luis_lopes

Membro
  • #Conteúdo

    89
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por luis_lopes

  1. luis_lopes

    Montagem 2009

    Olá a todos. Lembram-se deste meu projecto? Pois é, por falta de tempo, e de paciência, vou acabar por desmontar, pois estou farto de andar de tesoura na mão a cortar os runners da Vallisneria. Precisava de umas dicas vossas, se fosse possível claro, para um aquário com pouca manutenção. Mas queria manter os meus Otto's, os meus LDA-25 e os meus neons e os camarões. O que me aconselham? Abraços a todos e agradeço a vossa paciência e dicas!
  2. luis_lopes

    Montagem 2009

    Olá! tfncruz, oque me faz pensar que tenhp P e que me faz falta é K, foi devido ao que me foram dizendo ao longo deste tópico. Mas, atenção, só o poderi saber depois de ter o teste nas mãos, o que já estou a tratar disso. Só no Sábado é que posso fazer "A" TPA, porque só nessa altura é que terei tempo suficiente para fazer as coisas com calma. ´ Ricardo Monteiro, este raciocínio tem um fundamento. Já o fiz uma vez, e deu barraca... e "Gato escaldado, de água fria tem medo"! Pode ter sido culpa minha, mas que aconteceu, aconteceu! Ah, hoje de manhã, as algas estavam um bocadito mais calmas... os 10% fazem alguma coisa! Pouco, mas fazem... Grande abraço a todos.
  3. luis_lopes

    Montagem 2009

    Sim, isso eu sei... é o básico. LOL O que me preocupa é mesmo picos de amónia ou nitritos...
  4. luis_lopes

    Montagem 2009

    Vamos nessa, mas só mais no Sábado à tarde. Que precauções devo tomar em relação à fauna?
  5. luis_lopes

    Montagem 2009

    Se fores ler o meu post de 16 de Abril, neste mesmo tópico irás encontrar as respostas que procuras. Aqui vai de novo. A 16 de Abril era: pH : 6,0 Nh3/Nh4 : 1mg/l NO2 : 0,1mg/l NO3 : 50mg/l Hoje, 7 de Maio: pH : 6,5 (subiu) Nh3/Nh4 : 0mg/l (desceu) NO2 : <0,1mg/l (desceu) NO3 : 25mg/l (desceu) Isto foi o que os testes que eu tenho, e volto a repetir que ainda não tenho o de PO4, porque as lojas que visitei hoje não o tinham para entrega... Tudo bem que 10x7 não é o mesmo que 70x1, mas uma a 40% já foi feita e não notei melhorias nenhumas... nada... Só no fim de semana é que terei oportunidade de fazer essa mudança radical, mas tenho receio pela fauna. Coisa que me foi aconselhada a por, para ajudar no combate às algas...
  6. luis_lopes

    Montagem 2009

    Ora bem, Acabei de fazer uam leitura água... apenas não tenho, porque as lojas não tinham para entrega, o teste do PO4. Aqui fica: pH : 6,5 (subiu) Nh3/Nh4 : 0mg/l (desceu) NO2 : <0,1mg/l (desceu) NO3 : 25mg/l (desceu) Isto leva-me a crer que o filtro deve estar a criar as bactérias necessárias ao ciclo. Ricardo, essa TPA já foi feita, e talvez por isso é que os nitratos desceram. No total, eu faço cerca de 70% de TPA semanal, só que dividido por 7 dias da semana. Não creio que os os 6 peixes que tenho no aquário para limpeza tenham dado carga a mais... Não quero que isto mude de um dia para o outro. Só espero é pelo menos ter um aquário bonito (pelo menos para mim e para a Maria). Abraço a todos.
  7. luis_lopes

    Montagem 2009

    É o jogo da paciência. Estou a 2bps de CO2 e todos os dias troco 10% de água. Os níveis da água que utilizo são bons, apenas tem o pH um pouco alto -> 8. A turfa presente no substracto faz-me o favor de o baixar, em conjunto com o CO2. O que estranho é que no de 17lts que tenho tudo está normal... e até apanha mais luz solar que este...
  8. luis_lopes

    Montagem 2009

    Diogo, depois de ler o link que aqui colocaste, tive que ir às compras. NPK, não porque tenho os nitratos altos. E devo ter o P alto também... faltou o K... e pronto.. tenho em meu poder o Seachem Flourish Potassium para ver se dou uma ajuda à plantas a assimilar os nutrientes que devem estar a mais na coluna de água. Também sei, graças às experiências que o Filipe Oliveira faz, que como aumentei o CO2, as plantas precisam de uma mãozinha... Caso seja necessário, que doses de K recomendam? Um grande bem haja a todos.
  9. luis_lopes

    Montagem 2009

    Diogo, só fertilizei com isto, porque foi o que me recomendaram... Segundo o que li, e foi por isso que escolhi a ADA, o Powersand M e o Aquasoil já têm nutriente suficientes para o arranque do aquário, pelo que bastaria o Aquacare. Parece-me que afinal, fui induzido em erro, e o resultado está à vista. Bem as TPA's a 10% (e aí parece-me que estou a seguir o recomendado por ti, Diogo) continuam, e ainda hoje, foi a vez de mais uma, acompanhado das respectivas bactérias... O que é certo, é que eu estou a desanimar com isto, e com o dinheiro gasto a ir por água abaixo... e a Sara (a maria) não deixa de dizer queo aquário está horrível!...
  10. luis_lopes

    Montagem 2009

    Malta, uma questão... Como o filtro não tem um mês a trabalhar, poderá não estar maturado o suficiente, para ajudar as plantas a decomporem os nitratos, certo? Então e se eu parar quieto com as TPAs? Estarei a ajudar, ou a piorar? É que os valores de nitratos não baixam nem por nada... e nem com água engarrafa vai lá!!! Isto, porque me dá a sensação, e já li a experiência de outros, que ao fazermos TPAS sucessivas como eu estou a fazer (todos os dias 10%) não estou a ajudar em nada a colonização do filtro... O que pensam disto?
  11. luis_lopes

    Montagem 2009

    Medi agora, e os nitratos estão a 25mg/l... estão muito altos ainda... ´ E a água está a ficar turva... Isto está a ficar preocupante.... e eu a desanimar muito!!!
  12. luis_lopes

    Montagem 2009

    Neste momento não te sei dizer, pois acabei de fazer uma muda de 10% de água, e ainda não fiz os testes...
  13. luis_lopes

    Montagem 2009

    Tenho vergonha de mostrar isto aqui, mas aí vai: O que posso eu fazer? Até já pensei em UV's e tal... Diogo HC Matias, o Tropica AquaCare tem a seguinte composição: K 0.80%, Mg 0,39%, S 0.91%, B 0.004%, Cu 0.006%, Fe 0.07%, Mn 0.04%, Mo 0.002%, Zn 0.002%. Eles recomendam 5ml por cada 50 lts de água, todas as semanas. Bem uma coisa é certa... eu errei e bem a dosagem... daí estar a pagar pelo que fiz. O que recomendas?
  14. luis_lopes

    Montagem 2009

    Assim o farei, quando chegar a casa, depois de o limpar novamente e fazer a TPA de hoje ...
  15. luis_lopes

    Montagem 2009

    Olá Malta. Agradeço os vossos conselhos. Vou tentar segui-los o melhor que posso. Estou a desanimar... mas ninguém disse que era fácil. Abraço. Luís.
  16. luis_lopes

    Montagem 2009

    Olá a todos. O pior aconteceu... o meu aquário transformou-se num algário. Estive fora uns dias, e por isso as TPA's foram descuradas. Está aterrador. Fiz uma muda de água de 40% e agora tenho feito 10% todos os dias. Parei com a fertilização liquida que estava a ser feita com Tropica Aquacare. Aumentei o fluxo de CO2 para 2bps e neste momento apenas tenho as T5 a funcionarem a 9h por dia. Introduzi malta para a limpeza: 3 x Crossocheilus siamensis, 2 x Epalzeorhynchos kalopterus 1 x LDA-25 20 x Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. white Ao efectuar as TPA's, vou tentado aspirar o máximo de algas possível, mas fica lá sempre qualquer coisa. O que posso mais fazer? Abraço.
  17. luis_lopes

    Montagem 2009

    Aí vai uma actualização: Dia 7 após a montagem. A plantas começam a dar o ar da sua graça, mas muito timidamente. Abraço.
  18. luis_lopes

    Montagem 2009

    Afinal eu é que não sei medir! Água engarrafada: 0,1mg/l O teste foi aberto esta semana para medir no de 17 lts.
  19. luis_lopes

    Montagem 2009

    Tal e qual como mandam as instruções...
  20. luis_lopes

    Montagem 2009

    Boas Ricardo. Agradeço o teu tempo e disposição para o que escreveste. Não digo que não concordo com algumas coisas. Bem ficam aqui as primeiras leituras: pH : 6,0 Nh3/Nh4 : 1mg/l NO2 : 0,1mg/l NO3 : 50mg/l Quando vi os Nitratos, assustei-me. Fui fazer a leitura da água da torneira e toma lá morangos: o mesmo. Li a água engarrafada que usei, e toma lá morangos: quase o mesmo... fui ler o outro aquário que tenho, e o mesmo! O que poderá estar a criar nitratos tão altos? Será o PowerSand? Será o Aquasoil? Um abraço a todos!
  21. luis_lopes

    Montagem 2009

    Olá nmartinez. Agradeço as tuas palavras. Normalmente, tenho visto sempre assim. No manual de instruções do filtro, indicam que seja desta forma. e na outras parede do aquário tenho o difusor de CO2. Ainda não o tinha montado, pois faltava-me o tubo. Agora já está. Mais logo posto fotos. Abraço.
  22. luis_lopes

    Montagem 2009

    Olá a todos. Agradeço as vossas ideias e tempo gasto comigo. Acabei por montar assim, porque a Sara (a minha maria) achou por bem tentar montar assim, e verdade seja dita eu também. Comecei na terça-feira, dia 14 de Abril, às 22h e acabei às 3h da manhã. Acabei por fazer o que disse, e retirei uma das pedras. agora só tenho que arranjar maneira de os substractos não se misturarem! Até ter umas pedras vou tentar manter a prte branca limpa... Bem seja o que Deus quiser. Eu pessoalmente gosto do que fiz, e normalmente nunca gosto dos meus trabalhos. Já no modelismo ferroviário é a mesma coisa! Nunca gosto do que faço... Não sejam duros demais comigo. É a minha primeira montagem mais a sério....
  23. luis_lopes

    Montagem 2009

    Boas malta. Que dicas muito fixes. Estou a pensr em fazer um rio abrir para a frente do aquário... Influências do Takashi Amano, sei lá!... Uma coisa que eu me "enganei" se assim se poderá dizer, foi no número de pedras... Pelo que eu sei, devem ser sempre em número impar. Uma delas vai saltar. e será que ao fazer, não irei conseguir subir uma delas, usando o substracto e a pedra que não vai ser usada, como base?? É só porque nãoq ueria ir a Setúbal outra vez... Abraço a todos. E muito obrigado pelas vossas dicas!
  24. luis_lopes

    Montagem 2009

    Então e se eu partir uma das pedras? É que eu não queria pedras muito grandes... Não gosto de ver as pedras a encherem o aquário em demasia... ou então posso colocá-las de uma outra forma! Agradeço toda a vossa ajuda!!
  25. luis_lopes

    Montagem 2009

    Olá a todos, Tenho estado um pouco parado, mas deve ser desta que isto arranca. O principal problema é a falta de fundos para concluir a montagem (Isto de encher uma 1ª habitação tem que se lhe diga!!!). Bem, como estou com uma semaninha de féris, ontem decidi ir a Setúbal, a um Centro de jardinagem, e consegui trazer de lá uns xistos que achei que me enchiam as medidas. Gostava de saber a vossa opinião, em relação a esta disposição. Agradeço desde já a vossa ajuda.