Identificação de algas


Fred Martinho

Recommended Posts

Boas,

Tenho o meu aqua a ser atacado por algas que não reconheço...

Comprei um produto anti algas da JBL e tenho feito tpa's diárias. Os nitratos estão num nível normal e os fosfatos é que estão a zero.

 

Que mais posso fazer para parar com esta invasão?

 

aqui ficam as fotos e espero que me consigam ajudar..

 

IMG_2258.jpg

 

IMG_2261.jpg

 

IMG_2262.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

são algas petecas ou BBA, Black brush algae.

 

Se tens luz intensa, fracas concentrações de Co2 serão a principal razão do seu aparecimento.

 

 

Sempre ouvi dizer que BBA vinha de black beard algae mas posso estar enganado.

 

São mesmo estas. Toda a gente passa por elas nos primeiros meses da montagem. TPA's o mais frequente possivel e injecção de CO2.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas é normal por ser o ínicio da montagem ou acontecerá sempre enquanto não inserir CO2?

 

O anti-algas irá fazer efeito?

 

As 2 coisas. Acontece mais no principio porque as plantas ainda se estão a adaptar e porque não consomem o que devem e lhes pagam para fazer.

 

Anti-algas, não sei o que é. Mas tenho uma opinião bem firmada: Quanto menos quimicos no aqua, melhor.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um anti-algas da JBL, Algol.

 

Quanto às fertilizações líquidas, devo continuar a fazer?

 

 

Não uso anti algas. Vou pelo método "natural".

 

TPA's. E, caso tenhas os testes de PO4 e NO3, podes saber como estão os parametros. Se não tiveres, não fertilizes.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais sensato quanto a mim é arranjares um sistema de CO2 o quanto antes.E o PO4 não deve estar a zero.Se fosse a ti não deixava de fertilizar pois pode fragilizar mais as plantas,dando vantagem às algas.Estas aparecem quando um nutriente qualquer está em falta ou em excesso.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o que devo fazer para subir o PO4?

 

Agora no natal vu arranjar um sistema de CO2, talvez da Nutrafin... Vi um da Sera com botija mas custa 250€!

 

Que aconselham? É um aqua de 80 litros.

Tens de arranjar esse Macro-nutriente,mas tens de ter muito cuidado com as doses.Eu tenho da Horizonte Aquatico KH2PO4. Mas começa com menos quantidade do que a recomendada no frasco,depois vai subindo se sentires necessidade.Com o PO4 tens de fertilizar também com K,NO3. Micros e Ferro semanalmente. Sendo os valores ideais: PO4 entre 0.5~1PPM ; NO3 5~15ppm ; K 25~30ppm. Claro que isto vária de aqua para aqua,mas é só uma luz.

 

Quanto ao CO2 porque não fazes um sistema caseiro? Claro que uma botija é outra coisa,mas para desenrascar faz já um sistema desses.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal

 

eu não dou conselhos a niguem apenas falo pelo que vejo no meu aquario eu não tenho criação de algas porque o filtro que tenho tem um sistema ultra violeta para evitar a criação de algas e de outras bactérias maléficas, foi caro, ah isso foi, mas acho que valeu a pena.

Agora que vou ter um aquario maior o filtro dá, porque é um filtro até 200l quando os meus pais o compraram pensei que eram doidos, mas agora vejo que foi um investimento bom e que bom e baro não há e os resultados são: que tenho uns peixes lindos, saudáveis e um aquario sem algas.

Estou feliz vou ter um aquario maior, vou poder ver o sapatilhas, a mecanica, e o relax mais confortaveis e provavelmente adicionar mais um ou dois logo verei mas digo-vos já não vou sair destas especies que são maravilhosas (Barbo Verde, Espada e Colisa Laila).

 

Cumprimentos a todos

 

Tui

Editado por Tui Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e que animais e que se pode la meter dentro que ajudem a reduzir as algas? ou sejam que consuma algas.

 

Já agora outra duvida o Co2 quando é a melhor altura para se meter, no meu caso estou a meter a pastilhas, mas gostava de saber se existe uma altura melhor como por exemplo, antes de apagar as luzes ou uma hora depois de as ter ligado, (estou a dar palpites não sei).

 

Fikem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e que animais e que se pode la meter dentro que ajudem a reduzir as algas? ou sejam que consuma algas.

 

Já agora outra duvida o Co2 quando é a melhor altura para se meter, no meu caso estou a meter a pastilhas, mas gostava de saber se existe uma altura melhor como por exemplo, antes de apagar as luzes ou uma hora depois de as ter ligado, (estou a dar palpites não sei).

 

Fikem Bem

De dia as plantas 'inspiram' o CO2 e 'expiram' O2,de noite consomem O2 e deitam CO2.O CO2 deve estar ligado 24h por dia,também há quem só o use de dia e de noite desligue.Mas o PH pode oscilar,portanto eu uso 24h,sendo que de noite ponho a saida de água um pouco acima da superficie,para com a movimentação da água se perder um pouco de CO2.De dia e para não perdermos CO2 a saida de novo abaixo da superficie.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para as BBA aconselho por experiência própria um produto:

 

Flourish Excel da Seachem. Tem algumas propriedade algicidas mas não é prejudicial à população e as plantas agradecem.

 

Ao mesmo tempo e para o problema não repetir, aumentar injecção de CO2 o mais possível, que regra geral elas não tornam a aparecer. (Isto é, se os restantes nutrientes também estiverem equilibrados).

 

Abraço

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos!

 

Eu temho o mesmo problema e tenho algumas duvidas:

. com o tempo as algas passam ou não

. como primeira medida vou diminuir a iluminação do meu aquário

. as plantas vão precisar de ser substituidas ou recuperam (as minhas estão muito atacadas, iguais às das fotos)

. tenho de instalar um sistema de distribuição de co2

 

Agredeço qualquer ajuda...

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos!

 

Eu temho o mesmo problema e tenho algumas duvidas:

. com o tempo as algas passam ou não

. como primeira medida vou diminuir a iluminação do meu aquário

. as plantas vão precisar de ser substituidas ou recuperam (as minhas estão muito atacadas, iguais às das fotos)

. tenho de instalar um sistema de distribuição de co2

 

Agredeço qualquer ajuda...

Olá Aqua T!

Se não descobrires a razão das algas estarem a ganhar vantagem em relação às plantas elas nunca passarão,só tende a piorar...Eu penso que as medidas de combate às algas passam por fortalecer as plantas.Pois se as enfraquecermos elas não vão vencer as algas.É importante descobrir se há algum nutriente em excesso ou em défice,e instalat um sistema de CO2.

 

Se a tua relação Watt/litros de água está razoavel não há razão para diminuir,só se estiver em excesso.Quanto às folhas atacadas também depende do tipo de alga.Há algumas algas que só tirando as partes da planta infectadas,mas muitas recuperam,depois do surto passar.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim resulta.

Mas se puderes meter um difusor melhor, só tens a ganhar com isso. :(

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sistema da nutrafin resulta, mas que compra esse faz caseiro...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.