anabantidae

Membro
  • #Conteúdo

    154
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    United Kingdom

Tudo publicado por anabantidae

  1. As anúbias inicialmente amarram-se a uma pedra ou um tronco. Elas depois agarram-se por si próprias. O musgo e feto de Java são iguais.
  2. Olá, Tenho ou já tive várias plantas que crescem sem precisar de grandes condições: Anúbias, feto de Java, musgo de Java, sagitárias, cryptocorynes, valisnérias. Também já tive elódea (egeria densa) e cornuta (ceratopteris thalictroides) que crescem loucamente, mas desisti destas porque se tornavam uma praga, cresciam demais, as pontas apodreciam e desfaziam-se, ficavam com mau aspecto. Para as echinodorus convém fertilizar com uns comprimidos junto à raiz, se não tens substrato fértil. Mas depois de pegarem, crescem lindamente, desde que tenham luz suficiente. Injecção de CO2 ajuda, embora não seja indispensável. Aqui tens uma grande lista de plantas pouco exigentes que podes encontrar à venda facilmente. http://www.tropica.com/plants/difficulty/easy.aspx
  3. Olá. Um escalar sozinho deve-se sentir infeliz, são peixes que precisam de companhia. Com um aquário desse tamanho, podes colocar mais três ou quatro. Quanto a compatibilidades, já tive escalares e cacatuóides juntos e não tive problemas nenhuns. Não me parece que consigas criação, os vorazes escalares vão certamente devorar os alevins.
  4. Já usei Protalon. não fez mal nenhum aos camarões nem caracóis, mas matou as algas todas. Força.
  5. Olá. Quando dizes que o fundo está forrado com alumínio, queres dizer que tens alumínio dentro do aquário? Não podes ter metais dentro do aquário, contaminam a água e matam os animais. Então alumínio, que é tóxico à brava!
  6. Já usei um teste permanente de CO2. O meu pH é 6,8 e o meu KH é aproximadamente 3. As cores sempre corresponderam ao valor de CO2 correcto. Quando ficava amarelo notava-se que o CO2 era demasiado porque os peixes mudavam o comportamento. Nessa altura abria a tampa para desanuviar. Quando o CO2 estava a falhar, o teste ficava azul. Já não uso teste. Na minha opinião não é necessário num aquário lo-tec, há vários sinais que te permitem avaliar o nível de CO2 no aquário, sendo o principal a frequência das bolhas no difusor.
  7. Olá. Bicarbonato de sódio aumenta o KH e o pH. Mas, se decidires usar, tem cuidado. Uma colher a mais pode fazer subir muito os valores. Experimenta primeiro para perceberes a quantidade ideal. Na minha humilde opinião, não devias usar nada para alterar a química da água. Os peixes e plantas não se importam com o KH. Se o teu pH está bem para a fauna e flora que tens (6,8 é geralmente OK), então não precisas de fazer nada, só te iria dar trabalho e criar instabilidade. Se por algum motivo queres ter um pH alcalino e dureza alta (ciclídeos africanos, invertebrados, etc.) podes usar um buffer caseiro, há várias receitas aqui no fórum.
  8. Não precisas de ir a correr comprar uma lâmpada toda XPTO. Tenho um aquário igualzinho a esse. Tem uma Osram Fluora de 15 Watts que tem dado conta do recado. Tenho duas espécies de echinodorus, cryptocoryne wendtii, duas espécies de sagitária, anúbia gigante e musgo de Java. Se quiseres alguma coisa mais exigente, tens aqui um excelente artigo que mostra a transformação de uma calha igual à nossa numa PLL.
  9. Digo-te, de experiência própria, que o betta não vai comer os camarões todos de uma vez. Vai matá-los todos de uma vez e depois vai-os comendo
  10. Quão pequeno? Quantos litros? As corydoras precisam de espaço. As espécies pigmeias podem estar em aquários mais pequenos, mas com moderação. Fizeste o ciclo ao aquário? Tens medido os parâmetros da água (nitritos, nitratos, pH, etc.)? As doenças são normalmente resultado de stress. Se tens feito TPAs e estão a melhorar, és capaz de ter problemas com os parâmetros da água. As corydoras precisam de uma alimentação variada para se manterem saudáveis (aliás, como todos os peixes ). Convém dar coisas diferentes todos os dias. Um pouco de comida congelada várias vezes por semana, vegetais uma vez por semana. Se meteres comida demais vais poluir o aqua, principalmente se é pequeno. Isso causa mal-estar e infecções nos peixes. A água é da torneira. Deves colocar com cuidado para não haver oscilações bruscas de temperatura. Convém colocar um anti-cloro na água da torneira, para eliminar o cloro e os metais pesados.
  11. anabantidae

    4 Escalares com

    Acho estranho teres um pH tão baixo, mesmo com CO2. Para o CO2 te baixar o pH da água de 7 para 5 tinhas que ter uma concentração tão grande que chacinava tudo o que tivesses no aquário. Vê nesta tabela: http://www.petfish.net/articles/Aquatic_Plants/Mea_CO2.php Ou os teus testes não estão bons ou há mais alguma coisa na tua água a provocar esse pH. Tens alguma coisa em putrefacção no aquário? Como é que estão os teus níveis de nitratos/fosfatos? Fazes TPA com que frequência? Quanta água trocas? Quais são os teus KH e GH? É sempre aborrecido usar truques para manipular a química da água, os peixes preferem um pH estável, mesmo que não seja o ideal. Se fosse a ti, antes de começar a fazer experiências tentava despistar muito bem o que se passa.
  12. anabantidae

    Green Spot´s

    Olá. Já alguém te aconselhou sobre os parâmetros da água, por isso não vou repetir. Vê se o teu aqua apanha luz do sol directa em alguma altura do dia. Isso provoca green-spot. Como remédios: Recomendo-te raspá-las do vidro com um cartão de crédito, é bastante eficaz. Também há uns raspadores à venda que são umas varinhas com uma lâmina de aço na ponta, isso funciona muito bem. Há uns caracóis, neritinas zebra (neritina natalensis), que comem essas algas. São fantásticos a manter o aquário limpinho, raspam green-spot dos vidros e também das plantas. No entanto, tens que ter água com pH superior a 7, senão as cascas começam a dissolver-se e os bichos morrem.
  13. Olá. A introdução de CO2 baixa realmente o pH da água. Podes ver nesta tabela a relação entre o pH, o KH e a quantidade de CO2 na água: http://www.petfish.net/articles/Aquatic_Plants/Mea_CO2.php Porque é que o CO2 baixa o pH? A resposta para leigos é a seguinte: Quando misturas CO2 na água forma-se ácido carbónico, devido à combinação das moléculas de CO2 com as moléculas de água (H2O) CO2 + H2O = H2CO3 Na verdade isto é muito mais complicado. O equilíbrio entre ácido carbónico, iões de bicarbonato e iões de carbonato está relacionado com o pH. Gostava de ir mais longe, mas não tenho conhecimentos para te explicar.
  14. Olá. Tens outros peixes no aquário? Como é que estão? Como é o teu aquário? Já mediste os parâmetros da água?
  15. Costumava dar lentilha d'água (lemna minor) a um colega meu que tem três peixes dourados. É salada para eles. Qualquer quantidade só dura uns minutos.
  16. Olá. Anúbias e feto de Java são plantas duríssimas. Têm é que ser bem presas, senão os peixes arrancam-nas.
  17. Quando se fala de dureza, normalmente é o GH. O KH é a dureza carbonatada, dureza dos carbonatos, ou alcalinidade. Tens um KH baixo, suspeito que o teu pH também é baixo. Tens água boa para a maioria dos peixes amazónicos, mas não para caracóis ou guppies, por exemplo.
  18. anabantidae

    Sump

    Quando se desenha a sump tem que se garantir duas coisas: Em caso de falta de energia, a água que escorre para a sump nunca chega ao cimo. Em caso de entupimento do tubo de saída do aqua, a bomba nunca envia água suficiente para cima que faça transbordar o aquário. A primeira consegue-se colocando o orifício de saída do aqua o mais alto possível. Se a água baixar desse nível pára de escorrer. A sump em funcionamento normal deve ter espaço de sobra suficiente para comportar toda a água que possa escorrer do aquário. A segunda garante-se colocando um vidro na sump para criar um compartimento só para a bomba de água. A água passa por cima desse vidro e escorre para o compartimento da bomba. Se o tubo entupir, o nível baixa e a bomba fica a funcionar em seco.
  19. Quanto a marcas, isso é à escolha. Aquilo é uma campânulazinha de plástico ou vidro que leva um líquido e fica presa dentro do aquário com uma ventosa. Depois vês pela cor se tens CO2 a mais ou a menos. Como o meu sistema é lo-tec, tirei o teste, consigo perceber quando tenho CO2 a menos porque conto as bolhas no difusor, dificilmente terei a mais porque o meu sistema não produz assim tanto.
  20. Já tive vários tipos de lâmpadas, a minha experiência é esta: Lâmpadas fluorescentes de uso comum baratas, de linha branca, são uma porcaria, as plantas não crescem e as algas prosperam. Além disso a luz é feia que se farta. Lâmpadas fluorescentes de uso comum, de boa marca (Osram ou Philips) são boas para as plantas, mas ainda causam algas. A luz é agradável, muito branca e pura. O melhor resultado que tive foi com lâmpadas específicas para aquário, combinando várias com espectros diferentes. Plantas crescem, algas controladas, aspecto impecável. Há lâmpadas para aquário baratas que resultam muito bem, mas o tempo de vida não é o mesmo das outras. Mesmo assim acho que compensa, porque convém trocar todos os anos e não interessa assim tanto se elas duram muito.
  21. Desculpa, mas não estou de acordo. Durante o período do estabelecimento do ciclo é importante não se mudar a água para permitir às bactérias nitrificantes estabelecerem-se. Até ao final do ciclo (3 a 4 semanas) não se deve trocar a água. Depois do ciclo estar estabelecido (amónia = 0, nitritos = 0) deve-se fazer uma TPA para eliminar os nitratos que se foram formando. Depois, deve ser feita uma troca regular. O sistema que eu sigo é trocar 30% por semana, mas há quem prefira de outras maneiras. Se não fizeres TPAs acumulam-se nitratos em excesso que, além de prejudicarem os peixes são aproveitados pelas algas para invadir o aquário todo.
  22. Olá. Tenho um sistema de CO2 de fermentação, que tem resultado bastante bem. Quando a luz se apaga uma bomba de ar começa a funcionar para expulsar o CO2. Nunca tive problemas. Se o teu sistema é de botija consegues introduzir uma quantidade bem generosa de CO2 no aquário, nesse caso à noite pode ser perigoso. Tens duas alternativas, ou desligas o CO2 manualmente quando a luz se apaga ou colocas uma bomba de ar. A primeira alternativa dá trabalho, mas a segunda alternativa faz-te desperdiçar CO2 porque durante a noite não serve para nada.
  23. anabantidae

    4 Escalares com

    Olá, Depende do aquário que tens. Os escalares precisam de espaço aberto para nadar e de umas divisões para demarcar os territórios, como plantas ou pedras. Tenho um aquário de 100 litros, já tive quatro escalares. Dois deles formaram casal mas nunca tive uma postura, não se sentiam suficientemente à vontade.
  24. Olá, Não devias ter qualquer medição de amónia. Isso é muito estranho. Tens filtragem suficiente?
  25. Caríssimo, isso não são cianobactérias. As cianobactérias têm aspecto de uma gosma azulada nojenta, cheiram a pântano e não se agarram às extremidades das folhas, gostam de estar em superfícies lisas onde não haja correntes. Isso são rodophytas, ou BBA (black brush algae). Essas algas alimentam-se dos poluentes na água. São o melhor sinal de um aquário poluído. Tens que manter os teus níveis de nitratos e fosfatos dentro dos valores aceitáveis. Desconfio que tens fosfatos a mais. Podes ter peixes a mais, alimentares demais, podes ter alguma coisa a apodrecer no aquário que polui a água. Para eliminares isso, sugiro-te a compra de um SAE, são fantásticos a comer essa alga: http://www.aquatic-gardeners.org/cyprinid.html Mas nunca te vais livrar das BBA se não controlares a poluição no aquário.