ZL

Membro
  • #Conteúdo

    65
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por ZL

  1. Olá! Experimenta a baixar a saída de água até ficar fora de água apenas a altura suficiente para sair o ar (+/- 2mm). Esses filtros de esponjas como são "movidos" a bolhas de ar não têm quase nenhuma capacidade de elevação. Deve ser por isso que soluça, está no limite.
  2. Oi! Já votei, e também podem contar comigo para dar força a esta iniciativa.
  3. Olá Marcelo! A minha opinião é que não é necessário aplicar travamentos no fundo, pois essa função já está a ser feita pelo vidro de fundo. Pensa no assunto...
  4. ZL

    novo aquario...

    Olá! Se não me engano, tenho praticamente a certeza, o nome dessa espécie é Pelvicachromis pulcher, conhecido como Kribensis. Um ciclideo dos rios africanos.
  5. Olá! Os meus Mpulungu demoram entre 9 meses a um ano até começarem a reproduzir-se. Mas ainda continuam a crescer, penso que atingirão o tamanho máximo depois dos dois anos. Atenção nada disto foi "cronometrado", como deve ser, é apenas o resultado de observações sem registos.
  6. Olá! Eu desde há muito tempo que, quando limpo o filtro externo, limpo tudo. Com os devidos cuidados claro. As esponjas de filtração mecânica são lavadas "na torneira", lã de rocha, e outras coisas parecidas, é para substituir por novo. Só as cerâmicas e todos as outras massas filtrantes biológicas necessitam de um cuidado maior e serem apenas "limpas" com a própria água do aquário, a da TPA. Utilizando esta rotina nunca tive nenhum problema com a colónia de bactérias. Faço este tipo de limpeza 2 ou 3 vezes por ano num aquário equilibrado, com um filtro bem dimensionado em volume, (das massas filtrantes).
  7. Olá Diogo. Num aquário de um 1.20m penso que, com alguma astucia na disposição da decoração e sorte, poderás manter as duas espécies em causa sem problemas de maior se tiveres maneira de controlar o aumento de população. De uma forma muito reduzida, vou tentar responder a algumas das tuas questões. Não é que sejam peixes de cardume, mas formam colónias. A minha experiência dis-me que não lhes causam grande mossa, excepto quando escavam nas proximidades das raízes. O biótopo é o do lago Tanganyika, zona rochosa. É o que baste para defender o seu território, desova ou dominância. Mais agressivos entre eles. Também podes sempre consultar N.Brichardi
  8. Claro Miguel, tens toda a razão. É imprescindível ler as instruções de todos os equipamentos, antes da sua utilização. Cumps,
  9. Boas! Eu acho que a posição é indiferente. Ao longo dos anos já tive alguns problemas com aquecedores, e não posso afirmar que em alguma das vezes tivesse sido provocado pela posição. Um aquecedor se for estanque, tem de o ser até de cabeça para baixo. Cumps,
  10. Olá como já tinha dito, eu desligo TUDO sempre que faço a manutenção semanal, mas não garanto que ao alimentar os peixes se visse uma folha solta a passar perto não metesse os dedos dentro de água para a tirar. Mas depois do que se passou, só o volto a fazer quando me esquecer deste episódio do aquecedor, (espero que nunca me esqueça). Cumps,
  11. Olá, a todos! Eu já votei , lá p'ra trás. Votei sim, nos dois. Volto só para relatar o que me aconteceu a algumas horas atrás. Enquanto alimentava os peixes e observava, um pouco distraidamente o aquário em geral, reparei que do aquecedor (300w), que estava submerso (1 ou 2 cm), estavam a sair, nesse preciso momento, várias bolhas de ar. Como isso não é, de maneira nenhuma, nada normal, fiquei assustado e fui buscar um busca-pólos que inseri dentro da água do aquário. verificando que a luz acendia (forte). Sem dúvida nenhuma estava a haver passagem de corrente para a água. Neste momento já substitui o aquecedor avariado (tinha 4 anos de funcionamento). Apenas quero frisar que, se por acaso não olhasse naquele exacto momento para o aquecedor e mais tarde colocasse as mãos dentro de água, nem que fosse para retirar uma folha solta, teria feito o "teste" do meu diferencial, que é decerto muito mais velho que o aquecedor que deixou de ser estanque de um momento para o outro como é normal em qualquer avaria, surge sem aviso. À laia de conclusão direi que, estou bastante contente de neste momento estar a escrever estas linhas neste tom . Mas não me esqueço que, tal como há dias de sorte também há os de azar. Por tudo isto caros amigos, tenham bastante cuidado.
  12. Eu já votei. Sim nas duas, porque o "seguro morreu de velho" e "quem tem cu tem medo". Cumps,
  13. Sem dúvida que compensa, era melhor até escolheres a opção Opção EHEIM ECCO 2232. Mas se comprares, escolhe sempre uma das opções com o filtro exterior, vale sempre a pena porque a filtragem é mais eficaz e a manutenção é muito mais simples de fazer. Isto assim numa explicação muito rápida. Mas se pesquisares um pouco, não terás nenhuma dúvida.
  14. Olá! A melhor maneira de confirmares o volume de litros/hora desse teu filtro é pores a correr a água para um recipiente grande , por exemplo, um balde de 20 litros, contas o tempo decorrido até encher. Depois é só fazeres as contas para saberes quantos l/h está a fazer. Porque não é com o comprimento do jacto de água que sabes o valor da potencia de bombagem.
  15. Olá, Zogli! Estás a partir do principio de que o aquário da tarasofia é um plantado, mas eu acho, parto do principio, de que não deve ser um plantado, pelo menos densamente plantado, pois este post está na área dos ciclídeos africanos.
  16. Olá! Eu não iria para a solução da eritromicina. Apagão sim. E principalmente para uma solução a longo prazo apostava num controlo apertado da concentração dos fosfatos. Há várias maneiras de reduzir os fosfatos: com TPA's, usando zeolite no filtro e também consegues encontrar resinas que te retiram os ditos fosfatos da água. Cumps,
  17. Oi! Eu só detectei que estavam dentro das conchas mortos, pelo cheiro. Cheira as conchas uma a uma.
  18. Olá! Então, noticias dos Ocellatus? Os meus quando os deixei de ver foi porque tinham "quinado" dentro das conchas banana rock Espero que não tenha sido este o caso. Cumps
  19. Oi! Se quiseres retirar grande parte dessa película, utiliza um papel de cozinha, daqueles em rolo, sem tintas nem cheiros. É só estender na superfície da água e retirar rapidamente para um alguidar, por exemplo. A gordura vem agarrada ao papel. Para uma solução mais duradoura no tempo podes ensaiar algumas das soluções já apresentadas. Até à próxima.
  20. Olá a todos ! Daquilo que eu sei, os relâmpagos provocam uma reacção na atmosfera e "carregam" a água da chuva de nitratos, isto tudo antes dela bater no chão.
  21. Olá pessoal ! Com muita pena minha, e devido a um imprevisto, não vou puder comparecer. Ficará então para uma próxima oportunidade.
  22. Seguindo o link que indicaste, encontra-se a dada altura : Double protection The UV sterilizers are equipped with 2 sheaths assuring a double protection : # an internal quartz sheath allowing an optimal and stable temperature and a high level of security. # an external sheath of thick Pyrex totally proof agains U.V. rays to guarantee optimal security. Daqui pode-se pensar em concluir que, apesar de transparente, não deixa passar as radiações UV.
  23. Olá a todos! Só hoje vi este post! Nome: José Luís Localidade: Faro Nick: ZL Tipo de aquário: Doce Aquários: 200l (100x40x50), 80l (80x30x35), 20l (40x20x25) Fauna: 4-N. leleupi, 1-N. brichardi, 21-C. leptosoma "mpulungu"(15 alevins), 2-P. nigripinis, 3-C. frontosa(juvenis), 1-S. multipunctatos, 1-Panaque sp. L204, 13-N. natalensis. Flora: Anubias barteri, Vallisneria gigantea, Vallisneria spiralis e-Mail: jlfas@netcabo.pt Até á próxima.