Ajuda Com Escalares ( Para Entendidos )


chivas

Recommended Posts

Bom dia,

meus senhores, sei que não é o local mais apropriado para colocar este tópico , e por isso peço desculpas, mas como neste sítio estão os entendidos, então aqui vai :

Tenho um aqua de 100 litros com cerca de 8 escalares 3 médios cerca de 7 a 8 cm e 5 mais pequenos ceca de 4 a 5 cm, tenho ainda no aqua 5 neons já velhotes e grandes para os escalares não os comerem, 1 peixe-lápis, 2 tetras e dois camarões madeira . o problema é que os escalares maiores de véu comecam a ficar com as barbatanas da cauda esfareladas e em muito mau estado, não exite qualquer tipo de guerrilha no aqua póis até é um aqua muito calmo. Efectuo o tratamento com o ESHA 2000 mas não tem tido resultados e passados alguns dias acabam por morrer. gostava ainda de dizer que os escalares desde a altura que os comprei ja têem 2 semanas .

Será que alguem me poderia dar umas dicas sobre qual o possivel problema que se passa....já agora setup:

PH: 7.0 / 7.5

nitratos e nitritos : 0

temperatura: 26 /27

Tp`s regulares de 30% todas as semanas e mais de 50% 1 vez por mês

1 vez por mês tb efectuo tratamento preventivo com FLAGYL

Todas as semanas com as TP`s adiciono(MINAROLL e ESHA OPTIMA) são vitaminas e minerais

 

 

Alguém me pode dar uma ajuda??? Agradecia pois já estou farto de perder algumas das mais bonitas expecies do meu aqua

 

 

Cpts,

Chivas

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será peixes a mais para 100litros de água? O escalar é um peixe territorial e individuos a mais num aqua pode despoletar lutas à noite quando não os estás a ver.Ou então algum fungo.Mas o tratamento com Esha 2000 devia dar resultados...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será peixes a mais para 100litros de água? O escalar é um peixe territorial e individuos a mais num aqua pode despoletar lutas à noite quando não os estás a ver.Ou então algum fungo.Mas o tratamento com Esha 2000 devia dar resultados...

 

Nem mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não me parece que tenha nada a ver pois agora estao os restantes peixes com o mesmo problema... vou já mudar a agua , poi depois de fazer o tratamento com BACTOPUR os animais ficaram piores....

se alguem me poder ajudar.... vou colocar algumas Fotos

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , não sendo a causa principal , começava por manter 6,8 PH , ligeiramente acido , os escalares agradecem e ,mostram-se mais saudáveis. quanto a minerais na água , os nossos amigos escalares também preferem águas macias , mas não sendo problema , o que podes ter realmente é uma infestação de bacterias , e mortas , tanto tratamento e prevenção quebra ligeiramente o ciclo , matando bacterias que necessitas , o esha 2000 tem largo espectro de certeza absoluta que é de ponderar a hipotese, eu tenho 12 escalares num comunitário onde estão 80 peixes no total , e ninguém tem guerras a ponto de ficarem com barbatanas podres (bacterias) e ou Fungos , e a regeneração de pequenas batalhas por comida , são rápidas , agora aconcelho-te a mudar esses parametros da água , dependendo também dos restantes habitantes claro , e a usares UV (ultravioleta - lãmpada germicida) , a luz UV previne mais doenças que o tratamento que dás mensalmente , e além de ajudar a combater algas . Para já mudança de 50% de água em dois dias , bem tratada , e começa a tratá-los de bacterias , e mete algo tipo regenerador de mucosas etc. Aclimoll da JBL , ou mesmo o BIOTOPOL para tratamento da água têm essas propriedades , outros produtos equivalentes de outras marcas também devem ter , e quanto ás lutas são normais , quando adultos é que é preocupante e pode ser mortal as disputas , por enquano é só a "creche" a defenir hierarquias... um abraço

 

jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não me parece que tenha nada a ver pois agora estao os restantes peixes com o mesmo problema... vou já mudar a agua , poi depois de fazer o tratamento com BACTOPUR os animais ficaram piores....

se alguem me poder ajudar.... vou colocar algumas Fotos

Os outros peixes se calhar também levam umas bicadas dos escalares! Acredita se o tratamento não resultar é porque o espaço é limitado e é guerra territorial de certeza!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Pessoal por as vossas dicas vou tentar ver o que se passa mas acho que não é do espaço pois já os tenho a uns tempitos e só agora isto está acontece. o escalar maior que tenho deve ter uns 8 cm e depois tenho 5 mais pequenos . quanto as fotos não consigo colocalas , parece que nao dá...

 

bem se calhar não posso vair dos guppys e platys e coisas assim :D

 

 

Cpts,

 

Chiv@s

 

Ps:ainda eu quero comprar um aqua de 150 :wacko:

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Pessoal por as vossas dicas vou tentar ver o que se passa mas acho que não é do espaço pois já os tenho a uns tempitos e só agora isto está acontece. o escalar maior que tenho deve ter uns 8 cm e depois tenho 5 mais pequenos . quanto as fotos não consigo colocalas , parece que nao dá...

 

bem se calhar não posso vair dos guppys e platys e coisas assim :puppydogeyes:

Cpts,

 

Chiv@s

 

Ps:ainda eu quero comprar um aqua de 150 :smilecolros:

 

 

ok , respondeste ao que era precisos , viviparos e ciclideos , não é a melhor opção e mix de peixes , mas enfim tenta equilibrar..vê omeu mix no fotos i videos e poderás ter agum ponto de referencia

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok , respondeste ao que era precisos , viviparos e ciclideos , não é a melhor opção e mix de peixes , mas enfim tenta equilibrar..vê omeu mix no fotos i videos e poderás ter agum ponto de referencia

 

Boas NETMANIAC, desde ja deixa-me agradecer a ajuda e o interesse que tens tido para com o meu problema.

Acho que não entendes-te eu não tenho ciclideos juntos com viviperos, tenho sim dois aquas. Um tem so viviperos gupys, platys, espadas,ect o outro entao só tenho escalares 6 escalares pequenos com cerca de 3 , 4 cm não terão muito mais e pelo andar da carruagem acho que tenho mais um escalar dos pequenos em estado vegetativo :) , depois tenho 1 escalar grande (médio) 4 neos(que ainda não estão em estado para serem comidos :laugh: e dois tetras, e dois camarões madeirae 1limpa vidros e um limpa fundos.

 

Olha será ovardose dos medicamentos?? ou falta de minerais???

olha tenho fotos mas não consegui colocalas sera que te posso enviar para o msn

 

Cpts,

Chiv@s

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal olhares para os escalares?

Estão inchados? Comem bem? Estão sempre à sombra ou escondidos num canto? - pode ser parasitas intestinais, Flagyl no aqua ou junto com a comida.

Não a todas as perguntas - pode ser ataque de bactérias, Backtopur Direct no aqua

 

Material de leitura:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...c=66712&hl=

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...c=61273&hl=

 

É sobre discos, mas e daí? São do Amazonas, por vezes andam nos mesmos territórios dos escalares e têm os mesmos problemas.

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas NETMANIAC, desde ja deixa-me agradecer a ajuda e o interesse que tens tido para com o meu problema.

Acho que não entendes-te eu não tenho ciclideos juntos com viviperos, tenho sim dois aquas. Um tem so viviperos gupys, platys, espadas,ect o outro entao só tenho escalares 6 escalares pequenos com cerca de 3 , 4 cm não terão muito mais e pelo andar da carruagem acho que tenho mais um escalar dos pequenos em estado vegetativo cabecadura , depois tenho 1 escalar grande (médio) 4 neos(que ainda não estão em estado para serem comidos :mrgreen: e dois tetras, e dois camarões madeirae 1limpa vidros e um limpa fundos.

 

Olha será ovardose dos medicamentos?? ou falta de minerais???

olha tenho fotos mas não consegui colocalas sera que te posso enviar para o msn

 

Cpts,

Chiv@s

 

OLÁ de novo , quanto ao mix se confundi não faz mal , o essencial sobre escalares tá lá , quanto a postares fotos eu uso a megagaleria.com , um dos recomendados do forum , e se leres com atenção realmente não é grave apenas podes melhorar as cndições dos escalares (ciclideos americanos) ph baixo por natureza , e agua macia , quanto ao que relataste como disse deves ter problema de bacterias indesejadas....os meus nem ligam muito aos cardinais , neos , um grupo de 17 no totyal e 7 arlequins , á noite os escalares tornam-se predadores dessas especies, não desapareceu nenhum , mas eles já estão juntos á muito tempo , 6 meses , nem me preocupo, até porque o grupo de neons , cardinais defende-se bem , e bem alimentados nem se preocupam com o que no natural sao as suas presas, de resto sao peixes resistentes a condições precárias de água , mas não imortais , pensa como Discus mais resistentes , mas mais agressivos como ciclideos, é um bom começo :) de resto nada dificeis como animais de estimação, nao contyes que te comam da mão no 1º ano , mas com o tempo lá confiarão em ti :) um abraço

 

p.s. claro que podes enviar para o meu msn (e-mail) , por isso está visivel aos membros :)

 

jose palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

obrigado por toda a ajuda mas vou deixar de ter escalares, só ja me restam 2 e meio 1 medio e 1 pequeno o outro pequeno esta a ir de vela.

Realmente não entendo o que se passou ja estive na loja com amostra de agua onde fizemos todos os teste possiveis e imaginarios e nada ... só me resta dizer adeus aos ciclideos americanos e voltar aos viviperos ;)

 

OBRIGADO POR TODO

 

ABRAÇOS

CHIV@S

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

obrigado por toda a ajuda mas vou deixar de ter escalares, só ja me restam 2 e meio 1 medio e 1 pequeno o outro pequeno esta a ir de vela.

Realmente não entendo o que se passou ja estive na loja com amostra de agua onde fizemos todos os teste possiveis e imaginarios e nada ... só me resta dizer adeus aos ciclideos americanos e voltar aos viviperos ;)

 

OBRIGADO POR TODO

 

ABRAÇOS

CHIV@S

 

não desistas, eu apontava mesmo para a má qualidade de escalares, e depois um com uma doença poderá contagiar os restantes todos.

Se todos os peixes fossem guppys ninguem tinha aquarios com mais de 15Litros, por isso é que os peixes sao fascinantes, consegue ser um hobby, um puro relaxamento e claro um grande e precioso desafio.

Editado por Nuno Figueiredo

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo , espero que não estejas a falar a sério :) , não desanimes , eu no 1º mês que voltei a ter aqua morreram literalmente todos os peixes por tentar corrigir o PH com um produto estragado , dentro do prazo mas estragado , e eu nada pude fazer , só sobraram os anbantideos e o Pleco (4 sobreviventes de 26) que resistiram mais , e se mesmo estes que tens não resistirem eu ofereço-te um grupinho , prometido ... os meus são carne para canhão , comem tudo , habituam-se a tudo :lol: mas também não são imortais , lol .... defenitivamente isola-os se puderes e trata-os com Furanol da JBL , usa Denitrol da JBL para repor bacterias necessárias ao ciclo mais rápido , é isso que eu uso e resulta , agora raramente tenho de tratar no comunitário , a não ser que seja praga , ah e uma lãmpada de ultravioleta ajuda em muito a evitar bacterias a mais onde não devem estar na água :) ... um abraço

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo , espero que não estejas a falar a sério :) , não desanimes , eu no 1º mês que voltei a ter aqua morreram literalmente todos os peixes por tentar corrigir o PH com um produto estragado , dentro do prazo mas estragado , e eu nada pude fazer , só sobraram os anbantideos e o Pleco (4 sobreviventes de 26) que resistiram mais , e se mesmo estes que tens não resistirem eu ofereço-te um grupinho , prometido ... os meus são carne para canhão , comem tudo , habituam-se a tudo :D mas também não são imortais , lol .... defenitivamente isola-os se puderes e trata-os com Furanol da JBL , usa Denitrol da JBL para repor bacterias necessárias ao ciclo mais rápido , é isso que eu uso e resulta , agora raramente tenho de tratar no comunitário , a não ser que seja praga , ah e uma lãmpada de ultravioleta ajuda em muito a evitar bacterias a mais onde não devem estar na água :( ... um abraço

Jose Palma

 

 

 

Boas José

Obrigado pela força, mas acho que de ciclideos americanos já não vou lá mais, pelo menos até me dar a panca outra vez.

estou com ideas de comprar novo aqua de 1,50 , mas vou fazer de ciclideos africanos( lago malawi) em principio ainda ando a estudar as especies para nao voltar a cometer os mesmos erros... se é que os cometi...

mas o meu aqua de viviperos está na maior.

 

Cpts

Chiv@s

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opiniao tens muitos inquilinos a partilhar o mesmo espaço, ainda por cima ciclideos, que para establecerem hierarquias andam à mocada e necessitam de espaço para defenirem o seu espaço, territorio, geralmente o comportamento agressivo começa a ser mais frequente quando os animais chegam a um tamanho medio, a juventude, onde tem de marcar posiçao no cardume, entao imagina esses escalares nesse aquario quando tiverem o tamanho adulto? Sao cerca de 15cm . Pelo que disseste nao tens nitritos nem nitratos, o que é muito estranho , pois geralmente num aqua com tanto pessoal ha alguns nitratos, que sao resultado do ciclo , ao que me parece, podes ter amonia em grande e o ciclo interrompido. Faz tpas genrosas de 20 % diariamente , pois deve ter uma grande carga organica em decomposiçao criando amonia, e com o ciclo parado,nao terad uma decompsiçao dos compostos azotados.... Isto è apenas uma hipotese. hehehehe tou a postar do meu telemovel lolol

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sorry. Como estou na net pelo movel , e è um pouco diferente nao tinha lido que alguns ja tinham morrido, mas a minha opiniao mantem se, creio que a causa do problema pode ter sido o que descrevi anteriormente, lamento todo o sucedido, boa sorte e nao desistas desses animais

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sorry. Como estou na net pelo movel , e è um pouco diferente nao tinha lido que alguns ja tinham morrido, mas a minha opiniao mantem se, creio que a causa do problema pode ter sido o que descrevi anteriormente, lamento todo o sucedido, boa sorte e nao desistas desses animais

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sorry. Como estou na net pelo movel , e è um pouco diferente nao tinha lido que alguns ja tinham morrido, mas a minha opiniao mantem se, creio que a causa do problema pode ter sido o que descrevi anteriormente, lamento todo o sucedido, boa sorte e nao desistas desses animais

 

Eu estou com o Joao tinha muita populaçao para um aqurio de 100l e uma enorme carga organica e essa e a origem do teu problema quase de certeza

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O problema principal é que se metem a medicar no aquário sem ter atenção que certos medicamentos (como o Esha 2000 ) destroem a colónia de bactérias nitrificantes e depois ainda ponderam a hipótese de aplicar um antibacteriano no aquário. Alguns escalares podiam estar infectados por parasitas (intestinais, das guelras ou da pele) mas agora todos sofrem de intoxicação por amónia.

Jacinto Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O problema principal é que se metem a medicar no aquário sem ter atenção que certos medicamentos (como o Esha 2000 ) destroem a colónia de bactérias nitrificantes e depois ainda ponderam a hipótese de aplicar um antibacteriano no aquário. Alguns escalares podiam estar infectados por parasitas (intestinais, das guelras ou da pele) mas agora todos sofrem de intoxicação por amónia.

Por isso é que aplico o Esha 2000 num recipiente fora do aqua.Ou seja dou banhos diários de 30m/1h aos peixes infectados.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao á aplicaçao de medicamentos , após a utilizaçao destes , deve se manter uma rotina de tpas diarias na ordem de 20% por um periodo nunca inferior a uma semana, para se manter o aqua limpinho sem excesso de materia organica que possa rapidamente se transformar em amonia em quantidades toxicas, e para que se possa retasblecer rapidamente uma colonia de bacterias nitrificantes

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao á aplicaçao de medicamentos , após a utilizaçao destes , deve se manter uma rotina de tpas diarias na ordem de 20% por um periodo nunca inferior a uma semana, para se manter o aqua limpinho sem excesso de materia organica que possa rapidamente se transformar em amonia em quantidades toxicas, e para que se possa retasblecer rapidamente uma colonia de bacterias nitrificantes

 

Nem mais.

E adicionar bactérias para que o equilibrio seja concluido mais rapidamente.

Jacinto Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais