O Melhor Substrato Que O Dinheiro Pode Comprar


Akilae

Recommended Posts

Boas.

 

::D:

Bem voltando à discussão de subtratos...com AKADAMA ou ADA as fertelizações liquidas não podem ser dispensadas :S:S ..... mas será que não há nenhum substrato/ conjunto de subtratos que "aguente" um plantado durante uns meses sem fertelizações???

 

Sim, há. Qualquer um deles que se referiu atrás com selecção de plantas de crescimento lento a moderado, com plantas que assimilam nutrientes maioritariamente pela raíz, ratio de W/L baixo e ausência de CO2 ( estes últimos são os factores mais importantes que puxam pelas plantas, fazendo com que haja deplecção dos substractos e rápido aparecimento de carências nas plantas).

 

Se querem ter aquários de baixa manutenção sem grandes chatices na fertilização/podas, primeiro comecem por um ajuste na luz e, a partir daí, fazem o resto e que por ordem será: CO2, tipo de plantas, espécies de plantas...

 

A ideia de que aquários bonitos só são conseguidos com muita luz/CO2 ( e o que advém daí) está tão " enraízada" que muita gente espera um substracto milagroso capaz de suprimir as necessidades das plantas durante muito tempo neste tipo de condições, quando é exactamente o contrário. Quanto mais puxam pelas plantas, menos duradouro são os substractos e mais cedo têm de começar a fertilização líquida.

 

Aquários de baixa manutenção ( leia-se, luz q.b. e ausência de CO2) podem ser tão ou mais bonitos como aquários de alta manutenção. Tudo depende do aquariofilista e do seu toque pessoal.

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas.

Sim, há. Qualquer um deles que se referiu atrás com selecção de plantas de crescimento lento a moderado, com plantas que assimilam nutrientes maioritariamente pela raíz, ratio de W/L baixo e ausência de CO2 ( estes últimos são os factores mais importantes que puxam pelas plantas, fazendo com que haja deplecção dos substractos e rápido aparecimento de carências nas plantas).

 

Se querem ter aquários de baixa manutenção sem grandes chatices na fertilização/podas, primeiro comecem por um ajuste na luz e, a partir daí, fazem o resto e que por ordem será: CO2, tipo de plantas, espécies de plantas...

 

A ideia de que aquários bonitos só são conseguidos com muita luz/CO2 ( e o que advém daí) está tão " enraízada" que muita gente espera um substracto milagroso capaz de suprimir as necessidades das plantas durante muito tempo neste tipo de condições, quando é exactamente o contrário. Quanto mais puxam pelas plantas, menos duradouro são os substractos e mais cedo têm de começar a fertilização líquida.

 

Aquários de baixa manutenção ( leia-se, luz q.b. e ausência de CO2) podem ser tão ou mais bonitos como aquários de alta manutenção. Tudo depende do aquariofilista e do seu toque pessoal.

Cumps,

André

 

 

Boas,

 

Era mesmo uma resposta destas que procurava. Obrigado ::D: Só mais uma duvidazinha..... plantas exigentes como blyxas também podem ser mantidas num aqua sem fertelizações e CO2, só com uma boa iluminação e substrato do melhor?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

::D:

Bem voltando à discussão de subtratos...com AKADAMA ou ADA as fertelizações liquidas não podem ser dispensadas :S:S ..... mas será que não há nenhum substrato/ conjunto de subtratos que "aguente" um plantado durante uns meses sem fertelizações???

Há... depende é do plantado :wub:

 

Se tiveres plantas de metabolismo lento e consigas, de certa forma, impedir que os fertilizantes passem para a coluna de água facilmente, então é bem capaz de te aguentar uns bons meses.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Setup do aquário acima colocado, ver aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53713

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que estou a pensar usar Aquasoil + Powersand. E já agora ptorres98, começas-te a usar os micro porque te apercebeste de alguma deficiencia de crescimento nas plantas ou por outra razão?

 

pois bem sou novo nestas andanças...

e nada melhor que uns conselhos!!

as plantas estavam a crescer bem!! apenas algum prob com as folhas do topo da polyosperma (que praga cresce cresce ñ para de crescer tenho que a podar radicalmente 1 vez por semana já ñ tenho mais sitio onde a colocar no aqua tenho de comecar a deitar fora ::D: ) que estavam a ficar muito grandes e avermelhadas...

o ppl da naturline aconselhou-me o adubar com micros (atenção sem nitratos e phosfatos) pois já devia ser tempo disso ñ pela causa das folhas(eles tem acompanhado o desemvolver do meu aqua!! grande equipe sem duvida, um obrigado a eles)

o adubar com k novament conselho deles e sem duvida que conselho as plantas comecaram a ficar mais vistosas... (mais uma vez obrigado ppl da naturline que muito me atura... heheh)

 

já agora os adubos:

plant nutrition liquid da tropica 2ml dia

bright K nature aquarium goods da ADA 7ml dia ( ñ sei se ñ ando abusar)

Editado por ptorres98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Porque o haveriam de fazer? Se bem doseados não fazem mal nenhum...

 

E já agora, porquê os fertilizantes líquidos, e não todos os fertilizantes?

 

Qualquer coisa em excesso faz mal... até água no caso dos animais/seres aquáticos, e oxigénio no nosso caso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Porque o haveriam de fazer? Se bem doseados não fazem mal nenhum...

 

E já agora, porquê os fertilizantes líquidos, e não todos os fertilizantes?

 

Qualquer coisa em excesso faz mal... até água no caso dos animais/seres aquáticos, e oxigénio no nosso caso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Porque foi um fertilizante liquido que me matou uma raia. Bem sei que não tem nada a ver mas... fiquei traumatizado.

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque foi um fertilizante liquido que me matou uma raia. Bem sei que não tem nada a ver mas... fiquei traumatizado.

 

pelo que sei!! acho que não fazem mal nenhum estes (fertilizantes) que estou a usar!!

mas claro que dozeados como deve ser!!

o que estou a usar é que não sei se não está em exeso!! mas vou averiguar isso!!

os peixes pelo menos não se queixam...pelo menos ate agora!!

Editado por ptorres98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Porque foi um fertilizante liquido que me matou uma raia. Bem sei que não tem nada a ver mas... fiquei traumatizado.

Lá está... lê o que eu escrevi.

 

Tudo em excesso faz mal... a culpa não é do fertilizante, mas sim de quem o dosea.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que foi o fertilizante líquido? Já agora, compraste-o ou fizeste-o? Como se chamava? Das duas uma, ou era muito mau ou doseas-te em demasia! Mas creio que a 2ª hipótese seria necessário abusar bastante!

 

Cums!

 

(ptorres98, baixa um bocadinho o K, menos 2 ml (sensivelmente))

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Até hoje, ainda já usei akadama normal e special. Esta última, tanto quanto sei, só difere da primeira em termos de granulometria (os grãos são mais pequenos).

 

Há coisa de 2 meses montei um nano (17 litros) em que uso rocha vulcânica dos Açores, apenas com turfa granulada já gasta por baixo. Apesar de ser possível manter um plantado com isto, não aconselho a principiantes, pois é necessário ter algum calo em relação às fertilizações. Também muito por ser um nano, e qualquer variação brusca dos parâmetros ter consequências maiores do que num aquário de maior litragem.

 

No meu novo plantado, que na realidade ainda nem plantei (só montei o hardscape) estou a usar um fertilizante de fundo (Elos Terra Zero) coberto com akadama special, e de certa forma é o meu baptismo a usar fertilizantes de fundo.

 

Basicamente, é tudo o que usei até hoje.

 

Quando dei a minha opinião sobre o Aquasoil, é referente apenas à minha interpretação das opiniões de pessoas que já usaram, e que considero que percebem muito mais de aquários do que eu. De modo que eu ponho as minhas mãos no fogo pela palavra deles. Além de que eu já estive com esse substracto na mão (seco) e o vi em alguns aquários montados, e parece-me de facto melhor que a Akadama. Nem que seja só a nível de textura e ser mais agradável à vista que a Akadama (isto, relativamente ao Aquasoil Amazonia).

 

No aquário que eu coloquei aqui em link (anteriormente), usei apenas Akadama special sem nada por baixo desta. Foi tudo à base de fertilização líquida.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que foi o fertilizante líquido? Já agora, compraste-o ou fizeste-o? Como se chamava? Das duas uma, ou era muito mau ou doseas-te em demasia! Mas creio que a 2ª hipótese seria necessário abusar bastante!

 

Cums!

 

(ptorres98, baixa um bocadinho o K, menos 2 ml (sensivelmente))

 

Já não me lembra o nome. Sei que deitei a quantidade referida para o meu nº de litros no aqua. Só a raia é que morreu. Depois na loja disseram-me que ela poderia ser sensível a alguns metais. Ora bolas isto até meteu raiva. Poderiam ter avisado logo, mas tá quieto, quiseram foi os 16 contos (na altura) pelo peixe a mais nada. A loja já não existe também vai para um bom nº de anos (vá se lá saber porquê...)

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois como sabes Luis estou nestas andanças há muito pouco tempo!!

eu antes de montar o meu aquario vim aqui ao forum e muito li sobre a akadama.. e estava decedido a usar a akadama... mas depois comecei me aperceber que era para bonsais.. e fiquei algo receoso... embora os bonsais tb sejao uma planta muito sensivel.. (tenho 2)...

mas depois começei a pensar sera que os sbstractos dedicados não serao melhores... pelo menos foram desenvolvidos dedicadamente para aquarios...

mas tambem me falavam da diferenca de precos enormes... e eu resolvi a akadama.. mas quando cheguei a loja e vi que a diferenca não era assim tão abismal..(embora bem mais cara) resolvi utilizar o material desenvolvido expecifivamente para aquarios no caso o aquasoil e o power sand... ate agora tou muito satisfeito mas tambem tenho ainda o aqua a muito pouco tempo para disser como isto se vai aguentar.... mas um facto é já vi aquarios muito bons com a utização tanto de um como de outro... mas os mestres utilizam os de marcas? ou mesmo o akadama.. digo que será os de marcas... nem que seja pelos patrocinios... não??

 

a pregunta que eu faço a todos é se tivessem dinheiro para gastar qual deles usavam?? (faço esta pregunta visto que pelo que vejo maior parte do pessoal se queixa é do preço dos substractos... sinceramente tb acho o akadama caro e mais ainda como o aqua soil mas volto a disser a diferenca ñ é assim tanta...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não te importares com o preço, usa ADA claro. Também já ouvi falar bem da Elos, mas como nunca usei não falo :(

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

elos... por acaso nunca ouvi falar!! alguem que o usa que se chegue a frente!!

 

Bem... vê-se logo que és novo aqui no forum :( . Nunca viste os BRUTAIS plantados feitos pelo FAAO??? Pois bem...ele usa quase tudo da ELOS.

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

Bem voltando à discussão de subtratos...com AKADAMA ou ADA as fertelizações liquidas não podem ser dispensadas :S:S ..... mas será que não há nenhum substrato/ conjunto de subtratos que "aguente" um plantado durante uns meses sem fertelizações???

 

Penso que com ADA ( e leia-se substrato fértil, power sand, e o aquasoil) deve aguentar uns meses segundo me têm dito. Temos é de ter paciencia em também aprender a ler as folhagens das nossas plantas para saber se faltará algum nutriente, pois tudo depende da quantidade/tipo de plantas colocadas a consumir + ou - de um ou mais micro ou macro nutrientes.

 

Já agora pergunto aos entendidos duas questões relacionadas com isto. Vou mesmo por power sand e aquasoil. Gostava de saber relativamente ao power sand (penso que o special) a quantidade a colocar. Se apenas espalhada um pouco pelo fundo ou mesmo a cobrir o mesmo. Se a cobrir com que altura?

E como tenho lido respostas tanto a dizer mal como bem dos aquecedores de fundo (para ajudar a renovar a agua no substrato) alguem me ajuda a saber se é mesmo o melhor tendo uma boa dispersão de calor em todo o aqua?

Editado por Akilae

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os aquecedores de substrato tem as suas vantagens, mas se queres que o teu substrato fertil dure o maximo possivel penso que sera desvantajoso para ti, uma vez que com a circulaçao de agua o mesmo se vai esgotar mais depressa

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens quantidades "standart" para os aquários. Quais são as medidas para o teu? De cabeça só me lembro que são 2 litros para um aquário de medidas 60x30x35.

 

cumps

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque é que ADA é o melhor? :new-bday:

 

Pelo que tenho lido de variadas fontes é que tem maior equilibrio entre macros e micros e preparado para fornecer os nutrientes mesmo com uma grande demanda destes por parte das plantas aquáticas.

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola entao e assim eu tenho ada aquasoil amazonico no aqua da maria e acho que e o melhor do mercado pois nao tem fertilizantes liquidos e nao tem co2 alem de que so tem 18 wats de luz e as plantas crescem a olhos vistos

aqui vai uma foto dele se quiserem ver o resto esta na assinatura

 

IMG_0197.jpg

no meu nano so tenho akadama e tambem as plantas crescem bem so tem 11 wats de luz tambem sem co2

foto do inicio na assinatura esta o resto

IMG_0200.jpg

 

depois de estes dois aquas no meu meti akadama e ada aquasoil amazonico para ver no que dava se quiserem visitar e o que diz meu na assinatura

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

akilae... nao me parece de todo uma razão válida...para isso tens barras de adubo e em termos de nutrientes, não há nenhum que dure para sempre...

toyota... plantas com raizes aereas, plantas faceis de manter , e o aquasoil não é propriemente um substrato, é parte de um sistema de substrato... e não tem fertilizantes liquidos...mas está a precisar na minha opinião.

 

continuo com a minha pergunta, porque é que o ADA é o melhor?

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais