Peixes De Rios Portugueses


Recommended Posts

ola pessoal..

bem eu hoje fui caminhar a' beira de um rio que nasce na serra de sintra e que passa em manique(cascais) que foi onde tive..e o meu espanto quando olho para a agua de umas pocinhas e vejo peixes de cerca de 0.5cm a 1.5cm! ;) ..fui a correr a casa buscar material para apanhar uns e colhetar agua do rio..e apanhei cerca de uns 20-25 exemplares..e montei um aquario a tentar "imitar" a beira do rio..mas agora nao sei se eles sobrevivem ou o que e' preciso para eles sobreviverem ou mesmo reproduzir..

 

cumps,ricardo sombreireiro

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vejam as fotos aqui...http://www.peixesdeportugal.com/index2.htm...

 

eles agora estao num aqua de 20l enquanto nao os posso passar para um de 50l +/-...

 

as pocas eram pequenas eram na correntesa do rio (vou por um esquema as poças sao ( * ) |RIO|

e tem mais ou menos 50 cm de diametro... | |

( * )| |( * )

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

morrer nao morriam bastava ir para a correntesa do rio..mas se fosse caso de morrerem iam morrer muitos..nas poças onde os vi tavam pelo menos mais umas centenas..andavam em cardumes...

 

fui pesquisar e a unica informaçao que encontrei e' que em adultos o comprimento minimo e' 10cm..

 

cumps,ricardo sombreireiro

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou um pouco inesperiente nos aquas mas de pesca ate percebo um pouco! A mim parecem-me "pardelhas"! São optimas assadas na brasa! Costumam desovar no principio do ano, quando as aguas estão mais turvas e com corrente das chuvas, logo acidas! Durante o resto do ano, ninguem as vê! Em relação à comida, asticô, mosquitos, pequenos insectos e até flocos! Jà as tive num aqua e duraram muito tempo mas sem reprodução! Existem algumas especies parecidas! "Bordalos", "bogas" etc!

Boa sorte com isso! E vai dando noticias! Espero que o meu dote de culinaria não te tenha perturbado! Desculpa!

Abraço!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nepia nao pertuba nada..porque qunado tiverem melhor e' o mais provavel..

 

eu vou tentar aranjar uma maquina para tirar umas fotos ao aqua onde os peixes tao ..

 

cumps,ricardo sombreireiro

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nepia nao pertuba nada..porque qunado tiverem melhor e' o mais provavel..

 

eu vou tentar aranjar uma maquina para tirar umas fotos ao aqua onde os peixes tao ..

 

cumps,ricardo sombreireiro

Fartura de azeite, vinagre, alhos e coentros! Cervejinha! ui

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sãao poucos os peixes que possuimos nos nossos aquários que não sirvam de alimento a alguém :bad-words:

Principalmente os que crescem um bocado...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas ricardo ,

entao como vao os tais peixes, ja la foste ao rio depois disso , sera que la estao mais, tenho de la passar para ver ,eu sou de tires e acho que tiveste sorte porque ja la vou a esse rio a um bom tempo e a unica coisa que apanho sao alguns peixe mosquito, ja agora em que parte do rio é que os apanhaste.

um abraço :

rui santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Pessoal os peixes capturados nessa ribeira deverão ser ou pequenos escalos (Squalius pyrenaicus) ou até bogas portuguesas (Chondrostoma lusitanicum), que sao caracteristicos das ribeiras do Oeste. Podem ver mais infos na minha pagina web: www.geocities.com/marco_arruda1980/

 

Podem ver a listagem de todas as espécies de peixes de rio com fotos e informaçoes.

 

Ps: Em casa mantenho alguns exemplares de peixes de rio: bordalos (Squalius alburnoides) e verdemãs/pardelhas (Cobitis paludica), esta ultima espécie consegui reproduzi-la o ano passado, tinha capturado alguns exemplares num rio da região de Santarem no ano de seca de 2005, quando o rio estava quase a secar, mais tarde depois de conseguir reproduzi-los com sucesso devolvi vários exemplares ao seu habitat.

 

Os peixes de rio desde que tenham espaço suficiente e condiçoes favoraveis sobrevivem bem em aquario e até se reproduzem e é interessante tentar reproduzir biotopos caracteristicos do nosso País. Os peixes de rio habituam-se bem aos alimentos comerciais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...