1º Aqua - Ajuda


jose.pereira

Recommended Posts

Olá,é a primeira vez que tenho um Auário, pelo menos é assim que o chamo, já tive globos, com peixinhos dourados, etc ... mas comprei um casal de Bettas, e começou a paixão ... daí comprei um aqua de 18L, com filtro wiepro 175l/h, e luz ... e o casalinho claro ... mas agora o macho está com icto .. tem aqueles pontinhos brancos nas barbatanas ... e tem um comportamento muito estranho .. ora agressivo .. ora coça-se no fundo, ora ( e este é bem estranho) permanece bastante tempo de cabeça para baixo entre o filtro e uma das paredes do aquário .... contactei o vendedor da loja onde comprei o aquário e os bettas e mandou-me experimentar colocar uma colher de sopa bem cheia de sal grosso ... e ver o que vai dar ... se não der nada terei que passar ao medicamento ....

 

 

Será que há algom mais que possa fazer para ajudar estes meus novos amigos?

 

Agradecia seguestões e dicas, e sei que este aqua não é como os que já vi por aqui que são bem deslumbrantes, mas cada um tem o que pode .....

 

P.S.: poderei juntar aos bettas peixes paraíso?

 

Zé Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,é a primeira vez que tenho um Auário, pelo menos é assim que o chamo, já tive globos, com peixinhos dourados, etc ... mas comprei um casal de Bettas, e começou a paixão ... daí comprei um aqua de 18L, com filtro wiepro 175l/h, e luz ... e o casalinho claro ... mas agora o macho está com icto .. tem aqueles pontinhos brancos nas barbatanas ... e tem um comportamento muito estranho .. ora agressivo .. ora coça-se no fundo, ora ( e este é bem estranho) permanece bastante tempo de cabeça para baixo entre o filtro e uma das paredes do aquário .... contactei o vendedor da loja onde comprei o aquário e os bettas e mandou-me experimentar colocar uma colher de sopa bem cheia de sal grosso ... e ver o que vai dar ... se não der nada terei que passar ao medicamento ....

Será que há algom mais que possa fazer para ajudar estes meus novos amigos?

 

Agradecia seguestões e dicas, e sei que este aqua não é como os que já vi por aqui que são bem deslumbrantes, mas cada um tem o que pode .....

 

P.S.: poderei juntar aos bettas peixes paraíso?

 

Zé Luis

 

 

 

Boas o betta está em agua quante? se nao tiver tens de por porque é um peixe da agua quente se ja tiver aumenta a temperatura ate aos 30 graus... nao ponhas o sal.. prefere primeiro o medicamento ja que é facil curar e penso que o sal nao faz bem ao bettta.

 

´´E importante que me digas se o betta tá em agua quente

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o betta está em agua quante? se nao tiver tens de por porque é um peixe da agua quente se ja tiver aumenta a temperatura ate aos 30 graus... nao ponhas o sal.. prefere primeiro o medicamento ja que é facil curar e penso que o sal nao faz bem ao bettta.

 

´´E importante que me digas se o betta tá em agua quente

 

não .. não está em àgua quente .. :P ... como disse .. meu primeiro aqua .. e foi assim que mo aconselharam .. se bem se mal ... não sei ...

 

tou com problemas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o Jorge Bento te disse, o beta é um peixe que sobrevive em águas não quentes (não significa frias de inverno) mas que VIVE em água quente, e o que ele tem provavelmente até terá sido de uma quebra de temperatura da água, por isso compra um termostato e mete a temperatura gradualmente até 30º para tratar o ictio depois quando tiver bom voltas a descer a temperatura até +/-26/27 graus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S.: poderei juntar aos bettas peixes paraíso?

 

Zé Luis

 

 

Olá, não sou entendidona matéria, mas fui procurar e encontrei isto

 

de outro site:

 

Muito fácil de criar, este peixe é extremamente territorial e poderá se tornar agressivo se o aquário for de pequeno porte. Não aconselho para aquários comunitários pois estarão constantemente perseguindo outros peixes.

 

No fórum no seguinte tópico: Exoperiencias com peixe paraiso? o Aquaben refere isto

 

by aquaben

 

Não tens problemas em juntar paraisos com gouramis, não é aconselhavel é junta-los com Bettas.

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não .. não está em àgua quente .. :P ... como disse .. meu primeiro aqua .. e foi assim que mo aconselharam .. se bem se mal ... não sei ...

 

tou com problemas?

 

Já agora, e desculpem se estou a abusar .. mas estou interessadissímo em fazer que este aqua funcione .. quer pelo gosto pessoal, quer pelas crianças lá de casa .. que já se apaixonaram por ele ...

 

O filtro tem de estar sempre ligado, de quanto em quanto tempo deve-se mudar/limpar a esponja e componente de carbono activo, acho que é esse o termo ?

 

A luz está ligada a um temporizador que liga 12 h por dia, está bem assim?

 

Agradecia, se possivel, dicas como manter este aqua de 18 l o mais agradável possivel para estes bettas ...

 

Uma vez mais .. muito obrigado pela vossa atenção ..

 

Zé Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O betta é bastante resistente, por isso 'aguenta' temperatura um pouco mais baixa, mas não agradece. Por isso faz como aconselham, aumenta a temperatura.....

Sobre o sal, poderias acrescentar um pouco, mas não uma colher de sopa..... isso vai matar o bixo. Eu preferia o medicamento.

 

Sobre acrescentar uns peixes paraiso.... resposta curta, não. 18L não é muito espaço. um betta é suficiente, eu não acrescentaria mais nada.

Proteja o ambiente, imprima só se fôr mesmo necessário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, e desculpem se estou a abusar .. mas estou interessadissímo em fazer que este aqua funcione .. quer pelo gosto pessoal, quer pelas crianças lá de casa .. que já se apaixonaram por ele ...

 

O filtro tem de estar sempre ligado, de quanto em quanto tempo deve-se mudar/limpar a esponja e componente de carbono activo, acho que é esse o termo ?

Deves limpar sempre que esteja suja ;) o máximo dos máximos semanalmente mas se for menos tempo melhor. carbono activo deves retirar e só colocar depois da colocação de medicamentos, isto pq serve para retirar os restos químicos no final do tratamento.

A luz está ligada a um temporizador que liga 12 h por dia, está bem assim? Eu colocaria 10h no máximo.

 

Agradecia, se possivel, dicas como manter este aqua de 18 l o mais agradável possivel para estes bettas ... Isto deve ser o pessoal dos bettas a responder :P

 

Uma vez mais .. muito obrigado pela vossa atenção ..

 

Zé Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Vou tentar esclarecer isto!

 

 

QUeres que um aquario de 18 litros para um casal?? IMPOSSIVEl, razão: betta é um peixe agressivo tanto com outro macho como com a femea, se tiveres apenas a femea e o macho ele vai perseguir e morder a femea ate ela desovar, se ela nao desovar vai mata la lentamente, memso que desove o macho terrotorial como é cria os alevins sozinhos, logo expulsa a femea do territyorio dele como o aquario é pequeno vai perseguir até ela morrer... POr isso esquece manter um casal a nao ser que queiras reproduzir, mesmo que queiras precisas depois mais dois para separar a femea e mais tarde o macho! num aquario desse tamanho podess ter um betta e dar lhe uma boa vida. Mas só se tiveres um termostato para aquecer a agua a uma temperatura de 26 graus 24 no minimo.. eu acho que tambem nao gostavas de viver num país frio sem aquecedor, sobrevives mas não tás bem e mais sujeito a doenças. mesma coisa com o betta, alem do mais ele mostra o explendor maximo, em agua quente.

 

Alguma coisa fora disto não resulatará bem. pode resultar mas por pouco tempo, acho que para os filhos é melhor ver a viver bem o peixe do que chegar um dia e vê-lo a boiar na superfice morto.

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

antes de mais, um grande obrigado por todas as respostas, são preciosas todas as dicas que dão ...

 

relativamente ao meu aqua, bom, cheguei a casa ... e dei com o meu betta de lado .. SEM barbatanas, excepto a traseira .... e pálido que só visto ... apenas tive tempo de o colocar no velo aqua balão com a água que tinha de lado num garrafão .... desde então até agra, já permanece direito ... será que se vai safar ???

 

entretanto passei-me dos carretos e decidi começar tudo de novo ,pelo que desta espero fazer tudo direitinho ...

 

lavei o aqua e tudo o que lá tinha ...

 

botei 15 litros deágua e o anti-cloro correspondente ...

 

coloquei o areão, planta de pástico e filtro ( desta sem tocar no areão .. hehehe) ...

 

quanto ao termostáto .. hehehe .. voltei à primeira loja onde começou a minha saga ... e fui muito bem recebido .. pelo menos vim com essa convicção ... e comprei um termo ... de 25W, etc. .... então cheguei a casa e botei no aqua ... hehehe ... ganda desconsolo ... grande demais .. não fecha a tampa ...

 

amanhã volto para trocar ...

 

entretanto vou deixar assimo aqua a funcionar sozinho ....

 

Agora,pf, podem-me dizer se até aqui está tudo bem, posso melhorar, o que falta ?!?!?! ah, coloquei um termómetro externo, tipo fita, ainda não percebi bem como se lê a coisa .. mas lá chegarei ...

 

Desculpem a minha ignorância .. mas têm que se começar de alguma forma ... não?

 

Uma vez mais, agradeço toda a vossa ajuda ... cmpts ...

 

zé luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

antes de mais, um grande obrigado por todas as respostas, são preciosas todas as dicas que dão ...

 

relativamente ao meu aqua, bom, cheguei a casa ... e dei com o meu betta de lado .. SEM barbatanas, excepto a traseira .... e pálido que só visto ... apenas tive tempo de o colocar no velo aqua balão com a água que tinha de lado num garrafão .... desde então até agra, já permanece direito ... será que se vai safar ???

 

Esperar para ver.

 

quanto ao termostáto .. hehehe .. voltei à primeira loja onde começou a minha saga ... e fui muito bem recebido .. pelo menos vim com essa convicção ... e comprei um termo ... de 25W, etc. .... então cheguei a casa e botei no aqua ... hehehe ... ganda desconsolo ... grande demais .. não fecha a tampa ...

 

 

não deves conseguir muito mais pequenos mas tenta.

 

 

 

Agora,pf, podem-me dizer se até aqui está tudo bem, posso melhorar, o que falta ?!?!?!

 

 

Não diria o que falta mas sim se não consegues trocar esse aquário por um com pelo menos 50 litros (deve ser o mínimo).

 

ah, coloquei um termómetro externo, tipo fita, ainda não percebi bem como se lê a coisa .. mas lá chegarei ...

 

Se já o colocaste ele indica a temperatura de uma forma muito fácil, tens é que ter consciência que isso tb vai medir a temperatura da sala onde está o aquário. [/color]

 

Desculpem a minha ignorância .. mas têm que se começar de alguma forma ... não?

 

 

Claro que sim, mas se as pessoas viessem ao fórum antes de irem ás lojas ficaríamos todos a ganhar :)

 

Uma vez mais, agradeço toda a vossa ajuda ... cmpts ...

 

zé luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Agora estou certo que se pode fazer melhor com estas informações disponíveis no forum .. mas agora já está e tenho que fazer o melhor com o que tenho ...

 

Vou ter que ficar o o termo ... não há mais pequeno na loja onde o comprei ... mandaram-mo inclinar ... será que não há problema ?

 

Quanto ao betta, já se mantem direito e parece mais estável, mas sem barbatanas ... :(

 

Obrigado pela vossa ajuda ... ajudou a movimentar-me pelo forum à procura deste e daquele tópico .. sempre muito uteis ...

 

zé Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Termostato pode ficar inclinado, não tem problema (pelo menos os meus ~....)

 

Sobre as barbatanas, se não se foram por completo, podem voltar a crescer, assim que o peixe melhorar.

 

Um comentario geral, o Betta é um peixo do sudoeste asiatico, e vive em aguas paradas. Ou seja, paises tropicais e como são aguas paradas, ficam quentes :(

 

Geralmente prefere temperaturas entre 24/28º. Muitos vão dizer que os têm sem termo etc, mas como disse o Jorge, não é o ideal, e mais cedo ou tarde vão adoecer, e morrer.

 

Sobre o ataque que tens agora, e visto que está sem barbatanas, coloca mesmo quimicos, é o melhor.

Outra coisa, vai fazendo trocas parciais de agua. Essa agua é preferivel que esteja a repousar ha uns dias. (não confio muito nesses anti-cloro).

 

Outra coisa, como já foi dito, o betta macho persegue a femea, é melhor estar sozinho, e 18L é bom para um peixe só.

 

um ultimo comentario, não deixes muitas oscilações de temperatura. Trocas de agua muito lentas, para a nova agua aquecer... e nao subir ou descer a temperatura do termo rapidamente, isso stressa o animal e abre porta ás doenças.

Boa sorte

Proteja o ambiente, imprima só se fôr mesmo necessário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Agora estou certo que se pode fazer melhor com estas informações disponíveis no forum .. mas agora já está e tenho que fazer o melhor com o que tenho ...

 

Vou ter que ficar o o termo ... não há mais pequeno na loja onde o comprei ... mandaram-mo inclinar ... será que não há problema ?

 

Quanto ao betta, já se mantem direito e parece mais estável, mas sem barbatanas ... :(

 

Obrigado pela vossa ajuda ... ajudou a movimentar-me pelo forum à procura deste e daquele tópico .. sempre muito uteis ...

 

zé Luis

 

 

Boas

 

 

Emprencipio podes inclinar na horizontal e por dentro do aqua totalmente submergido

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Termostato pode ficar inclinado, não tem problema (pelo menos os meus ~....)

 

Sobre as barbatanas, se não se foram por completo, podem voltar a crescer, assim que o peixe melhorar.

 

Um comentario geral, o Betta é um peixo do sudoeste asiatico, e vive em aguas paradas. Ou seja, paises tropicais e como são aguas paradas, ficam quentes nyah

 

Geralmente prefere temperaturas entre 24/28º. Muitos vão dizer que os têm sem termo etc, mas como disse o Jorge, não é o ideal, e mais cedo ou tarde vão adoecer, e morrer.

 

Sobre o ataque que tens agora, e visto que está sem barbatanas, coloca mesmo quimicos, é o melhor.

Outra coisa, vai fazendo trocas parciais de agua. Essa agua é preferivel que esteja a repousar ha uns dias. (não confio muito nesses anti-cloro).

 

Outra coisa, como já foi dito, o betta macho persegue a femea, é melhor estar sozinho, e 18L é bom para um peixe só.

 

um ultimo comentario, não deixes muitas oscilações de temperatura. Trocas de agua muito lentas, para a nova agua aquecer... e nao subir ou descer a temperatura do termo rapidamente, isso stressa o animal e abre porta ás doenças.

Boa sorte

 

Obrigado .. mesmo .. ainda não cheguei a casa .. mas estou ansioso para verificar o bettinha ... :-D

 

quanto às barbatanas, temo que, pelo menos do que me lembro, as inferiores .. foram-se .. mesmo ...

 

e as superior .. p'aí .... 80% a 90% foram-se ...

 

será que ainda assim dá p'a recupera-lo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado .. mesmo .. ainda não cheguei a casa .. mas estou ansioso para verificar o bettinha ... :)

 

quanto às barbatanas, temo que, pelo menos do que me lembro, as inferiores .. foram-se .. mesmo ...

 

e as superior .. p'aí .... 80% a 90% foram-se ...

 

será que ainda assim dá p'a recupera-lo ?

 

bom, cheguei ..botei o termo .. aqua limpo e catita (ainda que minusculo), mas catita ...

 

mas o BORIS, o bettinha, já era ....

 

agora sobra a DORIS .... anda desenfradamente de um lado para o outro ....

 

Brigado a todos ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito este tópico (peço dsc pela invasao jose) para colocar uma duvida tb minha (k tem a ver com o assunto)...

Tenho um 30L k recomecei há uns meses e povoei com 5 neons, um botia palhaço (se ele crescer muito tenho destino para ele) e uma cory... Será que poderia colocar um macho betta (vi um crowntail lindo e barato) e algumas femeas (tb lindas por isso o meu interesse) desde que o aquario tenha muitos esconderijos?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito este tópico (peço dsc pela invasao jose) para colocar uma duvida tb minha (k tem a ver com o assunto)...

Tenho um 30L k recomecei há uns meses e povoei com 5 neons, um botia palhaço (se ele crescer muito tenho destino para ele) e uma cory... Será que poderia colocar um macho betta (vi um crowntail lindo e barato) e algumas femeas (tb lindas por isso o meu interesse) desde que o aquario tenha muitos esconderijos?

 

 

Olá.

 

Penso que em relação ao convívio entre eles não há qualquer problema em colocares lá um betta macho, mas o espaço é vai-se tornar um bocado pequeno.

 

 

Compr.

Martinho.

Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow

 

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Penso que em relação ao convívio entre eles não há qualquer problema em colocares lá um betta macho, mas o espaço é vai-se tornar um bocado pequeno.

Compr.

Martinho.

 

A questão era msm em relação à convivencia do macho com as femeas...

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, sei que para alguns ler estes post deve ser muito hilariante, mas para outros, como eu, é assim mesmo .. ignorância ... a evoluir .. espero ...

 

Voltei a comprar um betta macho ... e juntei à Doris .. a danadinha é dura na queda ...

 

E qual não foi o meu espanto .. È ELA QUE DÁ CABO DELES !!!!!! apanhei a safadinha a "ratar" literalmente as barbatanas traseiras .. abocanhou-as e não largava ....

 

Ficou de castigo num globo .. sozinha ... agora anda sempre a "armar-se" ... é normal? será macho selvagem ?!?!? comprei uma fêmea noutra loja, bem mais pequenina e rosa ... e estava lá uma identica à minha e disseram-me que era macho selvagem .. será que a minha DORIS .... á travesti????

 

botei ainda no aqua 3 neon-extra e 3 neon-rosa, mais um limpa vidros .. e o casal bettas claro .... será demais p'os 18 litros?

 

Agora vi .. unspontinhos no betta macho .. aumentei a temperatura p'a 28/29, terá que ir a 30? e os outros? há inconveniente?

 

Um grande bem aja a todos.

 

Cmpts

Zé Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre a Doris ser um Boris ..... :twisted: hehehe é bastante possivel.

Coloca uma foto que é mais facil comentar.

 

Já tive femeas bastante agressivas, e que fazem ninho e tudo, mesmo sendo femeas sem duvida....

 

Sobre essa população toda num de 18l, em principio é um pouco pequeno, mas penso q se aguentem. Outros que comente, melhor...

Os betta macho tendem a ser agressivos, :roll: por isso é possivel que em pouco tempo isso seja demasiado peixe para tão pouco litro, mesmo com esconderijos... e para fazer criação, é mesmo muita confusão no aquario.

 

Mas já tive bettas machos muito doceis, que não faziam mal a ninguem, mas é como tudo, não ha uma regra.....

Proteja o ambiente, imprima só se fôr mesmo necessário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora mais uma a fazer asneiras ... pois bang

 

Eu tb tenho betas em àgua ñ aquecida :P

 

1 está num aquario de 18L com filtro e o outro num globo de 8L :P

 

São ambos activos e ñ acho q tenham comportamentos estranhos, quando os comprei estavam em cubos pequeninos, apertadinhos, e ñ me disseram q tinham necessidade de àgua quente.

 

Agora q vem lá o frio estou a ver q vou ter q comprar aquecedores mas ... como é q vou meter 1 num globo ?? :D

 

Tenho estas fotos deles

 

IMAG0031-3.jpgIMAG0028-2.jpg

 

IMAG0029-2.jpgIMAG0030-3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora mais uma a fazer asneiras ... pois :(

 

Eu tb tenho betas em àgua ñ aquecida :lol:

 

1 está num aquario de 18L com filtro e o outro num globo de 8L :oops:

 

São ambos activos e ñ acho q tenham comportamentos estranhos, quando os comprei estavam em cubos pequeninos, apertadinhos, e ñ me disseram q tinham necessidade de àgua quente.

 

Agora q vem lá o frio estou a ver q vou ter q comprar aquecedores mas ... como é q vou meter 1 num globo ?? :D

 

Tenho estas fotos deles

 

IMAG0031-3.jpgIMAG0028-2.jpg

 

IMAG0029-2.jpgIMAG0030-3.jpg

 

 

Quanto tempo tens os bettas? é que se foi no inicio do verão, é lógico que não precisam de aquecimento pois as casas e a temperatura ambiente são normais para os bettas tal como a maioria dos peixes de água quente (eu por exemplo desligo os termostatos todos).

 

quanto ao globo. não consegues trocar isso por um aquário normal? é que globo nem de verão nem de inverno não se deve usar nunca com peixes (são giros para bonzais.

 

:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais