Problemas De Crescimento


Kosuta

Recommended Posts

Tenho um Feto de Java (Microsorum pteropus) agarrado a um tronco que já vem a sofrer de melt a algum tempo, mas tem-se aguentado.

Agora começou a ficar com as pontas transparentes... mesmo as mini-plantas que vão crescendo nas pontas apresentam as mesmas características.

 

DSCN2012.jpg

 

O aquário tem as seguintes características:

Capacidade: 200L

Luz: 3*39W - 10.000K

Co2: pressurizado (1 bolha/ segundo)

pH: 6.8

kH: 3

gH: 6

NO3: 5 - 10 ppm

PO4: 0.5 - 1ppm

TPA: 25L / semana

 

Faço fertilização com TMG da tropica e com NO3, PO4, K e Ferro+ da HA.

 

O que é que se passa com ela? Tenho outras plantas que se dão bem, mas os fetos é esta desgraça, entre melt e pontas transparentes....

 

Sérgio Costa

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um Feto de Java (Microsorum pteropus) agarrado a um tronco que já vem a sofrer de melt a algum tempo, mas tem-se aguentado.

Agora começou a ficar com as pontas transparentes... mesmo as mini-plantas que vão crescendo nas pontas apresentam as mesmas características.

 

DSCN2012.jpg

 

O aquário tem as seguintes características:

Capacidade: 200L

Luz: 3*39W - 10.000K

Co2: pressurizado (1 bolha/ segundo)

pH: 6.8

kH: 3

gH: 6

NO3: 5 - 10 ppm

PO4: 0.5 - 1ppm

TPA: 25L / semana

 

Faço fertilização com TMG da tropica e com NO3, PO4, K e Ferro+ da HA.

 

O que é que se passa com ela? Tenho outras plantas que se dão bem, mas os fetos é esta desgraça, entre melt e pontas transparentes....

 

Sérgio Costa

 

Acho que 1 bolha por segundo é pouco... para esse aqua de 200LT se estiver bem plantado eu metia 3 bolhas/segundo

E K quanto adicionas diariamente.... pode ser pouco de K ou de ferro...

 

outra cena TPA de 25L por semana num aqua de 200LT eu acho pouco... na minha opiniao 50LT por semana era bem melhor ou 2x25LT semana..

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez as TPAs sejam em pouca quantidade, mas não tenho tido problemas de nitratos, amónias ou algas.

Se aumentar o CO2 o pH começa a descer bastante, penso que é por ter pouco kH (não faz efeito tampão).

 

Quanto à fertilização estou a dar diariamente 1mlK e 1mlFe+ (HA), 2 vezes por semana 10ml TMG, e 1 vez por semana depois das TPA PO4 e NO3 se necessário.

 

Mas o mais estranho é que quase todas as plantas se dão bastante bem, só o Fetos de Java é que fica neste estado.

 

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez as TPAs sejam em pouca quantidade, mas não tenho tido problemas de nitratos, amónias ou algas.

Se aumentar o CO2 o pH começa a descer bastante, penso que é por ter pouco kH (não faz efeito tampão).

 

Quanto à fertilização estou a dar diariamente 1mlK e 1mlFe+ (HA), 2 vezes por semana 10ml TMG, e 1 vez por semana depois das TPA PO4 e NO3 se necessário.

 

Mas o mais estranho é que quase todas as plantas se dão bastante bem, só o Fetos de Java é que fica neste estado.

 

Sérgio Costa

 

se usas fertilizantes liquidos da HA 1ml em 200LT sao: 0.5 ppm o que é mesmo mt pouco pois deve rondar os 15 ppm diários

 

e 1ml de Fe é acima das recomendações, como fazes poucas TPA logo o Fe deve ser consumido pelas plantas pois senao tinhas algas com fartura

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se aumentar o CO2 o pH começa a descer bastante, penso que é por ter pouco kH (não faz efeito tampão).

 

É muito provável que este seja o teu principal problema com essa planta, variações bruscas de PH.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito provável que este seja o teu principal problema com essa planta, variações bruscas de PH.

 

De início sim, ainda cheguei a ter algumas variações bruscas de pH, mas TPAs e falta de experiência com o CO2 pressurizado.

Agora (à 2 meses para cá) o pH anda sempre controlado entre 6.8 e 7, nunca varia muito.

 

O que me aconselham?

 

Aumentar mais a fertilização? Aumentar o CO2 e o kH?

 

Abraços,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a seguir as recomendações do Godlike, aumentei a fertilização de K para um total semanal de 60ml (+/-33ppm) e Fe para 3ml/ semana.

Apesar de só ter este esquema de fertilização há 1 semana, já se nota algumas melhorias nas zonas transparentes do feto de java.

 

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após ter adoptado o novo esquema de fertilização, e já se notam melhorias significativas no Feto de Java e na Hemianthus callitrichoides "cuba".

O problema agora é que a Heteranthera zosterifolia e a Hygrophila polysperma "rosanervig" estão-se a dar mal.

Após ter feito uma remodelação no aquário (que envolveu replantar estas duas espécies) elas pararam de crescer, a HZ não procura a luz e as poucas folhas novas são muito mais pequenas do que deveriam ser...

 

Alguem sabe o que se passa?

Fica aqui o esquema actual de fertilização:

 

tabela_fertilizacao.gif

 

Abraço,

Sérgio Costa

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como se diz, uma foto vale mil palavras.... é com isto que eu me deparo.

 

Alguém sabe o que poderá estar a acontecer? Sugestões? Ajuda? :)

 

DSCN2103.jpg

 

Para servir de comparação, no mesmo aquário tenho estas duas plantas a dar-se bem, depois do aumento de K.

 

DSCN2106.jpg

DSCN2107.jpg

 

Abraço,

Sérgio Costa

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sendo nenhum mestre, vou mandar uns bitaites:

As heterantheras foram plantadas/replantadas/ mexidas há pouco tempo? Essa plantas são muito sensiveis ao toque...

As minhas folhas novas dos fetos de java crescem todas assim como a tua foto, e eu penso (não sou nenhum expert, mais uma vez) que a planta é assim mesmo. Quando a folha pára de crescer essa ponta, como que cozida, desaparece. É mesmo assim, e talvez por isso te pareceu que passou.

Quanto á Cuba, não tenho alguma experiência, mas parece-me que houve uma paragem de crescimento, e as algas tomaram conta delas. Mas também parece que elas estão a vencer as algas... Pelo menos é o que parece na foto.

Desculpem-me os entendidos e o Kosuta se o estou a enganar sem querer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sendo nenhum mestre, vou mandar uns bitaites:

As heterantheras foram plantadas/replantadas/ mexidas há pouco tempo? Essa plantas são muito sensiveis ao toque...

As minhas folhas novas dos fetos de java crescem todas assim como a tua foto, e eu penso (não sou nenhum expert, mais uma vez) que a planta é assim mesmo. Quando a folha pára de crescer essa ponta, como que cozida, desaparece. É mesmo assim, e talvez por isso te pareceu que passou.

Quanto á Cuba, não tenho alguma experiência, mas parece-me que houve uma paragem de crescimento, e as algas tomaram conta delas. Mas também parece que elas estão a vencer as algas... Pelo menos é o que parece na foto.

Desculpem-me os entendidos e o Kosuta se o estou a enganar sem querer.

 

Concordo... com o que mencionas... pois quando replantamos as plantas as raizes já nao estão onde deviam estar que é bem agarradas ao substrato... logo a HZ sente logo isso... é uma planta realmente mt sensivel e qq coisinha fica logo com esses tons escuros....

 

KOSUTA

 

Olha no que respeita ao quadro que mencionas... existe uma maneira mais simples do que andar a fazer tabelas...

 

tipo segues esta regra de N P K 5 - 0.5 - 10 ou 10 - 1 - 15

 

em relação ao K deves adicionar 10 ppm por cada 5 ppm de N que adicionas ao aqua ou 10 ppm por cada 1 de P que adicionas ao aqua.... Pois se os niveis de fertilização estiverem equilibrados vai existir consumo de N e P logo todos os dias deves restabelecer estes valores, verificas estas alterações com testes.. com o passar do tempo estes valores vão ter a sua logica... tipo por ex: todos os dias tens de adicionar 1ppm de P...

 

Contudo por K a mais nao vai ser problema pois nao existe qq registo de ser prejudicial para o aqua ou para o equilibrio

 

Em relação ao Fe atenção as quantidades que adicionas pois em excesso o Fe faz um brutal desenvolvimento de algas...

Usa um teste e tenta manter o Fe entre 0.25 a 0.5... nunca a mais do que estes valores pois ai tens um boom de algas

 

Os micros tb convém nao exceder muito os valores recomendados.. pois em excesso favorecem as algas..

 

Espero que te esteja a conseguir ajudar... mas atenção todos os aquarios sao diferentes... e as opiniões de cada um tb são diferentes,

 

E para finalizar a cura da maior parte dos probs nos plantadas são as TPA com regularidade!!

 

CUMPS

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos.

 

Realmente isto começou a descontrolar-se tudo quando retirei o tapete de riccia.

A Cuba não teve um ataque de algas, mas esteve com o crescimento dela completamente estagnado durante quase 2 meses. Penso que seria falta de ferro.

Felizmente as únicas algas que tenho são green spots, mas muito ligeiro, limpo os vidros só de 15 em 15 dias.

 

Godlike quando falar nesses valores de fertilização são diários? NPK 10/1/15?

Antes estava só a fertilizar 1 vez por semana logo após a TPA (15-20%), e fertilizava segundo as carências que encontrava após os testes químicos.

 

Abraço,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos.

 

Realmente isto começou a descontrolar-se tudo quando retirei o tapete de riccia.

A Cuba não teve um ataque de algas, mas esteve com o crescimento dela completamente estagnado durante quase 2 meses. Penso que seria falta de ferro.

Felizmente as únicas algas que tenho são green spots, mas muito ligeiro, limpo os vidros só de 15 em 15 dias.

 

Godlike quando falar nesses valores de fertilização são diários? NPK 10/1/15?

Antes estava só a fertilizar 1 vez por semana logo após a TPA (15-20%), e fertilizava segundo as carências que encontrava após os testes químicos.

 

Abraço,

Sérgio Costa

 

Sim são diarios... se no 1 mês de vida do aquario fizeres testes regularmente chegarás a uma logica diária... ou seja essa relação que te dei é para manteres diáriamente!!

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais