stress discos urgente!!


Apaiari

Recommended Posts

boas,

um amigo meu tem 2 discus, que tem um grande problema, que é o stress, ele não sabe exatamente porque os discos estão assim, mas ate da aflição, quando se aproxima alguem do aqua , eles correm e batem-se no vidro, e ja fez de tudo e continua o mesmo, e temos muito medo que morram, mas é de salientar que fora isso estão bem, comem, tem boas cores e brilho, neste momento estão num aqua com areão , plantas e limpa fundos, 240 Lt., iluminação 2x18, filtro eheim externo, com caramica, las, turfa, esponja., ph - 7.0, todos os outros testes estão a zero.

tpa, 1xpor semana de 20%.

obrigado e agradeço desde ja a vossa colaboração

Pablo Leandro

ate ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

<a href='http://www.smileycentral.com/?partner=ZSzeb008' target='_blank'>26_11_1v.gif</a>

O teu amigo devia colocar uma cartolina nos vidros ate eles ficarem melhores, ou ate se habituarem. Claro deve tirar a cartulina quando nao ouver ninguem para chatear os peixinhos. Claro que devem existir outros metedos mas eu nao me recordo.

<a href='http://www.smileycentral.com/?partner=ZSzeb008' target='_blank'>10_4_4v.gif</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Da minha experiencia com Discus posso dizer-te isto:

 

convém forrar a parte de tras do aquario com cartolina preta para eles se sentirem mais seguros, a parte lateral tambe se houver necessidade;

 

ter muitas plantas que lhes dem abrigo como as Vallisnerias;

 

ter o aquario ou onde ha sempre movimento ou onde raramente há movimento, assim eles adaptam-se ao meio onde estão e não andam sempre sobresaltados;

 

boa sorte pois com essas pancadas que eles dão no vidro podem efectivamente morrer. :wink:

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi, acho que vou tentar colocar as cartolinas pretas atras e dos lados, e espero que seja suficiente , quanto as valisnerias tambem vou colocar ,

ok obrigadão pela ajuda e se voçês se lembrarem de mais alguma coisa , agradecia contacto pelo forum, pois verifico sempre novas mensagens ate conseguir resolver este problema....

 

PL

Pablo Leandro

ate ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apaiari,há quanto tempo o teu amigo tém esses discos,e aonde eles estavam,numa loja sem grande movimento, isso também é importante,pois são peixes sensiveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Ze machado, ele ja os tem a uns 2 meses e comprou de outro amigo do qual, os discus ja eram assim, mas quando os trouxre sempre acreditou que como os discos estavam em lugar sem passagem de pessoas, isso aos poucos iria mudar, mas pelo que parece, não tem sido assim, por isso é o meu espanto, mas ja colocamos a cartolina preta atras e dos lados, e mais plantas , agora é so esperar para ver se ha alterações, mas acaso saibas de alguma coisa diz-me por favor, custa muito ver os animais sofrerem...

obrigado

 

Apaiari

Pablo Leandro

ate ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as cartolinas e mais plantas não resultarem, coloca algumas plantas na superficie para fazer sombra.

Os Discus gostam de um aqua com muitoa troncos ou em alernativa bem plantado e com algumas sombras para se sentirem seguros.

 

Vai dando notícias da evolução deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola ricardo, como disse vou tentar fazer o teste da cartolina e das plantas, espero que eles se sintam melhir, daqui a umá semana ja se pode ver a evolução, e se caso não melhorar , tiver colocar essas plantas, mais uma vez, um muito obrigado

 

Ate ++

Pablo Leandro

ate ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho discus novos e eles ao inicio tambem entravam em stress com muita facilidade, porque o sitío do aquario tem pouca passagem.

Eu fiz o seguinte, dou-lhes comida com a mão toda dentro de água, as primeiras vezes eles acharam muito estranho, agora até o braço lá ponho sem problemas(eheh, ganda maluco), também passo algum tempo junto do aqua para se habituarem ao movimento, ainda se escondem de vez em quando mas estão a melhorar cada vez mais.

Cada maluco com a sua mania!

 

Fiquem bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola spidey, por acaso estamos ja a fazer isso desde ontem, e só vamos dar de comer se for pela nossa mão, ate ver , pois teem comido , mas ainda com muito medo, e quando saimos do quarto e voltamos a entrar, para estar um pouco com eles, eles se assuntam muito, muito mesmo, mas ainda agora iniciamos todas essas hipoteses.

obrigado e ate++

 

Apaiari

Pablo Leandro

ate ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Quando os meus discus estão com stress mas comem e não aparentam qualquer doença não ligo nada, pois o que interessa é que eles estejam de saúde.

Mas, se são teimosos e continuam stressado não vou criar ambiente ou situações que permitam que eles se escondam.

Para os obrigar a virem até mim, simplesmente começam a fazer dieta forçada, pois com a fome são obrigados a tentarem descobrir aonde há comida. E começam a relacionar a minha presença com a comida.

Tenho cerca de 30 discus incluindo 5 casais e já tenho alguns anos de experiência, mas todos os dias estou a aprender sempre alguma coisa.

Resumindo: Por vezes somos nós os culpados de eles andarem stressados pois não paramos de alterar o ambiente aonde vivem.

Por exemplo há cerca de 3 a 4 meses, 3 casais andavam esquisitos, não desovavam, ou se desovavam nada ía avante, com este estado conseguiram que eu me desinteressasse um pouco com eles. Se bem que tinham todas suas necessidades satisfeitas quer na comida quer nos parametros de água. Mas deixei de andar sempre a limpar os vidros, efectuar as mudanças de água nos períodos certos. Resumindo não lhes faltava nada mas tambem não tinham muitas atenções da minha parte, embora entrassem uma certa dieta.

Nesta altura passados este tem com esta situação cada casal estão com alevins e todos preocupados com a sua prole. Com isto chego à conclusão que quanto menos de alterar o ambiente que os rodeia mais resultados se obtem.

Os grandes criadores têm os seus peixes em aquários nus por diversos factores que principalmente facilitam a manutenção desses aquários mas um dos factores principais é não darem chance a que eles se escondam e que sejam obrigados a sentirem a presença do seu criador sem se esconderem.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola ruitaborda

realmente voçê tem toda a razão, se continuar a dar escapatorias para os discus, possivelmente darei asas a que eles continuem com medo das pessoas e a se esconderem, gostei das tuas ideias, ja coloquei a cartolina e mais plantas, tenho somente dado comida pela minha mão, eles vem comer , mas se me mexo rapidamente se escondem, mas ja esta melher, veem ate a mim pra comer, mais uma vez, obrigado e tens razão.

 

PL

Pablo Leandro

ate ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá colega...

No meu caso tenho cinco discos num áquario de 200l,andavam sempre com medo,sempre escondidos quando aparecia e outras situações.

Resolvi fazer,aplicar uma ideia de uma pessoa experiente no ramo,então tirei as plantas,o tronco,e o areão e outros, por um tempo perlongado.

Apaga que tive foi um excelente resultado,acontece que quando vou aspirar o fundo,todos eles andam a trás do aspirador á procura de comer,só de me verem ao longe, encostam-se logo ao vidro,nas minhas mudanças de água,que acontece de três em três dias,acompanham-me no meu trabalho sem medo algum.

Acabou-se o stress e o jogo das escondidas.

Se eles não tiverem por onde se esconderem,se eles não fugir aos problemas,acabam por enfrenta-los e perderem o medo.

É como tudo na vida.

 

Até mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Para acrescentar:

Se o cardume de discos já tiver um número considerável e se estes já estiverem adapatados "às rotinas" que são efectuadas no aquário então a adaptação de discos recém adquiridos será mais rápida.

Noto que, os últimos 4 que comprei adapataram-se mais rapidamente "às rotinas" (TPA's, limpezas, alimentação, etc) e à presença humana do que os primeiros que adquiri pelo facto de seguirem um pouco o que os "antigos" fazem.

 

Quando são poucos peixes aí as coisas são diferentes... :oops: Podem necessitar de um tempo de adaptação maior.

Evita mexer muito no aquário visto que isso ainda os assusta mais.

 

Cumprimentos,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não posso deixar de comentar pelo simples facto de que eu conheço discus de um Senhor do Barreiro/Pinhal Novo que todos conhecemos aqui do forum.

Que nós ficamos stressados só de pensar porque é que eles não se stressam.

Acho que vai haver um prémio(népia), e tudo para quem conseguir stressar um discu daqueles.

Fica bem e boa sorte para os discus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva :D

 

No seguimento do que o Malubas disse, devo informar que se referia a mim :wink:

 

E quero aproveitar para deixar aqui expressa a minha opinião em relação a este assunto o stress dos Discus

 

Será que já alguém se questionou sobre os motivos que podem provocar esta atitude nos animais??? :D

 

Pois eu acho (e na minha modesta experiencia com Discus), que por vezes somos mesmo nós a provocar isso nos pobres animais, com tantos cuidados e temores que temos sobre eles :?

 

Acreditem que estes peixes devem ser tratados da mesma forma que todos os outros, sem tratamento de excepção, acreditem que é verdade :(

 

Os Discus têm que se habituar à nossa presença junto do aquário, têm que nos aceitar quando fazemos a limpeza do seu espaço, quando mexemos nas decorações, etc etc

 

Como é que se consegue?? Impondo a nossa presença, não os assuntando, nada de pancadas nos vidros (atenção ás criançinhas :) ), garantindo a higiene do seu espaço, proporcionar-lhes uma água com boas condições, não os forçar a coabitar com espécies mais agressivas e destabilizadoras, dando-lhes da comidinha que eles mais gostam, atenção e carinho :cry:

 

Sim carinho, poder parecer estranho mas acarinhar os vossos peixes passa por passar algum tempo perto deles, para que eles nos conheçam e não nos estranhem :P

 

Acreditem que depende de todos nós terminar de vez com o mito de que os Discus têm que ser mantidos em redomas de vidro... nada disso 8) aprendam a conhecer os vossos Discus e dêem-se a conhecer a eles, e verão que são animais espectaculares que até vos dão as boas vindas sempre que cheguem junto do aquário :D

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi pessoal, muito obrigado por tudo, mas devo dizer que o jorge costa, tem toda a razão, nesta ultima semana, retirei tudo que estava a tapar o aqua dos discus, cartolinas o esxesso de plantas, e a escuridão, coloquei mais luz e todos os dias faço manutenção no aqua e so dou comida em minha mão e passo uma hora todos os dias junto ao aqua, e posso garantir que estão incriveis, é como se fossem crianças abandonadas e estavam com medo, mas ja entenderam que so quero o bem deles e agora sinto que se não fizer isso , ficam tristes, é realmente incrivel e estou bastante feliz, ja adicionei mais 4 discus que estavam noutro aqua e estão melhores ainda, quando me veem a chegar, ficam malucos e nadam de um lado ao outro do aqua , mas sempre junto ao vidro, a espera de comida e comem tudo, e ja se misturam com os outros discus, mais uma ves quero agradecer, mas nunca se esqueçam que são seres vivos, e por mais doentes ou estranhos que estejam, mereçem ter um tratamento especial , mas o mais possivel normal, obrigado

Pablo Leandro

ate ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais