Praga Castanha / No3 No Maximo - Com Foto


Recommended Posts

Boas, tenho um aquario de 240 Litros que recentemente iniciou uma praga castanha, que se cola aos vidros e plantas e pedras, parece ferrugem, nos vidros eu limpo e volta a aparecer, Alguma ideia do que será?

Editado por Nuno Figueiredo

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem se forem algas acho esquisito, sinceramente só tiro o ph e muda praticamente todos os dias 20 L de agua. nos quais faço sempre uma limpeza se bem que ao de leve do areao, mas sempre todos os dias.

alguma solução para este problema ou terei de mudar o areao e pedras todas?

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei de fazer uns testes mais a sério

 

no2 = amarelinho, tudo correcto

no3 = red line ( acho que nao dava para ficar mais vermelho )

ph = 7

temp = 28º

 

240L ( 220L+-)

 

tenho alguns escalares que agora noto que estao mais ofegantes a respirar, entretanto ontem adicionei mais uma bomba de o2

tenho 2 filtros 2213 com esponja e bioballs.

e um interno a agitar a agua

 

faço tpa de 20L por dia.

Alguma ideia para reduzir o no3.

agradeço a vossa ajuda.

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei de fazer uns testes mais a sério

 

no2 = amarelinho, tudo correcto

no3 = red line ( acho que nao dava para ficar mais vermelho )

ph = 7

temp = 28º

 

240L ( 220L+-)

 

tenho alguns escalares que agora noto que estao mais ofegantes a respirar, entretanto ontem adicionei mais uma bomba de o2

tenho 2 filtros 2213 com esponja e bioballs.

e um interno a agitar a agua

 

faço tpa de 20L por dia.

Alguma ideia para reduzir o no3.

agradeço a vossa ajuda.

 

 

Há qto tempo tens o Aqua montado? Eu tenho o meu há pouco mais de 1 mês e só agora os valores de NO2 e NO3 (tive valores na ordem de 1ppm em NO2 e 50 ppm em NO3) estão a normalizar. também tenho efectuado TPA's constantes de 20 a 30 litros. Segundo aprendi era uma situação normal porque o Aqua inda tava a ciclar...Neste momento tb tou c mtas algas!!!

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu esta montado a mais de 3 meses, sem nunca ter tido uma baixa ou mesmo algas, acabei de testar os valores dos no3 da agua das tpas, e esse tb está um bocado elevado, não tanto, mas entre os 10 a 20 da escala de 20ml de medida.

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que deve ter acontecido alguma coisa à colónia de bactérias do teu filtro!

 

Se não adicionaste nada à água é a única coisa de que me lembro...

 

Tenta aqueles aditivos com bactérias que se pode deitar na água! Em princípio deve ajudar a colonizar mais rápidos os filtros que tens e a refazer o ciclo!

 

Abraço e boa sorte!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

NO3 a 20 ainda é elevado, se já vais colocar esses valores que vem na água da torneira, juntando ao que já tá no aquario é normal que suba muito....

 

Não sei mas eu pensaria em utilizar agua destilada ou algo desse género, mas espera por outras opiniões,

 

cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, já me falaram em adicionar agua destilada do Lidl, apenas tenho a duvida sé adiciono 5L directos no meu aqua ou então o que sugerem, por acaso limpei recentemente um dos filtros, mas como são 2 faço alternadamente.

Editado por Nuno Figueiredo

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Julgo que o possível problema que terás se for muitos litros da água do lidl é com o PH, não deve ser o mesmo que tens por isso todo o cuidado é pouco.

 

cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então, mas quantos litros de agua destilada é a ideal?.

 

Boas!

 

Acho que pelo menos 30% por dia até descer o NO3... É muito garrafão! Tem é cuidado com o pH dessa água e, se for preciso, usa algum produto para que o pH dela fique mais próximo da do teu aquário!

 

Abraço!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem adicionei 30L de agua destilada do Lidl, quase 6€, é praticamente impossivel fazer esses 30% diariamente, nao so pensando no dinheiro mas sim nos 2 andares que tenho de subir sem elevador.

O que aconcelham, luzes desligadas ou ligadas.

a aqua que costumo trocar diariamente da companhia, costuma estar 1 a 2 dias na varanda, onde apanha sol e vento, deveria estar em local escuro?

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem adicionei 30L de agua destilada do Lidl, quase 6€, é praticamente impossivel fazer esses 30% diariamente, nao so pensando no dinheiro mas sim nos 2 andares que tenho de subir sem elevador.

O que aconcelham, luzes desligadas ou ligadas.

a aqua que costumo trocar diariamente da companhia, costuma estar 1 a 2 dias na varanda, onde apanha sol e vento, deveria estar em local escuro?

 

 

Boas, estou intrigado com uma coisa, que eu saiba água destilada é desprovida de oxigénio, parece-me ñ ser muito aconcelhavel pras plantas e peixes, no entanto a minha inexperiencia relativamente aos plantados, pode desconhecer este facto de que a água destilada é util no combate de pragas cm estas...se puderem dêm uma vista dolhos neste link...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...rt=#entry402189

 

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estou intrigado com uma coisa, que eu saiba água destilada é desprovida de oxigénio, parece-me ñ ser muito aconcelhavel pras plantas e peixes, no entanto a minha inexperiencia relativamente aos plantados, pode desconhecer este facto de que a água destilada é util no combate de pragas cm estas...se puderem dêm uma vista dolhos neste link...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...rt=#entry402189

 

Cumprimentos

 

sinceramente as pragas não são o que me preocupa neste momento, mas sim o nivel de no3 elevadissimo, apesar de eu começar a desconfiar do teste, ou eu ando a fazer o teste mal, ou entao, agua da companhia, agua de poço, agua de fonte ( com parametros aceitaveis pela camera para consumo ) dão todos o no3 elevadissimo.

O teste é o da Sera, não deve ser mau teste, e eu acho que o faço correctamente, assim repentinamente o teste pode ter vindo estragado ( eu vou acreditar que sim ;) ).

Agora enquanto eu vou tentando arranjar agua com no3 dentro dos paramatros, gostaria de uns conselhos, se luzes desligadas é o ideal, e como começo a notar os barbatos de alguns escalares roidos, se devo fazer algum tratamento, se sim com qual.

 

Cumprimentos

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nisso dos tratamento já não te posso ajudar, porque não percebo grande coisa...

 

Quanto à questão do NO3, se tens dúvidas do teste, porque não levas uma amostra de água a uma loja de aquariofilia para eles analisarem?

 

Eles não costumasm ter problemas quanto a isso e sempre tiravas essa questão a limpo!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sinceramente as pragas não são o que me preocupa neste momento, mas sim o nivel de no3 elevadissimo, apesar de eu começar a desconfiar do teste, ou eu ando a fazer o teste mal, ou entao, agua da companhia, agua de poço, agua de fonte ( com parametros aceitaveis pela camera para consumo ) dão todos o no3 elevadissimo.

O teste é o da Sera, não deve ser mau teste, e eu acho que o faço correctamente, assim repentinamente o teste pode ter vindo estragado ( eu vou acreditar que sim :wink: ).

Agora enquanto eu vou tentando arranjar agua com no3 dentro dos paramatros, gostaria de uns conselhos, se luzes desligadas é o ideal, e como começo a notar os barbatos de alguns escalares roidos, se devo fazer algum tratamento, se sim com qual.

 

Cumprimentos

 

 

Em relação a isso tb ñ te consigo ajudar, nunca tive escalares, nem lidei com doênças nos peixes. Em relação aos testes tb concordo com o Zpoliveira, experimenta ir a uma loja q te possa fazer os testes pra comparares os resultados. Eu tenho feito sempre os testes numa loja cá em Setúbal e só óntem decidi comprar um kit da Hagen, qdo cheguei a casa fui experimentar e constatei q um dos reagentes do teste NO3 tava estragado pk o resultado dava "0" e eu sabia q infelizmente até tinha bastantes Nitratos, fui logo trocar! Vê o prazo de validade dos testes e tenta fazer isso pra dissipares tdas as dúvidas antes de começares c grds TPA's e tratamentos, etc...

 

Abraço e boa sorte c o tratamento

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a isso tb ñ te consigo ajudar, nunca tive escalares, nem lidei com doênças nos peixes. Em relação aos testes tb concordo com o Zpoliveira, experimenta ir a uma loja q te possa fazer os testes pra comparares os resultados. Eu tenho feito sempre os testes numa loja cá em Setúbal e só óntem decidi comprar um kit da Hagen, qdo cheguei a casa fui experimentar e constatei q um dos reagentes do teste NO3 tava estragado pk o resultado dava "0" e eu sabia q infelizmente até tinha bastantes Nitratos, fui logo trocar! Vê o prazo de validade dos testes e tenta fazer isso pra dissipares tdas as dúvidas antes de começares c grds TPA's e tratamentos, etc...

 

Abraço e boa sorte c o tratamento

 

bem, muito a loja testar a agua, e deu igual ao meu teste, acho que estou a falar de uma contaminação geral da agua nestas redondezas, apesar de eu já notar os peixes mais bem dispostos, noto que a escalar femea que desovou a dias anda um bocado em baixo, e nunca anda muito direita, com ligeira inclinação para um lado, e os restantes todos ratados nas barbatanas.

por isso pretendo aplicar um tratamento nos gajos.

Aguardo pela vossa preciosa ajuda :wink:

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os escalares apresentam maiores danificações nas barbatanas, deverei aplicar sera backtopour liquido no aquario comunitario ( escalares, casal de guppys e 2 corydoras )

devo ligar a iluminação?

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os escalares apresentam maiores danificações nas barbatanas, deverei aplicar sera backtopour liquido no aquario comunitario ( escalares, casal de guppys e 2 corydoras )

devo ligar a iluminação?

 

 

Boas!

 

Claro que a iluminação deve estar ligada. Deves fazer TPA's na ordem dos 30 a 40%, pois os peixes andam fragilizados devido à quantidade de matéria orgânica dissolvida na água ou seja bastantes nitratos (grosso modo), diáriamente até baixares os valores de NO3 pelo menos até 15ppm, depois fazes TPA's normalmente. Penso que deves fertilizar urgentemente com potássio e verificares os níveis de PO4. Caso os valores de PO4 estejam abaixo de 0,5ppm fertiliza também. A luz deverá estar ligada nesta fase cerca de 8 horas diárias, mas depois de tudo normalizar situa nas 11 horas. Eu tenho bons resultados com estas horas de iluminação, contudo cada caso é um caso.

 

Boa sorte.

 

Cumprimentos.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas vossas respostas que sempre ajudam, como a companhia da água já estabeleceu os parametros da água, tudo se parece compor, ja noto o casal de escalares a escolher o ninho, coisa que só é bom sinal, já tenho o aqua +- a 20mg de nitratos com 0 nitritos e ph estavel, todos um bocado roidos, mas isso com o tempo deve passar, tb o tratamento do backtopur foi a pouquinho tempo, tenho feito trocas de 70L diarias, isto num aquario de 240L. vou ver se consigo evitar que as cianos voltem a aparecer, pois limpei tudo ( menos as plantas ).

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais