PasoDoble 128


andrecardoso

Recommended Posts

Aquário-

800mm x 400mm x 400mm

Vidro de 8mm

128 litros

 

Iluminaçao-

1x HQI 150 Watts (6500Kelvins)

 

Filtragem-

Filtro exterior- Fluval 203

3 secçoes filtrantes

420 litros/hora

/

Filtro Uv 11 watts

 

Substrato

Jbl aquabasis

Micro-granulado Micro Elementos

Akadama especial 30 litros

 

Co2

Garrafa 6Kg

1b/s

Reactor vidro e porcelana

 

Aquecimento

200 watts

 

 

Flora

Hemianthus callitrichoides "Cuba"

Rotala sp "green"

Rotala rotundifolia

Hemianthus micranthemoides

Anubia Var "petit"

Rotalla walichi

Riccia Fluitans

 

Fauna

10-Nariz de bebedo

Caridina japonica

Red cherries

 

 

imagensaquario1004ke4.jpg

Aquario 800mm x 400mm x 400mm e Hqi 150watts 6500K

 

 

 

imagensaquario1006xl7.jpg

Aquabasis Plus da JBL -preparaçao da camada fertil

 

 

 

imagensaquario1011bq9.jpg

Granulado Micro elementos da WAVE

 

 

 

imagensaquario1013hk5.jpg

Susbtrato fertil completo

 

 

 

imagensaquario1016fp8.jpg

Colocaçao dos 30 litros de akadama

 

 

 

imagensaquario1017zw4.jpg

Layout final.

As pedras da frente serao cobertas por ricia, as maiores levarao uma ou outra Anubia Petit para quebrar a monotonia.

O tapete será composto por HC cuba.

O fundo será composto por duas moitas de Rotala rotundifolia e rotala Green.

As laterais serão compostas por HM.

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 59
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá.

 

Acho que o hardscape está muito bom...

 

Só acho que para trazeres isso mais para o Iwagumi (que eu gosto mais), que devias esquecer as plantas de caule, e trocá-las por Blyxas japonica e/ou uma Eleocharis qualquer.

 

De modo a ficar parecido com isto:

 

f1.jpg

Foto retirada do site: www.akuatic.net

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Há um aquário da ADA que transmite melhor a minha ideia, mas não consegui encontrar nenhuma foto dele na net. Para quem tenha acesso à revista, é o aquário que se encontra nas páginas 36 e 37 da Aquajornal 99. E no catálogo da ADA Design 2004, na página 22.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

krypticall

 

Obrigado pelo apoio. As fotografias nao tardam a vir !

 

 

 

Luis Fortunato

 

Engraçado que a minha primeira ideia para este aquario passava por algo mais ao estilo iwagumi, pelo menos no que toca á HC e a algo como acicularis para o fundo.

O que tinha em mente para este aquario era algo semelhante a um aquario do ADA contest deste ano:

 

5.jpg

 

O que achas?

 

Obrigado pelo comentario!

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario foi plantado ontem.

As fotografias serão colocadas em breve assim que a poeira da akadama assente (que por sinal nem levantou muito).

 

Temperatura- 26º

Co2- 1 b/s

PH- 6,2

 

Em breve adicionarei os Rhodostomus e alguns reds já que nao só o filtro como metade da akadama (15 litros) e 25% da agua vieram do aquario anterior.

 

TPAs de 2 em 2 dias de 20 % apenas para controlar na fase inicial.

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um registo á pressa do trabalho de plantaçao.

 

Para já ainda tenho as plantas bastante murchas nomeadamente a HM. Veremos como se desenvolve.

Tambem tenho alguma riccia que se desprendeu aquando o enchimento.

 

plantrh1.jpg

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Actualizado

 

Po4- 1.0ppm

no3- 5ppm

 

imagenscas020eb1.jpg

Panoramica

 

 

 

imagenscas029wo0.jpg

 

 

 

 

imagenscas030mt2.jpg

 

 

 

 

imagenscas035copyqh5.jpg

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom o aqua .Excelente hardscape.Se me permiti uma sugestão acho q deveria colocar umas micrathemum umbrusorum junto com as rotalas green , o contrate de folha ia ficar de matar.Acho tb q deveria ter umas plantas nos cantos frontais do aqua , como eleocharis minima ou blyxa como foi utilizado no do ADA, para poder fechar o enquadramento do aqua , fazendo dele praticamente uma pintura.Essa lampada HQI q vc usa é propria para aquario ou é daquelas q vendem em casa de material eletrico???Acho q umas fluorecentes ai fariam bem pois aumentariam a variação do espectro de luz , ja que a HQI quase não varia , desses 6500k ,se variar muito é 500 pra mais ou menos, assim não estimulando o aparecimento de outras cores com intensidade.Parabens pelo aqua.Boa sorte aew.

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

 

Antes de mais, parabéns pelo projecto! Se há um tipo de aquarioflia que gosto será este precisamente: aquas de pouca litragem e plantas de crescimento rápido para modelar à vontade da nossa imaginação.

 

Vi as últimas fotos de que fizeste post mas já não me recordo da data, isto para dizer que o teu aqua está naquela fase em que precisa de levar uns cortes de cabelo para que os arbustos possam começar a ganhar forma. Dois reparos: não gosto do aspecto que o lado esquerdo do teu aqua está a ganhar - há uma grande indefinição entre os diversos tipos de plantas e é agora mesmo que tens de começar a definir as moitas. Segundo: a riccia está com um aspecto selvagem que sinceramente não aprecio. Não é assim tão fácil fazer um relvado lisinho de riccia e será difícil obter um aspecto ordenado usando esta planta.

 

Claro que isto é apenas uma opinião e o aqua tem muito potencial para ficar uma pérola. O bom deste tipo de montagens é que nos permite ver a nossa experiência crescer.

 

Força com o Pasodoble!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentarios e apoio.

 

Flash_Maximus

A lampada é na verdade HCI (versao melhorada das hqi).. as lampadas hqi (e hci) sao das que apresentam um espectro mais "completo" dentro da gama de iluminaçao de aquarios já que sao das que melhor representam a luz natural (Sol)..

No maximo poderia combinar com uma ou duas PC ou p-ll (ou até mesmo t5) de 10 000K para me aproximar dos meu pretendidos 8 000Kelvins.

 

Quanto á questao de prencher os cantos frontais já tinha pensado nessa questão e em principio serão preenchidos com blyxa assim que aquelas que tenho plantadas lancem runners.

 

Obrigado pelo comentario!

 

 

 

Joe2

Quanto ás moitas vao sendo podadas aos poucos tambem porque estou numa fase em que o aquario precisa de eliminar os nutrientes em excesso logo terei de fazer as podas com calma e aos poucos.. de qualquer maneira a minha intençao é mesmo fazer uma moita de Rotala green e outra de Rotala Rotundifolia.

Quanto á riccia é mesmo suposto dar um ar mais selvagem e "desordenado" de maneira a fazer a mudança entre o tapete de hc Cuba (este sim é que é para ser lisinho e nao feito de riccia) e as plantas de caule.

Se reparares na fotografia do aquario da ADA esta mudança tambem é bastante selvagem.. no entanto cria uma sensaçao bem mais natural e nao tao artificial caso fosse toda, diga-mos, lisinha e perfeita.

De qualquer maneira estou bastante grato pelo comentario!

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentarios e apoio.

 

Flash_Maximus

A lampada é na verdade HCI (versao melhorada das hqi).. as lampadas hqi (e hci) sao das que apresentam um espectro mais "completo" dentro da gama de iluminaçao de aquarios já que sao das que melhor representam a luz natural (Sol)..

No maximo poderia combinar com uma ou duas PC ou p-ll (ou até mesmo t5) de 10 000K para me aproximar dos meu pretendidos 8 000Kelvins.

 

Quanto á questao de prencher os cantos frontais já tinha pensado nessa questão e em principio serão preenchidos com blyxa assim que aquelas que tenho plantadas lancem runners.

 

Obrigado pelo comentario!

Joe2

Quanto ás moitas vao sendo podadas aos poucos tambem porque estou numa fase em que o aquario precisa de eliminar os nutrientes em excesso logo terei de fazer as podas com calma e aos poucos.. de qualquer maneira a minha intençao é mesmo fazer uma moita de Rotala green e outra de Rotala Rotundifolia.

Quanto á riccia é mesmo suposto dar um ar mais selvagem e "desordenado" de maneira a fazer a mudança entre o tapete de hc Cuba (este sim é que é para ser lisinho e nao feito de riccia) e as plantas de caule.

Se reparares na fotografia do aquario da ADA esta mudança tambem é bastante selvagem.. no entanto cria uma sensaçao bem mais natural e nao tao artificial caso fosse toda, diga-mos, lisinha e perfeita.

De qualquer maneira estou bastante grato pelo comentario!

 

 

É isso, só para te dizer que não gosto desse aspecto sem estar a criticar evidentemente. Tb não consigo vislumbrar essa pinta selvagem do relvado na foto do ADA.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.. esta riccia ainda nao levou nenhuma poda (e ainda nao será para já pois ainda vejo que a luz chega em boas condiçoes aos "pes" de baixo) enquanto que o da outra fotografia provavelmente foi moldado inumeras vezes até obter a forma pretendida (alem do aquarista ter bastante mais pratica e possivelmente tecnica do que eu help , mas isso sao outras questoes)

 

De qualquer maneira não é, e nunca foi, minha intençao fazer um tapete/relvado com a riccia.. tapete irá apenas ser com hc Cuba.. a riccia apenas ocupará aquele espaço nas pedras ( a nao ser que o layout evolua de outra maneira)

De qualquer maneira obrigado, e espero que continues a seguir o topico e a a deixar a tua opinião!

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente andei á procura de pedras maiores :)

Mas este tipo de pedra é muito chato porque é do genero dos seixos, é muito dificil arranjar "exemplares" grandes com um relevo atrativo, já que sao bastante lisas e partem-se facilmente na forma de laminas.

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos,

Deixo aqui uma pequena actualização. As podas têm sido frequentes, o tapete está quase a fehcar mas ainda há muito trabalho pela frente.

A rotala Rotundifolia (do lado direito) já está a ficar mais densa como pretendido mas ainda falta alguma crescimento e umas quantas podas; com o tempo vai lá.

 

 

 

imagenscas052iy4.jpg

 

 

imagenscas058wd8.jpg

 

 

imagenscas059kb6.jpg

 

 

imagenscas062ii4.jpg

 

 

E por fim a panoramica

 

imagenscas079xq8.jpg

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Onde estão as pedras? :tongue:

 

O que o Luís Moniz disse, concretizou-se...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opiniao eu não colocaria riccia nas pedras... fez com que ficasse tudo muito identico, como já foi dito atrás parece-me que se perdeu o hardscape e fica uma amontoação de plantas. Em todo o caso está muito giro, mas confesso que estava com melhores expectativas... banana rock

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.