Iluminação Para Um Aquário Com 70cm De Altura


Recommended Posts

Olá,

Queria criar um plantado para um aquário com 70cm de altura (120*40*70)

Quantas lâmpadas preciso de ter?que potência?

Que tipos de calha me aconselham?hqi,daquelas que se apoiam em cima do vidro, daquelas que se penduram no tecto...quais as vantagens de cada uma? e que tipo de preços são praticados?

Se fossem voçês o que optariam e porquê?

Desde já o meu obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Queria criar um plantado para um aquário com 70cm de altura (120*40*70)

Quantas lâmpadas preciso de ter?que potência?

Que tipos de calha me aconselham?hqi,daquelas que se apoiam em cima do vidro, daquelas que se penduram no tecto...quais as vantagens de cada uma? e que tipo de preços são praticados?

Se fossem voçês o que optariam e porquê?

Desde já o meu obrigado

 

 

Boas,

 

Com 70 cm de altura secalhar era melhor umas hqi para que a luz consiga chegar até ao fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com 70 cm de altura secalhar era melhor umas hqi para que a luz consiga chegar até ao fundo.

 

:lol:

com tanta profundidade, para plantado só mesmoas HQI

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também vou ter um aqua com essa altura. Em principio vem com caixilho encastrado de origem com 4 flurescentes. Não da para conseguir a mesma qualidade de luz com as 4 flurescente que com a HQI?

nem nada que se pareça.... por ordem de poder de penetração de luz tens T8 , T5 , PC , HQI.... ou seja as fluorescentes normais (T8) estão no lado contrario.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas uma Hqi é potente demais. Aquilo manda uma iluminação mega potente. Os peixes nem devem sentir-se bem com tanta iluminação, não é?

E quanto às plantas, elas não precisam de uma iluminação com vários espectros?

Eu fui informar-me acerca das hqi numa loja de electricidade...expliquei-lhes a situação e a função da lâmpada e aconselharam-me a pôr uma luz fluorescente. Agora fiquei indeciso...

Já agora,quantos watts é o ideal para o meu aquário?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas uma Hqi é potente demais. Aquilo manda uma iluminação mega potente. Os peixes nem devem sentir-se bem com tanta iluminação, não é?

E quanto às plantas, elas não precisam de uma iluminação com vários espectros?

Eu fui informar-me acerca das hqi numa loja de electricidade...expliquei-lhes a situação e a função da lâmpada e aconselharam-me a pôr uma luz fluorescente. Agora fiquei indeciso...

Já agora,quantos watts é o ideal para o meu aquário?

Cumps

 

Boas,

 

Se for flurescentes tens de meter umas para ai com 8500 a 10000 K e mesmo assim não sei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nem nada que se pareça.... por ordem de poder de penetração de luz tens T8 , T5 , PC , HQI.... ou seja as fluorescentes normais (T8) estão no lado contrario.

 

Eu não disse que seriam as normais omg Serão mesmo as específicas para plantas. Já me aconcelharam a meter 2x6500K+1x8000K+1x10000K ou 1x4000K+2x6500K+1x8000K.

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas uma Hqi é potente demais. Aquilo manda uma iluminação mega potente. Os peixes nem devem sentir-se bem com tanta iluminação, não é?

 

Não, não é! Pesquisa no forum e irás encontrar alguns users com HQI, eu tenho e adoro, para além de bem iluminado o aquario se a superficie da água tiver movimento vemos os reflexos na areia :( é lindo!

 

Quanto ao que se questiona, sem duvida HQI!

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.fitchfamily.com/lighting.html

 

As medidas (estranhas) que o teu aqua tem dão 336 litros. Pensando em 300, Fazendo as contas lá no site dá 169 Watts. Pensa em 2xhqi de 70.

 

Mas nao sei porque, acho que nao estás a ver o tamanho do empreendimento. Só em fertilizações disso gastavas um dinheirão.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ter investigado como funcionam os espectros, lumens e wats cheguei à conclusão que se está a dar demasiada importância aos espectros e wats quando na verdade, o que ajuda e muito tanto na fotosíntese e em fazer chegar luz suficiente ao solo em aquas altos são os lumens por cm2 e o espectro.

 

Fala-se de espectros bem superiores ao espectro que o próprio sol debita! O sol emite luz com cor na ordem dos 5400k a 5500k. É bem possível termos de usar lampadas com uns k mais altos para chegar-mos a imitar a luz mas não será preciso muito mais. E é muito importante para as plantas receberem um largo espectro de luz, visto que elas aproveitam o comprimento de onda do azul (entre os 400 nm e os 550), e o laranja e vermelho (600nm a 770nm).

 

Quanto aos lumens por cm2 esses dizem-nos o poder da intensidade luminosa. O que realmente importa para fazer chegar luz ao substrato.

As fluorescentes não são das melhores para fazer chegar luz em alturas superiores a 60cm. Isto dependerá também do tipo de fluorescente que temos.

 

Agora em tom de conclusão e pedido aos mais entendidos nisto para comentarem.

 

Assim sendo para quem tem possibilidade de colocar 4 t5 com uma composição de 1x4500k para cor quente avermelhada, 1x 5500k luz branca,

1x6500k luz branca com tonalidade azul e 1x8500k ainda mais azul chegará em termos de espectro.

O passo seguinte é escolher lampadas com uma boa quantidade de lumens para obter um total de 30 a 60 lumens/litro, conforme a necessidade das nossas plantas.

 

Em termos de w/l varia muito dependendo da capacidade do nosso aqua. Para o meu de 420L brutos estou a apontar para os 250w a 300w.

Também é importante ter lampadas com um IRC (indice de reprodução de cor) bastante alto para termos cores naturais e fieis ao que realmente são na natureza, sendo o valor maximo de IRC = a 100.

 

Para mim agora é questão de ir em busca do santo graal e encontrar lampadas com definições muito pertas disto.

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Queria criar um plantado para um aquário com 70cm de altura (120*40*70)

Quantas lâmpadas preciso de ter?que potência?

Que tipos de calha me aconselham?hqi,daquelas que se apoiam em cima do vidro, daquelas que se penduram no tecto...quais as vantagens de cada uma? e que tipo de preços são praticados?

Se fossem voçês o que optariam e porquê?

Desde já o meu obrigado

 

O ideal era o aqua ter menos 20 cm de altura!!!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o meu aquário tem 1500 © x 600 (l) X 700 (a) e neste momento só tenho 2 HQI 150w, mas tá em construção a calha para levar além destas mais 2 T5 80w 6500

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ter investigado como funcionam os espectros, lumens e wats cheguei à conclusão que se está a dar demasiada importância aos espectros e wats quando na verdade, o que ajuda e muito tanto na fotosíntese e em fazer chegar luz suficiente ao solo em aquas altos são os lumens por cm2 e o espectro.

 

Fala-se de espectros bem superiores ao espectro que o próprio sol debita! O sol emite luz com cor na ordem dos 5400k a 5500k. É bem possível termos de usar lampadas com uns k mais altos para chegar-mos a imitar a luz mas não será preciso muito mais. E é muito importante para as plantas receberem um largo espectro de luz, visto que elas aproveitam o comprimento de onda do azul (entre os 400 nm e os 550), e o laranja e vermelho (600nm a 770nm).

 

Quanto aos lumens por cm2 esses dizem-nos o poder da intensidade luminosa. O que realmente importa para fazer chegar luz ao substrato.

As fluorescentes não são das melhores para fazer chegar luz em alturas superiores a 60cm. Isto dependerá também do tipo de fluorescente que temos.

 

Agora em tom de conclusão e pedido aos mais entendidos nisto para comentarem.

 

Assim sendo para quem tem possibilidade de colocar 4 t5 com uma composição de 1x4500k para cor quente avermelhada, 1x 5500k luz branca,

1x6500k luz branca com tonalidade azul e 1x8500k ainda mais azul chegará em termos de espectro.

O passo seguinte é escolher lampadas com uma boa quantidade de lumens para obter um total de 30 a 60 lumens/litro, conforme a necessidade das nossas plantas.

 

Em termos de w/l varia muito dependendo da capacidade do nosso aqua. Para o meu de 420L brutos estou a apontar para os 250w a 300w.

Também é importante ter lampadas com um IRC (indice de reprodução de cor) bastante alto para termos cores naturais e fieis ao que realmente são na natureza, sendo o valor maximo de IRC = a 100.

 

Para mim agora é questão de ir em busca do santo graal e encontrar lampadas com definições muito pertas disto.

 

Grande parte do que escreveste está bom excepto o que puz a bold. O Sol emite TODOS OS ESPECTROS DE LUZ VISIVEL E INVISÍVEL, DESDE OS INFRAVERMELHOS AOS ULTRAVIOLETAS. Era só isto.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande parte do que escreveste está bom excepto o que puz a bold. O Sol emite TODOS OS ESPECTROS DE LUZ VISIVEL E INVISÍVEL, DESDE OS INFRAVERMELHOS AOS ULTRAVIOLETAS. Era só isto.

 

O nosso sol não debita a luz azul a qual nos referimos em termos de temperatura da luz, como as lampadas de 10.000k. Existem estrelas com energia e temperaturas superiores ao do nosso sol. A temperatura da cor do nosso sol é como eu disse na ronda dos 5400k a 5500k. Era isto que queria dizer, em vez de falar em espectros. Peço desculpa pelo erro.

Editado por Akilae

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu só queria deixar aqui uma questão... é assim tão importante ter diversos espectros no aquário?

Só um não chega?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu só queria deixar aqui uma questão... é assim tão importante ter diversos espectros no aquário?

Só um não chega?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Não me parece, uma vez que as plantas utilizam três espectros distintos na fotosintese. Azul, laranja e vermelho. Com fluorescentes parecem-me que os espectros que cada uma emite são limitados, logo teremos de recorrer a mais do que um.

 

As plantas até poderiam sobreviver só com um (especulo eu). Mas teriam um crescimento saudável e cores fortes e bonitas?

Editado por Akilae

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não me parece, uma vez que as plantas utilizam três espectros distintos na fotosintese. Azul, laranja e vermelho. Com fluorescentes parecem-me que os espectros que cada uma emite são limitados, logo teremos de recorrer a mais do que um.

Uma cor (radiação monocromática) não é o mesmo que um espectro...

 

Se não percebeste a minha pergunta, eu volto a perguntar de outra maneira:

 

'É necessário usar mais do que uma lâmpada, de temperaturas de cor diferentes para as plantas crescerem bonitas e saudáveis?'

 

As plantas até poderiam sobreviver só com um (especulo eu). Mas teriam um crescimento saudável e cores fortes e bonitas?

Com um espectro, queres dizer com uma única lâmpada? Ou seja, apenas uma temperatura de cor a iluminar o aquário?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Uma cor (radiação monocromática) não é o mesmo que um espectro...

 

Se não percebeste a minha pergunta, eu volto a perguntar de outra maneira:

 

'É necessário usar mais do que uma lâmpada, de temperaturas de cor diferentes para as plantas crescerem bonitas e saudáveis?'

Com um espectro, queres dizer com uma única lâmpada? Ou seja, apenas uma temperatura de cor a iluminar o aquário?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Muito sinceramente pensava que a cor da luz estava directamente ligada a um espectro.

Até agora sempre me pareceu que uma lâmpada tinha apenas um espectro/cor, e como as plantas usam mais do que um a resposta seria sim, seria importante ter mais do que uma lâmpada para cobrir varios espectros.

 

Peço desculpa se estou aqui a cometer alguns erros, estou a esforçar-me para "aborver" toda a info que posso e posso estar a misturar coisas. :)

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Muito sinceramente pensava que a cor da luz estava directamente ligada a um espectro.

E está... mas uma coisa é um fotão que tem uma cor específica (mono-cromático), outra é um somatório de muitos fotões. cada um mono-cromático que juntos dão origem a uma única cor para os teus olhos...

 

Por exemplo, a luz do sol é branca/amarelada... mas sabes muito bem que se a difractares com um prisma, por exemplo, consegues ver todas as cores que o constituem.

 

Até agora sempre me pareceu que uma lâmpada tinha apenas um espectro/cor

Espectro... sim

Cor... sim e não. Têm uma cor, chamemos-lhe resultante que é 'dado' pela temperatura de cor. Mas a lâmpada não emite luz de uma única cor. São infinitas cores (um número muito grande) que todas juntas formam um espectro, que aos teus olhos apresenta uma única cor.

 

Agora que já sabes a diferença entre uma cor (mono-cromática) e um espectro que tem uma certa cor resultante (junção de várias cores monocromáticas), eu repito a pergunta novamente, seja para ti ou para outra pessoa qualquer:

 

'É imperativo utilizar mais do que uma lâmpada com temperaturas de cor diferentes, ou se preferirem, mais do que um espectro nos nossos aquários plantados para as plantas ficarem bonitas?'

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

E está... mas uma coisa é um fotão que tem uma cor específica (mono-cromático), outra é um somatório de muitos fotões. cada um mono-cromático que juntos dão origem a uma única cor para os teus olhos...

 

Por exemplo, a luz do sol é branca/amarelada... mas sabes muito bem que se a difractares com um prisma, por exemplo, consegues ver todas as cores que o constituem.

Espectro... sim

Cor... sim e não. Têm uma cor, chamemos-lhe resultante que é 'dado' pela temperatura de cor. Mas a lâmpada não emite luz de uma única cor. São infinitas cores (um número muito grande) que todas juntas formam um espectro, que aos teus olhos apresenta uma única cor.

 

Agora que já sabes a diferença entre uma cor (mono-cromática) e um espectro que tem uma certa cor resultante (junção de várias cores monocromáticas), eu repito a pergunta novamente, seja para ti ou para outra pessoa qualquer:

 

'É imperativo utilizar mais do que uma lâmpada com temperaturas de cor diferentes, ou se preferirem, mais do que um espectro nos nossos aquários plantados para as plantas ficarem bonitas?'

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Muito obrigado por teres tanta paciência em explicar-me essa diferença. bowdown Assim vou apenas dar a minha opinião à "luz" dessa tua explicação. Se a unica constante será o espectro, delineado pelo comprimento de onda, em que as plantas utilizam entre 400 nm e os 550nm e entre 600nm a 770nm, e sabendo que uma lâmpada só emite um espectro então logo deveria-mos dar-lhes o que elas usam com multiplos espectros.

Se só dar um é suficiente isso parece-me difícil. Pelo menos neste site http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.php é dito no final para se usar lâmpadas com multiplos espectros. Em fluorescentes desconheço.

 

No entanto espero que alguem com experiência no assunto diga se é mesmo necessário para elas crescerem saudáveis e bonitas.

Editado por Akilae

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pelo menos neste site http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.php é dito no final para se usar lâmpadas com multiplos espectros. Em fluorescentes desconheço.

Parece que ainda não captaste bem... eles estão a falar de lâmpadas Fluorescentes. A cada temperatura de cor corresponde um espectro diferente, percebes?

 

E já agora, é possível ter plantas, o mais esplendorosas possível, usando somente um espectro/temperatura de cor:

 

Echinodorus_tenellus_01_800.jpg

bowdownCliquem para ver maior

 

É Echinodorus tenellus. Uma planta que em 'condições normais' é verde. Mas nesse aquário, sempre utilizei somente uma lâmpada de 6000 K. Não foi preciso ter uma de 8000, outra de 6500 e outra de 4200 K...

 

Eu não digo que essas combinações não sirvam, ou sejam más... nada disso, apenas digo que só com uma temperatura de cor também se consegue ter plantas bonitas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então sempre estava a pensar correctamente pois à temperatura da cor era a isso mesmo que me referia quando falava na cor e no seu espectro, e como estavam interligados. Não me expliquei bem, e depois foi uma embrulhada.

 

Sim essa planta está bem bonita. No entanto se tivermos várias espécies elas devem ter necessidades de espectros diferentes e aí entra a vantagem de se colocarem várias lâmpadas.

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porquê?

 

Diferentes plantas... diferentes sois? bowdown

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.