alsafe

Membro
  • #Conteúdo

    6
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Brazil

Tudo publicado por alsafe

  1. Justamente, é isso mesmo! Esse sistema não é nenhum tipo de filtro e sim um aspirador que funcionaria na tpa's, eu fiz no meu como descreve o desenho, apenas adaptei, pois meu aqua tb tem somente um furo, ao invés de subir com dois tubos como está no desenho, eu pus um "T" no meio da "malha de tubos furados" e interliguei tudo numa única saída ao furo, tudo por meio de conexão, pena que não tirei fotos, dá tanta pressão na saída que os peixes a sentem e ficam até meio assustados, subindo para próximo ao espelho d'água, essa montagem tem um ano, como eu disse o meu aqua tem 300l. Volto a frisar não é um filtro é sistema simples de limpeza, pelo menos pra mim funcionou. Espero ter ajudado.
  2. Sem querer apontar isso ou aquilo, mesmo porque já aprendi bastante contigo, nesta experiência sua e também porque o que dá certo pra um certamente os outros usaram também, é para isso que serve o forum, acho que 7 anos é um tempo bem considerável para saturar qualquer sistema de filtro, desde que não seja possível uma simples troca de refil ou uma manutenção como nos filtros externos; além disso pelo que pude perceber pelas fotos os tubos que vc tinha elas não eram furados em toda sua extensão e a "boca" da outra extremidade era aberta, diferente do esquema acima, e no "furo" no fundo do aquário os tubos não tinham uma conexão eles simplesmente se encontravam. Entendo que esses fatores reunidos contribuiam para diminuir a pressão do sistema e com isso a eficiencia de aspiração. Bem, com o BB você vai terá que possuir um super filtro com uma bela circulação, e para um aqua deste tamanho... além de perder um pouco da "naturalidade" do seu ecosistema, todavia, também é uma boa opção. Não sei se estamos falando da mesma coisa, mas esse sistema é o sistema Berlim sem substrato? Onde coloca-se uma placa protetora sobre o fundo do aquário, e o principio básico é possuir uma circulação forte o suficiente para manter as particulas poluentes na coluna dágua, em condições de serem tragadas por um potente skimmer ou similar. É esse? A ausência de susbtrato, embora torne o sistema artificial (a meu ver), evita a criação de uma área de deposição de particulas. Como eu falei é também uma bela opção, mas não gosto muito da idéia de não ter substrato, sei lá, acho que ficaria meio esranho.
  3. Acho que você não entendeu dá uma olhada nisso: Depois é só vc direcionar esse dois tubos que sobem para um único furo (do seu aquário) que desse, acho que com apenas essa adaptção vc terá um ótimo "aspirador hidráulico" -------------------------- O peixe mais incrível Apaiari!!!
  4. Bem vou dar minha contribuição, apesar de parecidos os idiomas não são completamente iguais, mas parece que vc está buscando uma solução para pôr um substrato de granulação fina, ideal para arraias, e ao mesmo tempo ter um sistema de "limpeza" (manutenção) eficiente. Se for realmente isso, eu possuo um aquário de 300l e possuo um substrato "fino", não tanto quanto areia mas é bem fino, e fiz o seguinte: Coloquei placas de plástico próprias para aquário (como esta http://www.aquabetta.com.br/index.php?pag=...amp;p_cod=1526) com uns calsos pra ficar um pouco mais alto e tem um furo no fundo no meio do aquário com uma flange 3/8, quando preciso trocar a água abro o registro de baixo e o próprio fluxo aspira a sujeira. Adaptando ao seu caso, dada as dimençõs GIGANTES dessa obra prima, você poderia fazer dois ou três furos no fundo ou tirar por cima (eu prefiro os furos) fazer uma "malha" com tubulação toda furada (mais ou menos como esta http://br.geocities.com/aquarioland2000/faca_fbf.htm) e pôr uma tela de metal com uns calsos, sobre essa malha, como apoio e uma tela bem fina de perlon ou nilon bem fina, e jogar a areia por cima, acho que você conceguirá um resultado muito bom.
  5. Agora lendo o restante do tópico percebi que você é de Portugal, que loucura, mas blz, vi as fotos... SENSACIONAL... só tenho isso a dizer. Posta mais fotos ai de outros ângulos. Moro no Rio de Janeiro - Brasil.
  6. Olá, Cara nem acredito que achei isso... pensei que fosse o único louco que tinha imaginado algo assim... hahahaha... não imagina como estou feliz de ter encontrado alguém que já tenha executado um projeto tão aldacioso. Todavia o meu projeto é um pouco diferente mas com a mesma essência; o meu1200l terá 2,00m x 1,00m x 0,60m, e será todo em alvenaria (não sei ainda de tijolo ou concreto, mas acho que será de concreto por segurança) e vidro somente na parte da frente, o filtro do mesmo material ou de vidro (o que sair mais barato) na parte inferior, a intenção é povoar com ciclídeos (já tenho 4 em um aquário de 220l que está ficando apertado) Mas cara tenho várias perguntas, espero não te perturbar muito então tentarei faze-las todas de uma só vez: 1- qual material das paredes? qual espessura? 2- Como dimencionar um filtro ideal? 3- Você usa filtro UV? Como dimencionar? 4- Você utilizou cintas vigas, como se fosse uma mini estrutura para uma casa? (deu pra entender a pergunta? por favor, forneça mais detalhes sobre a construção.) 5- Por precisou de caixilhos para colocar os vidros?? Eu estava pensando em preparar a área do cimento ou colocar uma cerâmica e encaixar o vidro diretamente, o que você acha? 6- Qual iluminação você utiliza? 7- e a bomba de aeração? Bem acho que estas são as minha princiapais dúvidas, pois apesar de ter aquário há pelo menos 7 anos, acredito que um aquário tão peculiar e de 1200l é realmente um grande desafio. Obrigado a todos pelas dicas.