Os perigos dos Nanos


Vasco Matos

Recommended Posts

Em primeiro queria dizer que não escrevi este tópico para deitar ninguém abaixo,obviamente que não o fiz a pensar no teu nano Paulo Silva,nem me lembrei disso tão pouco.Eu até admiro os teus aquários.Acho estranho é falares em partidos e cenas maradas...achas que agora um gajo escreve um tópico para quê? Para ter os seus 5 minutos de fama? Por amor de Deus.Foste tu que te sentiste 'tocado' com este problema,se calhar sabes que fazes mal em ter esse Betta nessas condições.Eu apenas o fiz para alertar,nada mais.

 

O Zogli, eu compreendi a 1ª a tua ideia :) acho que já te conheço o suficiente aqui do fórum, para saber ler o que escreves :) Longe de mim "atirar-me" ao teu Tópico, se reparares so escrevi algo, depois de ler posts, que na minha opinião foram descabidos, cheios de preconceito , e mal interpretados pela parte da escrita :) não me senti de maneira nenhuma me tocou o 1º post de abertura deste tópico .

 

Espero continuar a povoar os teus Tópicos na boa :lol:

 

Abraço

Vai nanar :)

 

Paulo Silva

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 78
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

O Zogli, eu compreendi a 1ª a tua ideia :) acho que já te conheço o suficiente aqui do fórum, para saber ler o que escreves :) Longe de mim "atirar-me" ao teu Tópico, se reparares so escrevi algo, depois de ler posts, que na minha opinião foram descabidos, cheios de preconceito , e mal interpretados pela parte da escrita :) não me senti de maneira nenhuma me tocou o 1º post de abertura deste tópico .

 

Espero continuar a povoar os teus Tópicos na boa :lol:

 

Abraço

Vai nanar :)

 

Paulo Silva

Pronto,é porque aquele nano que me referi,o que estava cheio de caganitas de caracol era de uma pessoa que mora perto de mim,e o rapaz sabe que eu falei disso aqui,pois ele é visitante,e já reconsiderou entretanto. Porque quem vir o teu aqua,vê que o único problema mesmo é o espaço,pois a água tem tudo para estar nas melhores condições.

 

Bem mas voltando ao assunto: Penso que devemos comprar logo o aquário em que a especie/especies irão viver toda a vida.Com um casal de Guppy's num nano (e todos sabemos como são os Guppy's,uns rebarbados) depressa vai ser pequeno para o pai,mãe e 20 filhotes...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL :)

 

:)

 

Os tópicos aqui pelo fórum andam animados, mas o que é certo é que de vez em quando há pessoal que se sente entalado lool

 

 

ahaha

 

PauloSilva, bons posts.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto,é porque aquele nano que me referi,o que estava cheio de caganitas de caracol era de uma pessoa que mora perto de mim,e o rapaz sabe que eu falei disso aqui,pois ele é visitante,e já reconsiderou entretanto. Porque quem vir o teu aqua,vê que o único problema mesmo é o espaço,pois a água tem tudo para estar nas melhores condições.

 

Bem mas voltando ao assunto: Penso que devemos comprar logo o aquário em que a especie/especies irão viver toda a vida.Com um casal de Guppy's num nano (e todos sabemos como são os Guppy's,uns rebarbados) depressa vai ser pequeno para o pai,mãe e 20 filhotes...

 

 

Eu muito sinceramente só comecei com os nanos, quando o pessoal aqui do café queria ver peixinhos, logo por uma questão pratica tive que optar pelos nanos, porque assim posso de x em x trocar um dos de casa pelo do café , e isto até o de 1200 Litros estar pronto . Imagina a levar e trazer um de 200 Litros de casa para o café, ou seja do res do chão para o 10º andar :) hehehe

 

 

Paulo silva aka "O mascarado" :)

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais boa noite pessoal.

 

bem venho somente expressar a minha opiniao e ela tao somente vale o que vale,

quero dizer que em relaçao ao nano do sr paulo silva acho que ninguem deveria levantar polemicas porque se existem tantos nanos pelo país ,sem duvida que o do referido sr é dos que melhor equipados e tratados estao.

 

ha sempre excepçoes ,e realmente é uma pena que elas existam,mas em relaço ao dele peço que ponderem no fim de verem as imagens ,e o setup desse mesmo nano porque penso que muitos de nos se orgulhariam de ter um "aquario" assim em casa.

 

cumprimentos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais boa noite pessoal.

 

bem venho somente expressar a minha opiniao e ela tao somente vale o que vale,

quero dizer que em relaçao ao nano do sr paulo silva acho que ninguem deveria levantar polemicas porque se existem tantos nanos pelo país ,sem duvida que o do referido sr é dos que melhor equipados e tratados estao.

 

ha sempre excepçoes ,e realmente é uma pena que elas existam,mas em relaço ao dele peço que ponderem no fim de verem as imagens ,e o setup desse mesmo nano porque penso que muitos de nos se orgulhariam de ter um "aquario" assim em casa.

 

cumprimentos a todos

 

O sr. Bruno :

Convinha acrescentares que eu não te paguei para dizeres isso, e tão pouco que te conheço, senão ainda há pessoal que pode ficar com duvidas :x-mas: LOL , estou a brincar.

 

Abraço

Paulo Silva

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um nano ideal para um Betta: um aqua de 20L plantado com semente de arroz.Crescia um arrozal,o Betta até delirava.

 

Um nano ideal para camarões: um aqua de 20L com as paredes todas e o chão cheio de musgo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um nano ideal para um Betta: um aqua de 20L plantado com semente de arroz.Crescia um arrozal,o Betta até delirava.

 

Um nano ideal para camarões: um aqua de 20L com as paredes todas e o chão cheio de musgo.

 

 

O senhor acho que seria melhor trocar, pois imagina um betta com musgo, e um nano tipo panela cheia de arroz para os camarões, qual preferias ? LOL

A relação será do tipo : Os bettas estão para os musgo assim como os camarões estão para o arroz ;) Hehehe

 

Abraço

 

Paulo Silva aka "O Cozinheiro"

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O senhor acho que seria melhor trocar, pois imagina um betta com musgo, e um nano tipo panela cheia de arroz para os camarões, qual preferias ? LOL

A relação será do tipo : Os bettas estão para os musgo assim como os camarões estão para o arroz :2gunfire: Hehehe

 

Abraço

 

Paulo Silva aka "O Cozinheiro"

 

 

Pq começaram em nanos e já vão em arroz de marisco ?!?!?! para esta gente toda tem que ser uma panela da tropa e isso não é NANO .... cabecadura:2gunfire::rolleyes:

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arroz de marisco... alguem me chamou?

 

Dasss pá, tambem tenho um beta num cubo desses.

Gastei 250 euros num telemovel depois não tive dinheiro para um aqua e aproveitei,será que fiz mal?

O prior foi que coloquei a agua depois o betta e esqueci-me de tirar o telemovel, será que ele vai telefonar para a protecção dos animais?

 

 

Agora a sério pessoal, eu tambem tenhoum beta num cubo desses,

mas tenho atenção num seguintes pontos.

 

Um filtro de mochila, tpas com muita frequencia, aspirar o fundo com muita frequencia, faço medições com muita frequencia, tenho muita agua a ciclar para outros aqua que tirar mais 2/3 não de aquece nem arrefece, e se eu tivesse um cubo desses ligado ao circuito de filtração de um outro aqua grande já num havia problema? Pois é assim k as lojas com gosto pelos bettas fazem e outras têm os dentro dum copo e decerto que inguem falou nisso ou tou errado.

 

Agora inaginem um aqua com 30lts, um beta, sem filtro, sem controlo dos parametros por parte do aquariofilico,sem tpa's etc

Não vejam as coisas como um todo porque à ertos condicionalismos que são muito importantes.

Acho que me fiz entender.

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,é verdade Máquina,o que dizes tem algum sentido.Mas vamos ver uma coisa,quando nos propomos a ter peixes temos de lhe dar:

1º - boa alimentação,

2º -água de qualidade,

3º - possibilidade de reprodução e...

4º - espaço.

 

Se lhes dermos os passos 1,2,3 falta sempre o 4.E não interessa dizer que ele estaria pior senão tivesse o passo 2,justificando a ausência do 4,porque eles têm forçosamente de ter os passos 1,2,3...e deviam ter o 4,que nos nanos de 5 e 10L claramente falta.Espaço para..nadar,exercitar os musculos e crescer.

 

O espaço é vital,tal como todos os outros passos,se falta um a qualidade de vida dos peixes (ou de qualquer ser)está comprometida.

Por ex. e 'humanizando' a ideia: gostavas mais de ser extremamente pobre,sempre sujo e com fome e andar à procura de comer mas livre, ou fechado num quarto com tudo de bom,computador,banquetes todos os dias e tudo o que quisesses,mas não podias sair dali a vida toda? Eu preferia a primeira hipotese,porque era livre e podia tentar melhorar.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tambem compreendo o que dizes tudo é necessario.

 

Concordo com o ponto 1,2,4, com o 3 nem sempre porque muitas vezes não queremos cria-los, outras é impossivel em cativeiro e no meu caso está fora de questão(só tenho o macho).

 

Tentando explicar o que digo com o teu esquema era sito...

 

No meu ponto de vista é preferivel termos os pontos 1,2 e o 3 (para quem quiser) doque só ter o 4. Que no caso particular que eu tenho ele não vai crescer pq já é adulto e sendo assim num é critico, claro que era preferivel ter espço não discuto isso, só queria fazer esta comparaçao.

 

a discussão inicial, espaço,certo

é que fico com uma tola :smile2:8) em algumas lojas com aquas grande sem condições que habitabilidade para um ser vivo, até se vê alguns a boiar. Por outro lado começo lojas em que têm aquas pequenos e individuais para peixes, mas com tudo ligado ao mesmo sitema de fltração e dá gosto ver.

 

é a minha opinião.

 

 

 

Por ex. e 'humanizando' a ideia: gostavas mais de ser extremamente pobre,sempre sujo e com fome e andar à procura de comer mas livre, ou fechado num quarto com tudo de bom,computador,banquetes todos os dias e tudo o que quisesses,mas não podias sair dali a vida toda? Eu preferia a primeira hipotese,porque era livre e podia tentar melhorar.

 

Acho que aqui trocastes os pés pelas mãos...gostavas mais de ser extremamente pobre,sempre sujo e com fome e andar à procura de comer mas livre ok bem visto ou fechado num quarto com tudo de bom,computador,banquetes todos os dias e tudo o que quisesses,mas não podias sair dali a vida toda com esta comparacão não concordo acho que deveria ser sem bens materiais assim...ou fechado num quarto com uma situção financeira estavel,roupa limpinha bem alimentado,mas preso ali no quarto...acho que era aqui que tu querias chegar. liberdade

Mas o conceito que liberdade é bastante complexo, mas isto já vai longe...

 

Mas entendo o teu raciocinio. :P

 

um abarço

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

eu li este tópico e vi os senão de ter um betta num nano e digo sinseramente que não vejo problema algum de ter um betta num nano de 5l eu próprio vou fazer um que já estava a pensar fazer há uns mesinhos.

tb acho os nanos do paulo bestiais e adorava que os meus ficassem assim.

a minha opinião é que não há problema nehum em ter um betta ou uns camarões num nano de 5l.

 

boa aquariofilia

 

 

banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda a pouco estava a ver o programa da rtp1 "sei mais que um miudo de 10 anos" e eles la tem um globo de vidro com dois kinguinos dentro sem filtro nem nada e nao dizem nada disto... agora uma pessoa tem um com so um peixe mas com todas as condiçoes e ai toda a gente aponta o dedo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol: Isto é cada " gema" que realmente não vale a pena, é chover no molhado....

 

Aqui vai uma à miúdo de 9 anos e meio:

 

" As acções ficam com quem as toma, pena que as mesmas só tenham efeito nos animais!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda a pouco estava a ver o programa da rtp1 "sei mais que um miudo de 10 anos" e eles la tem um globo de vidro com dois kinguinos dentro sem filtro nem nada e nao dizem nada disto... agora uma pessoa tem um com so um peixe mas com todas as condiçoes e ai toda a gente aponta o dedo....

Não interessa olhar para outros exemplos e dizer que se eles fazem assim porque não posso eu fazer assado.Temos é de ir pelo o que a nossa consciência nos diz.

 

Podes ter o melhor filtro do mundo,um sistema de gota-a-gota,dar a melhor alimentação que o Betta pode ter,mas se o aqua tiver 5L,terá 4,5L reais,se tiver plantas e decoração terá 3,5L,e em 3,5l mesmo que esse aqua tenha tudo aquilo que enumerei...faltará sempre E s p a ç o.

 

Espaço para poder nadar sem ter de parar logo de seguida,espaço para exercitar as barbatanas,espaço enfim para ter o minimo de liberdade que lhe foi tirada em nome do capricho humano.Sim,porque adoro peixes,sou aquariofilista como vocês mas sei bem que este hobby tem um lado obscuro.E para minimizar esse lado que todos sabemos que existe temos de dar as melhores condições possiveis aos animais que mantemos, e por uma vez que seja não pensar só em nós.

 

Porque colocar um Betta em 5L não estamos a pensar no bem-estar do peixe em primeiro lugar.Em primeiro estamos a pensar na nossa comodidade e no facto de ser prático ter algo tão pequeno com um peixe,em segundo então estaremos a pensar na dignidade do peixe?!

 

Será que isto é tão difícil de entender?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que foi boa ideia teres escrito um tópico sobre este tema, é muito bom para alertar o pessoal para o uso dos nanos.

 

Contudo tenho de discordar no que toca a algumas ideias que foram aqui transmitidas e que me parecem um pouco radicais, especialmente no que toda a "animais, de modo nenhum".

 

É certo que os peixes e os invertebrados tem um metabolismo diferente. Para verificar isto basta fazer medições dos valores de nitratos e amónia num aquário com peixes e num aquário com invertebrados (com população equivalente) e atentar nas diferenças.

 

Por isso discordo da ideia que não se podem ter camarões em aquários de 5L. Eu mantenho 3 casais de red cherries há um ano numa caixa da vodafone e já tive várias ninhadas de crias durante esse tempo (que, para evitar sobrepopulação, retiro). Actualmente tenho 7 espécimes de "White pearl" num aquário de 7L e todos apresentam um crescimento muito satisfatório. Já tenho duas fêmeas ovadas inclusivé. E os níveis de amónia e nitratos estão sempre no mínimo detectado pelos testes.

 

E há que ter cuidado nas comparações feitas com alguns habitats naturais. Concordo quando dizem que manter qualquer peixe num cubo desses é incorrecto mas há que dar argumentos válidos para isso.

Porque quando se mantêm ciclídeos dos lagos malawi ou tanganyka num aquário de 200L, proporcionalmente o espaço é capaz de ser o mesmo quando se mantêm ciclídeos anões americanos em aquários de 15L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda a pouco estava a ver o programa da rtp1 "sei mais que um miudo de 10 anos" e eles la tem um globo de vidro com dois kinguinos dentro sem filtro nem nada e nao dizem nada disto... agora uma pessoa tem um com so um peixe mas com todas as condiçoes e ai toda a gente aponta o dedo....

 

Por acaso também reparei nisso!

 

Pobres bichos! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a toda a peixarada !

Só hoje li este forum , e por isso só hoje digo isto : o problema básico é que os "nanos" não admitem qualquer descuido , burrice ou esquecimento , por mais pequeno ou insignificante que seja !

Ora bem , sou rigorosamente contrário , a que não é possível ter peixes num "nano" , pois o espaço que um peixe , precisa para se sentir bem , não se deve medir SÓ em centímetros/decímetros cúbicos de água , mas sim no espaço que ele tem para nadar e crescer medido em centímetros lineares , isto é , se um "nano" tiver 10 cm de espessura por 30 cm de altura e por 40 cm de comprimento , leva uns 10 litros reais de água , e podemos considerar que 2/5 peixes PEQUENOS têm já espaço q.b. para nadar desde que sejam espécies pequenas em adulto , também sou rigorosamente contrário a que não se possa ter flora suficiente num "nano" pois há espécies de plantas bastante pequenas , se tivermos cuidado na escolha podemos pôr lá dentro bastantes pés , por outro lado , existem também á venda filtros internos minúsculos , que servem perfeitamente a função pretendida , bem como , também existem resistências bastante curtas que são suficientes para 10 litros ou menos , e a quem me vier falar da qualidade da água , ora ora ! é só ter algum trabalho se faz favor ! , por outro lado , o que NÃO existe á venda , são por vezes os conhecimentos necessários para manter saudável um sistema minúsculo . Também tenho de dizer isto : penso que um aquáriofilista NÃO deve de modo nenhum começar com um "nano" mas sim por um pequeno de 60 a 100 litros e depois se tiver espaço ( leia-se também $$$ ) passar para os grandes de 300 litros ou mais , e um dia se gostar e quiser apurar os seus conhecimentos é que pode ir baixando gradualmente de litragem , mas ATENÇÃO gradualmente ! , relativamente a "nanos" já não tenho , pois dão muito trabalho , e não me permitiam ir por exemplo de férias , sem me ver obrigado a mudar os peixes para os outros aquários , mas eu tinha um "nano" hà muitos anos atrás , inclusivé fiz um "nano" para oferecer , era para ser pendurado na parede ( como se fosse um quadro ! ) e cuja litragem real era cerca de 7 litros , tinha pelo interior 5x25x80 cm embora 10 cm no comprimento estivessem tapados para poder conter o aquecimento e a filtragem escondidos , apenas tinha 4 Guppys macho , alguns caracóis , e podemos dizer bastante flora ( relativamente claro ) , de pequeno porte como anúbias nana e outras que não me lembro , e garanto que funcionou muito bem , embora desse trabalho é verdade mas ,,,,, funcionou anos !

Cumprimentos ,

EP

Editado por ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que não faço nada da vida e deu-me para "perder" tempo a ler este tópico, posso dizer que fiquei meio para o cego de tanto ler em tão pouco tempo :)

 

Agora a sério e sobre o assunto, acho que isto é tudo muito simples e claro e não temos que ser extremistas de nenhuma forma, possivelmente um Betta no nano do Paulo Silva estão muito melhor que no meu 60x30x30 e porque? por uma razão muito simples, eu sou novato nisto e não tenho a facilidade que ele deve ter em controlar valores e conseguir uma manutenção perfeita para o nano.

 

Isto parece-me muito simples, se me falarem em nanos para novatos, é um NÂO sem dúvidas.

Se me falarem de um Nano para peixes escolhidos à balda, continua a ser um NÂO sem duvidas.

Se me falarem de uma pessoa que conhece o mundo da aquariofilia (que apesar de brincalhão e gozão o Paulo Silva não deixa dúvidas que conhece) e que sabe o que está a fazer, não vejo mal nenhum nisso, é importante é saber o que se está a fazer!

 

Digamos que os peixes se conseguem adaptar aos meios e novos habitats, porque se assim não fosse nem num aquario grande conseguiam estar visto estarem habituados ao seu espaço natural.

 

Na minha opinião pessoal, só tenho um projecto de nano para servir de hospital ou maternidade, porque como alguns aqui presentes não acho que 5L seja litragem para um peixe, mas estou certo que se fosse ao café do Paulo ver o Nano dele, queria traze-lo para casa e não ia choramingar por ter um excelente betta num excelente nano..lol.

 

Paulo, desculpa lá ter "pegado" em ti como exemplo, mas eras o que estava mais à mão como bom exemplo de criar e manter Nanos, há outros!

 

Resumindo, se tiverem soluções para além dos cubos vodafone, optimo, se não tiverem, optem por uma organização e manutençáo dentro do melhor possivel para o bem estar do peixe.

 

Por fim, o tópico perdeu-se um bocado, porque refere NANOS e os nanos não são só os cubos de telemóveis, um Nano pode ter 40 litros e dar perfeitamente para manter espécies de peixes:), mas a "polémica" está concentrada nos cubos de telemoveis e espaços de dimensões identicas..penso eu de que!

 

 

abraço

Editado por pamivelmo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez a todos os companheiros :

No meu último post esqueci-me de focar um ponto que queria e que foi falado pelo amigo Zogli : que é realmente o lado obscuro da aquáriofilia , ora o problema é que o lado obscuro disto não é bem aquele que disse Zogli , pois esse é apenas o lado menos cinzento da coisa , e que só tem a ver com o tipo de sociedade em que vivemos ( será "vegetamos" ??? ) , o lado obscuro é efectivamente muito pior do que diz , é NEGRO , valha-nos apenas um coisa é que a maioria dos companheiros nem têm conhecimento disso ( penso eu de que ) , é que a quase totalidade dos peixes que existem á venda são produzidos em autenticas fábricas de peixes em paises longínquos , e nunca conheceram o seu habitat natural nem o que isso é , nem sabem o que perseguir uma presa para a comer , nem sabem o que são plantas sequer , nem têm ideia absolutamente nenhuma do que é um espaço ( de água ! ) aberto onde possam nadar durante 10 segundos sempre na mesma direcção e por aí fora , já para não falar nos negros processos de fecundação , reprodução e selecção , se não , como é que se conseguiam , produzir milhares de peixes por dia numa só fábrica ? , e é bom eu não dizer mais , pois poderia começar a criar demasiados complexos , a quem graças a Deus ainda não os tem ! , visto que eu , por algum conhecimento que tenho destes assuntos , difícilmente me consigo manter ainda aquariófilista !

Por outro lado , acho óptimo que nós tenhamos algum conhecimento real acerca dos habitats , alimentação e hábitos , dos seus longínquos , esquecidos e desconhecidos até , parentes selvagens , mais que não seja para irmos conseguindo ( FALO POR MIM ÓBVIAMENTE ! ) manter a nossa consciência em paz !

Em frente peixarada !

Cumprimentos

EP

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais