Malawi's Rock Resort


Ricardo Antunes

Recommended Posts

  • Replies 232
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa noite gente.

 

Mais fotos dos habitantes com praticamente uma semana no Resort.

 

Saulosi17.jpg

 

Saulosi18.jpg

 

Saulosi16.jpg

 

Saulosi15.jpg

 

Gerais:

 

Saulosi27.jpg

 

Saulosi20.jpg

 

Um abraço para todos.

Editado por Ricardo Antunes

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite gente.

 

Dois novos habitantes no aqua...habitantes não ciclídeos.

 

1º - Baryancistrus Gold Nugget:

 

DSC04358.jpg

 

2º - Pseudacanthicus L 114:

 

DSC04354.jpg

 

Um abraço a todos

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo... esses dois não ciclideos aguentam ph de 8 ?

Pelo que vi nem por isso... e com um extra... o Pseudacanthicus é carnivoro! :P

 

como vais resolver o problema?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

 

Quanto ao Pseudocanthicus confesso que no fim de semana informei-me melhor e de facto foi uma má escolha, enfim...todos têm o direito de errar, por sorte tenho quem me fique com ele.

 

Quanto ao Baryancistrus...também é verdade que são de águas mais macias...mas tb sei de exemplos de sucesso...talvez me esteja a fiar um pouco na sorte :P neste momento parece-me bastante bem...no entanto ainda é cedo para tirar conclusões precipitadas...mas vou arriscar.

 

Quanto ao pseudocanthicus vou me livrar dele... cheers

 

Obrigado pelo aviso.

 

Um abraço.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, tu é que sabes mas eu não sujeitava o golden pleco a águas no limiar do seu patamar de sobrevivencia e a companheiros de aquário algo agressivos.

 

Para africanos eu costumo aconselhar os gyrinocheilus (cae) pois são duros e aguentam-se muito bem com os mbunas. Em principio se não deres quantidades industriais de comida aos gajos, os cae fazem o seu serviço e deixam tudo limpinho.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou então caracóis.

 

Neritinas Natalensis.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

 

As neritinas eram o ideal...mas para mal dos meus pecados...a minha mulher tem fobia de caracóis e como o aqua é destapado...tou proibido de ter esses meninos :( . Já lhe disse que não correm e não têm dentes...mas fobia é fobia e não há nada a fazer. Tou feito. :wink: .

 

Para o lugar do Pseudocanthicus tou a pensar se calhar em adquirir ancitrus ou os CAE.

 

 

Um abraço

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho acompanhado este tópico quase desde o seu início e tenho, antes de tudo o resto, que ter dar os parabéns pelo fabuloso aquário que montaste!!

 

Espero conseguir um feito semelhante quando avançar para o meu (já não deve faltar muito) mas que será de Tanganyika!!

 

No que toca aos "limpadores" de algas penso que a melhor escolha para esse aquário é mesmo o Gyrinocheilus Aymonieri. As características da água do seu do seu habitat natural são muito mais próximas de um aquário de CA do que a do Baryancistrus, pois é comum viverem em águas com pH até 7,5 e dureza até 25º d DH.

 

Eu tenho há mais de 4 anos, está com cerca de 12 cm. São extremamente resistentes e rápidos por isso dar-se-ão bem com peixes "mauzinhos". O meu já esteve quase 5 minutos fora de água ao ponto de não se mexer quando lhe peguei (pensava que estaria já morto) e dois minutos de o meter no aquário já andava a correr por todo o lado!

 

Abraço, e parabéns mais uma vez,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João.

 

Obrigado pelo comentário.

Definitivamente vou adquirir 2 CAEs quanto ao Baryancistrus...e talvez por teimosia...vou tentar mantê-lo. Vou ter de controlar mais a coisa a fim de evitar que tenha alguns subidas elevadas de ph ou de gh. É pá gosto do peixe e ainda para mais sabendo que alguém já conseguiu este feito sinto-me tentado a fazê-lo também. Enfim...pancadas biggrin

 

Um Abraço

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Apenas 1 cae. Se meteres 2 vai dar barulho em adultos. 1 cae chega para te limpar isso em condições.

Em relação ao Baryancistrus... eu também gosto muito deles, são lindos... mas sei que na minha água eles não vivem... sobrevivem biggrin e por isso prefiro não os manter. Gosto que os meus peixes tenham as melhores condições. Se a água não é adequada para eles, não os tenho.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Casal? Nunca vi nenhum casal de cae à venda... se forem casal não devem dar problema, mas sabes distinguir os sexos?

2 dá molhada porque são territoriais e normalmente não toleram muito outros cae. Mas só quando forem adultos é que deves ter problemas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

Eu sou novo aqui, e gostei bastante deste tópico, ficaste com um bom aquário, visualmente muito bonito, só é pena teres um ou dois blocos suspensos o que dá um ar um bocado artificial, tirando isso no geral está muito bom.

Agora eu concordo com o Nuno, não deves obrigar os peixes a viverem fora dos seus parametros, fora das suas condições ideais, por vezes em sofrimento, só porque gostas deles como se de um biblô se tratassem, como tu dizes por uma questão de "teimosia", se gostas dos peixes e deste hobby, nunca podes pensar assim ... não podes obrigar os peixes a viver mal só porque tu queres ou por teimosia ... não leves a mal, ... mas pensa nisto, acho que esta é a opinião geral de quemjá anda nisto dos peixitos há muitos anos.

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem minha gente, já tou a levar tanto na cabeça que já não tenho dedos para contar os galos. :oops:

 

Caramba...será que o peixito está assim tão na sobrevivência...em imensos sites que vi o ph deste belo animal está entre os 6,5 e os 7,5.

Neste momento tenho no meu aqua um ph de 8,0 e é minha intenção não o deixar subir. Por vezes verifico que está nos 7,9 quanto muito.

A diferença de 0,5 em ph é assim tão abismal? Não me interpretem mal...mas longe de mim comprar peixes para os matar ou torturar...

 

Há imensa gente com mbunas e com ancistrus, por exemplo...e a tolerância deste é idêntica à dos baryancistrus. Para além de que existem casos de manutenção de mbunas com ancistrus com phs acima dos 8,0.

 

Obviamente que os vossos comentários, ajudas e críticas são todos bem vindos...é para isso que serve o fórum...mas até que ponto a situção do baryancistrus gold nugget não será questionável? Ainda para mais quando de uma forma geral (obviamente que existem espécies mais sensíveis) todos os plecos são conhecidos pela sua resistência.

 

Deixo também esta questão em aberto...e não tenham problema de a comentar aqui, visto tratar-se de um peixe do meu aqua e entendo que será melhor opinar neste tópico.

 

Obrigado a todos como é óbvio e ficarei a aguardar as vossas respostas/opiniões.

 

Um abraço.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes certamente que o ph é uma medida logarítmica de base 10.

Significa isso que 1 unidade de ph significa na prática um efeito multiplicativo por 10.

 

Quando te mostram num peixe os valores de ph para ele, esses valores são muitas das vezes baseados na constituição do peixe e ou observações realizadas ou até mesmo medições para toda a família de peixes. Quando dizemos que um peixe tolera (e atenção à palavra tolera) ph de 7,5 significa que o peixe estará nos seus limites de conforto nesse ph.

 

Vou-te colocar as coisas doutra forma... em portugal toleramos temperaturas de 30 a 35º no verão. E se estiverem 40º? Morremos? Alguns de nós sim. Outros nem por isso. De uma forma geral todos nós nos sentimos bem melhor se as temperaturas forem um pouco mais amenas, digamos na ordem dos 25º. Portanto 30 a 35º estão no nosso limite de conforto.

 

No caso que referes de 7,5 para 8 vão 0,5 unidades de ph que correspondem a um efeito multiplicativo de mais ou menos 3. Ou seja, o peixe terá de suportar níveis de alcalinidade que estão cerca de 3 vezes acima do limite superior de conforto. O resultado? pode não morrer, mas de certeza que terá uma esperança de vida abreviada e uma qualidade de vida muito mais fraca.

Só tens de pensar se é isso que queres para o teu peixe...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem minha gente, já tou a levar tanto na cabeça que já não tenho dedos para contar os galos. :oops:

 

Caramba...será que o peixito está assim tão na sobrevivência...em imensos sites que vi o ph deste belo animal está entre os 6,5 e os 7,5.

Neste momento tenho no meu aqua um ph de 8,0 e é minha intenção não o deixar subir. Por vezes verifico que está nos 7,9 quanto muito.

A diferença de 0,5 em ph é assim tão abismal? Não me interpretem mal...mas longe de mim comprar peixes para os matar ou torturar...

 

Há imensa gente com mbunas e com ancistrus, por exemplo...e a tolerância deste é idêntica à dos baryancistrus. Para além de que existem casos de manutenção de mbunas com ancistrus com phs acima dos 8,0.

 

Obviamente que os vossos comentários, ajudas e críticas são todos bem vindos...é para isso que serve o fórum...mas até que ponto a situção do baryancistrus gold nugget não será questionável? Ainda para mais quando de uma forma geral (obviamente que existem espécies mais sensíveis) todos os plecos são conhecidos pela sua resistência.

 

Deixo também esta questão em aberto...e não tenham problema de a comentar aqui, visto tratar-se de um peixe do meu aqua e entendo que será melhor opinar neste tópico.

 

Obrigado a todos como é óbvio e ficarei a aguardar as vossas respostas/opiniões.

 

Um abraço.

 

A tolerancia de um peixe que vive em águas entre os 6.5 e os 7.5 de ph, para peixes que vivem entre os 7.8 e os 8.2 de ph não é certamente de 0.5, esses 0.5 é sim o intervalo entre esses dois parametros de tolerancia, o que é completamente diferente, o que tu estás a querer dizer, e está errado, é que essa margem de tolerancia seria dos 6.5 de ph (minimo para esse peixe) para os 8 de ph a que se encontra o teu aquário e assim será de 1.5(errado). A partir dos 7.5de ph estás a ultrapassar o parametro máximo para esse peixe, já não há tolerancia, ou seja estás sim a passar em 0.5 o máximo admissivel para o peixe.

Mas quem sou eu para te contrariar ... continua que estás no bom caminho... ou então espera por outras opiniões e pode ser que esse peixito venha a ter melhores dias.

Um abraço

Editado por nortada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo eu tenho 1 gold nugget no meu aqua malawi e ele anda la na boa a 8 meses junto com 2 ancistrus e ao contrario do que dizem anda sempre a mostra não se esconde. fazem tanta coisa de mal porque é que a gente não pode ter 1 gold no nosso aqua eu tenho e ele anda na boa. fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes certamente que o ph é uma medida logarítmica de base 10.

Significa isso que 1 unidade de ph significa na prática um efeito multiplicativo por 10.

 

Quando te mostram num peixe os valores de ph para ele, esses valores são muitas das vezes baseados na constituição do peixe e ou observações realizadas ou até mesmo medições para toda a família de peixes. Quando dizemos que um peixe tolera (e atenção à palavra tolera) ph de 7,5 significa que o peixe estará nos seus limites de conforto nesse ph.

 

Vou-te colocar as coisas doutra forma... em portugal toleramos temperaturas de 30 a 35º no verão. E se estiverem 40º? Morremos? Alguns de nós sim. Outros nem por isso. De uma forma geral todos nós nos sentimos bem melhor se as temperaturas forem um pouco mais amenas, digamos na ordem dos 25º. Portanto 30 a 35º estão no nosso limite de conforto.

 

No caso que referes de 7,5 para 8 vão 0,5 unidades de ph que correspondem a um efeito multiplicativo de mais ou menos 3. Ou seja, o peixe terá de suportar níveis de alcalinidade que estão cerca de 3 vezes acima do limite superior de conforto. O resultado? pode não morrer, mas de certeza que terá uma esperança de vida abreviada e uma qualidade de vida muito mais fraca.

Só tens de pensar se é isso que queres para o teu peixe...

 

Olá Nuno.

 

A título de conclusão...o que eu queria dizer com "arriscar" em manter o Baryancistrus, é que com certeza os peixes não são todos iguais e alguns serão certamente mais resistentes/tolerantes que outros. Estará o peixito nas condições ideais...não...mas também não estará a nadar em "lava".

Respeito, aceito e até concordo com a tua opinião...o ideal seria de facto manter as condições ideais para o bicho...mas ao tentar mantê-lo num ph de 8,0 estarei com certeza a forçar a barra, mas também não estou a assinar a sentença de morte.

 

É só neste sentido que pretendo "arriscar" em manter o menino...até porque espero que entendam que tenho consciência que não tenho as condições ideais...e mais...assim que eu detectar algumas anomalias no comportamento do bicho serei o primeiro a encontrar destino para ele.

 

Um abraço.

 

A tolerancia de um peixe que vive em águas entre os 6.5 e os 7.5 de ph, para peixes que vivem entre os 7.8 e os 8.2 de ph não é certamente de 0.5, esses 0.5 é sim o intervalo entre esses dois parametros de tolerancia, o que é completamente diferente, o que tu estás a querer dizer, e está errado, é que essa margem de tolerancia seria dos 6.5 de ph (minimo para esse peixe) para os 8 de ph a que se encontra o teu aquário e assim será de 1.5(errado). A partir dos 7.5de ph estás a ultrapassar o parametro máximo para esse peixe, já não há tolerancia, ou seja estás sim a passar em 0.5 o máximo admissivel para o peixe.

Mas quem sou eu para te contrariar ... continua que estás no bom caminho... ou então espera por outras opiniões e pode ser que esse peixito venha a ter melhores dias.

Um abraço

 

Oi nortada.

 

Eu conheço o conceito de ph e de intervalos...a minha pergunta ia mais no sentido da influência dos 0,5 após o limite máximo que é atribuído ao peixe. Mas de qualquer forma obrigado pois nunca é demais lembrar e explicaste muito bem :oops: .

Eu sei que é bastante arriscado, mas uma das maravilhas da aquariofilia, na minha humilde opinião, é o conseguir também "coisas" diferentes nos nossos aquas desde que não se enverede por uma barbaridade (tipo: colocar camarões com Tanganika - passe o exagero).

 

Obrigado e um abraço.

 

Boas Ricardo eu tenho 1 gold nugget no meu aqua malawi e ele anda la na boa a 8 meses junto com 2 ancistrus e ao contrario do que dizem anda sempre a mostra não se esconde. fazem tanta coisa de mal porque é que a gente não pode ter 1 gold no nosso aqua eu tenho e ele anda na boa. fica bem

 

Olá Ricardo.

 

Ora aqui está um dos exemplos de que falava (ainda por cima à 8 meses)...e à imagem do meu gold nugget (apesar de estar na nova casa à 4/5 dias) também o do Ricardo anda feliz da vida. O meu parece andar muito bem de saúde, sempre activo e tarantar de um lado para o outro, de vez em quando lá se esconde, mas também é normal.

Sei que ainda é cedo...mas é como vos digo...assim que eu detectar algo que me indique o desconforto do bicho encontrarei nova casa...até porque posso não ter a mesma sorte que o Ricardo.

 

Um abraço.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo Ricardo,

 

aos poucos lá vais aumentando a população do teu aqua e, inevitavelmente, entretando nas questões controversas da nossa aquariofilia. :oops:

Certo é que, muita gente tem exemplares no seus aquários que não se coadunam com o suposto biótopo que inicialmente escolhemos e que ao longo dos tempos se vão aguentando e provam que de facto são capazes de sobreviver nesse meio. Na realidade é mesmo disso que se trata, apenas SOBREVIVEM nesse meio e tentam a todo o custo adaptar-se às novas condições impostas. Ao longo de milhares de anos as espécies piscícolas, à semelhança da espécie humana e de todas as outras espécies do planeta, sofreram sucessivas adaptações climáticas, morfológicas, geográficas e sociais que permitiram uma evolução gradual até se transformarem naquilo que hoje são (e continuarão a evoluir, embora muita gente se esqueça esse pormenor). No meio de todas as transformações, uma das mais importantes é de facto a morfológica, definindo as capacidades de uma espécie a determinados factores, o que, tudo o que estiver para além dessas mesmas capacidades e incutido de uma forma brusca, produzirá um choque com consequências danosas no organismo.

O factor PH, identifica o nível de acidez ou alcalinidade da água, sendo que a escala – que vai de 0 a 14 – é construída em base logarítmica. Isso significa dizer que, se o índice de pH da água cair, por exemplo, em uma unidade na escala para o lado ácido, significa um aumento em 10x dos íons dissolvidos na água. Uma queda em duas unidades, significam 100x mais íons, e assim por diante.

Posto isto, dá claramente para termos uma ideia do efeito devastador dessa queda sobre os peixes. A medição do pH da água de um aquário é importante porquê? Precisamente porque, entre outras coisas, ele tem influência directa no organismo dos peixes no que respeita à absorção do oxigénio e à capacidade de transporte pelo sangue, além da troca gasosa na bexiga natatória e nas guelras, ou seja, quedas muito drásticas do PH no sangue originam grandes problemas na circulação do sangue podendo inclusivé causar um colapso e a consequente morte dos animais. Desta forma, as oscilações do pH dependem muito das espécies, da sua adaptabilidade natural à água do aquário e até à troca de água que ocorre no metabolismo dos animais. Muitas vezes os peixes apresentam alguns sintomas que podem passar despercebidos aos nossos olhos mas que favorecem o diagnóstico da chamada doença “ácida” ou a doença da "alcalinidade".

Não quero de forma alguma fazer-te desistir do Golden Nuget, mas apenas elucidar-te para esta questão tão importante dos parâmetros de água num aquário. Acredito sinceramente que esse Nuget irá sobreviver durante muito tempo, mas saberás contudo, e agora mais pormenorizadamente, de que forma ele sobrevive e como todos os dias ele se mantém agarrado à vidinha...

 

Um abraço e mais uma vez parabéns pelo teu aquário...

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está um dos exemplos de que falava (ainda por cima à 8 meses)...e à imagem do meu gold nugget (apesar de estar na nova casa à 4/5 dias) também o do Ricardo anda feliz da vida. O meu parece andar muito bem de saúde, sempre activo e tarantar de um lado para o outro, de vez em quando lá se esconde, mas também é normal.

Ricardo, nem sempre os exemplos são para se seguir e por vezes as coisas desenrolam-se a uma velocidade tal que só damos por elas quando é tarde demais.

Mas tu é que sabes. Eu já fiz a minha parte e alertei para o problema. Agora tu é que tens de decidir se vais obrigar o peixe a viver em más condições porque gostas dele e o queres com mbunas ou se "ganhas juizo" e ao menos o metes num aquário apropriado às suas necessidades.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

 

Só para ver se percebi bem a questão e seguindo a tua postura purista (e correcta como é óbvio), qualquer tipo deste género de espécie, ancistrus, baryancistrus, plecos e companhias não são possíveis de manter em condições num aquário de mbunas.

 

E seguindo as tuas directrizes...só mesmo os CAE se aguentam, certo?

 

Um abraço.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe, gostei dessa das directrizes :morning: Como se eu fosse um guru da coisa bigsmile

 

Basicamente qualquer herbivoro que se sinta confortável em águas duras e alcalinas serve. Os Cae aguentam-se bem (a gama de ph para eles vai a 8 ), os plecostomus também (vão aos 8,2).

De uma forma geral quando pretendo saber os parametros para um qualquer peixe vejo no fishbase.

 

E... alguns camarões não têm problemas em ph 8... apenas não se reproduzem nesse ph porque precisam de águas salobras para o efeito, mas adoram a concentração de sais das águas alcalinas e crescem bastante.

E em aquários de mbunas é que não se usam porque os mbunas faziam uma mariscada em menos de nada.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

 

A das directrizes saiu...deve ser de escrever mails no trabalho para os superiores. :morning:

 

Obrigado por toda a ajuda disponibilizada...neste momento (se eu assim o entender) tenho casa quer para o pseudocanthicus quer para o baryancistrus. Tenho quem me fique com eles e me dê 2 plecostomus em troca...e mais dinheiro claro...fonix os Ls ainda foram carotes.

 

Um abraço

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais