Moonlight - A Favor Ou Contra?


Recommended Posts

Neste ponto não estou de acordo, o céu é azul e nuvens brancas, nada de misturar outras côres. Biba o Fê Quê Pê.

Se a atmosfera não fosse constituida por N ,O2 , CO2 e AR ,a cor do céu podia ser por ex... vermelho...Viva o SLB!

 

A mim parece-me que isto dos Kelvins começa a ser uma mania,apesar de ser importante,tende a colocar em 2º plano um valor que provavelmente é muito mais importante para a boa escolha de iluminação para aquarios e exponencialmente mais se fôr o caso de plantados,que é o fluxo luminoso das lâmpadas em Lumens,de que é que interessa ter uma lâmpada com determinado espectro de cor (K) se depois tem um fraquissimo rendimento luminoso?...

Sim é verdade,os Lumens é importante mas se deres às plantas uma lâmpada com um baixo Kelvin ela não vai gostar...Até porque as plantas absorvem uma pequena parte do espectro que lhes damos,é essencial ter a melhor temperatura de cor e variedade possivel.

E para além disso pelo nº de Watts podemos ver os Lumens + ou -,quanto +W +Lm,dentro claro do devido modelo,uma lâmpada T8 tem menos potência que uma T5 com Watts iguais.

E já agora alguém já fez contas para saber a relação ideal de Lumens/Litro num aqua plantado?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas dúvidas que me assaltaram:

 

- Se a "luz" nocturna supostamente é também esbranquiçada, porque usar neóns ou led's azuis? Também há (pelo menos por parte dos fabricantes, o que não quer dizer que se consiga arranjar facilmente) néons e led's brancos.

 

- Se no seu ambiente natural os peixitos não têm interruptor para apagar a luzes para dormirem descansados porque fazê-lo nos nossos aquarios com a moonlight? Pode perfeitamente colocar-se um dimmer (regulador) ou "colocar" a luz da moonlight com uma fraca potência por forma a imitar o mais possivel as condições encontrados no seu habitat, mas mantê-la sempre ligada desligando-se apenas quando entra em funcionamento a iluminação normal do aquário.

 

- Porquê usar neons ou led's e não uma lampada fluorescente "normal" mas de fraca potência, ou bem mais pequena do que a da calha de iluminação por forma a tentar simular a quebra de luminusidade entre o dia e a noite?

 

Desulpem lá estas dúvidas existencias todas, mas deu-me para pensar nisto!...

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas dúvidas que me assaltaram:

 

- Se a "luz" nocturna supostamente é também esbranquiçada, porque usar neóns ou led's azuis? Também há (pelo menos por parte dos fabricantes, o que não quer dizer que se consiga arranjar facilmente) néons e led's brancos.

 

- Se no seu ambiente natural os peixitos não têm interruptor para apagar a luzes para dormirem descansados porque fazê-lo nos nossos aquarios com a moonlight? Pode perfeitamente colocar-se um dimmer (regulador) ou "colocar" a luz da moonlight com uma fraca potência por forma a imitar o mais possivel as condições encontrados no seu habitat, mas mantê-la sempre ligada desligando-se apenas quando entra em funcionamento a iluminação normal do aquário.

 

- Porquê usar neons ou led's e não uma lampada fluorescente "normal" mas de fraca potência, ou bem mais pequena do que a da calha de iluminação por forma a tentar simular a quebra de luminusidade entre o dia e a noite?

 

Desulpem lá estas dúvidas existencias todas, mas deu-me para pensar nisto!...

 

porque não há lâmpada fluorescente suficientemente pouco potente - o moonlight é para ser muito pouca luz.

 

de resto, qualquer cor entre o amarelado e o azul serve - quanto mais azul, maior a profundidade de água que estás a simular.

 

Quanto aos dimmers etc, sim, e porque não para além do dimmer diário um mensal com ciclo de 28 dias para simular as fases da lua, e outr anual para simular o ciclo anual (11h de inverno, 13h de verão para as luzes principais). A resposta é simples: porque não vale a pena!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto de se desligar a moon-light depois de algumas horas ligada é pela simples razão de ser potente demais e não deixar os peixes descansar.Se puseres uma led tão fraca que apenas deixe os contornos ligeiramente iluminados,podes manter a noite toda.A cor já é o que mais gostares branco ou azul. Depois tens de olhar para os peixes e ver se eles ficam perturbados ou se conseguem 'dormitar'.Consegue-se ver isso,ficam mais parados e as cores mudam ligeiramente.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos dimmers etc, sim, e porque não para além do dimmer diário um mensal com ciclo de 28 dias para simular as fases da lua, e outr anual para simular o ciclo anual (11h de inverno, 13h de verão para as luzes principais). A resposta é simples: porque não vale a pena!

 

Desculpa lá mas parec-me que estás a fazer confusão. Um dimmer não é um programador. Um dimmer, ou reóstato, ou regulador ou outro nome qualquer que lhe queiram chamar é aquele dispositivo que permite fazer a regulação da intensidade luminosa de uma lampada. Usa-se por exemplo num candeeiro do quarto das ciranças, para elas terem uma ténue luz toda a noite ligada.

O que eu dizia era colocar um aparelho destes a regular a intensidade da moonlight (mais ou menos conforme as necessidades ou gostos), permitindo inclusive poder por exemplo no verão ter um "céu" e luz noturna um bocadinho mais forte e no Inverno regular para uma luz mais fraquita.

 

Um dia destes ainda me meto a fazer uma moonlight, faço um DYI e experimento estas "divagações"!... biggrin.png' alt=':biggn:'>

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá mas parec-me que estás a fazer confusão. Um dimmer não é um programador. Um dimmer, ou reóstato, ou regulador ou outro nome qualquer que lhe queiram chamar é aquele dispositivo que permite fazer a regulação da intensidade luminosa de uma lampada. Usa-se por exemplo num candeeiro do quarto das ciranças, para elas terem uma ténue luz toda a noite ligada.

O que eu dizia era colocar um aparelho destes a regular a intensidade da moonlight (mais ou menos conforme as necessidades ou gostos), permitindo inclusive poder por exemplo no verão ter um "céu" e luz noturna um bocadinho mais forte e no Inverno regular para uma luz mais fraquita.

 

Um dia destes ainda me meto a fazer uma moonlight, faço um DYI e experimento estas "divagações"!... :)

 

Pelo que ja me informei consegues controlar a quantidade de luz da led com um transformador que dê para alterar os volts.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
E já agora alguém já fez contas para saber a relação ideal de Lumens/Litro num aqua plantado?

 

Segundo a "Encyclopedia of Aquarium Plants" o ideal está entre 30 a 50 lumens por litro de água. Mas utilizando a regra do 1W por litro, os lumens por litro são muito superiores porque as lâmpadas fluorescentes modernas têm 60 lumens/watt ou mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.