plantas terrestres vendidas como aquáticas


Visitante

Recommended Posts

:D Boas

Lendo um dos tópicos decidi iniciar esse, não sei se vocês já discutiram isso ante mas é interessante ressaltar:

Plantas terrestres vendidas com aquáticas.

Alem de ser ruim para o aquário por sujar com as folhas mortas e pedaços de caule, podem fazer mau aos peixes caso ingeridas :evil: ; sem contar que perdemos dinheiro e somos enganados por cultivadores que nos empurram goela a baixo essa plantas :x ..... não foi poucas vezes que no inicio de meu hobby comprava feliz da vida em espécie bem exótica de planta e depois de poucos dias estava lá .... destruída :cry: . Vou contar um “CAUSO”: a ultima vez que comprei planta sem conhecer e pesquisar sobre ela foi tipo um “pinheirinho”, era lindo depois de 5 dias achei meio murcho e resolvi por mais a frente para pegar mais luz, quando pra minha surpresa a planta simplesmente desabou, todas as folhinhas ( como as de um pinheiro) caíram sujando tudo o aqua :shock::shock: , desde então peguei certa aversão a cultivadores que nos “passam a perna” , fica aqui minha revolta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andava a uns dias a pensar em criar este tópico... é que tenho visto muitas plantas terrestres que até tenho em caso em vasos a serem vendidas como aquaticas!!! E o pior é que as pessoas compram! São exactamente as mesmas plantas que se vendem em floristas como plantas para interiror de casa.

Tiago Pereira... O meu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

não vejo mal nenhum na venda dessas plantas em lojas de aquariofilia.

as pessoas que têm paludários de certo não gostariam que estas desaparecessem.

o mal é que os lojistas não sabem o que é.

vendem como se fossem aquáticas, mas acredito que, na maioria das vezes seja por ignorância.....

olha uma planta sortida......

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, no tempo em que vivemos, tudo se vende e é importante sabermos o que queremos.

 

Este tema é um pouco controverso, passo a explicar:

 

Alguem já viu aquarios abertos?

Seria possivel fazer um aquário aberto com Cabombas ou Vallisnerias?

A resposta é simples: NÃO!!!

 

Mais umas perguntas; Já foram ao site da tropica, certo?

 

E viram as fotos da fabrica? A maioria das estufas são (para grande espanto) secas! E porque?

Porque a maioria das plantas que se vendem para aquário são plantas terrestres ou anfibias (aposto que não esperavam por esta :shock: ) Pois bem, estas plantas vivem em seco na zona de inundação dos rios e podem ser submersas na altura das cheias!!!

 

Podemos começar a falar das Anubias(todas) ou nos Fectos-de-Java ou na Spataphyllum, ou musgo-de-java de entre tantas outras

 

O unico problema que aqui vejo é que é mais facil pegar na carteira e entregar a nota, do que pesquisar e aprender algo sobre uma especie.

 

Continua a ser este o problema de todo o tipo de animais(ou plantas) de estimação. As pessoas primeiro compram e só depois é que vão ver se têm condições para os ter. Quem sofre as consequencias são sempre os mesmos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa mas vou ter que descordar :evil: ....

você ve uma planta linda dentro do aquário da loja , ai você pensa: “ :cry: que planta linda, veja aquelas folhas vai ficar lindo no meu aquário :shock: ”, compra ela e vai feliz da vida pra casa, passa uns 5 dias e aquela linda planta alem de morta sujou todo o teu aquário, não estou dizendo que o dono ou os vendedores da loja fazem isso mas talvez os cultivadores :shock: ..... que é uma situação muito chata comprar uma planta porque achou legal de 5 em 5 dias, sendo que ela não é aquática, também não gosto da idéia de ser enganado por cultivadores espertinhos.

Adoro qualquer tipo de plantas tanto terrestres como aquáticas, mas o nome já diz tudo ( cada uma deve ficar no seu lugar ).

 

Obrigado por sua opinião

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá outra vez!

 

os tais cultivadores vendem essas plantas exactamente com o objectivo de as colocar emersas em lagos, paludários ou terrários húmidos.

se os lojistas não as colocam em terrários, estufas ou paludários é porque não têm estas condições ou porque ignoram que as plantas não são aquáticas.

é o que já disseram, primeiro pesquiza-se, depois passa-se á compra, é muito simples.

tanto é culpado o que vende um objecto furtado como aquele que o compra.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Mas quem vende tem de informar quem compra que as plantas não se dão em aquarios e que vão acabar por morrer.

A maior parte das vezes por ignorancia ou por má fé isso não acontece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tas lixado desculpa mas isso é um problema que acontece mais que o normal, ainda no outro dia numa loja da especialidade, nao conhecendo a planta mas achando que era um achado dei me ao trabalho de perguntar ao vendedor se ela era aquatica e para aquario. resposta - sim, claro. Mas nao era e morreu. Eu fui lá reclamar e ele diz que lhe fornecem com sendo.... e pronto tá tudo resolvido... :shock:

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é... já gastei bastantes euros em plantas que não eram aquáticas... é um problema mesmo... porque poluí o aquário e ficamos sem saber se estão a morrer por nossa causa ou porque não são aquáticas... enfim... é que a ignorância não passa apenas por eles como também por nós... pois não temos conhecimento das plantas todas que existem... é impossível... fico frustado... pronto, desabafei...

 

 

Saudações!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pior não é somente conosco, eu a maioria de vocês ira pesquisar ( caso não conheça ) as plantas antes de compra-las.... logicamente. Mas que esta iniciando no hobby .. .. . que desilusão... como a gente ira gasta muito $$$ .... acho um abuso, ignorância é um vendedor ou o criador que vende um planta que não ira viver ou um animal doente e quem os apoia também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Nao sendo um entendido em plantas (nem de longe nem de perto), pois ate so comecei a ligar alguma coisa a estas até a bem pouco tempo, qd comprei o meu aquario, gostaria de dizer que me parece impossivel conhecer todas as especies existentes...

 

Ate pesquisar antes de comprar e dificil... sim pq qd vamos a loja e esta uma bonita planta que gostamos queremos é traze-la, e se esta dentro de agua? Conclusao? É aquatica!!

 

Quanto à ignorancia dos vendedores, peço desculpa mas a ignorancia nao justifica tudo... Na loja onde compro plantas e peixes, no outro dia comecei a namorar uma planta encarnada (linda), pergunta do dono da loja "Tem CO2 no aqua?"... Pois em vez de querer vender de qualquer forma, primeiro quis saber se tinha condicoes...

 

Nao e por tudo estar mal que temos que nos contentar, podemos e desculpar a primeira vez (pq ignorante e quem quer)...

 

Obrigado pela atencao e desculpem a longa msg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca comprei plantas não aquáticas, como sendo aquáticas, mesmo nos tempos de novato nestas andanças!

 

aliás quando queria uma planta pedia-a...se não tem eu espero...geralmente encomendava!

 

cheguei a esperar 2 meses por uma planta...

:lol:

nunca falhou!

 

Se a malta comprar o que quer e não o que os outros querem vender estava toda a gente bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a achar, que quem mata a planta é o irresponsavel que a leva para casa sem saber o que é! Desculpem a força das palavras mas parece-me que os argumentos dados pelos apoiantes do "fast-aquarium" simplesmente não são válidos.

 

É um sinal dos tempos, podemos não fazer nada e comprar tudo feito, felizmente(infelizmente para alguns) algumas coisas não são assim.

 

Pessoalmente posso informar que tenho varias plantas do tipo anfibio e o truque para a subrevivencia é bem simples: tipo mergulhador em apneia, mas em vez de um tubo na boca, (como elas não têm boca) deixa-se uma ou duas folhas de fora de água...e é vê-las crescer lindas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não concordo com a teoria de que o comprador tem que saber o que está

a comprar. Na minha opinião, o vendedor deve possuir os conhecimentos necessários sobre o material que vende, (e julgo que isto se aplica a qualquer ramo), para oferecer ao cliente a possibilidade de decidir se o artigo em questão se adequa ou não às suas condições/necessidades.

 

Acho que se tornaria penoso, ter que ir a casa fazer uma pesquisa sobre uma planta pretendida, e depois ter que voltar à loja, que eventualmente poderia ser longe, ou até arriscado caso já houvessem poucos exemplares à venda.

 

:lol:

Ao natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Quando se compra um carro não se pedem primeiro informações?

Quanto custa? Quanto gasta aos 100km? Nível de equipamento? Catálogo tem? Se tiver levo um... e vou pensar...

 

Quem diz um carro diz outra coisa... casas... electrodomésticos... etc etc...

 

Penso que a culpa é tanto de quem vende como de quem compra. :roll:

 

Quem vende só quer vender ... e quem compra tem de saber, obrigatoriamente, que hoje em dia não se pode confiar em ninguém!

Na sociedade em que vivemos hoje em dia é mesmo assim...

Claro que existem excepções. Ainda existem bons profissionais que se interessam em informar o cliente, etc.

 

Além do mais as plantas costumam vir identificadas, dentro de um vaso (à excepção de uma ou outra), etc...

Penso que com a quantidade de meios que existem actualmente (Internet/livros/revistas de aquariofilia) não é aceitável uma pessoa comprar gato por lebre.

 

Para ninguém me enganar a mim, primeiro informo-me e depois compro. Porquê? Porque sou muito desconfiado... :) Desconfio de toda a gente... :wink::)

 

pergunta do dono da loja "Tem CO2 no aqua?"... Pois em vez de querer vender de qualquer forma, primeiro quis saber se tinha condicoes...

Ou então era para tentar vender também o equipamento de CO2... :lol: :D

 

Uma abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... então o problema aqui é a ignorância de quem compra!? Quantos de nós ao inicio andavam a ler sobre todas as especies de peixes e plantas que tinham a certeza que queriam ter??? Digo isto que acho que é obvio que no inicio quando viamos uma especie linda numa loja a compravamos, só tiravamos dúvidas com os lojistas... eu pessoalmente, não podia procurar problemas que desconhecia por completo.

 

Não estou a ver novatos com um livro de plantas atrás para puder tomar decisões... para mais quando nos livros não aparecem todas as plantas mas somente algumas. Digo isto porque tenho um livro só de plantas aquaticas e mesmo assim vejo-me à rasca rasca para as identificar.

 

Mais, a comparação com a compra de carros não é correcta... existe informação precisa sobre cada marca e modelo... nas plantas por vezes nem temos como saber a familia, quanto mais a especie ou sub-especie... e não me venham dizer que são capazes de identificar todas as plantas só de olhar para elas!

 

obviamente, a coisa piora quando na loja nem sabem se a planta é aquatica ou não quanto mais identificar a especie...

Tiago Pereira... O meu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, se calhar o exemplo do carro não foi o melhor. Mas posso dar outros...

 

a comparação com a compra de carros não é correcta... existe informação precisa sobre cada marca e modelo... nas plantas por vezes nem temos como saber a familia, quanto mais a especie ou sub-especie... e não me venham dizer que são capazes de identificar todas as plantas só de olhar para elas!

www.tropica.com

Também lá tem informações sobre os "modelos" da planta.

Quem diz este diz muitos outros sites...

Eu não consigo identificar tudo... mas muita gente conhece muitas plantas.

 

Digo isto que acho que é obvio que no inicio quando viamos uma especie linda numa loja a compravamos, só tiravamos dúvidas com os lojistas... eu pessoalmente, não podia procurar problemas que desconhecia por completo.

Antigamente as dúvidas eram tiradas com os lojistas. Mas hoje em dia existem muitos mais meios...

 

Ora, quem percebe minimamente de aquariofilia deve saber que para esta planta preciso de fertilizantes líquido, para esta podem ser pastilhas, para esta tenho de ter luz e CO2...

 

As coisas aprendem-se perguntando, pesquisando etc. Muita gente vai às lojas e vê lá Fertilizante xpto na prateleira e nem sequer pergunta para que é aquilo...

 

epá, até no continente vendem livros pequenos de aquariofilia... Quem tem aquários de certeza que tem curiosidade em comprar o livro para dar uma vista de olhos. É verdade que muitas vezes o valor de pH e temperatura é igual para todos os peixes e plantas... mas já é um começo...

 

Continuo a dizer: a culpa é de quem compra e também de quem vende. Mas inclino mais para quem compra...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acredito que nos devemos informar antes de comprar algo mas os comentarios aqui referidos que defendem este método parecem me vir de pessoas com amplos conhecimentos na matéria em causa (conhecimento das plantas), uma pessoa que vai a uma loja onde encontra uma planta que lhe interesse mas que nao esteja identificada e o vendedor nao saiba o nome vai para casa pesquisar o quê antes de a comprar??

 

Na compra de outros produtos (aqui falaram em electrodomesticos e carros) as caracteristicas estão bem definidas e catalogadas mesmo que o vendedor não perceba nada do produto. O deveria acontecer neste ramo de comercio. Quem vende tem obrigação de conhecer o produto que vende e de informar devidamente o cliente e nao o contrário!

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem vende tem obrigação de conhecer o produto que vende e de informar devidamente o cliente e nao o contrário!
Sim, é verdade. Mas onde eu quero chegar é que muitos lojistas não percebem nada!

As pessoas é que têm também de se mentalizar que devem aprender um pouco por elas próprias.

 

uma pessoa que vai a uma loja onde encontra uma planta que lhe interesse mas que nao esteja identificada e o vendedor nao saiba o nome vai para casa pesquisar o quê antes de a comprar??

Pode-se perder a etiqueta das plantas. acontece...

Mas normalmente as plantas estão identificadas.

 

Aí, na falta da label, já cabe à pessoa dicidir se compra ou não... Arrisca.

 

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vejo que muitos de vocês defendem a venda de plantas terrestre como aquáticas .... legal que vocês gostem de gastar dinheiro comprando plantas que irão morrer, não quis ofender os vendedores que não conhecem as plantas ( como disseram: “ninguém conhece todas as plantas” ) ai esta em tuas mãos ir pesquisar para não comprar errado se quer arrisca vá em frente.... se você chega na loja para comprar um fogão e o vendedor não tem conhecimento e te diz : “não sei o nome mas pode levar que é bom” vocês comprariam só porque o vendedor falou que é bom ou procurariam outra loja onde um vendedor mais qualificado lhe dê as informações ?????? e vocês compraria uma planta só porque esta submersa ???? hoje em dia há muitas maneiras de pesquisar Internet, livros e ate mesmo outro aquariofilo, e vocês estão esquecendo um pondo importantíssimo de um aquariofilo: Paciência, quer dizer que esses que não tem paciência de fazer uma pesquisa também não tem para fazer uma quarentena de seu peixes e plantas ????????

Não quero dizer que cultivadores, vendedores criadores são ignorantes a casos e casos, na duvida você que será o maior prejudicado caso alguma coisa saia errado. Você é o dono do aquário, você que tem que cuidar o que vai botar pra dentro do aqua. A criadores e criadores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vejo que muitos de vocês defendem a venda de plantas terrestre como aquáticas ....

Ninguem defende a venda de plantas terrestres como aquaticas, defendemos a venda de ambas mas devidamente identificadas.

Como já foi dito, certas plantas não aquaticas servem para paludarios, não vamos proibir a venda destas plantas, tem é de ser prestada informação adequada.

O direito à informação do consumidor é um dieito fundamental que está inclusive na Constituição portuguesa.

 

Aqui transcrevo o Art. 8 da Lei 24/96, de 31 de Julho:

 

 

Artigo 8.º

Direito à informação em particular

 

1 - O fornecedor de bens ou prestador de serviços deve, tanto nas negociações como na celebração de um contrato, informar de forma clara, objectiva e adequada o consumidor, nomeadamente, sobre características, composição e preço do bem ou serviço, bem como sobre o período de vigência do contrato, garantias, prazos de entrega e assistência após o negócio jurídico.

 

2 - A obrigação de informar impende também sobre o produtor, o fabricante, o importador, o distribuidor, o embalador e o armazenista, por forma que cada elo do ciclo produção-consumo possa encontrar-se habilitado a cumprir a sua obrigação de informar o elo imediato até ao consumidor, destinatário final da informação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém quer proibir a venda de tais plantas apenas como você falou / escreveu, vender identificadas, de preferencia dentro de um vaso com terra. Bem longe do aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

um dia, numa loja situada na Damaia, que não vou referir o nome, vi uma Hemigraphis colorata a ser vendida.

fiz-me de desentendido e perguntei: então e aquela planta vermelha??? que condições é que necessita???

resposta: epá... aquilo não vale nada..... as plantas vermelhas não valem nada... eu sou do Benfica e não tenho plantas vermelhas... não valem nada.... desfazem-se todas.

 

É IGNORÂNCIA!

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais