Os perigos dos Nanos


Vasco Matos

Recommended Posts

  • Replies 78
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Essas Ecosferas são incriveis...meu Deus,7 ou 8 camarões em 2L de água!!!!! Está tudo louco.

 

Continuo a não ser compreendido.O problema dos nanos de 5 e 10L para além do factor que é muito dificil manter os parametros correctos, é o espaço fisico que simplesmente é insuficiente para qualquer peixe.

 

Ep,peixes mais pequenos são a maior parte de cardume,por isso um cardume de 5 cardinais em 5L não dá,quanto a mim.E 4 Guppy's em 7L também não é boa ideia.

Simplesmente se não podemos ter um aquário em condições...arranjamos outro hobby tipo selos ;) ,que não envolva seres vivos,seres esses que precisam de condições dignas de vida.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem , agora já entendi yikes Como tenho um betta em 1 nano, logo tem de ser em cardume de 5 :) mas como não há espaço, deixo o betta e acrescento 4 selos ?

 

Abraços e beijinhos

 

Fiquem Bem

 

Paulo Silva aka "O postaleiro"

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
este tópico dá belas ideias acho que vou arranjar uns belos aquários com uns garrafões de 5litros que tenho aqui em casa...

;) bem... eu uso garrafoes de 5L cortados a meio para pôr as podas de plantas... :silly:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o tópico até começou bem mas agora que o li de uma ponta a outra acho que deveria mesmo mudar o título para Os perigos dos cubos Vodafone.

 

Quanto aos nanos e como alguém já disse. 30 litros ainda é considerado nano e pode ter fauna.

 

Já agora fica a minha questão.

 

Até que litragem é considerado nano?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até que litragem é considerado nano?

Eu penso que isso varia bastante de pessoa para pessoa,de mentalidade para mentalidade. Enquanto há pessoas que admitem a elas próprias colocar um peixe seu em 3L de água,muitas não o fariam nem em 15L.

 

Eu acho que os nanos de água doce vão dos 30/40L para baixo,sendo que apenas a partir dos 20L para cima considero humano e seguro colocar peixes.Em 10L é razoavel meter uns camarões,em 5L nem uns camarões eu metia,apenas uns caracois de pequeno porte,e claro está...plantas!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou a perguntar mais por curiosidade que outra coisa. Não acho que tenha experiencia para lidar ainda com um nano.

 

Até porque já acho que os meus 80 litros são curtos para espaço quanto mais.

 

Mas obrigado pela resposta zogli.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou a perguntar mais por curiosidade que outra coisa. Não acho que tenha experiencia para lidar ainda com um nano.

 

Até porque já acho que os meus 80 litros são curtos para espaço quanto mais.

 

Mas obrigado pela resposta zogli.

Pela resposta noto que és uma pessoa sensata. É bom quando somos os primeiros a ver as nossas capacidades. Nesse caminho depressa chegarás lá,à experiência para ter um nano. E a experiência vem com os anos a lidar com a aquariofilia.

 

OffTopic - Por falar nisso e o ''Middle Earth'' está a andar?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema dos nanos é realmente manter os parametros...e a alteração que ocorre na mente das pessoas passa-se a pensar na estetica antes de se pensar na qualidade de vida dos animais e axu que isto esta muito mal...mas afinal quem sou eu... quem nao tem espaço...nem capacidade...simplesmente nao devia de ter animais...( faz-me lembrar aqui ha uns anos quando estreou o nemo e o pessoal ia td comprar o dito peixe para por no seu globo de vidro...enfim...

 

reamente custumo ver os bettas dentro de uns saquinhos...pergunto-me como sobrebivem ali dentro...se aquilo leva 150 ml ja é mt...

 

Peace and love

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Está provado que os globos provocam stress permanente nos pobres peixes vermelhos,pois as vibrações provocadas pelo peixe são reflectidas de novo para ele,como se fosse um eco constante,interferindo com o seu orgão sensorial.

 

Logo o peixe esta em constante stress,uma tortura permanente...

 

Agora pergunto: onde estão as leis de protecção dos animais? Os peixes não são animais? Ter um peixe vermelho (ainda por cima um peixe vermelho) num globo não é uma forma de tortura e maus tratos aos animais? É urgente proibir a venda de globos!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está provado que os globos provocam stress permanente nos pobres peixes vermelhos,pois as vibrações provocadas pelo peixe são reflectidas de novo para ele,como se fosse um eco constante,interferindo com o seu orgão sensorial.

 

Logo o peixe esta em constante stress,uma tortura permanente...

 

Agora pergunto: onde estão as leis de protecção dos animais? Os peixes não são animais? Ter um peixe vermelho (ainda por cima um peixe vermelho) num globo não é uma forma de tortura e maus tratos aos animais? É urgente proibir a venda de globos!

 

 

Os globos sim senhor estou de acordo q sao prejudiciais,os nanos é conforme a sua utilizaçao,eu tenho um nano de 5,5 litros made in portugal, que comprei aqui na suiça, e de utiliZaçao esclusiva para maternidade,e agora meto a questao, Se é uma tragedia utilizar um nano para peixinhos, entao imaginem as ditas maternidades de acrilico, se um nano é pequeno,entao uma maternidade é minusculo e imaginem com um peixe em trabalho de parto q ja deve ser stressante....mas isto sao pensamentos de um iniciante neste hobby, pq por vezes mesmo lojas de animais aconselham a vender produtos nao para o bem estar dos animais, mas sim para lucrar, e talvez eu como muitos ate compra 2 maternidades a pensar no bem estar dos peixes, e inocentemente estao a errar..... lololol e agora o que vou eu fazer com duas maternidades de acrilico....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Dream5! Uma coisa é ter um nano de 5L para servir de maternidade e como local temporário de crescimento de alevins,outra é colocar um peixe a viver lá toda a sua vida.

 

Por ex. no caso de Guppy's, eu acho muito boa ideia encher o nano com água do aquário principal e colocar a fêmea a dar à luz.Pomos um filtro pequeno a trabalhar com um pedaço da esponja do filtro do aqua principal(carregada de bactérias) e deixar a fêmea ter lá os alevins,sem stress.

 

Nascidas as crias,retirar a fêmea novamente para o aqua principal e deixar os alevins crescer no nano,alimentando-os bem.Não vejo nada de mal nisto, pelo contrário.

 

Agora colocar um casal de Guppy's ou um Betta a viver permanentemente num nano é errado.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Dream5! Uma coisa é ter um nano de 5L para servir de maternidade e como local temporário de crescimento de alevins,outra é colocar um peixe a viver lá toda a sua vida.

 

Por ex. no caso de Guppy's, eu acho muito boa ideia encher o nano com água do aquário principal e colocar a fêmea a dar à luz.Pomos um filtro pequeno a trabalhar com um pedaço da esponja do filtro do aqua principal(carregada de bactérias) e deixar a fêmea ter lá os alevins,sem stress.

 

Nascidas as crias,retirar a fêmea novamente para o aqua principal e deixar os alevins crescer no nano,alimentando-os bem.Não vejo nada de mal nisto, pelo contrário.

 

Agora colocar um casal de Guppy's ou um Betta a viver permanentemente num nano é errado.

 

 

Sim eu sei q é errado e tenho a certeza q toda a pessoa com bom censo e um bocado de cultura a nivel de aquariofilia o saiba tb,so acho q nao devemos julgar os menos informados,mas sim fazer os possiveis para informar os demais q andam por ai com falta de informaçao...

Por outro lado tb pensa desta maneira....todos nos sabemos q morrem milhares de pessoas por dia derivado à fome, doença e guerra , estamos informados e talvez os pudessemos ajudar... e nao o fazemos! A vida é mesmo assim Injusta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pode ser que para ti ainda seja mais cabecadura

 

 

Nao querendo ofender nem criar polemica de uma situaçao sem remedio mas todos nos temos de ter os pes bem assentes na terra, podem dizer q tenho o pensamento frio, mas eu considero me realista com o q a vida é, quer queiremos quer nao, a vida é injusta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

..quer queiremos quer nao, a vida é injusta!!!

Sem dúvida que a vida é injusta,mas não tem de ser assim.Se ficarmos de braços cruzados,sem fazer nada e pensarmos:''Se ninguém faz nada porque é que eu vou fazer,e eu sozinho não consigo nada...'' então é que tudo fica inalterado para sempre.

 

O nosso contributo pessoal para melhorar as coisas é muito importante,temos é de agir,não nos resignarmos ao estado ruim das coisas.Um oceano é formado por muitas gotas.

 

Eu fiz este tópico para isto mesmo: para alertar as pessoas.Se ao menos um único peixe estiver a viver num aqua maior por causa deste tópico,então o meu objectivo foi alcançado.

 

Um amigo meu diz-me: ''Não vou reciclar o lixo,pois sei que neste bairro mais ninguém o faz,portanto é uma perda de tempo.'' Nada mais errado. Só o facto das pessoas o verem a ir ao EcoPonto faz com que talvez pensem em reciclar também.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que a vida é injusta,mas não tem de ser assim.Se ficarmos de braços cruzados,sem fazer nada e pensarmos:''Se ninguém faz nada porque é que eu vou fazer,e eu sozinho não consigo nada...'' então é que tudo fica inalterado para sempre.

 

O nosso contributo pessoal para melhorar as coisas é muito importante,temos é de agir,não nos resignarmos ao estado ruim das coisas.Um oceano é formado por muitas gotas.

 

Eu fiz este tópico para isto mesmo: para alertar as pessoas.Se ao menos um único peixe estiver a viver num aqua maior por causa deste tópico,então o meu objectivo foi alcançado.

 

Um amigo meu diz-me: ''Não vou reciclar o lixo,pois sei que neste bairro mais ninguém o faz,portanto é uma perda de tempo.'' Nada mais errado. Só o facto das pessoas o verem a ir ao EcoPonto faz com que talvez pensem em reciclar também.

:twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que a vida é injusta,mas não tem de ser assim.Se ficarmos de braços cruzados,sem fazer nada e pensarmos:''Se ninguém faz nada porque é que eu vou fazer,e eu sozinho não consigo nada...'' então é que tudo fica inalterado para sempre.

 

O nosso contributo pessoal para melhorar as coisas é muito importante,temos é de agir,não nos resignarmos ao estado ruim das coisas.Um oceano é formado por muitas gotas.

 

Eu fiz este tópico para isto mesmo: para alertar as pessoas.Se ao menos um único peixe estiver a viver num aqua maior por causa deste tópico,então o meu objectivo foi alcançado.

 

Um amigo meu diz-me: ''Não vou reciclar o lixo,pois sei que neste bairro mais ninguém o faz,portanto é uma perda de tempo.'' Nada mais errado. Só o facto das pessoas o verem a ir ao EcoPonto faz com que talvez pensem em reciclar também.

 

Respeito e aceito a tua opiniao, mas penso q com um topico no forum ganhas uma batalha, mas tens uma longa guerra pela frente e nao creio q estejas disposto a passar para a guerra. Finalizando... salvas te umas centenas de peixes, mas vao continuar a sofrer milhoes de milhoes, nao q fique contente com isso mas " c'est la vie ".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respeito e aceito a tua opiniao, mas penso q com um topico no forum ganhas uma batalha, mas tens uma longa guerra pela frente e nao creio q estejas disposto a passar para a guerra. Finalizando... salvas te umas centenas de peixes, mas vao continuar a sofrer milhoes de milhoes, nao q fique contente com isso mas " c'est la vie ".

Se uma pessoa consegue salvar uma centena de peixes como dizes,o que não farão uma centena de pessoas confiantes que algo pode mudar para melhor? :twisted:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se todas as pessoas com um mínimo de conhecimentos e de preocupação com o bem estar dos animais, no caso, dos peixes, fizerem a sua parte, ou seja, informarem as pessoas que conhecem, desaconselhando a compra de globos, por exemplo, já fazem muito, porque os efeitos são multiplicativos, ou seja, quem é informado vai por sua vez transmitir essa informação, etc.

 

Isto já para não falar no papel que podemos ter nas lojas, basta querer :puppydogeyes:. À minha frente ninguém se atreve a vender um globo com dois peixes dourados sem ouvir um sermão. Já me chateei por causa disso, mas acho que vale a pena.

 

Além disso, se todos tivermos essa atitude do "não vale a pena fazer nada porque está sempre tudo mal" então é que não muda mesmo nada.

 

Se eu vir uma pessoa com fome também não lhe vou dar de comer só porque há milhões com fome que eu não posso alimentar???

 

Na vida há algo pior que o fracasso: não ter tentado nada. (F. Roosevelt)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais