Leigo na materia. Primeiros passos!


JMMS

Recommended Posts

Bom dia a todos os membros,

 

Já tenho este bichinho que construir um aquário há bastante tempo no entanto tenho vindo a adiar constantemente essa decisão.

 

Já li vários tópicos no fórum e alguns muito bons e esclarecedores, ainda bem que existem pessoas a partilhar as suas ideias e opiniões.

 

Adoro os aquários de água salgada... mas para começar acho que vou para os de água doce pois em termos monetário é mais económico e a sua limpeza também.

 

No entanto gosto muito das coisas feitas por mim e sou muito aventureiro e estava a pensar em construir um aquário com 60cm de largura x 35cm de profundidade x 35cm altura. Pois os peixinhos tem de ter espaço para se sentirem confortaveis e acho que um aquário com estas medidas para começar já dá para colocar alguns peixinhos e as respectivas plantas.

 

Estava a pensar construi-lo em acrílico. Ou ficará melhor em vidro? Qual a espessura ideal do vidro ou acrilico?

 

Monetáriamente compensa fazer um ou comprar um?

 

Agradecido antecipadamente a quem me puder orientar.

 

Um bem haja,

Jorge Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

também eu comecei à pouco tempo com este hobby, que se tornou um vício.

Comprei tudo já feito, aquário, bomba, filtro e decorei com pedras e areia compradas na loja. Ao todo gasta-se +- 250 €.

Em relação aos peixes, comprei Mollis, espada, platti e um limpa fundos. DE início tive baixas, mas agora estabelizei.

Aventura-te, vais gostar.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a base para o aquário permitir, em vez de 60x35x25, apostava mais num 60x40x40, por uns meros 5cm vais notar uma diferença brutal que na composição do layout, quer na litragem.

 

Eu não dei ouvidos ao pessoal e comprei um 80x35x40 e estou arrependido pelo facto de não ter optado por um maior em profundidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranja uns orçamentos e já vês o que te compensa. Se fazeres tu, ou comprares tudo feito.

O que te aconselho é se comprares a veres muito bem se o KIT traz tudo o que precisas e se não vais estar a mudar todo o equipamento ao fim de meia duzia de meses, como me aconteceu a mim.

 

Se fizeres o aquário não te aconselho o acrílico.

É mais fácil de arranhar e com o tempo vai ficando mais feio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vidro.

sempre o maior que os teus €€€€ permitirem.

Em aquários grandes penso que compensa fazer (se tiveres jeito para isso), em pequenos (60cm só aquário) penso que não compensa fazer (monetariamente).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já o meu muito obrigado pelas prontas respostas.

 

Vou então pedir orçamentos mas para ter um aquário completo. quais são os acessórios que preciso?

 

No entanto a ideia dos 60x40x40 é boa e cabe aonde o pretendo colocar.

 

Vou optar por saber quanto fica o vidro para fazer o aquário com essas medidas.

 

Acrilico out.

 

Quais são os acessórios que preciso para ter um aquário completo? Nomes técnicos?

 

Mais uma vez obrigado.

 

Um bem haja,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acessórios...eheh

Precisas de:

 

Filtro

Calha de iluminação

Kit de CO2 (caseiro ou pressurizado)

Testes ( indispensáveis os de Nitratos, Nitritos, Amónia e Ph)

Aquecedor

Termómetro

 

Acerca da espessura, não é a minha especialidade (nem de longe, nem de perto), mas acho que fazes isso bem em vidro de 10mm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vidro.

sempre o maior que os teus €€€€ permitirem.

Em aquários grandes penso que compensa fazer (se tiveres jeito para isso), em pequenos (60cm só aquário) penso que não compensa fazer (monetariamente).

 

Pois!... Tal como o Trocado diz "sempre o maior que os teus €€€€ permitirem".

Comecei em Junho com o da minha assinatura (54 Lts) todo contente, só que começas a comprar peixes (pequenos e que não cresçam muito pois o aqua não dá), colocar plantas, rochas, troncos, etc. e quando dás por ela: Huumm!!.. Afinal é pequeno!... Não dá para nada!... :) ... e começas a pensar em comprar um maior... e comprei... um de 120x40x60 (288lts)! LOL... ;) e ao olhar para ele.... :huh:...LOL

 

Com um aqua grande tens menos stress, o trabalho de gestão acaba por ser menor pois as variações dos parâmetros da água por exemplo e a sua influência nos nossos tão queridos inquilinos tende a ser mais "suaves" ou não tão pronunciadas. Embora o volume e tamanho sejam maiores é mais fácil cuidar de um aqua grande do que de um pequeno.

Editado por rasputin

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

quanto maior for o aquario melhor.

 

mas a maioria do pessoal esquece-sse de dizer que mais despendioso sai o material para ele.

 

filtro mais potente

termostato mais potente

luz mais potente ( se for para um plantado )

 

ou seja tudo depende do bolso de cada um.

 

mas uma coisa é certa e já aqui foi dito mais tarde te arrependes de nao ter feito um maior. ( falta de espaço para peixes plantas e decoraçao ) ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bom, entre o vidro e o acrílico, acho preferível o primeiro porque é mais resistente e fácil de colar. O acrílico pode ser mais transparente mas será (?) mais difícil de colar. Entre fazer ou mandar fazer, a questão é se tens jeito e paciência para fazeres tu. Sai de certeza mais barato se fores tu a fazê-lo.

 

Quanto à espessura do vidro, para um aqua dessas dimensões, 6 mm é mais do que suficiente.

 

Os acessórios de que vais necessitar são muito variados e dependem muito do que queres fazer do aqua. Essenciais são:

 

- Aquecedor/termoestato;

- Filtro interior ou exterior;

- Termómetro;

- Iluminação;

 

Claro que se te aventurares num plantado, podes precisar de mais iluminação, sistema de CO2 (pode ser "homemade"), etc.

 

Os testes são também importantes, designadamente o de PH e GH. Os outros podem ser ou não.

 

Força com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá estou eu mais uma vez.

 

Já andei a sondei e um aquário com as medidas que quero ronda os 100 € já com:

 

- Aquecedor;

- Filtro interior;

- Termómetro;

- Iluminação;

 

No entanto ainda falta ir a uma loja (tipo armazém) na Travagem (Ermesinde) que dizem que lá tem muito bons preços em termos de material.

 

Se não encontrar valores abaixo disto, acho que vai compensar fazer um e comprar os acessórios.

 

Aconselham alguma loja na zona do Porto?

 

Que dizem?

 

Um em haja,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acessórios...eheh

Precisas de:

 

Filtro

Calha de iluminação

Kit de CO2 (caseiro ou pressurizado)

Testes ( indispensáveis os de Nitratos, Nitritos, Amónia e Ph)

Aquecedor

Termómetro

 

Acerca da espessura, não é a minha especialidade (nem de longe, nem de perto), mas acho que fazes isso bem em vidro de 10mm.

 

Desculpa, mas 6 a 8 mm de espessura é suficiente. Eu tenho 120cm /300L com vidro de 10mm.

 

Fica bem

 

Carls Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.