snipersmile: Ou colocava estes, ou Pseudomugil, que também gosto bastante.

 

Há umas 2~3 semanas dei um salto à Água-Viva e estavam lá estas Iriatherinas. Então aproveitei.

 

Os camarões, vamos a ver o que se arranja. Algo sem ser o banal Red Cherry.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, Luís ! Estou a gostar deste aqua.

 

Resumindo :

 

- macro do pearling, fabulástica !

 

- peixes lindisimos !

 

- flora promissora !

 

 

Já agora, a Vivipara é assim tão dificil de arranjar porque ? Pq a Tropica não comercializa ?

 

Sabem onde comprar em terras Lusas ?

 

 

Go go Luís :rainbowafro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge.

 

Obrigado pelos teus comentários...

 

Quanto ao facto da Tropica não comercializar a Eleocharis vivipara, não faço a mínima das ideias. A Lucanas também não tem a planta na sua lista...

 

Cá em Portugal, até agora, só conheço a Natural Aquário a comercializar. É questão de esperar que eles tenham mais. Não perdi a esperança...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Não que se note grande diferença, mas aqui fica um pequeno update:

 

Blind_Eternities_04_800.jpg

banana rock Cliquem para ver maior

 

Ontem andei a debastar ligeiramente o musgo nos troncos... retirei também um bocado de Riccia sp. 'Dwarf', mas ainda não refiz as pedras. A Eleocharis acicularis já mostra progressos, e já vejo muitas folhas novas a brotar da akadama.

Algas, só mesmo nas pedras e das verdes. As filamentosas verdes e cinzentas ja não existem graças ao Flourish Excel.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis

 

O aquário esta excelente. Dá uma muito boa sensação de tranquilidade e de "limpeza". Apenas um "reparo", bem não é um reparo, mas sim uma alteração ao meu gosto. Acho que a parte central está um pouco vazia. Com uma plantas, não sei quais, a preencher o espaço por tráz dos troncos ficava soberbo.

Fiz um pequeno esquiço para tentar fazer entender a minha opinião.

 

blindeternities04800fu9.jpg

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Obrigado pelos teus comentário...

 

Quanto à tua opinião, a minha resposta é: Lol :P

 

Já respondi aqui, mais do que uma vez, e compreendo, pois nem toda a gente tem pachorra para ler um tópico de 3 páginas... :wink:

 

O espaço traseiro será (é o que eu quero, vamos lá a ver se consigo) coberto pelas Eleocharis acicularis e vivipara.

 

A colocação de fetos 'narrow' na base dos troncos também está ponderada para preencher mais essa zona. Mas como é óbvio, isso ainda deverá levar algum tempo.

Espero que lá para Abril/Maio o aquário já esteja como eu quero...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís.

 

Eu pessoalmente gosto muito do aquário assim, e acho que o que se metesses uma planta lá atrás a formar uma moita iria estragar a harmonia central do tronco.

 

Se a Eleocharis acicularis cobrir bem a parte traseira não se irá notar tanto o vazio, e não retira a harmonia ao tronco!

 

Os fetos, eu punha-os ali naquele centrro do tronco onde há uns tempos o Diogo hc Matias disse que faltava ali um tronco espetado para cima para ocupar aquele pequeno vazio. Dessa forma os fetos completam o espaço e sobressaem muito o ponto focal!

 

Mas é só a minha opinião... :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Venho aqui deixar-vos um pequeno update...

 

Blind_Eternities_05_800.jpg

:PCliquem para ver maior

 

Como salta logo à vista, coloquei um fundo preto. Este fundo ainda é provisório, até porque é acrílico brilhante, e para tirar fotos é um bocado chato (reflexos). Eu preferi comprar um acrílico, pois assim basta-me colar cartolinas de cores diferentes nas duas faces e facilmente troco a côr do fundo. Sem contar que agora, se quisesse colocar um fundo de colar no aquário, ia-me ver à rasca, pois mesmo com o aquário com pouca água, é practicamente impossível de o mover... nem isso me iria apetecer :P

 

Relativamente às plantas... está tudo a correr sobre rodas. Os mais atentos repararão que alterei ligeiramente a disposição das pedras mais à frente. Assim consegui elevar um pouco mais o hardscape nessa zona. O vazio é para preencher com uma pedra, mas ainda tenho de a ir apanhar a Monsanto...

Quanto aos fetos de java 'narrow', practicamente desisti da ideia... após ter falado com algumas pessoas, e ter pesquisado por mim mesmo, creio que os fetos têm as folhas demasiado compridas e vão ficar estranhos no layout bigsmile Tenciono colocar Blixa japonica de modo a aparecer tenuemente por detrás de algumas rochas. Creio que até tenho a ganhar, pois a coloração avermelhada das folhas vai trazer maior contraste ao aquário.

Para finalizar, das Eleocharis vivipara que eu consiga ver safou-se apenas uma folha (podem ver facilmente, é a que chega à superfície). Paciência...

 

As Iriatherinas, são peixes muito bonitos... se tiver dinheiro compro mais. Dão muita vida ao aquário, e estas 12 somente, perdem-se muito.

 

Bem.. por hoje é tudo. Agora é esperar pelas restantes Eleocharis vivipara que vierem da Flora Aquatic, e tentar arranjar uns pés de Blyxa japonica. Depois é levá-lo aonde eu quero ;)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Os calhaus de Riccia sp. 'Dwarf' do centro foram feitos de novo... mas não se assustem :P Rapidamente estarão na mesma...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a tomar um bom caminho!

Talvez o unico reparo que faço é chegares a ventosa verde do difusor mais para cima para segurar o tubo de silicone junto ao vidro ! :microwave: Parecendo que nao ajuda sempre na estética. :(

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Esse aquario está um espectáculo!!!

Gostava de saber como fazes para prender a riccia as pedras??? É que eu queria fazer igual mas tenho medo que a riccia apodereça por baixo e que se solte tudo!!

Nunca tiveste este problema ou é por ser riccia sp. 'Dwarf'??

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Antes de mais nada, obrigado pelos comentários...

 

Talvez o unico reparo que faço é chegares a ventosa verde do difusor mais para cima para segurar o tubo de silicone junto ao vidro ! :microwave: Parecendo que nao ajuda sempre na estética. ;)

É mesmo assim...

 

Vê lá de lateral, e logo percebes:

 

Difusor_70_litros.jpg

 

Quando quiser tirar uma foto para a posterioridade, como é óbvio, tiro o equipamento todo primeiro :(

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Boas!!

 

Esse aquario está um espectáculo!!!

Gostava de saber como fazes para prender a riccia as pedras??? É que eu queria fazer igual mas tenho medo que a riccia apodereça por baixo e que se solte tudo!!

Nunca tiveste este problema ou é por ser riccia sp. 'Dwarf'??

 

Cumprimentos

É muito simples... basicamente ato a Riccia a uma pedra, de preferência lisa (xisto é o ideal), com fio de pesca o mais fino possível. Eu uso de 0,12 mm e dentro de água é practicamente imperceptível.

 

Como é óbvio, a Riccia com o tempo, se não apanhar luz apodrece. Por isso, das duas uma... ou a podas, ou arrancas tudo (mais fácil no caso da 'Dwarf') e fazes de novo. Desta vez, tirei riccia de 4 pedrinhas. Há outra que está feita de novo, mas está por detrás do tronco da direita mais à frente. Aliás, vê na foto da lateral. É a pedra da direita...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquario muiiiiiiito bonito gosto principalmente a parte central (troncos) penso que o aqua esta com um ar de limpo

 

MUito verde =)=)

 

CUmps...........................................(umas ampularias ai ficavam bem)=)!!!!

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

CUmps...........................................(umas ampularias ai ficavam bem)=)!!!!

Eu não percebo muito de ampulárias, mas a ideia que tenho é que muitas delas, à falta de comida própria ou algas se alimentam de plantas.

 

Estou a falar das ampulárias mesmo... não de caracóis grandes, como as Neritinas, por exemplo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís,

o aqua continua de excelente saúde! (limpas os vidros todos antes das fotos ou não tens mesmo tido problemas nenhuns com algas?) e o musgo agarrado aos troncos consegue dar um efeito bastante engraçado (no inicio nao gostei muito da posição dos troncos mas agora acho que está bastante agradável á vista ;))

 

Então e esse centro sempre vais meter microsorum narrow? ou é a eleocharis vivipara que vai lá parar?

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ricardo, obrigado pela tua proposta, mas da próxima vez, envia antes uma MP. Trocas e Vendas de material/vivos relacionados com aquariofilia é nos Sub-Fóruns OFERTA e PROCURA.

 

Obrigado desde já.

 

o aqua continua de excelente saúde! (limpas os vidros todos antes das fotos ou não tens mesmo tido problemas nenhuns com algas?)

Por acaso, nem limpei os vidros antes das fotos desta última vez...

 

Algas, de momento só green spot nos vidros e nas pedras. E nos vidros é só rente à Akadama... os otos sempre vão ajudando.

 

Então e esse centro sempre vais meter microsorum narrow? ou é a eleocharis vivipara que vai lá parar?

Nem uma nem outra...

 

O centro propriamente dito, vai ter Blyxa japonica (falta arranjar). Quanto à parte traseira, isso já estava mais que definido que seriam as eleocharis que a iriam preencher.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

esse tapete de cuba está cada vez mais lindo, quem me dera o meu chegar a 1 terço desse :P . Não sei se é por teres akadama especial que a tua agarra melhor, já que a minha é da normal. Já agora Luís, podes.me dizer o teu regime de fertilizações??

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não sei se é por teres akadama especial que a tua agarra melhor, já que a minha é da normal.

Por experiência própria, creio que não é uma questão de agarrar melhor... mas sim de ser mais difícil para a planta soltar-se.

 

podes.me dizer o teu regime de fertilizações??

Concerteza...

 

TPA superior a 75%, uma vez por semana.

 

Diariamente: 3~4 ml de Fe2+ da Horizonte Aquático; 4~4.5 ml de TMG/Plant Nutrition; NO3 é raro fertilizar, com a comida os níveis mantém-se sempre à volta dos 10~15 ppm; K por volta dos 12.5~15 ppm; PO4 tem andado à volta de 1 ppm; +/- 7.5 ml de Seachem Flourish Excel.

 

Basicamente é isto...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Por experiência própria, creio que não é uma questão de agarrar melhor... mas sim de ser mais difícil para a planta soltar-se.

Concerteza...

 

TPA superior a 75%, uma vez por semana.

 

Diariamente: 3~4 ml de Fe2+ da Horizonte Aquático; 4~4.5 ml de TMG/Plant Nutrition; NO3 é raro fertilizar, com a comida os níveis mantém-se sempre à volta dos 10~15 ppm; K por volta dos 12.5~15 ppm; PO4 tem andado à volta de 1 ppm; +/- 7.5 ml de Seachem Flourish Excel.

 

Basicamente é isto...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Essas TPAS devem fazer milagres :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diariamente: 3~4 ml de Fe2+ da Horizonte Aquático; 4~4.5 ml de TMG/Plant Nutrition; NO3 é raro fertilizar, com a comida os níveis mantém-se sempre à volta dos 10~15 ppm; K por volta dos 12.5~15 ppm; PO4 tem andado à volta de 1 ppm; +/- 7.5 ml de Seachem Flourish Excel.

Olá mais uma vez Luis,

Ui... metes essa quantidade toda de micros diáriamente?

 

Já agora e só uma sugestão pois não sei se já a equacionaste, para aquele centro em vez de blyxa japonica julgo que há uma blyxa de cor mais avermelhada blyxa aubertii, sempre contrastava um pouco melhor.

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez.

 

Ui... metes essa quantidade toda de micros diáriamente?

Sim... :tongue:

 

Já agora e só uma sugestão pois não sei se já a equacionaste, para aquele centro em vez de blyxa japonica julgo que há uma blyxa de cor mais avermelhada blyxa aubertii, sempre contrastava um pouco melhor.

Hmm... mas se vires bem, se por si só a Blyxa japonica já pode ficar muito grande, essa então fica enorme... :twisted:

E foi por os fetos 'narrow' terem folhas tão grandes que eu desisti deles...

 

Eu sei que a Blyxa japonica também fica grandinha... mas até lá, creio que estou na boa.

 

Quanto à côr, neste aquário as tenellus já estão a ficar vermelhas... deduzo que a Blyxa também ganhe essa côr facilmente. Vamos a ver...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.