MoonRaven Posted July 1, 2007 Share Posted July 1, 2007 (edited) Boas, Os nenufares crescem muito, e como tal, convem serem plantados entre aí uns 30 a 70 cm de profundidade. Eu coloquei os meus em vasos de plastico daqueles proprios para lagos todos esburacados nas paredes como se fosse rede, em substrato normal, mas logo percebi que sujava muito a agua no inicio, por isso fui até ao rio e trouxe de lá lodo com minhocas e tudo. Pensando agora bem, talvez por isso as carpas andem a fucinhar nos vasos... hhumm... Por cima do lodo e da planta coloquei umas pedras, mas vou colocar uma rede de modo a que os peixes não as retirem de lá. De resto é deixá-las crescer Penso também para reforçar a dita profundidade, que se tiver no minimo a 30 cm não sofrerá com possiveis dias de gelo intenso... Também gostaria de ver o lago, até porque deve ficar aqui perto de onde moro... Abraços Além disso... Podes Sempre acoplar os rizomas dos nenufares a trocos e a pedras (como se costuma fazer com as anubias) que ficam muito bem... e as carpas não as conseguem retirar... Eu no meu lago, no sopé da cascata que foi feita em pedra calcária solta, no intervalos "entalei" (literalmente) dois ou três nenufares e estão lindos".. aliás foram os único que escaparam à furia escavadora das carpas... Se precisares de ajuda (Fersan e qualquer outro menbro) na colocação terei todo o gosto em partilhar o pouco que sei sobre o assunto... Cordiais cumprimentos Edited July 1, 2007 by MoonRaven Link to comment Share on other sites More sharing options...
Peninha Posted July 5, 2007 Share Posted July 5, 2007 caro Fersan muitos parabens pelo seu projeto e desde já desejos de uma feliz concretização do mesmo, que seja à imagem do seu mais afoito sonho. agora para assuntos mais mundanos, não é preciso pôr fotos para nos babarmos ...isso já está a acontecer por antecipação. e como parece mal em gente de tão respeitável idade, em nome de varios foristas e meu...por favor....umas fotos....só umas poucas.... essa litragem vai fazer-me sonhar dias e dias a fio. se estiver ainda a procurar opiniões, por mim, triste aspirante a laguista que apenas tenho 1300 litros de agua na sala de estar, Koi, Koi, Koi. nenhum outro peixe tem a beleza e a elegancia de um cardume de kois. Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários... Link to comment Share on other sites More sharing options...
mvalente Posted July 10, 2007 Share Posted July 10, 2007 Muito bom, num lago desse tamanho não me parece que vá haver campo de batalha Penso que pode pôr qualquer peixe de água fria e tartarugas que certamente irão se deliciar a apanhar sol na ilha. Coloque peixes o mais breve possivél senão o lago transforma-se num frábrica de mosquitos Cumprimentos MJV Link to comment Share on other sites More sharing options...
mvalente Posted July 10, 2007 Share Posted July 10, 2007 Em relação ás plantas aconcelho a colocar nenufares, papiros, juncos e algumas plantas flutuantes por exemplo alfaces de agua salvineas etc...porque senão o fizer pode mais tarde ou mais cedo ter uma "sopa de algas" Todas estas plantas absorvem os nitratos da agua que é toxico para os peixes controlando tambem o aparecimento de algas. Boa sorte MJV Link to comment Share on other sites More sharing options...
fersan Posted July 19, 2007 Author Share Posted July 19, 2007 Boas, infelizmente ocorreu um problema com o meu computador, o que me impossibilitou de acompanhar os acontecimentos, até à data, agora parece que a situação está resolvida. Mas em relação ao lago e suas fotos, ainda não consegui compreender como funciona o sistema para fazer upload de algumas fotos, assim que perceber como o fazer poderão ter uma ideia daquilo que o lago representa Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedromelao Posted July 19, 2007 Share Posted July 19, 2007 Ola...tambem vi o topico e fiquei bastante curioso tambem quero ver fotos!...Se quiseres vai ao google e escreve photobucket...regista-te e é muito facil de pores fotos online...Depois de estarem online aparece uma listinha com as tuas fotos...para pores as imagens é presiso o URL que esta ao lado das fotos...mesmo ai ao lado das fotos á quatro endereços mas escolhes o segundo...espero ter sido util...tambem tenho um lago mas é pequeno(1500/2000L)...para já dá...se pudesses podias por ai uns pimpoes...sao muito bonitos e coloridos! Abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fausto Vicente Posted July 23, 2007 Share Posted July 23, 2007 Boas, infelizmente ocorreu um problema com o meu computador, o que me impossibilitou de acompanhar os acontecimentos, até à data, agora parece que a situação está resolvida. Mas em relação ao lago e suas fotos, ainda não consegui compreender como funciona o sistema para fazer upload de algumas fotos, assim que perceber como o fazer poderão ter uma ideia daquilo que o lago representa Olá Fersan Le o seguinte tópico, pode ser que te ajude... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730 Cumps Fausto "O que não nos mata, torna-nos mais fortes" Link to comment Share on other sites More sharing options...
fersan Posted November 3, 2007 Author Share Posted November 3, 2007 Aqui estão algumas fotografias do lago. . . Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel Almeida Posted November 3, 2007 Share Posted November 3, 2007 Só vou dizer: lindo. Agora vou me embora ou ainda tenho um ataque cardiaco Editado: Quote muito grande Daniel Almeida Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedromelao Posted November 3, 2007 Share Posted November 3, 2007 (edited) É pá espectacular , soberbo , fabuloso , extraordinario , lindissimo!!!Não ha palavras! Tens ai uma casa e um lago mesmo lindos!Adorei a decoraçao do jardim!O lago é impermeabilizado com barro , certo?Ele não turva a agua? Como peixes aconselhote carpas kois e kinguios/pimpoes(carassius auratus)...daqueles mais simples... Ficarao lindissimos nesse mega lago! Como plantas aconselho jacintos de agua, pinheirinho aquatico, salvinias , rabo de raposa, elodeas e nenufares!Nas margens papiros e juncos! Abraço e boa sorte! Edited November 3, 2007 by pedromelao Link to comment Share on other sites More sharing options...
huiriea1980 Posted November 7, 2007 Share Posted November 7, 2007 se puser alguns peixes de rio... falou no Tejo. Pode pedir a algum pescador amigo alguns peixes: pimpoes (selvagens), escalos, bordalos, carpas e pode comprar uns peixes tal como ja lhe indicaram, com tanta água e um habitat tao apetecivel, de certeza tds se irao dar bem. Cumprimentos e parabens Link to comment Share on other sites More sharing options...
fersan Posted November 9, 2007 Author Share Posted November 9, 2007 Para além das rãs, cobras de água, alfaiates, actualmente tenho uns 10 barbos, umas 20 enguias, em relação a outros habitantes tenho tinho muito pouco tempo disponivel, para arranjar candidatos. Em relação a plantas tenho jacintos, papiros e mais duas ou três especies que desconheço o nome! Obrigado pelas palavras amáveis e conselhos! Link to comment Share on other sites More sharing options...
duarte36 Posted November 9, 2007 Share Posted November 9, 2007 Kois Duarte www.discusmaster.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
fersan Posted November 10, 2007 Author Share Posted November 10, 2007 Em relação às perguntas do amigo pedro! O lago é todo em barro, embora, devido a uma especie de papiro invasiva que tomou conta de todo este, colocamos plastico preto e seixo do rio no fundo, nas margens colocamos também o mesmo seixo e pedras maiores. Quando tinhamos o fundo do lago nivelado e paredes verticais a agua ficava turva e quase não se movia. Por isso fizemos um desnivel no fundo lago para fomentar a movimentação de água pela açção termica, o que parece estar a resultar. Pois, com a acção do vento e o aquecimento da água nas partes mais baixas do lago e arrefecimento nas partes mais fundas, cria-se uma movimentação natural da água, com o aumento do vento na parte da tarde, consegue-se uma ondulação com cerca de três a cinco centimetros, o que causa um efeito muito engraçado. Por vezes parece um rio a correr, embora não passe de um lago, até tivemos de prender os jacintos ao fundo, para não serem arrastados para a margem . Até agora só tem um pequeno defeito, a água evapora um pouco, pelo que se que tem de se repor diariamente, o que neste caso é normal pois é uma grande quantidade de água, exposta aos raios solares e vento, mas enfim não se pode ter tudo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedromelao Posted November 10, 2007 Share Posted November 10, 2007 Ola Fersan! Essa ideia é engraçada...e se tu dizes que resulta é interessante para lagos de maiores dimensoes! Quanto a repor agua diariamente , ele perde muita?Não será um buraquitono barro que faça perder a agua? Se for mesmo evaporação podes arranjar muitas plantas flutuantes para reduzir a exposição solar do lago...uma muito gira são as lentilhas de agua que fazem muita sombra!Mas reproduzem muito e chegam a tapar charcos e lagos intiros!Parece verdete e como normalmente são muitas num espaço pequeno nos charcos confumde-se com verdete!As minhas eram minusculas mas depois de as colocar de quarentena abriram um bocado ficando com mais alguns milimetros... Boa sorte com o lago , tens ai um lago espectacular...tenta arranjar agora mais plantas mesmoa i num rio proximo podes tentar arranjar como os juncos/taboa larga...quando houver muitas plantas para consumir os nutrientes podes por um bom numero de peixes!Os pimpoes(podes comprar, nas lojas chamam-lhes peixe vermelho , sarasa, cometa , shubuikin, etc) desses podes por , não ponhas é variedades daquelas com 3 caudas etc devido a serem mais senciveis...ou então pedir a um pescador como sujeriu um membro acima... As carpas koi devido a serem muito coloridas assim como os pimpoes ficariam muito bem para alem de que crescem muito e um peixes grandes e colorido ai ficaria muito giros! Mais uma vez boa sorte... Comprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
TESIS Posted November 10, 2007 Share Posted November 10, 2007 Mas isso tá espectacular..........!!!!!!!!!!!!!! Tens a certeza que foi construido dessa forma "amadora" como dizes? É que ao olhar está tudo tão perfeito e enquadrado que ou parece a mãe natureza ou um óptimo arquitecto paisagistico. Quanto a sugestões não as posso dar, por uma lado tá tudo perfeito, por outro não percebo nada de fauna e flora de um lago. Agora que deve ser espectacular estar sentado nessa ponte ao por do SOL E não digo mais nada to a ficar verde de inveja Cpms João Link to comment Share on other sites More sharing options...
fersan Posted November 10, 2007 Author Share Posted November 10, 2007 Para se realizar uma obra, começa-se! Faz- se alguma coisa parecido com aquilo que queremos, depois lá vem a velha história. Depois de feito! chega-se sempre à mesma conclusão; "Se fosse agora... Fazia desta ou daquela maneira!". Então aí está! tira-se 2 milhões de litros de água e mãos à obra!. Depois mostras aos amigos e outra vez a velha história! são eles ou eu proprio a dizer; "se fosse desta ou daquela maneira ficava melhor"! bem!... e o custo!? isso não problema!... o que é que se quer fazer!? ter automoveis!? barcos!? passear!? etc... Só é preciso uma coisa, decidir o que se quer fazer! E como não se pode fazer tudo ao mesmo tempo, cada um escolherá o que fazer!. Começa com o que se tem! e resto virá com tempo. Quem tem cão, caça com ele, quem não tem ... caça com gato! quem não tiver gato ou cão, vai fazendo o que pode! até porque nunca falta tudo! para começar há sempre! o acabar é uma questão de tempo... Por isso prezo muito toda a ajuda, que por vós me é dispensada. Obrigado pelas dicas! Mas não há furo no barro, neste caso o lago tem uma exposição de cerca de 1800 m2 de área exposta aos elementos, e pois vezes pela manhã, quando os primeiros raios de sol incidem sobre a água do lago, esta começa a aquecer e nota-se toda uma névoa a pairar rodopiando até desaparecerem as condições ideais que sustentam este fenómeno natural. O que em dias de calor e vento mais intenso já não visivel, mas a evaporação continua a existir. Numa semana chega a evaporar-se cerca de 5 mil litros de água. Gostaria de colocar todas essas plantas e peixes, só que ainda não sei como o fazer... Planto-as com as raízes directamente na água entre os "calhaus" ou coloco algum substrato!? ou planto-as mais nas orlas do lago? Com toda a estima! ... Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedromelao Posted November 10, 2007 Share Posted November 10, 2007 Ola Fersan!Pois...quando eu ia fazer o meu lago tambem pensei...vou fazer isto...vou fazer aquilo...etc...depois de feito...pensei , "devia ter feito assim, assado , etc"...para ficar tudo bem no proximo já o ando a planear agora para so o cunstruir em junho/julho! As plantinhas se forem flutuantes acho quye podes deixar a vaguear pelo lago...aquelas de raiz podes plantar perto das margens assim como no "centro" do lago...nas partes mais fundas , etc... Acho que podes plantar directamente nos calhaus ou então por um pouco de terra do teu terreno num vaso de lago, plantar algumas plantas e por pedras em cima...deixas uma semaninha para ganhar forma e quando tirares aquilo do vaso a terra vem "formada" , como quando se tira um pudim da forma...ai enterras esse lodo por baixo ou ao lado das epdras e cobres com pedras para não levantar poeirada! Comprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Kohaku Posted November 12, 2007 Share Posted November 12, 2007 Caro Fersan Em resposta à sua mensagem privada, onde tive a oportunidade de o congratular pelo seu excelente projecto e conforme prometido, vou tentar responder a algumas questões que foram colocadas no seu post. Quanto a plantas: Os jacintos são plantas flutuantes em princípio não devem ser enterradas. Mesmo que as enterre estas irão proliferar e dar novas plantas flutuantes, digamos que é uma luta inglória. Mesmo que os ventos as levem para as margens elas irão resistir. Aquelas que não conseguirem poderão sempre ser adubo para plantas terrestres. Os nenúfares e os papiros poderão ser invasivos. Devem estar plantados em vasos próprios para o efeito, que se vendem nas casas de produtos de jardins. (vasos pretos quadrados e com bastantes aberturas rasgadas lateralmente.) Poderá fazer vasos destes com os cestos de mão dos supermercados e forrá-los com uma tela plástica usada nas janelas para evitar a entrada de mosquitos, coloque dentro só areão grosso dois a três cm de diâmetro, e no meio do mesmo os rizomas dos nenúfares ou os papiros. Estes dar-se-ão bem e evita que os peixes sujem o lago com o substrato. Atenção que os papiros estando á solta, e sem controlo poderão proliferar de tal forma que mais tarde só com um caterpillar os consegue remover, a mim aconteceu-me isso nos lagos anteriores que tive., e mesmo estando envasados não os devemos deixar crescer demasiado. A razão para usar os vasos ou cestos prende-se com a necessidade de evitar a proliferação exagerada e descontrolada das espécies. A ideia de colocar um plástico preto no fundo preso com pedras grandes para evitar o crescimento exagerado foi óptima. Quanto à perda de água é completamente normal ter esses níveis no verão. Eu diria que até está com bastante sorte. Pois perder só 3 cm de água por semana é uma bênção. Eu no meu lago nas semanas mais quentes de verão chego a perder 10 cm de água. È verdade que os filtros que uso ajudam a potenciar a evaporação da água. Por último queria oferecer-lhe se quiser, a si e aos restantes membros do fórum alguns dos meus Kois nascidos o ano passado e que estão agora com cerca de 15 a 25 cm. Tenho neste momento cerca de 45 peixes e os meus filtros não aguentam uma população tão grande. Se quiserem, a única coisa que terão de arranjar será, sacos de plástico grandes de transporte de peixes vivos ou geleiras de praia grandes ou qualquer outro tipo de recipiente grande e estanque para o transporte. Caso tenha dúvidas não hesite em perguntar. Se souber terei imenso gosto em ajudar. Um abraço Kohaku Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará. Link to comment Share on other sites More sharing options...
BlueBe Posted November 20, 2007 Share Posted November 20, 2007 Espectacular!!! Ficou lindissimo; Estou de boca aberta É bom saber, que depois de tanto tempo o trabalho fica ao nosso gosto; um dia também farei assim um lago... Quando? Vai levar algum tempo... Candidatos a ofertas já tem muitos pelos vistos; aproveite a oferta de peixes de Kohaku; pois os meus tiveram um azar... Ainda tenho os maiores, mas infelizmente este ano não tiveram crias; ou se tiveram foram comidas pelos primos: as carpas de rio... Foi triste, estava à espera de ver os novos peixinhos; e afinal vim foi uma população de rio a encher o meu lago com os seus filhotes... Resultado: andámos a lavar o lago; ou seja retirámos toda a água, colocámos os peixinhos em baldes enormes e lavámos todas as paredes e plantas; enfim, de momento vê-se completamente o fundo do lago não tem algas.... Batalha ganha! Mas espero para o ano que vem já ter nova criação, vamos esperar.. Nessa altura pode ser que tenha uns bem giros para o Fersan levar; ainda faz criação de kois e ainda "inventa" uma nova espécie que os japoneses até cá vêm ver... Novidade: introduzi uma nova espécie; uns peixe gato, vou ver se se aguentam este inverno: uma vez que a temperatura minima neste lago normalemnte não desce dos 15 graus... Passando o inverno dirvos-ei se ainda cá estão Intés, e boas aventuras Eli Link to comment Share on other sites More sharing options...
dominik1994 Posted December 26, 2007 Share Posted December 26, 2007 fogo esta lindo mas eu ainda meteia ai uns barquinhos mas esta mesmo lindo tu deves ter ganhadomesmo o euro milhoes malawi 430 litros projecto inicioos meus severustanganika ex homeflorest com N. bichardi Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marco1980 Posted January 14, 2008 Share Posted January 14, 2008 Bluebee, o que deve ter acontecido quando introduziu carpas selvagens no lago com carpas kois é que para além das selvagens terem comido provavelmente alguns juvenis coloridos, as duas variedades de carpas devem ter-se cruzado, e as cores das kois sao recessivas, pelo que ao fim de poucas geraçoes de cruzamentos com peixes selvagens (ou se colocadas em meio natural) podem perder as cores e voltar a ter as cores dos peixes selvagens (escuras). Além disso se introduziu agora um peixe gato, fique sabendo que esse é um peixe predador, que já se adaptou às nossas águas (vai aguentar o frio), e quando tiver juvenis vai ser mais um a banquetear-se com as suas kois... espero que o seu lago tenha locais que sirvam de refugio. Cumprimentos, para tds os apreciadores e possuidores de lagos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
miguelwind Posted January 15, 2008 Share Posted January 15, 2008 :D Ainda não tinha visto esta maravilha! Está absolutamente lindo! Quem pode, pode! Bolas está aí muito € envolvido! Fecilito o criador dessa maravilha! :D Está suberbo não tenho palavras! E é um grande filosofo! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Nuno_lvc Posted January 16, 2008 Share Posted January 16, 2008 Quando fôr grande quero ter um assim!! (Podias arranjar achigãs... Depois organizavas pescarias de fim de semana! E convidavas o pessoal! Querida vou ali pescar o jantar! eheh) Agora a sério, está muito porreiro Abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
gabrielgg Posted January 17, 2008 Share Posted January 17, 2008 peço desculpa pela intrusão mas será que o pessoal dos lagos me pode dar uma ajudinha? http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=81894 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts