The Blind Eternities


Luís Fortunato

Recommended Posts

Parabéns o aqua está a ficar magnifico.Luis , eu acho que vc vai ter um pouco de dificuldade pra deixar as blyxas vermelhas , pelo menos eu tive e olhe que as minhas tennelus em menos de uma semana estavam vermelhas vivas , enquanto que as blyxa ja tem mais de 2 meses e no maximo ficaram meio cobre a poucos dias atras.Acho que é devido ao espectro de luz que usas que irá dificultar chegar a essa cor.Mas é uma planta q irá fica linda nesse aqua, se encaixa como uma luva no layout.Vc vai deixar o fundo no formato de U ou vai ser tipo uma piramide???Acho que o U ficaria melhor.Será que vc poderia postar uma foto sem equipamentos com o fundo branco??? :crazyeyes:

Boa aquariofilia.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 95
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá.

 

Eu já não tenho Blyxa há muito tempo. Tive nos primórdios dos meus aquários plantados (se é que se podiam chamar isso naquela altura) e lembro-me que já nessa altura consegui tirar facilmente os vermelhos à planta. Acho que a dei/vendi quando soube o verdadeiro volume da planta. Até então, como os meus aquários são todos pequenos, nunca mais a voltei a usar.

 

Mas pronto, vamos a ver... mesmo não conseguindo ter a Blyxa vermelha/avermelhada, creio que é uma boa planta para completar o aquário.

 

Quanto à poda das eleocharis, o tempo o dirá. Por acaso eu creio que uma poda arredondada, com algumas 'imperfeições' será o ideal.

 

Quanto à foto que pedes, só nas TPA's... e na que vou fazer agora, não me apetece nada estar a tirar o equipamento :crazyeyes:

 

Mas eu prometo que depois tiro uma foto como pedes.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá =)

 

Do ponto de vista de quem não percebe (ainda =P ) nada de aquários, posso dizer que está espectacular!

 

Harmonioso e muito "agradável à vista"!

 

Gosto imenso! =D

 

Muuuuuuitos beijinhos po meu amorzão crominho dos aquários :crazyeyes:

 

Rebeca

Underwater Love ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de tudo quero te dar os meus parabens pelo teu aqua fantastico. 5 estrelas, n hoje em dia isso ja e nivel medio o teu e mesmo 6 estrelas TOPO

 

Agora vou fazer uma pergunta sei que pode ser um pouco estupida ou mesmo muito estupida, mas aqui vai: Tenho um aquario plantado com CO2 n de garrafa mas da nutrafin natural funciona bem (parece) as plantas crescem o teste esta na cor correcta, mas as minhas plantas n libertam oxigenio que eu veja como posso fazer isso o que devo fazer, para tb poder então comprar uma Canon EOS

 

Aguarda Noticias

 

Obrigado desde ja e boa sorte para todos e que n se meta muita agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva! Bonito o aqua:)

Vou colocar algumas questões.

 

Tenho andado a correr lojas à procura de flourish excel, mas nada! Sabes onde posso encontrar?

TPA de 75% uma vez por semana... porquê tanto de uma vez só? Não seria melhor 2 de 35%?

Porquê essa dose de micros. Podes explicar como chegaste a esse valor?

 

Continua com as actualizações.. a malta agradece;)

 

Cumprimentos

Tranquilidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Do ponto de vista de quem não percebe (ainda =P ) nada de aquários, posso dizer que está espectacular!

 

Harmonioso e muito "agradável à vista"!

 

Gosto imenso! =D

 

Muuuuuuitos beijinhos po meu amorzão crominho dos aquários icon_wink.gif

Obrigado... :P

 

Com esse comentário, perco toda a credibilidade... bigsmile

Agora já não me posso armar em Administrador demoníaco e sem escrúpulos :P

 

Antes de tudo quero te dar os meus parabens pelo teu aqua fantastico. 5 estrelas, n hoje em dia isso ja e nivel medio o teu e mesmo 6 estrelas TOPO

Obrigado pelo teu comentário.

 

Mesmo admitindo que é bem capaz de ser o aquário mais bonito que já montei, creio que ainda está muito longe de ser algo de muito bom. Há-os muito melhores aqui pelo Fórum.

 

Agora vou fazer uma pergunta sei que pode ser um pouco estupida ou mesmo muito estupida, mas aqui vai: Tenho um aquario plantado com CO2 n de garrafa mas da nutrafin natural funciona bem (parece) as plantas crescem o teste esta na cor correcta, mas as minhas plantas n libertam oxigenio que eu veja como posso fazer isso o que devo fazer, para tb poder então comprar uma Canon EOS

Não leves a mal, mas se tu queres comprar uma Canon EOS por teres bolhinhas nas tuas plantas... então estarás a desperdiçar uns trocos valentes bang

 

Fazer com que as plantas façam pearling não é muito difícil. Obviamente que depende da planta, mas os 2 factores mais importantes são o CO2 e a iluminação. Até podes ter o CO2 a um nível ideal, mas se a iluminação não fôr a melhor, isso já se torna complicado. Sem contar que há plantas em que é extremamente fácil ver o fenómeno... já noutras é extremamente difícil.

 

Tenho andado a correr lojas à procura de flourish excel, mas nada! Sabes onde posso encontrar?

Eu mandei vir da Aquaristic. Mas creio que há muitas lojas que o comercializam. Na Aquaplante, por exemplo, costuma lá haver quase sempre.

 

TPA de 75% uma vez por semana... porquê tanto de uma vez só? Não seria melhor 2 de 35%?

Porque sim... já agora, porque é que é melhor duas vezes de 35%?

 

A TPA em grande percentagem garante-me que quase todos os parâmetros ficam a zero. Assim posso fertilizar livremente. Com as TPA's mais pequenas, tal já não acontece.

Eu não digo que seja uma técnica obrigatória, mas olha... eu faço assim, e pelos vistos resulta :silly:

 

Porquê essa dose de micros. Podes explicar como chegaste a esse valor?

Olhando para as plantas, e por experiência própria...

Já 'sei' que para um aquário denso com boa iluminação, quando maturado, estes consomem à volta de 1~1.2 ml de TMG por dia, por cada 15 litros.

Mas lá está, não se baseia em nenhuma regra ou dado científico... é puro empirismo.

 

Continua com as actualizações.. a malta agradece;)

Sempre que possível... colocarei fotos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá.

 

Eu já não passava aqui há uns tempos a deixar novidades... o tempo não tem sido muito, e tenho sido um pouco desleixado com o aquário :?

 

No entanto, ele continua em bom ritmo. Não tão bem como eu gostaria, mas vai-se fazendo os possíveis.

 

Blind_Eternities_06_800.jpg

:tongue:Cliquem para ver maior

 

Quero agradecer ao João Branquinho por me ter arranjado uns pezinhos de Blyxa japonica. Um deles já definhou por completo, mas os outros já estão a dar folhas novas. É esperar para ver.

 

Este domingo foi dia de poda, e grande parte do musgo foi podado. Não está nada artístico, até porque não era essa a intenção :P

A ver se faço o mesmo com a HC, que já está a precisar...

 

Bem... de resto é tudo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Luis!

Uma palavra: WOW :tongue:

Vais deixar a eleocharis progredir até ao pequeno espaço de akadama ainda visivel mesmo no centro? Ou o objectivo é deixar progredir a cuba? Ou será para riccia que ainda não está pronta a ocupar o seu lugar?

Neste momento quase que parece ter sido uma vantagem teres deixado o espaço no centro sem nenhum tronco ascendente.

Mantem actualizado, o forum agradece :?

Abraços

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo.

 

Obrigado pelo teu comentário.

 

Quanto ao que perguntas... o objectivo é colocar um basalto arredondado nesse bocado que não tem quaisquer plantas... ainda não tive foi tempo nem pachorra de o ir procurar às traseiras de minha casa (Monsanto).

 

No centro do aquário, espero que as Blyxas dêem um ar da sua graça, mostrando toda a sua imponência :)

Mas até lá, ainda vou ter que esperar um bocado :P

 

As eleocharis estão a desenvolver-se muito bem... tenho que as podar no centro, pois é uma zona que quero deixar 'limpa' para as Blyxas e tenellus. Sem contar que algumas já estão a abafar as pedras maiores...

Cada vez mais estou convencido que esta eleocharis que aqui tenho não deva ser a acicularis. Tenho pés que têm mais de 25 cm... inclusivé no meu nano... se soubesse, se calhar nem teria encomendado a vivipara da FlorAquatic. Nesta última foto, somente 3 folhas (no centro do aquário) são eleocharis vivipara... tudo o resto é acicularis.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís,

 

Está com muito bom aspecto! Contudo, não o achas demasiado verde? Já pensas-te num toque de vermelho?

 

Cumprimentos,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando.

 

Obrigado... mas acho que poderia estar muito melhor. Tenho andado um pouco desleixado com os aquários... e isso revela-se no estado deles.

 

Quanto ao vermelho... estou à espera que as Blyxas tratem disso. Caso contrário, não há problema. Verde é que é bonito... :)

Sei que o layout teria muito a ganhar com uma planta vermelha, mas acho que não vou colocar outras... pelo menos por enquanto.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís!

 

Concordo, verde é mais bonito :)

 

Estou com Blyxas no meu aquário, e têm o toque de vermelho, contudo não dão o vermelho suficiente para "desenjoar" todo o verde que naturalmente (e felizmente) reina nos aquário! No meu caso só me senti satisfeito quando consegui compactar a Proserpinaca palustris ''cuba''. Quando falo das Blyxas, o mesmo em relação às tenellus!

 

Se me permites a minha opinião, no ponto focal do lado direito, em vez da Pedra que lá tens, poderias considerar uma Cryptocoryne var. balansae por alguns motivos: Tons verdes escuros e castanhos, folha bastante ondulada e consequentemente diferente das acicularis que tens aí atrás. Portanto, e espero-me estar a fazer entender, dava um pouco de "Caos" à organização do aquário (principalmente a meio plano e superfície), mantinhas o ponto focal (a pedra dá-lhe o pormenor que pessoalmente gosto sempre de ver) e ganhavas mais uma cor!

 

Bom, mas como disse, é a minha opinião "just my 2 cents" :P

 

Cumprimentos,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá pessoal.

 

Há já algum tempo que não actualizava este tópico...

 

Depois de uma semana fora do país, lá meti as mãos dentro de água e dei um jeito ao aquário.

 

A última vez que o limpei, fertilizei e dei comida aos peixes foi na 3ª-feira passada (dia 19 de Março).

 

Hoje, antes de tratar dele estava assim:

 

Blind_Eternities_07_800.jpg

banana rock Cliquem para ver maior

 

Depois de o ter limpo, ficou assim:

 

Blind_Eternities_08_800.jpg

:arrow:Cliquem para ver maior

 

Como podem notar, retirei a maior parte do musgo dos troncos. Infelizmente, não me estou a dar bem com o musgo. Muio provavelmente deve ser por acumular muitos detritos (restos de comida principalmente) o que faz com que as partes mais antigas do musgo fiquem facilmente castanhas.

Não quer dizer que eu no futuro não coloque musgo em alguns dos troncos... mas por agora achei bem retirá-lo.

 

De resto, basta apenas dizer que a Eleocharis vivipara que mandei vir da Flora Aquatic no espaço desta semana que passou (só a plantei dia 17 de Março) já cresceu bastante. E a ver se esta semana a podo e a ofereço aqui no Fórum. Apesar de ter pago pela planta, como é difícil de a encontrar cá em Portugal, acho que quantas mais pessoas a tiverem, melhor, pois assim a ver se se torna uma planta mais comum pelos nossos aquários...

 

Para finalizar, deixo-vos umas Macro duns Otocinclus:

 

Otocinclus_arnoldi_02_800.jpg

:arrow:Cliquem para ver maior

 

Otocinclus_arnoldi_03_800.jpg

:arrow:Cliquem para ver maior

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Não liguem ao mês da primeira foto... só reparei quando a coloquei aqui no Fórum...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

Epah o musgo meu??? :( gostava tanto dele.. precisava de ir ao barbeiro... mas tirá-lo :(

 

Luis, acho que so devias ter vivipara nas laterais traseiras por tás dos troncos e não no meio, tira-te profundidade..

 

Quanto à blyxa.. espeta-lhe umas "pastilhas" ADA Multi Bottom Long, ou Iron Bottom.. e vais ver se fica ou não fica vermelha.. hehe

 

Está com muito bom aspecto! Contudo, não o achas demasiado verde? Já pensas-te num toque de vermelho?

 

Lá está este Nando a imbirrar com o verde.. o verde é a melhor côr que há pah! :mrgreen:

 

De resto nada a dizer Luis, acho que pode parecer estranho o que te digo.. mas a vivipara só nas laterais e deixa o meio aberto.. se não parece que tens uma parede verde atrás.. rouba-te profundidade!

 

PS: Queremos ver é todos o novo projecto :D

 

Abraço

Editado por ricardobrosa

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Há mais de um mês que não há novidades!

 

Para quando novas actualizações?

 

Também acho que está a fazer falta "Luís Fortunato" nos debates aqui no fórum (sendo um bocado egoísta) só assim maçaricos como eu podarão aprender.

 

Cumprimentos ao Mestre

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Há mais de um mês que não há novidades!

 

Para quando novas actualizações?

 

Também acho que está a fazer falta "Luís Fortunato" nos debates aqui no fórum (sendo um bocado egoísta) só assim maçaricos como eu podarão aprender.

 

Cumprimentos ao Mestre

As actualizações, de momento estão paradas... chainsaw

 

Infelizmente, o tempo não abunda e os aquários têm sido um pouco deixados para segundo plano. Para terem uma ideia, desde início de Abril que não tratava deste aquário.

Da mesma forma tenho tido pouco tempo para vir ao Fórum.

 

Apesar de tudo, o aquário mantém a sua vivacidade. As Echinodorus tenellus estão vermelhas, e as Blyxas também estão a começar a ficar da mesma côr.

 

Os mais atentos devem ter reparado que estou a vender a HC deste aquário. Já estou um bocado farto, e vou trocar por Glossostigma elatinoides.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato 'Mestre'... mas pouco ;)

 

PS: Assim que vender a HC e plantar a Glosso, meto aqui uns updates.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Parabéns por este teu aquário soberbo... Muito bonito mesmo.

Acredito que haja muitos aquários de pessoas aqui do forum tão bonitos ou ainda mais, mas a tua máquina fotográfica também faz a diferença :rolleyes:

 

CUmps

whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Há novidades? Essa glosso tá a evoluir bem? E as fantasticas werenias?

Novidades não há... pelo menos, novidades boas.

 

Infelizmente, não tenho tido tempo para tratar dos aquários, e nem os tenho fertilizado. Para teres uma ideia, a maior parte das plantas estão cobertas por ciano-bactérias.

 

E quanto pior fica o aquário, menos ânimo eu tenho para meter mãos à obra.

 

As Iriatherinas estão óptimas. Infelizmente só consigo contar 10, as outras devem ter saltado do aquário provavelmente.

 

A ver se no Verão volto em força. Até lá, não tenho tempo para nada.

 

Parabéns por este teu aquário soberbo... Muito bonito mesmo.

Obrigado.

 

Acredito que haja muitos aquários de pessoas aqui do forum tão bonitos ou ainda mais, mas a tua máquina fotográfica também faz a diferença

Claro que há aquários mais bonitos aqui no Fórum... agora essa da máquina fazer a diferença é que não sei não...

Achas que é por ter uma máquina SLR que se consegue transmitir melhor uma ideia? Quanto muito, com o meu material fotográfico eu tenho uma variedade maior de tipos de fotografias que posso tirar...

Agora que um aquário fica mais bonito devido à máquina que temos... aí não concordo nada. Olha o caso do Pedro Conceição. Tem uma SLR antiquíssima 10D e mesmo assim tira melhores fotos que muita gente que tem máquinas melhores. Quem faz a foto é o fotógrafo... a máquina só ajuda.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.