Não Consigo Perceber Isto...


Montaneias

Recommended Posts

olá pessoal, eu tenho um aquario de 1 metro por 40cm de fundo e 60cm de altura á duas ou tres semanas. Primeiro n sei fazer as contas para ver qts litros de agua ele leva, para alem do PH n sei medir nada (nitritos e nitratos NH3+ etc.) ou n me aconcelharam a trazer Testers qd fui comprar o filtro e bomba de ar. o que é certo é que nao me aconcelharam a por os peixes logo qd encho o aquario, mas o meu irmao pô-los logo no segundo dia... isto foi correto? :/

Na minha opinião os peixes n foram bem escolhidos também... inicialmente tinha 4 guppy's, um tubarão bala, um Camarão, uma rã, dez neons, um botia palhaço, dois calda de espada, quatro platy's, dois limpa vidros(Plecostomus), dois limpa fundos, um peixe identico ao escalar, dois Gourami... estes sao os que consegui identificar...

o que é certo é que ao fim de 3 semanas tenho menos de 50% dos peixes..

o meu ph tentei manter em 6,8 e 7.0, temperatura segundo o autocolante que coloquei no vidro tem estado entre 26º e 27º.

a agua que coloquei inicialmente foi da torneira.

passo a citar o que aconteceu a uns e outros peixes... 2 guppy's estão vivos, 1 desapareceu, outro apareceu estranhamente morto. o tubarão bala passei para uma maternidade a pensar que ele andava a comer peixes e nao sei como ele saltou para fora do aquario e morreu. o Camarão estao perfeitamente vivo escondido no tronco.a rã sempre foi muito quieta, sempre teve os outros para fora mas n sao nublados. os dez neons desapareceram todos. um botia palhaço que esta bem vivo. 2 calda de espada que parecem estar tambem 100%. dois platy's pariram e morreram, os machos tambem apareceram mortos, e o mais incrivel é que as crias que continuam na maternidade estão aparentemente de grande saude, nenhum morreu. os limpa vidros e os limpa fundos(Plecostomus) estão aparentemente bem. o peixe identico ao escalar morreu, dois Gouramis que estao muito bem...

 

Hoje o meu irmão foi comprar peixes, aproveitou para perguntar o que comia a rã, disseram que se não tivesse larvas comia neons e guppy's...

 

á superficie da maternidade onde estao as crias tem gordura... é normal?

 

bem... para alem da minha incompetencia tambem é um pouco parte de quem trabalha nas lojas de animais... afinal de contas ninguem me disse para trazer as larvas tendo eu comprado mais de 5 frascos de alimentos diferentes...

 

quem puder responder a uma ou outra pergunta agradeço...

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá pessoal, eu tenho um aquario de 1 metro por 40cm de fundo e 60cm de altura á duas ou tres semanas. Primeiro n sei fazer as contas para ver qts litros de agua ele leva, para alem do PH n sei medir nada (nitritos e nitratos NH3+ etc.) ou n me aconcelharam a trazer Testers qd fui comprar o filtro e bomba de ar. o que é certo é que nao me aconcelharam a por os peixes logo qd encho o aquario, mas o meu irmao pô-los logo no segundo dia... isto foi correto? :/

Na minha opinião os peixes n foram bem escolhidos também... inicialmente tinha 4 guppy's, um tubarão bala, um Camarão, uma rã, dez neons, um botia palhaço, dois calda de espada, quatro platy's, dois limpa vidros(Plecostomus), dois limpa fundos, um peixe identico ao escalar, dois Gourami... estes sao os que consegui identificar...

o que é certo é que ao fim de 3 semanas tenho menos de 50% dos peixes..

o meu ph tentei manter em 6,8 e 7.0, temperatura segundo o autocolante que coloquei no vidro tem estado entre 26º e 27º.

a agua que coloquei inicialmente foi da torneira.

passo a citar o que aconteceu a uns e outros peixes... 2 guppy's estão vivos, 1 desapareceu, outro apareceu estranhamente morto. o tubarão bala passei para uma maternidade a pensar que ele andava a comer peixes e nao sei como ele saltou para fora do aquario e morreu. o Camarão estao perfeitamente vivo escondido no tronco.a rã sempre foi muito quieta, sempre teve os outros para fora mas n sao nublados. os dez neons desapareceram todos. um botia palhaço que esta bem vivo. 2 calda de espada que parecem estar tambem 100%. dois platy's pariram e morreram, os machos tambem apareceram mortos, e o mais incrivel é que as crias que continuam na maternidade estão aparentemente de grande saude, nenhum morreu. os limpa vidros e os limpa fundos(Plecostomus) estão aparentemente bem. o peixe identico ao escalar morreu, dois Gouramis que estao muito bem...

 

Hoje o meu irmão foi comprar peixes, aproveitou para perguntar o que comia a rã, disseram que se não tivesse larvas comia neons e guppy's...

 

á superficie da maternidade onde estao as crias tem gordura... é normal?

 

bem... para alem da minha incompetencia tambem é um pouco parte de quem trabalha nas lojas de animais... afinal de contas ninguem me disse para trazer as larvas tendo eu comprado mais de 5 frascos de alimentos diferentes...

 

quem puder responder a uma ou outra pergunta agradeço...

Obrigado.

 

Boas

acho que posso mesmo dizer que fizes-te tudo mal. Começas-te a meter logo peixes, o que é errado. Deverias meter no inicio um, para começar o ciclo, de preferencia corydoras. Deverias, antes de meter peixes, ter pesquisado, lido bastante. O forum diz-te tudo!

para medir os litros, acho que é (largura*comprimento*altura)/1000, mas tambem nao te esqueças que isso nao te dá os litros reais porque depois vais acrescentar areao, objectos,etc. O que te vai tirar litros.

Os testes que deverias fazer sao principalmente amonia e ph. Basta pedires numa loja teste para medir amonia e no proprio teste tem la tudo explicado. A amonia do teu aqua deve estar bastante alta, visto que nao fizes-te ciclagem, a amonia alta transforma-se em amoniaco,algo mortar para os peixes. (Existem produtos para acelerar ciclagem, nutrafin cicle)

Realmente os peixes foram mal escolhidos, meter tubarao bala e escalares com neons e guppies, acho que nao foi muito certo. E meter o tubarao bala numa maternidade, pessima ideia. Os guppies e neos, ou foram comidos pelo tubarao, escalares ou ra

Com tanta variedade de peixes, deverias ter bastantes esconderijos.

espero ter ajudado

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A morte dos peixes pode ser devido a muito coisa mas uma delas é mais que certa, colocar peixes um dia depois de colocar água no aquário nunca é boa ideia.

 

Tens que deixar fazer o ciclo (colocas só um peixe mais resistente) e só depois é que podes colocar mais peixes mas nunca muitos de cada vez, convém ir aos poucos.

 

As contas para saberes os litros brutos do teu aquário são fáceis: 100 X 60 X 40 / 1000 = 240l (isto é brutos pq depois, tudo o que lá colocares dentro retira litragem).

 

Tens/tinhas peixes que não devem estar juntos, não é impossível mas algumas pessoas mantém isso junto mas são de ph's diferentes e compatibilidades diferentes.

 

Os testes são sempre importantes e convém comprares para fazeres e saberes como tá a tua água.

 

Á superfície da água por vezes pode aparecer essa camada de gordura, basta colocares a saída do filtro junto à superfície para haver movimento de água para ela desaparecer.

 

Qualquer coisa apita,

 

Cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma coisa.. o tubarão bala não comeu ninguém de certeza porque são muito pacíficos! (o meu então é um grande mariquinhas mesmo). De resto como já te disseram fizeste tudo mal.. antes de montares o aquário devias ter lido bastante e pesquisar aqui no fórum pois está aqui praticamente tudo! Compra o teste de amónia que muito importante! Faz TPA's diárias para ver se consegues baixar a amónia e manter os peixes que te restam.. enquanto o aquário não estabilizar aconselho-te a não comprares mais peixes!

 

Pesquisa aqui no fórum que as tuas dúvidas encontram resposta! bigsmile

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok pessoal... eu tentei sempre aconcelhar-me nas lojas mas o meu irmao estava cheio de pressa... muitissimo obrigado pela ajudinha... amanha ja vou buscar os testes prk apesar de saber k ia haver baixas de peixes nunca pensei ficar com o aquario quase vasio... sendo assim trago o teste de amonia e...? mais algum teste que possa aproveitar para comprar?

ja agora... tinha-me eskecido dizer k sem mais nem menos apareceu-me um caracol minusculo junto das crias... isso é bom ou é mau?

mais uma vez obrigadinhu... sois um amoreh... he he ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tudo bem??

Realmente cometeste uma série de erros mesmo desculpando nos nunca nada justifica a morte de seres vivos.

Peixes incompativei de várias formas como o escalar com os neons que é predador e presa, pH's ácidos com alcalinos...enfim....

O testes que te aconselho a comprar sao dos nitritos, nitratos, amonia e dH.

Espero que consigas recompor esse teu aquário que tem bastante potencial ;)

Fica bem

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro acho que devias ter deixado o aquário maturar durante umas duas semanitas, com umas coridoras no segundo ou terceiro dia lá dentro. Depois devias ver qual o PH e dureza da água, para poderes escolher que tipo de peixes irias lá por, pois peixes de PH diferentes=morte. Depois não te esqueças das mudas de água. Lê um bocadinho aqui pelo tópico aprendes muito antes de fazer qualquer coisa. Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sei k nada justifica a morte dos peixitos mas tb n ia deixalos dentro de uma saca... afinal de contas o erro foi do meu irmao e eu tou a tentar concerta-lo... é cedo para o dizer mas axo k apanhei um pouco do bichinho da aquarofilia, velos e reproduzir e tudo... excelente... em relação ao Ph ele teve em atenção pedir concelho entre ph's identicos apesar de que n me parece, assim sendo, que o tenham aconcelhado adequadamente... independentemente, o que quero é mesmo salvar os que restam para entretanto encher o aquario mais tarde quando perceber mais disto... tive a ler um pouco acerca da ciclagem, mas há ainda uma coisa que não percebi... neste post aconcelharam-me a medir a amonia pois nao deixei fazer ciclagem etc... n deixei inicialmente, mas vintos que ja tive no total +/- 30 peixes, que como ja disse mais de 50% morreu, a ciclagem de á 3 semanas para ca n está completa? e ja agora, porque as crias sobrevivem todas e os outros peixes morrem incluindo ate progenitores?

de qualquer forma alguma coisa se passa porque tem morrido aproximadamente um peixito por dia :(

 

Obrigado pelas respostas amigos... vou continuar as leituras... ;) tks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria de começar por te felicitar por teres entrado neste maravilhoso mundo que é a Aquariofilia e também pela compra de aquário que fizeste.

Pois foi sem duvida uma boa escolha.

 

Não pretendo tempo com o que estava errado, vamos começar pelo princípio.

O aquário esta cheio de água, e todo o material de filtragem aquecimento e circulação de água esta a funcionar e o aquário não apresenta fugas.

Agora temos tempo vamos pesquisar que peixes e plantas adquirir.

As plantas podem ser as primeiras a ser escolhidas pois podem começar por se introduzir sem problemas.

Em relação aos peixes. Podemos escolher de acordo com o Ph, Gh que temos na torneira ou podemos querer peixes com exigências de Ph e Gh diferente, convêm também saber o valor de Kh. Estes valores também podem são relevantes para as plantas e elas devem ser escolhidas de acordo com o habita escolhido.

Se optarmos por ter peixes que se adeqúem a agua da nossa torneira então temos o trabalho facilitado para fazer as mudas de agua no aquário basta retirar a agua da torneira e deixa-la repousar de um dia para o outro de preferência com algum movimento por forma a eliminar o cloro.

Se pretendemos peixes com um Ph superior ou inferior ai teremos de escolher a forma como vamos preparar a água do aquário assim como a agua para as mudanças de água.

 

Com o tempo que demorou a pesquisa já deve ter passado algum tempo que o aquário esta a funcionar, no teu caso ele já contem vida vamos tentar que esta se mantenha e não introduzir mais peixes até o aquário estabilizar e os calores de Ph e Gh sejam os desejados.

 

Caso o aquário estivesse vazio poderias começar a fazer os TPA´s e deixar cair um pouco de comida no aquário para que as bactérias que já se começarão a formar poderem ter algum alimento. No início da 3 ou 4 semana e também de acordo com os valores medidos de nitritos, nitratos, amónia podes começar a introduzir peixes.

A introdução deve ser lenta e deve ser das espécies mais resistentes ou menos exigentes para as mais exigentes.

Mesmo com um aquário estabilizado e com valores de nitritos, nitratos, amónia a zero ou perto desse valor um aumento brusco na população do aquário pode tornar o aquário instável e fazer subir os valores anteriormente mencionados pois se o aquário estava desocupado ou com poucos exemplares as colónias de bactérias estavam dimensionadas para a quantidade de alimento disponível e podem não ser suficientes para tratar um aumento rápido e grande de detritos.

 

Boa Sorte

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lolol grande piadão, não pude deixar de me rir, não pelo que aconteceu mas mais pela maneira como o nosso recém aquariofilista descreveu todo o sucedido.

 

Pois bem Montaneias, acho que já te disseram o básico, agora realmente devias fazer uma pesquisa bem aprofundada sobre necessidades dos peixes, incompatibilidades entre os mesmos, ciclo da agua, testes... enfim tanta coisa, acredta que vais poupar imenso dinheiro se o fizeres. Existe tanta informação neste forum, bem como fora dele, eu já comecei nisto faz um tempinho, cometi também muita asneira mas li muito e hoje acho que já posso dizer que percebo alguma coisa de aquariofilia, no entanto ainda tenho muito para aprender.

 

 

O meu conselho (sei que nao o vais seguir, pois eu lembro-me bem da minha empolgação quando me meti nisto) é ires colocando poucos peixes de cada vez, vai observando o seu comportamento, depois acrescenta outro peixe etc, encher um aquario de peixes de uma só rajada não é lá muito aconselhavel, o resultado quase sempre é esse. Esquece o cardume de neons ou cardinais para já, isso vai-te morrer tudo nestas primeiras semanas, eu fiz o mesmo erro.

´

 

Vai dando noticias de como correm as coisas

cumps

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Bem vindo.

Não me leves a mal mas acho que o teu principal erro foi teres escolhido essa loja (ou o teu irmão)

Eu quando me iniciei não conhecia o fórum mas as pessoas das duas lojas onde comprei material e peixes foram 5 estrelas a explicar tudo.

 

Acho que deves começar por escolher uma loja de confiança em que te d~em informações boas e não informações aparvalhadas comoessa das râs comerem peixes se não tiverem larvas. Isso é conversa de quem n percebe nada disso.

 

Começo por te perguntar em qua zona moras. Se conhecermos alguma loja na zona já te podemos aconselhar.

Para além do fórum tens que "melgar" o pessoal das lojas eheheheheheheh

 

Acredita que é meio caminho andado

 

Na margem sul podes ir á loja do rio sul shoping que tem pessoal que percebe bastante e explica as coisas à maneira

 

Boa sorte com o aqua

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha , se meteres a rã junto com peixes , = tudo o que lhe couber na boca = comida , daí a resposta do lojista , portanto compra peixes maiores que a boca dela , se quiseres ver o culpado de quem comeu , mete uma cria por perto da boca dela e verás , sortudas que estão na maternidade .o tubarao bala entrou em stress , eles precisam de companhia além de espaço para nadar (além de rápidos e ficarem grandes são pacificos), muito natural ter saltado. Quanto ao preparares o aqua , tarde demais , portanto , PÁRA de comprar peixes até saberes cuidar dos que tens , neons Versus rãs , eskece , assim como a maioria desses peixes que lhe cabem na boca , ou então rã volta ao "charco" de onde veio. Agora é que vai doer , testes sim , muitos testes , PH, KH, GH , NO2, NO3, NO4 e Fosfatos , estes para mim os essenciais , material filtrante que tens no filtro , umas plantas bonitas (se for plantado) , bom fertilizante , (que espero que tenhas metido no fundo ao montar o aqua) e fertilizante que se vai adicionando á água , controla bem a água com testes , ao veres que tens parametros errados , vais ler e obrigar-te a aprender a gerir isso tudo , vais aprender que peixes são melhores ou piores , consoante o gosto o tipo de aquario que queres e o que montaste , o que te obriga a escolher bem o que compras , para já chega , mas acredita a rã é o teu assassino fantasma , (coitada , mas tem especeis mais ou menos agressivas para os peixes e a regra é , cabe na boca é comida) . Um abraço .

 

José Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pelas criticas... eu sou da zona do porto, a loja onde se comprou os peixes, teste, filtros... zoo feira no shopping parque nascente - Gondomar

o filtro é um fluval modelo 205 salvo erro.. o material de filtragem é o que vem a acompanhar, penso que 2 compartimentos de porcelana ou algo parecido e dois compartimento de carvao..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... pelos visto isto está pessimo... so á pouco tive tempo para ir comprar os testes agora tenho de arranjar uns redutores destas coisas...

 

amonia - 6mg/l (axo eu)

 

nitrato No3 - 80mg/l

 

nitrito NO2 - 5mg/l

 

restantes teste nao consegui arranjar... o teste que usei para a amonia foi o API, era para mergulhar 5 segundos e deixar voltado para cima 1 minuto depois ver... passa um minuto estava a 1.0 mas passados 2/3 minutos estava no nivel seis :/ isto é normal? agora como sei se ta a 1.0 ou a 6.0?

 

obrigadinho ppl..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada de redutores... Como te disseram tens que estabilizar a água antes do mais. No teu lugar comprava mas é um eliminador de amonia e cloro, tens várias opções, eu usei toxivec da sera, depois de utilizar voltas a ver os parametros da água e vais ver q a amonia desaparece, tens q ter paciência... antes de meteres peixes trata a agua.

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... pelos visto isto está pessimo... so á pouco tive tempo para ir comprar os testes agora tenho de arranjar uns redutores destas coisas...

 

amonia - 6mg/l (axo eu)

 

nitrato No3 - 80mg/l

 

nitrito NO2 - 5mg/l

 

restantes teste nao consegui arranjar... o teste que usei para a amonia foi o API, era para mergulhar 5 segundos e deixar voltado para cima 1 minuto depois ver... passa um minuto estava a 1.0 mas passados 2/3 minutos estava no nivel seis :/ isto é normal? agora como sei se ta a 1.0 ou a 6.0?

 

obrigadinho ppl..

 

 

Olá Montaneias!

 

Esses valores estão muito altos! Espero que ainda tenhas peixes vivos no aquário. Tens que começar a efectuar TPA's diárias de cerca de 50%. Não coloques mais produtos químicos na água para reduzir o que quer que seja, senão corre-se o risco de matar mais peixes. Verifica os valores da água da torneira. Quando os valores da água do aquário começarem a ficar perto do que é normal reduzes as TPA's para dia sim dia não. Depois dos valores estarem dentro de valores aceitáveis diz qualquer coisa.

Sinceramente não conheço a marca de testes que utilizaste, mas partindo do princípio que é fiável, o valor correcto é aquele que te deu após o recomendado minuto. Após esse minuto os valores podem ficar deturpados. Sinceramente aconselho-te a comprar testes de marcas mais conhecidas e que o pessoal mais utiliza. Eu uso JBL , NUTRAFIN e SERA, acho que são bastante fiáveis.

Por enquanto não faças mais nada a não ser também reduzir a quantidade de comida fornecida aos teus peixes. Regra: dar apenas a quantidade que eles possam comer em 2 minutos.

 

Preocupa-te agora apenas com a Amónia, Nitritos, Nitratos. Depois compra o teste de pH que também é importante. Depois voltamos a falar. OK?

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não se enganem...

deve-se medir a coluna de água existente e não o aquario , ao fazerem as contas com as medidas exteriores do aquario, irá dar-vos o volume total a contar com o volume que os vidros ocupam. Deve-se medir por dentro do aqua para não se contar com os vidros e assim estaram a medir o volume da coluna de água e não do vidro+coluna de água.....

 

percebem????

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... pelos visto isto está pessimo... so á pouco tive tempo para ir comprar os testes agora tenho de arranjar uns redutores destas coisas...

 

amonia - 6mg/l (axo eu)

 

nitrato No3 - 80mg/l

 

nitrito NO2 - 5mg/l

 

restantes teste nao consegui arranjar... o teste que usei para a amonia foi o API, era para mergulhar 5 segundos e deixar voltado para cima 1 minuto depois ver... passa um minuto estava a 1.0 mas passados 2/3 minutos estava no nivel seis :/ isto é normal? agora como sei se ta a 1.0 ou a 6.0?

 

obrigadinho ppl..

 

Bem amigo Montaneias

Quanto à loja podias ter arranjado melhor... mas tambem não é das piores.

 

Quanto ao teste deves ler melhor as instrucções, é que deves retirar a água em excesso e o resultado é o da leitura passado esse tal minuto e não 2 ou 3. Eu retiro a água em excesso encostando ligeiramente uma ponta de um guardanapo de papel ao teste. A água que interessa já lá está e a restante não induz en erro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coitado do homem, já li neste tópico quem lhe mandasse comprar fertilizantes mais substratos, medições ao aquario por dentro e 1000 berbicachos. Muito simples, não compres mais peixes e espera que o aquário estabilize. Aquário estabilizado significa teres o ciclo do azoto feito, ou seja, vais ter uma colónia de bactérias que te vai reduzir a amónia produzindo nitritos, que por sua vez vao ser reduzidos por outras bacterias que os vao traduzir em nitratos, que por sua vez vao ser "consumidos" pelas plantas e diluidos quando fazes TPA's (trocas parciais de água). Quando tiveres isso estabilizado, tenta fazer uma TPA por semana de 20% aproximadamente só para manteres estes valores estáveis.

 

Quanto àquilo que já se falou dos fertilizantes e do tal "fertilizante do fundo" isso é um passo a seguir. Se tens algumas plantas verdadeiras (que é aconselhado para reduzir os tais nitratos) então deves ter uma iluminação porreira para que façam a fotossintese (uma lampada que dê uma luz parecida à luz do dia e que tenha uma potencia adequada - lê sobre temperatura de cor e isso no site da aquaeden que é um patrocinador do forum). Existem artigos muito bons na secçao de plantas onde podes aprender muito mais, mas por enquanto acho que te deves focar no que tens e só quando isso estiver nos pincaros ir mais alem.

 

 

Boa sorte e força com isso bigsmile

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok pessoal, eu ja me tinha apercebido que o melhor era fazer umas TPA's mas aqui ainda niguem me refiriu que agua colocar.. aconcelham água mineral ou agua da torneira tratada por exemplo com aquasafe ou um outro producto qualquer? so pra me certeficar que nao faço asneira... e essa mesma agua que vou repor deve repousar algum tempo ou nao?

 

obrigadinhu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, acabei de fazer o novo teste amonia e deu ao fim de um minuto "1.0" . Tendo seguido os vossos conselhos concluo que a amonia está 1.0 por litro.

 

Bem, está mau, mas sempre melhor do que a primeira leitura. eheh

 

 

Boas!

 

Montaneias se leres com atenção o meu post, verificarás que eu disse para medires os valores da água da torneira. Se a água da torneira tiver uns parâmetros aceitáveis, porquê comprar água engarrafada? Como vais fazer várias TPA's num curto espaço de tempo é conveniente comprares um produto tipo Aqutan da Sera para proteger os peixes e um anti-cloro se não deixares repousar a água. Só isso!

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muita gente não usa anti-cloro, pois isso é outro dos micros para as plantas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.