Ciclar Novos Aquarios


joe faria

Recommended Posts

Boas pessoal. Após algum tempo de consulta neste fórum tenho, tenho verificado que alguns dos ditos amantes de aquariofilia, iniciam o ciclo do aquário colocando no mesmo um peixe ou invertebrados ( dispensável para muitos ou baratos para outros). Acho triste e especialmente desumano, essa mesma atitude por parte dos aquariofilistas, especialmente quando inúmeras alternativas podem ser utilizadas, submetendo os pobres animais aos picos iniciais

da amónia e respectivas situacões adjacentes ao ciclo e a maturação do novo aquário. Porque nao sugerem a adição de umas simples pastilhas de comida para peixes-gato, a adição dos liquidos bacteriais ( devo dizer que este é sugerido mas nao frequentemente), a maturação das materias filtrantes num outro aquário disponível ou até mesmo de um amigo, tudo isto pode e deve ser efectuado nas primeiras semanas de vida do aquario.

Pessoal, eu apenas pretendo sensibilizar os novos e, colocar os velhos a pensar nas suas atitudes, porque eu mesmo não sou melhor que ninguém.

Um abraço para todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu combato os picos de amónia de outra maneira... com plantas.

 

And they all lived happily ever after...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em certa parte concordo com o que disse o Joe Faria,mas isso torna-se mais evidente ao colocar 3,4 às vezes 5 peixes num aqua não ciclado. Caso seja apenas colocado um peixe e não cedamos à tentação de colocar mais antes que uma colónia de bactérias dê azo à amónia,penso que esse peixe não terá problemas de maior.

Também se inicia um ciclo só com caracóis Planorbis Corneus (ou outros) e pequenos pedaços de comida.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu montei o meu aquario a coisa de uma semana e no 3 dia puz peixe

 

Sou muito desumano mauahauh!

 

( A parte de por o peixe e verdade mas utilizei um produto da Tetra SafeStart que continha bacterias para o ciclo..24 horas depois ja podia por peixes mas mesmo assim deixei 48h )

 

Era so para vos assustar :D

Editado por pedrotyson
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu montei o meu aquario a coisa de uma semana e no 3 dia puz peixe

 

Sou muito desumano mauahauh!

 

( A parte de por o peixe e verdade mas utilizei um produto da Tetra SafeStart que continha bacterias para o ciclo..24 horas depois ja podia por peixes mas mesmo assim deixei 48h )

 

Era so para vos assustar :lol:

 

 

Que piadão! A propósito, não acredites em tudo que lês.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E será que há picos de amónia ao colocares só um peixe?

Sim e passo a explicar. Todas as plantas e animais respiram, utilizando oxigenio para obtencao de energia atraves daquilo que consomem ( amino acidos e proteinas ricas em nitrogenio), produzindo materia organica. As plantas tambem produzem materia organica (atraves da decomposicao gradual das suas folhas e propria planta), se bem que mais lentamente que os nossos peixes ( a respiracao dos peixes liberta amonia atraves das suas guelras, produzindo mais materia organica atraves de quantidades pequenas de urina e fezes). Tudo isto no seu conjunto e amonia, venenosa e mortal para os nossos peixes de aquario. Todos nos sabemos que no mundo natural qualquer coisa serve de alimento a outra, especificamente a amonia ira servir de alimento a um grupo de bacterias, que utilizam o oxigenio para a converter em nitritos. O problema e que os nitritos sao tambem venenosos, mas entra novamente um outro grupo de bacterias que converterao os nitritos em nitratos, tornando-se estes em alimento para as plantas. Tudo isto e um ciclo e, e por isso que temos de dar tempo ao aquario para que o seu filtro e, o proprio ecossistema do pequeno meio aquatico pelo qual somos responsaveis sejam capazes de lidar com a amonia produzida, nem que seja um unico peixe, situacao que nao acontece num novo aquario nao ciclado.

 

Eu combato os picos de amónia de outra maneira... com plantas.

 

 

And they all lived happily ever after...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Nem todos os aquariofilistas pretendem ter plantas no aquario (ex: aquarios com ciclidios do lago Malawi e Victoria) ou aquarios de agua salgada.

Editado por joe faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Nem todos os aquariofilistas pretendem ter plantas no aquario (ex: aquarios com ciclidios do lago Malawi e Victoria) ou aquarios de agua salgada.

Sim... mas eu não faço parte desse grupo ;)

 

Além do mais... essa é a minha técnica. Não obrigo ninguém a segui-la :)

 

Quanto à tua resposta ao João Abóbora... uma coisa é 'picos de amónia', outra é pura e simplesmente 'amónia'. E já agora, as plantas conseguem assimilar todas as formas de azoto que mencionaste. Algumas, com a ajuda de micro-organismos, até o conseguem captar directamente do ar sobre a forma de N2.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

Sim... mas eu não faço parte desse grupo ;)

 

Além do mais... essa é a minha técnica. Não obrigo ninguém a segui-la :)

 

Quanto à tua resposta ao João Abóbora... uma coisa é 'picos de amónia', outra é pura e simplesmente 'amónia'. E já agora, as plantas conseguem assimilar todas as formas de zoto que mencionaste. Algumas, com a ajuda de micro-organismos, até o conseguem captar directamente do ar sobre a forma de N2.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Boas Luis, a tua tecnica nao a comento, porque simplesmente e a mais correcta. Relativamente a minha resposta para o Joao, quis apenas indicar e tentar explicar que o mais insignificante peixe altera as condicoes de um aquario nao ciclado, aumentando a quantidade de amonia no mesmo e, caso nao haja as bacterias em quantidade suficiente o peixe estara sobre stress.

Um abraco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alterar é uma coisa, provocar picos de amónia que sejam realmente prejudiciais ao peixe é que já dúvido. A não ser que não faças trocas de água e o peixe esteja em 5l ou assim.

Com a introdução de um numero de peixes reduzido para a litragem do aquário, a relação entre os niveis de amónia produzidos pelo peixe e matéria organica e a quantidade de amónia transformada pelas bactérias, vai permitir manter as condições da água boas para o peixe, enquanto as bactérias se propagam. E isto falando de um aquário todo montado de novo, porque se usares o areão, água ou filtro de outro aquário já montado, nem precisas de esperar.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(só para chaterar: até se podem meter 10 peixes no primeiro dia de uma montagem... se for num aquário com 1000 litros)

 

Para além do que o Joe Faria disse, o problema não é só a ciclagem inicial, mas também a introdução de muitos peixes de uma só vez num aquário já ciclado; a taxa de reprodução das bactérias nitrificantes é baixa, de maneira que elas estão adaptadas à quantidade de matéria orgânica à sua disposição; se ao fim de 5 anos se duplica de uma só vez o número de peixes, o mais provável é haver um pico de amónia. A mesma coisa se se der 5 vezes mais comida que o habitual (por ex a vizinha nas férias)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais