HQ Publicado Julho 30, 2007 Publicado Julho 30, 2007 (editado) Viva Estou com ideias de fazer um novo aqua 120 x 50 x 50. 1º Que dizem da largura e da altura? 2º Nos vidro verticais (4lados) vou colocar vidro de 10mm, existe algum problema no fundo colocar um de 6mm? 3º vou fazer um furo no aqua, numa das laterais, estou a pensar em 40mm, que me dizem? E que altura deve ficar o centro do furo? Obrigado Editado Julho 30, 2007 por HQ Citar www.souto.pt
ric-santos Publicado: Julho 30, 2007 Publicado: Julho 30, 2007 Viva Estou com ideias de fazer um novo aqua 120 x 50 x 50. 1º Que dizem da largura e da altura? 2º Nos vidro verticais (4lados) vou colocar vidro de 10mm, existe algum problema no fundo colocar um de 6mm? 3º vou fazer um furo no aqua, numa das laterais, estou a pensar em 40mm, que me dizem? E que altura deve ficar o centro do furo? Obrigado Boas! 1º- Em relação à largura, penso que seja suficiente para poderes estudar um layout onde valorise o efeito de profundidade. Em relação à altura, depende do objectivo, pelo que dizem os intendidos, por exemplo Discos querem aquas altos. . . por isso. . . 2º- A espessura dos vidros depende da relação comprimento VS altura,+/- de exemplol, o meu (120x50x65- em construção) é em vidro de 12 mm, sem qualquer travamento, já esteve totalmente cheio em teste (aí umas 2 semanas) e resultado 5*, agora usares um vidro no fundo mais fino, ou melhor MUITO mais fino, bem isso é que eu acho suicidio. . . poderá funcionar se o vidro do fundo servir unicamente para vedar, e para tal o Móvel tem de ter um tampo muito bom e muito plano (o que acho dificil). No teu lugar pelo menos usava a mesma espessura. 3º- O furo destina-se a quê? Vais usar Sump? Citar Cumprimentos Ricardo
André Allen Publicado: Julho 31, 2007 Publicado: Julho 31, 2007 Boas, Peço desculpa HQ por "invadir" o teu tópico, mas é que eu estou na iminência de me atirar para um aqua exactamente com as tuas medidas 120 x 50 x 50. Só tinha a dúvida em fazer em 10 mm, ou 12mm ! Mas agora que o ric-santos testou ainda mais exigente que o meu, com 65 de altura, parece-me que está decidido. 120 x 50 x 50 em vidro de 12mm sem travamentos ! - É fiável ! Em resposta às tuas perguntas..... 1 - acho perfeitas ! 2 - para vidro de 10mm é porque vais colocar travamentos, certo ? Quanto ao fundo, nem penses em colocar 6 mm, ainda se fosse de 12 mm no fundo e 10 mm nas laterais !!! OK. Não te esqueças que o fundo não está só para enfeitar, é o que segura as 4 "paredes" do aqua, e o silicone tem que ter onde se agarrar.... cuidado com isso ! 3 - Furo, para a sump ? E só fazes um, então e o retorno ? O furo fazes com o diâmetro da tubagem que fores a aplicar ! Bom projecto ! Já agora... aprende-se muito com este nosso colega: http://www.reefforum.net/showthread.php?t=3609 Citar Mega abração,ALLEN
HQ Publicado: Julho 31, 2007 Autor Publicado: Julho 31, 2007 Obrigado pelas respostas. Tencionava colocar o vidro de 6mm no fundo, porque tenho 2 vidro com a medida pretendida. Ainda vou ver se os mando colar na vidreira e fazer um laminado de 12mm ou compro um novo de 10mm. O Tampo da mesa estou pensando em pedra, ainda não está decidido. Em volta do aqua vou colocar uma barra de alumínio soldada e lacada de preto. O furo é para sump, e o retorno é feito por cima. Gostaria de ter uma ideia em relação ao diâmetro necessário para o escoamento suficiente. Estou a pensar num furo de 40mm. Outra questão em que tenho de pesquisar é a o caudal da bomba. Citar www.souto.pt
ric-santos Publicado: Julho 31, 2007 Publicado: Julho 31, 2007 . . . . . ou compro um novo de 10mm. . . . Acho melhor ires por esta solução. O furo é para sump, e o retorno é feito por cima. Gostaria de ter uma ideia em relação ao diâmetro necessário para o escoamento suficiente. Estou a pensar num furo de 40mm. Outra questão em que tenho de pesquisar é a o caudal da bomba. Quanto ao Furo o que importa é o diâmetro da tubagem que vais usar, no meu caso o diametro do tubo é de 40 mm, depois vês o acessório Passa-muros e verificas o diametro do furo que tens que fazer no vidro. Quanto ao caudal da bomba . . . . bem isso depende do que vais fazer . Expõe a tua ideia/objectivo pro aqua, e depois a gente opina. Citar Cumprimentos Ricardo
Peninha Publicado: Julho 31, 2007 Publicado: Julho 31, 2007 Obrigado pelas respostas. Tencionava colocar o vidro de 6mm no fundo, porque tenho 2 vidro com a medida pretendida. Ainda vou ver se os mando colar na vidreira e fazer um laminado de 12mm ou compro um novo de 10mm. O Tampo da mesa estou pensando em pedra, ainda não está decidido. Em volta do aqua vou colocar uma barra de alumínio soldada e lacada de preto. O furo é para sump, e o retorno é feito por cima. Gostaria de ter uma ideia em relação ao diâmetro necessário para o escoamento suficiente. Estou a pensar num furo de 40mm. Outra questão em que tenho de pesquisar é a o caudal da bomba. queres um conselho de amigo? deixa lá esses aproveitamentos pra fazer empadão com a carne guisada do dia anterior para quem cozinha aí em casa e não cozinhes um problema no teu aquario... um aqua dessa dimensão tem que usar vidro de 10mm no minimo em todas as faces e ser bem travado e mais nada... 2 vidros de 6mm colados não teem nada a ver com um vidro de 12mm e isso vai dar (desculpa-me o vernaculo) cagada da grossa. e não te esqueças que pedra e vidro juntos não dá...terás sempre que usar uma camada de poliestireno expandido (esferovite) ou melhor ainda daquela fibra azul com q se fazem os isolamentos. para o furo de 40mm lateral em 10mm tens que deixar pelo menos 2cm de folga, não pensaste ainda em usar uma overflow? perdias menos litragem. Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
HQ Publicado: Julho 31, 2007 Autor Publicado: Julho 31, 2007 Ok ok Já tenho os vidros todos de 10mm. Overflow já tenho um, mas estou mais interessado no furo, a litragem neste caso não é isso que vai fazer a diferença. Em relação ao vidro, fica sabendo que um vidro laminado oferece mais segurança do que um único vidro (também não sei te dizer se nos aquarios se pode aplicar esse principio) Porque a pedra e vidro juntos não dá? Obrigado pelas criticas Citar www.souto.pt
Jorge Oliveira Publicado: Julho 31, 2007 Publicado: Julho 31, 2007 de facto pensei o mesmo,é que o aquário que estou a fazer,alias já fiz,vai ficar em cima de um móvel de laminado ou contraplacado ou lá como é que lhe chamam que mal tem ? Citar O meu feedback
ric-santos Publicado: Julho 31, 2007 Publicado: Julho 31, 2007 Ok ok Já tenho os vidros todos de 10mm. Boas! Melhor assim, lembra-te que estás a projectar os pilares da tua casa, e depois é muito chato fazeres a casa toda pipi, e às tantas começar tudo a rachar. . . que em aquas significa . . PUM. . . . . . . Porque a pedra e vidro juntos não dá? Obrigado pelas criticas Penso que percebi o que o Peninha queria dizer. Algures já mensionas-te o seguinte O Tampo da mesa estou pensando em pedra, ainda não está decidido. Ora isso literalmente assim não funciona, deves colocar entre ambos, ou seja entre o tampo de pedra e o fundo do aqua, uma placa de esferovite, roofmate, cortiça, etc etc, para te absorver qualquer desnivelamento minimo que possa existir entre ambas as faces. Caso não coloques, corres o risco de o vidro do fundo rachar. Agora pergunto, se já tens um overflow, para que queres fazer furos? Citar Cumprimentos Ricardo
Recommended Posts