Tropical Winter


winterburn

Recommended Posts

Decidi meter o meu aquário da sala (principal) aqui para apreciação geral, depois de alguns amigos me convencerem a ter o "trabalho" de tirar umas fotos. Não sei porquê gosto mais de o ver ao vivo. O que é certo é que às vezes passo imenso tempo a ver outros aquários aqui no fórum e por vezes nem me dou conta.

Tenho ainda mais um aquário com montagem já de 2001, que depois oportunamente em nova fase porei também por cá.

Como tal, e de uma forma contribuir para a comunidade, e fundamentalmente para darem mais ideias, criticas, sugestões, etc. Podem dizer, bem mal, o que quiserem(desde que em boa educação claro ;) ).

 

O nome do tópico foi o nome que dei ao aquário: "Tropical Winter".

 

Fica para já neste post o seu "setup" e seguem-se as fotos.

 

PS: Peço desculpa, mas estou longe de ter a qualidade para tirar fotografias de alguns companheiros de cá. Cada um faz o que pode. :)

 

Setup:

 

120x40x50 (comprimento x fundo x altura)

Temp: 26/27 graus

ph: 7.0

kh: 6

gh: não meço há algum tempo...

NO3:10ppm

NO2:0

NH3/NH4:0

PO4: tenho de fertilizar regularmente. Costuma estar abaixo dos 0.25ppm

CO2 pressurizado (garrafa de 2kg)

Filtro Eheim Pro II 2026

Aquecedores 1x200W Sera + 1x250W Jager.

2 calhas de 2x54W T9, com espectros diferentes (não acima de 10000k).

 

 

Flora: Da esquerda para a direita:

Equinodorus bleheri, Tennelus, Eustralis Stellata, Ammania gracilis,

Anubia Nana (ainda não estão enraizadas nos troncos, estão só lá

presas por enquanto), Rotala macrandra, Demersun, Lilaeopsis,

Hygrofila difformis, Limnophila sessiliflora , Cabomba e Eleocharis

Acicularis.

 

Fauna:

N guppies (não dá para contabilizar ainda para mais com as criações).

+- 20 neons (talvez 25?)

2 SAE

2 Ancistrus

3 ottocinclus

 

E agora as fotos:

IMG_0105.jpg

 

IMG_0120.jpg

 

IMG_0143.jpg

 

IMG_0142.jpg

 

IMG_0159.jpg

 

IMG_0298.jpg

 

IMG_0297.jpg

 

IMG_0281.jpg

 

IMG_0278.jpg

 

IMG_0274.jpg

 

IMG_0273.jpg

 

IMG_0183.jpg

 

IMG_0145.jpg

 

IMG_0087.jpg

 

IMG_0214.jpg

 

 

 

Vá digam de vossa justiça!

Conto poder esclarecer o que tiverem duvidas, e conto com o que vossa contribuição.

 

Depois vou obviamente metendo umas actualizações conforme a minha modesta paciência para fotografo bigsmile

Editado por winterburn

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Esses guppys estão em forma? Devem procriar que é uma desgraça bigsmile

 

 

Estão em plena forma. :)

Com o pH neutro consigo ter os neons junto com os guppies sem nenhum problema.

E sim... procriam... err à la guppies! Outro dia ainda tentei contar os alevins... Mas foi impossível!

 

Não tarda não duvido que estou na secção de oferta para escoar alguns.

 

Acrescento que não uso nenhum tipo de maternidade para eles. É o método de sobrevivência tradicional.

 

Abraço

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Gosto muito dos peixes que estão no aquário, os guppies e neons são dos meus favoritos!

 

Acho que o aquário está muito engraçado... gosto bastante do layout. A única coisa que talvez mudasse seria a zona do rio...as pedras, para dar um ar mais natural. Mas sinceramente não sei dizer como! Gosto muito da forma como os troncos estão posicionados, a dar a ideia de ponte! A zona direita de trás parece-me um bloco demasiado igual, talvez ficasse bem algo que a diferenciasse, ou criasse um outro efeito decorativo!

Continua com o bom trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito dos peixes que estão no aquário, os guppies e neons são dos meus favoritos!

Já somos dois então banana rock

 

 

Acho que o aquário está muito engraçado... gosto bastante do layout. A única coisa que talvez mudasse seria a zona do rio...as pedras, para dar um ar mais natural. Mas sinceramente não sei dizer como! Gosto muito da forma como os troncos estão posicionados, a dar a ideia de ponte!

 

Estava a pensar meter uns musgos numas pedritas para atenuar o efeito, mas ainda não tive tempo para colocar. Mais tarde quando isso ficar pronto talvez meta uma foto com a actualização

 

A zona direita de trás parece-me um bloco demasiado igual, talvez ficasse bem algo que a diferenciasse, ou criasse um outro efeito decorativo!

Continua com o bom trabalho!

 

É uma boa sugestão. Não tinha pensado nisso, mas não estou a ver como fazer, de qualquer maneira se alguem concordar e quiser desenvolver tenho todo o gosto em aceitar ideias novas.

 

Já agora obrigado!

 

Abraço

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho o teu aqua espectacular,quanto aos não posso dizer muito pois não sou muito adepto de guppis :)

acho que já são muito vistos.

mas de resto está 5*.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo aos comentários, agradecendo todos eles sem excepção. A todos vocês obrigado :)

 

uma planta vermelha ficava bem tipo

 

Rotala wallichii

Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

 

Onde mais concretamente é que suegeres no layout das fotos? Eu gosto dessa hygrofila, com boa luz fica com boa cor.

 

Eu já tenho plantas vermelhas: Rotala macrandra, e Ammania gracilis a meio do aquário

 

 

acho o teu aqua espectacular,quanto aos não posso dizer muito pois não sou muito adepto de guppis jcb_question.gif

acho que já são muito vistos.

mas de resto está 5*.

 

Se não fossem os gostos o que seria de nós.

 

Se são muito vistos é porque felizmente alguém gosta deles. Eu sou um deles.

Prefiro guppies a discus e escalares por exemplo, que são o peixe favorito de muito boa gente daqui do forum. São opções. Como em tudo gostos não se discutem.

Pessoalmente prefiro os peixes de formato alongado. Ciclideos incluidos. Tem é de ter o formato tradicional do peixe... mas pronto. Cada um com as suas manias. ;)

 

 

o aquario ate que esta bem bonito, mas na minha opiniao nao acho que os guppies fiquem ai bem

nao digo que os devas tirar!!!! mas pensa nisso

 

Foi uma escolha muito ponderada. E deve-se ao desafio que impus a mim mesmo de conseguir um bom plantado com agua neutra/ligeiramente alcalina. O que não quer dizer que não venha a mudar.

Quando o montei, ou era com guppies (ou outro tipo de ovoviviparos), ou era com ciclideos anões sul-americanos (Ramirezis e Apistos).

Não fiz, porque tendo gente mais nova também aqui por casa, a facilidade de tratamento, fenomeno reprodutivo, e variedade genética, são aspectos a meu ver inigualáveis em relação a qualquer outra espécie.

Mas cada peixe é especial a seu modo, incluindo os que eu não acho tanta piada.

 

 

Na segunda foto tens uma flor de uma planta. Parece as flores das anubias mas está ao pé de uma ceratopteris. É uma flor de que?

 

É mesmo uma flor de uma anubia. Ela é comprida e vem para a frente de outras plantas, no caso são Hygrofila difformis. Ou se calhar estas que crescem e tapam a anubia. :mrgreen:

 

EHEH esquecime de dizer que gosto bastante da disposiçao das pedras e dos troncos

 

Só a titulo informativo, são 3 troncos no total que tem o aquário. Um por cima do "rio", outro maior ao alto e ainda outro a seguir ao mais alto ligeiramente à frente direita. As anubias foram colocadas nos intervalos dos troncos. Espero que estejam a agarrar bem. Ainda não tive coragem de ir lá e mexer.

Não tarda se calhar até mexo, pois tenho musgo para por num dos troncos, musgo esse gentilmente cedido pelo André Silvestre, a quem desde já agradeço os conselhos dados em relação ao mesmo.

 

Vão comentando pessoal.

Em breve posto actualizações.

 

Abraço

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

estava a falar do lado direito em que tens isso tudo verde e um contraste vermelho ficava a matar :puppydogeyes:

talvez atras de todo assim ao fundo deve ficar muito fixe... acho eu cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens, gostei bastante do teu aqua, esta muito giro mesmo! jcb_bananarock.gif

Plantas e peixes com muito bom aspecto! icon_smile.gif

 

Abraço

 

 

Obrigado :)

 

boas

estava a falar do lado direito em que tens isso tudo verde e um contraste vermelho ficava a matar icon_smile.gif

talvez atras de todo assim ao fundo deve ficar muito fixe... acho eu icon_smile.gif

 

Estou a pensar passar a rotala para lá, para precisamente dar esse contraste. Será tudo uma questão de deixar crescer e ver como fica.

Obrigado pela dica :)

 

Ainda em relação ao aquário refira-se que estou a tentar acertar a fertilização para as plantas de modo a ficar o mais equilibrado possivel, mas sem carências.

Já meti algum musgo em troncos e pedras. Agora também é deixar crescer e ver a evolução.

Mal tenha tempo para fotos, deixo aqui umas frescas.

 

Abraço

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Estão em plena forma. banana rock

Com o pH neutro consigo ter os neons junto com os guppies sem nenhum problema.

E sim... procriam... err à la guppies! Outro dia ainda tentei contar os alevins... Mas foi impossível!

 

Não tarda não duvido que estou na secção de oferta para escoar alguns.

 

Acrescento que não uso nenhum tipo de maternidade para eles. É o método de sobrevivência tradicional.

 

Abraço

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Quando tiveres excesso de populaçao e nao souberes o que fazer, eu posso ficar com alguns

Clica para veres a minha nova montagem:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=144509&hl

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas winterburn,

Já chegaram os novos residentes a essa casa, põe aí fotos para gente ver esses meninos :unsure:

Continua assim que vais bem.

Editado por Jose Ribeiro

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como sempre está lindo o teu aquário, então a maneira como puseste as plantas está mesmo fabulosa, para o meu gosto, Parabéns :puppydogeyes:

 

Espero que os meus pekenitos ainda ajudem nessa festa linda. Agora tenho uns machos muito mais bonitos, se quiseres, depois ainda te cedo alguns.

 

Continua a mostrar-nos a evolução.

 

Beijos,

 

Isabel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, para desgosto de alguns e gaudio de outros, a fauna e flora deste aquário já mudaram um pouco. Em breve posto actualizações.

 

A fauna foi entretanto alguma oferecida a familiares e outra transferida para um outro aquário já montado há mais tempo. No fim de semana em principio meto fotos já com as actualizações.

 

Também vou tentar perder um tempinho e fazer um tópico com o meu outro aquário.

 

Fiquem atentos.

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando tiveres excesso de populaçao e nao souberes o que fazer, eu posso ficar com alguns

 

 

Olha quando tiveres guppys a mais diz alguma coisa .... quem sabe não façamos negocio jcb_bananarock.gif jcb_bananarock.gif jcb_bananarock.gif e já agora parabens pelo aqua está lindo!!!!!!!!

 

 

Já ofereci uns quantos. Quando tiver mais alguns disponiveis falo convosco, se estiverem interessados é só cá vir buscar.

 

 

O aquario está bonito!!! Layout muito fix mas sou da opiniao de mudar esse rio ai ao meio e por um tapete ou assim!

 

E qaunto aosa guppyes new_Eyecrazy.gif (deves ter uns 50) lool se nao tens vais ter isso e muito mais!

 

Cumps

 

Pessoalmente gosto do efeito do rio, ando contudo a tentar atenuar o efeito artificial que ele dá, sem perder o conceito. Vamos lá ver se consigo.

 

 

 

 

Este aqua está muito bonito, as plantas parecem exelentes.. apenas nao gosto do tal rio... (opinião minha)

 

Força, continua com o bom trabalho icon_smile.gif

 

Obrigado. A questão do rio já está respondida acima.

 

 

 

Boas winterburn,

Já chegaram os novos residentes a essa casa, põe aí fotos para gente ver esses meninos rolleyes.gif

Continua assim que vais bem.

 

Já chegaram sim senhor. És dos poucos que já sabe da novidade. No fim de semana já meto aí fotos com as novidades, e a respectiva evolução.

;)

 

 

 

Olá,

 

Como sempre está lindo o teu aquário, então a maneira como puseste as plantas está mesmo fabulosa, para o meu gosto, Parabéns icon_wink.gif

 

Espero que os meus pekenitos ainda ajudem nessa festa linda. Agora tenho uns machos muito mais bonitos, se quiseres, depois ainda te cedo alguns.

 

Continua a mostrar-nos a evolução.

 

Beijos,

 

Isabel

 

Isso vindo de ti é sempre suspeito. Como sempre simpática. :puppydogeyes:

 

Eu de guppies, tal como já era esperado deparo-me com o problema de excesso de população.

Quando fizer o tópico do aquário onde agora eles estão, vão ficar a entender melhor o meu "problema", hehe ;)

 

 

 

 

Agora para todos, muito obrigado pelas criticas e sugestões.

Vou tentar sempre melhorar, dentro dos meus gostos e disponibilidade.

 

Um abraço e um até já para todos

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Nova fauna, e por consequencia alguns ajustes no Setup:

Logo:

pH: 6.8

KH: 3

Temp: 28º

NO3: 10ppm

PO4 e K: a ter de fertilizar regularmente:

Fe: Idem

Finalmente alguns problemas com algas. Nada de preocupante contudo.

 

Em breve faço novo post com o meu aqua mais pequeno para onde foram parte dos ex-residentes.

 

Alterações na flora:

Retirei eleocharis para outro aqua e meti Glossostigma elatinoides.

Adicionei Cryptocoryne wendtii ''brown''.

Retirei Ceratophyllum demersum

Adicionei Echinodorus 'Ozelot'

 

O resto mantem-se e cresce a bom ritmo

 

 

Fauna:

Neons Negros (16+)

Neons x 20(?)

Cardinais x 6

Discus Juvenis

Apistogrammas x 4

Ancistrus sp. x 2

Cory Albinas x 6

 

Fiquem com as fotos:

 

Primeira panoramica

 

IMG_0357.jpg

 

 

 

Em formação... mais um bocadinho parece que estão na "tropa"

 

IMG_0067.jpg

 

 

 

O "ferrugem" a pensar: "porque é que os meus "irmãos" são todos mais escuros do que eu"?

 

IMG_0156.jpg

 

 

 

Mexem-se pouco, mas ainda se mexem surprised

 

IMG_0070.jpg

 

 

De cima

 

IMG_0166.jpg

 

 

 

Cory a pensar: "Estou farto de andar aqui a fazer "piscinas" de um lado para o outro, já me davas era comida!"

 

IMG_0282.jpg

 

 

 

 

Ancistrus a pensar: "Esta-me a crescer a barba... Vou ficar como o pai natal... só que em preto!"

 

IMG_0287.jpg

 

 

 

Apisto em grande...

 

IMG_0148.jpg

 

 

 

Panoramica final

 

IMAGE_005.jpg

 

 

 

 

Vou metendo por aqui actualizações quando se justifique, e já sabem comentem!

 

O meu obrigado ao Duarte36 pelo discus fornecidos, e a todos os quais pedi conselhos e me responderam pacientemente sobre como manter a espécie com bom ambiente.

 

Abraço a todos

Editado por winterburn

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, realmente a alteração do layout foi para muito melhor.. No meu parecer, achei o layout anterior muito pouco natural...

 

Tb nao aprecio os ditos rios...

 

Mas esse canto esquerdo está muito bem desenhado, espetacular...

 

Acho que no canto direito podias meter tipo umas blyxas a fazer o plano médio desse aqua, de forma a tapar um pouco os talos da "camboba" (pelo menos parece-me ehehe) e na frente continuar o seguimento da glosso..

 

Mas de qq forma parabens pela evolução

 

Atenção as green spots, Tentar regularizar o PO4 o melhor que conseguires que os OTTO tratam do resto ! Com a adição dos discus os PO4 vai subir.... não metas é muitos discus pq depois o PO4 nao quer é desçer! surprised

 

CUMPS

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, realmente a alteração do layout foi para muito melhor.. No meu parecer, achei o layout anterior muito pouco natural...

 

Tb nao aprecio os ditos rios...

 

Mas esse canto esquerdo está muito bem desenhado, espetacular...

 

Acho que no canto direito podias meter tipo umas blyxas a fazer o plano médio desse aqua, de forma a tapar um pouco os talos da "camboba" (pelo menos parece-me ehehe) e na frente continuar o seguimento da glosso..

 

Mas de qq forma parabens pela evolução

 

Atenção as green spots, Tentar regularizar o PO4 o melhor que conseguires que os OTTO tratam do resto ! Com a adição dos discus os PO4 vai subir.... não metas é muitos discus pq depois o PO4 nao quer é desçer! surprised

 

CUMPS

 

O objectivo é à medida que o aquário vá ganhando "idade" transmitir-lhe dentro do layout escolhido, um aspecto o mais suave possivel. sem muitas quebras. Estava a pensar em vez de blyxas acrescentar mais umas quantas cryptos para disfarçar a quebra de plantas muito altas para plantas de muito baixo porte. Também quero ver como a glosso vai desenvolver. Ottos, a minha dificuldade é arranja-los, tem sido uma raridade ver alguns pela minha zona, se é que o meu tempo para os procurar não tem sido muito...

 

Obrigado pela dica e pela critica construtiva.

 

Abraço

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.