Socorro! Um Polvo No Nano-reef


PST

Recommended Posts

O teu polvo , em principio ,é um Mimic Octopus - http://en.wikipedia.org/wiki/Mimic_Octopus ; http://www.thecephalopodpage.org/mimic.php.

 

É um animal extremamente raro, recentemente descoberto . para teres uma ideia , o numero avistado até hoje cifra-se em dezenas e não em centenas ou milhares. Eu tive a sorte de ver um enquanto mergulhava na Malasia e para verem a raraidade , posso dizer que um dos guias de mergulho que mergulhava naquele local há 10 anos 2 vezes por dia nunca tinha visto um.

Se se confirmar era muito interessante dares esse polvo para o oceanário para que o pudessem exibir. É uma raridade. Fica à tua consciençia .

Não é venenoso , mas é tão inteligente que imita vários outros animais marinho venenosos.

Cump.

Rui

 

 

Ontem à noite voltou a mostrar um tentáculo (riscas laranjas e e brancas). Tentou apanhar um bocado de granulado que caiu nas algas quando eu estava a alimentar os occelaris. Está instalado no meio de um molho de chaetomorpha, perto da superfície, por isso não há de ser difícil de apanhar. Vou ver se o consigo fotografar para desfazer este mistério, mas a minha digitalzita miserável não ajuda...

 

P.S. Em relação ao destino a dar-lhe, tinha-o apalavrado ao Octopus, por isso depende dele entregar-se ou não ao Oceanário.

 

 

PS.2. Hoje de manhã só vi um dos dois occelaris que lá tenho, mas não sei se foi ele. Andam lá uns eremitas a passear e ainda não registei baixas...

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu polvo , em principio ,é um Mimic Octopus - http://en.wikipedia.org/wiki/Mimic_Octopus ; http://www.thecephalopodpage.org/mimic.php.

 

É um animal extremamente raro, recentemente descoberto . para teres uma ideia , o numero avistado até hoje cifra-se em dezenas e não em centenas ou milhares. Eu tive a sorte de ver um enquanto mergulhava na Malasia e para verem a raraidade , posso dizer que um dos guias de mergulho que mergulhava naquele local há 10 anos 2 vezes por dia nunca tinha visto um.

Se se confirmar era muito interessante dares esse polvo para o oceanário para que o pudessem exibir. É uma raridade. Fica à tua consciençia .

Não é venenoso , mas é tão inteligente que imita vários outros animais marinho venenosos.

Cump.

Rui

Não é o quê? Poca e mesmo venemnoso que com o seu veneno, como disse o octopus, consegue paralizar a sua presa!...

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O octupus gosta mesmo de polvos...numa captura de hermitas, só porque viu um, tentou agarrar e na poça onde estavam um monte de hermitas fez com que o polvo solta-se a tints e os hermitas escaparam!!!!

 

Pedro, estás a esquecer-te do resto. Tirei-o da poça, brinquei com ele e fui colocá-lo numa outra poça muito maior. Ao despedir-se, mandou-me um " abraço " de tinta. As calças e a camisa ficaram.............. ! :):evil: No entanto, até me ri da situação. O animal tinha razão. Quem não achou muita piada, foi a patrôa, quando chegou a casa. Na altura, nem reparou. Estava entretida com o Duarte a encher os bidons do pessoal todo. :(

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma série de novidades:

 

1. O bicho apareceu outra vez hoje à noite e a novidade é que não são um mas....DOIS!

 

2. Com o risco de fazer uma enorme figura triste, depois de ter lançado todo este aparato, estive a ver estas imagens na net e fiquei na dúvida (São estrelas-do-mar):

 

serpantstar75.gif

 

Estrelaserpentaarlequim.jpg

 

Continuo a achar, pela forma como se movem (sobretudo os tentáculos) que o que eu tenho são polvos, mas acho que há fortes motivos para me questionar...

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma série de novidades:

 

1. O bicho apareceu outra vez hoje à noite e a novidade é que não são um mas....DOIS!

 

2. Com o risco de fazer uma enorme figura triste, depois de ter lançado todo este aparato, estive a ver estas imagens na net e fiquei na dúvida (São estrelas-do-mar):

 

serpantstar75.gif

 

Estrelaserpentaarlequim.jpg

 

Continuo a achar, pela forma como se movem (sobretudo os tentáculos) que o que eu tenho são polvos, mas acho que há fortes motivos para me questionar...

 

LoL. Não são polvos não. bigsmile

Chamam-se ofiuros. Excelentes detritivoros para a equipa de limpeza e não fazem mal a uma mosca.

Cumps :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saõ mesmo ofiurus!

Era uma probabilidade ínfima mas parecias tão convencido que que me conseguiste convencer :) que tinhas uma raridade no aquário por um daqueles acasos que acontecem uma vez na vida e que poderia ficar a ser acessivel a muita gente se fosse para o oceanário num display adequado.

Naõ sei se fico contente se fico triste . Acho que fico contente , porque um animal assim tão rarao deve estar no seu habitat natural onde as probabilidades de sobrevivençia são maiores.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LoL. Não são polvos não. bang

Chamam-se ofiuros. Excelentes detritivoros para a equipa de limpeza e não fazem mal a uma mosca.

Cumps :)

 

 

Olá, eu sei que isto não são polvos. Isto são imagens da net. Só estou a mostrar que há semelhanças entre os polvos das imagens de cima e estes...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saõ mesmo ofiurus!

Era uma probabilidade ínfima mas parecias tão convencido que que me conseguiste convencer bang que tinhas uma raridade no aquário por um daqueles acasos que acontecem uma vez na vida e que poderia ficar a ser acessivel a muita gente se fosse para o oceanário num display adequado.

Naõ sei se fico contente se fico triste . Acho que fico contente , porque um animal assim tão rarao deve estar no seu habitat natural onde as probabilidades de sobrevivençia são maiores.

Cump.

Rui

 

 

Só queria explicar que as imagens que mostrei NÃO são o que está no meu aquário, embora o cenário mais provável seja mesmo serem ofiúros :) .

 

Se for esse o caso, só não me rio com isto tudo por ter feito tanta gente perder tempo com esta história.Sorry, pessoal, em especial ao MeMyselfandI.

 

..até para uma bióloga do Oceanário telefonei :oops:

 

Mesmo assim vou tentar fotografá-los para confirmar.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, estou a adicionar-me a este tópico porque gostava de saber o final da história...

Coloca as fotos logo que possas, e boa sorte na captura.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu sei que isto não são polvos. Isto são imagens da net. Só estou a mostrar que há semelhanças entre os polvos das imagens de cima e estes...

 

 

Boas

 

Vê lá se é parecido com este já está no meu aquario á dois anos. Está com 25 cm.

Ainda ontem lhe dei de comer.

 

Pic_150_32.jpg

Editado por Carlos Conde

Carlos

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vê lá se é parecido com este já está no meu aquario á dois anos. Está com 25 cm.

Ainda ontem lhe dei de comer.

 

Pic_150_32.jpg

 

Ola

Onde é que o arranjaste? Ou melhor, onde se arranjam destes animais? Eles reproduzem-se? O que comem?

Cumps

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Onde é que o arranjaste? Ou melhor, onde se arranjam destes animais? Eles reproduzem-se? O que comem?

Cumps

 

 

Boas

 

Comprei numa loja em Lisboa, arranjam-se com uma certa facilidade, estes verdes vêm-se muito nas lojas.

Este custou €7,5 , mas não tinha este tamanho.

 

Reprodução em aquario, não tenho conhecimento, pelo menos nunca ouvi relatos de outros membros.

 

Em relação á comida, comem os restos que os peixes não aproveitam, mas como este já tá grandote, dou-lhe uma

vez por semana peixe, comprei no supermercado aqueles filetes para fritar, de peixe muito branco sem espinhas,

corto um pedacinho com 2 cm a 3 cm por semana, também para ir limpando o fundo do aquario.

Se eu lhe der muito peixe depois não limpa o aquario. :wacko:

Carlos

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Comprei numa loja em Lisboa, arranjam-se com uma certa facilidade, estes verdes vêm-se muito nas lojas.

Este custou €7,5 , mas não tinha este tamanho.

 

Reprodução em aquario, não tenho conhecimento, pelo menos nunca ouvi relatos de outros membros.

 

Em relação á comida, comem os restos que os peixes não aproveitam, mas como este já tá grandote, dou-lhe uma

vez por semana peixe, comprei no supermercado aqueles filetes para fritar, de peixe muito branco sem espinhas,

corto um pedacinho com 2 cm a 3 cm por semana, também para ir limpando o fundo do aquario.

Se eu lhe der muito peixe depois não limpa o aquario. :blush:

 

Ok. Era bom era que se reproduzissem. :wacko:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Então !!! Novidades sobre o polvo de anéis azuis, ou Ofiúro ?????????????????? Não voltou a aparecer ? Afinal eram dois ?Segundo o que li, num outro fórum, parece que foi mesmo oferecido a um oceanário. Parece que para fechar os habitantes de um "oceanário" das bandas de Cascais, só faltava mesmo um polvo de anéis azuis. A bem da ciência e do interesse público. Gostei.

Abraço,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então???

 

Agora fiquei curioso...era polvo ou não??

 

Vai para o Octopus ou já foi para o oceanário de Cascais( a bem do interesse publico, temos de ir ver isso, :P )

 

E fotos??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Então !!! Novidades sobre o polvo de anéis azuis, ou Ofiúro ?????????????????? Não voltou a aparecer ? Afinal eram dois ?Segundo o que li, num outro fórum, parece que foi mesmo oferecido a um oceanário. Parece que para fechar os habitantes de um "oceanário" das bandas de Cascais, só faltava mesmo um polvo de anéis azuis. A bem da ciência e do interesse público. Gostei.

Abraço,

Paulo

 

 

Já fotografei um dos bichos (ofiúros). As imagens não são boas, mas penso que esclarecem as dúvidas de vez. Paulo, lamento muito ter cometido este erro, criando falsas expectativas a muita gente, sobretudo a ti. Mas lamento ainda mais que, sem me conheceres, acredites que eu faltaria à minha palavra. Sempre te disse que, a ser um polvo (como na minha ingenuidade acreditei ser), era para ti.

 

Ofiros001.jpg

 

Ofiros003.jpg

 

Ofiros002.jpg

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Já fotografei um dos bichos (ofiúros). As imagens não são boas, mas penso que esclarecem as dúvidas de vez. Paulo, lamento muito ter cometido este erro, criando falsas expectativas a muita gente, sobretudo a ti. Mas lamento ainda mais que, sem me conheceres, acredites que eu faltaria à minha palavra. Sempre te disse que, a ser um polvo (como na minha ingenuidade acreditei ser), era para ti.

 

Pedro ( PST ), de facto, o silêncio, fêz-me duvidar. Peço desculpa pelo mau juizo que fiz. bowdownbowdownbowdown De qualquer das formas, quando disseste que afinal não era um, mas, sim dois, desconfiei que não fosse polvo. Era demasiada sorte teres dois desses polvos, vindos na rocha viva. Por acaso, até descobri onde se vendem em Portugal por pouco mais de 50 aéreos. Quando montar o sistema, vou mandar vir um. nyah Quem quiser saber, só por MP.

 

Pedro C. , claro que ofiúros é para manter. Aliás, no Domingo trouxemos 3 do Cabo Raso. Eremitas e Nassários,.... aos pontapés. Esponjas, e mais bicharada. Só fiquei triste, quando vi um tipo apanhar um polvo, que, pelo tamanho e sítio onde o apanhou, penso que seja o tal polvinho que te sujou a poça, com o qual brinquei,e, me sujou a camisa e as calças. Apanhar um bicho daquele tamanho....... ! Depois de cozido, fica do tamanho de um choquinho com tinta, dos assados.

 

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas,

Este Topico, ja nao mexia ha algum tempo. Visto que os polvos para mim sao uma paranoia, podem dar uma olhada aqui.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=77860

Desta vez, o bicho, ate ja baptizado, " Lord of the Rings ", vai ter um cantinho la em casa. :blush:

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais