''nova Helenaa''


Vasco Matos

Recommended Posts

Qual raiz de videira?

(Se tivesses lido tudo...) A que prometi arranjar ao criador deste tópico em troca de uns pés de Pogostemon helferi...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 187
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

É verdade Babykhan,já nem me lembrava! Se não falasses acredita que me esquecia! Já agora deixo aqui as minhas desculpas a duas pessoas (pelo menos) que fiquei de enviar algumas coisas e não o fiz...é que um dia apaguei as minhas mensagens todas e lá ia tanto o nopme da pessoa,como a morada,por isso não sei propriamente quem...

 

Babykhan,já tenho alguns pés que posso podar da Pogostemon,quando quiseres é só dizer,e enviar a morada,também ajudava biggrin ! Mesmo que não arranjes a raiz de videira,que eu sei que não é fácil. Se um dia te deparares com uma ao virar da esquina...envias-me! ;)

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Deixo aqui novas fotos,antes de podar a Micranthemum Umbrosum,que começa a dominar o aqua e não deixar que as plantas do lado apanhem ''Sol''.

 

O ''layout'' está a andar bem, resta agora podar,dar forma, e acentuar muito mais os vermelhos.

 

nhh2.jpg

 

nhh3.jpg

 

nhh1.jpg

 

nhh4.jpg

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo aqua sim Sr. Acho que com a poda que lhe vais dar ja vais conseguir fazer com que as moitas encaixem ainda melhor. Ao observar fico apenas com a sensacao de que falta algo do lado esquerdo, e ocorreu me que alguns Cyperus ficavam ai bem. Claro que no meio de tanto verde se conseguisses plantar umas plantas de caule vermelhas, de forma a que apenas se visse o topo destas a surgir por detras da moita maior, o aqua apenas teria a ganhar.

 

De resto, esta com optimo aspecto. Muito saudavel mesmo.

 

Cumprimentos

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo! É,essa questão também me passa pela cabeça,o lado esquerdo do aqua,a Umbrosum não tem apoio.Neste momento,ao seu lado esquerdo está lá a Ludwigia Repens X Arcuata,mas estou a pensar retirá-la e colocar a Rotala Macrandra,que irei arranjar ainda.

 

Ou então colocar uma qualquer planta (a tua ideia da Cyperus é boa) no lado esquerdo(sempre a subir da esquerda para a direita) e por detrás tanto da Umbrosum quer da Rotala Green aparecer a Rotala Macrandra,podada de modo a ficar com a forma das moitas da frente.

 

Do lado direito,atrás da HZ, está uma planta (que não me lembro agora o nome...) que ficará vermelha também,resta-me ''avermelhá-la''.

 

Está aqui um dilema giro! :)

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo! É,essa questão também me passa pela cabeça,o lado esquerdo do aqua.Neste momento está lá a Ludwigia Repens X Arcuata,mas estou a pensar retirá-la e colocar a Rotala Macrandra,que irei arranjar ainda.

 

Ou então colocar uma qualquer planta (a tua ideia da Cyperus é boa) no lado esquerdo(sempre a subir da esquerda para a direita) e por detrás tanto da Umbrosum quer da Rotala Green aparecer a Rotala Macrandra,podada de modo a ficar com a forma das moitas da frente.

 

Do lado direito,atrás da HZ, está uma planta (que não me lembro agora o nome...) que ficará vermelha também,resta-me ''avermelhá-la''.

 

Está aqui um dilema giro! :music_singguitar:

 

Pois, entao estamos de acordo. As Cyperus dao sempre alta pinta a um aqua, sao plantas com carisma. Agora pensando em termos de cores, podias usar tambem uma planta tipo E. stellata e ai ja obtens mais algum contraste de cores com o verde envolvente. A macrandra, na minha opiniao, ja nao ficaria tao bem. Por ter a folha mais larga, acho que quebraria a unidade do layout, gerando assim um contraste excessivo. Dizes que tens Ludwigia arcuata plantada? Entre a HZ e a umbrosum certo? A mim parecia me HM.. E precisamente na juncao da moita de umbrosum com a Ludwigia que devia aparecer uma planta de caule vermelha, da qual apenas se veria o topo. Tornando isso possivel, nao so estarias a ganhar contraste de cores, como aumentarias a nocao de profundidade do aqua, ao entrelacar 3 moitas de plantas diferentes.

 

Cumprimentos

 

p.s. - pensando melhor, os Cyperus plantados com alguma densidade nesse lado do aqua ficavam ai a matar..

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nhh4rr.jpg

 

Ora então se calhar é o que vou fazer: Retirar a Bacopa(que nesta foto mal se vê,pois a Umbrosum tapa-a) e colocar a Rotala Macrandra,dar um toque vermelho. No lugar da Ludwigia Repens colocar a Cyperus Helferi ou outra planta que consiga fazer a transição da Blixa para a Umbrosum.Depois é avermelhar a Didiplis Diandra.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No lugar da Ludwigia Repens colocar a Cyperus Helferi ou outra planta que consiga fazer a transição da Blixa para a Umbrosum

 

Boas

 

 

Umas valisnérias nanas não eram melhores?

A Cyperus helferi não é muito grande? Além disso floresce e cobre-te o Aqua todo...

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nhh4rr.jpg

 

Ora então se calhar é o que vou fazer: Retirar a Bacopa(que nesta foto mal se vê,pois a Umbrosum tapa-a) e colocar a Rotala Macrandra,dar um toque vermelho. No lugar da Ludwigia Repens colocar a Cyperus Helferi ou outra planta que consiga fazer a transição da Blixa para a Umbrosum.Depois é avermelhar a Didiplis Diandra.

 

Ok, vou curtir ver. Novos episodios aguardam-se. :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nhh4rr.jpg

 

Ora então se calhar é o que vou fazer: Retirar a Bacopa(que nesta foto mal se vê,pois a Umbrosum tapa-a) e colocar a Rotala Macrandra,dar um toque vermelho. No lugar da Ludwigia Repens colocar a Cyperus Helferi ou outra planta que consiga fazer a transição da Blixa para a Umbrosum.Depois é avermelhar a Didiplis Diandra.

 

E simplificar um bocadinho? Eu também gosto de ter muitos tipos diferentes de plantas mas isso raramente resulta muito bem... ve-se nos meus aquarios são sempre uma confusão terrivel :medieval_mace:

Ando a tentar mudar isso...

 

Alias se olharmos para os aquários vencedores de concursos de aquapaisagismo, poucos têm mais do que 6-7 tipos de plantas e muitas delas são semelhantes...

 

Não caias no erro de misturar plantas de folhas longas com plantas de caule... fica muito confuso, a menos que consigas dar um toque mesmo natural nessa junção. Eu para fazer a transição entre blyxa e plantas de caule gosto da HZ ou HM. Podias passar a ter apenas a Didiplis Diandra na direita e pôr a HZ na esquerda.

E porque não uma R.rotundifolia ou indica (o teu primo tinha umas lindas!) a dar o vermelho por trás? Assim atenuava a transição entre a rotala green e a planta vermelha (que assim ficavam ambas com folhas muito semelhantes).

 

Pronto foram uns bitates... espero que tenha conseguido transmitir a minha ideia :?

 

Um abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,eu percebo o que queres dizer Diogo,aliás a minha próxima montagem (um aqua de 200L que irei adquirir) já vai nesse sentido,colocar menos espécies de plantas,mas escolhê-las melhor e colocá-las nos sitios certos.Por vezes muitas espécies juntas retiram a beleza umas das outras.

 

A HZ penso que está bem onde está agora, pois está equilibrada com a Pogostemon Helferi,que tem uma forma semelhante,em bico. Também poderia colocar mais Umbrosum a seguir à Blixa,de modo a suavizar a transição.E então retirar a Bacopa e colocar a Rotala Macrandra.

 

E é verdade,agora a seguir à próxima poda já vou tirar uma foto sem equipamento!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.