Posso colocar xisto no aquário?


xlifes

Recommended Posts

Olá pessoal. :)

Vou arranjar um aquário e tenho estado a pensar na decoração que vou fazer;

Como queria ter um fundo em pedra preta lembrei-me do xisto. Estava a pensar parti-lo em pedacinhos pequenos para ficar mesmo como o areão que se vende.

Há algum problema em usar xisto :wink:

 

Obrigado

  • Gosto 1

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola :wink: ,benvinda ao forum

 

nao existe nenhum problema em utilizares o xisto,mas da forma como o queres utilizar,pode haver problemas.se quiseres ter peixes de fundo eles podem-se ferir nos gumes cortantes do xisto.existe a venda areao muito parecido com o xisto e custa +ou- 0.50€.

 

abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou da mesma opiniao.É uma boa rocha para o aquario mas para fazer areao dela na acho muito boa ideia, muito pontiaguda. Usa xisto sem ser para o fundo.

Os meus aquários C.A. - http://www.megagaleria.com/view_album.asp?Album_ID=565

O meu aqua salgado - http://www.megagaleria.com/view_album.asp?...p?album_ID=2661

 

Pedro Rodrigues:nick:kribensi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende dos peixes que vais ter? :oops: ?

 

O areão no rio fica rolado. O xisto partido fica afiado por isso podes ferir os peixes.

 

Se o poderes forçar a rolar e ficar mais arredondado seria melhor, mas como podes faze-lo já não sei.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exactamente...concordo com o HP...os grãos de xisto não vão ficar rolados...tens ou de os quebrar de modo a que não possam magoar os peixes ou comprar mm areao a uma loja :D lol...tou a brincar...

AGORA um aviso que tipo de xisto vai colocar? ardósia? devo advertir-te para teres cuidado pos por vezes intercalado com a xistosidade da ardósia existe umas camadas intermédias com um brilho fosco é antracite...CARVÃO!!! isto é prejudicial para a qualidade da água...já que carvão é o resultadop de matéria morta que se decompos! presta ate~ção ao que vais colocar!!! se tiveres mais curiosidade e salvo erro podes consultar o Domingos Leitão, pois ele é geologo ou percebe mais de geologia que eu :D !!!

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outro inconveniente do xisto como areao é que tem a tendencia para acomular detritos em muito mais quantidade que o areao normal.

Eu uso no meu aquario peças de xisto grande que mantenho na vertical.

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem, muito obrigado pelos conselhos!

Entretanto já desisti da ideia de por xisto como areão mas estou a pensar usa-lo na decorração do aqua.

Sinceramente não sei que tipo de xisto é... :? vou ver se descubro porque a última coisa que quero é ter problemas no meu aqua novo! :D

 

Obrigado

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto não tem nada a ver com o tópico mas achei desnecessário criar um tópico novo só para perguntar uma coisa destas :D o que são "setup's"?

No tópico das fichas pessoais de aquarios falavam muito nisso mas não sei bem o que é... :?

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

xlifes, "Setup" é a configuração (ou parametros) de cada aquário... ph, dH, GH, amonia, fauna, flora, etc...

 

Já agora quanto a xistos... este fim de semana fui de propósito à barragem de maranhão para os lados de mora, portalegre... e trouxe de lá umas pedras bem grandinhas para partir e fazer umas peças mais canucas.. para um aquário só de ciclideos que estou a preparar... e...

 

Alguem sabe onde posso arranjar areia BRANCA? Em que praia ou rio posso encontrar em portugal? preferência mais perto de mim... (tou em Alverca)

 

A preparação deste aquário vai desde a construção de uma parede falsa, à construção do aquário que encaixa na parede, etc... sigam mais tarde os passos noutro topic que irei postar com o step by step. irei necessitar das vossas criticas/sugestões

 

Grato!

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Sei que venho tarde para responder ......utilizo xisto em todos os aquarios que tive(agora tenho dois)....o problema de existencia de carvão não é prejudicial tendo em conta que o proprio carvão é um elemento que utilizamos para clareza da agua....outro é que pertençe á familia da Ambrosia(pedra propria para aquarios)e depois se raspares a pontas agudas no granito podes alombalas para deixarem de ser curtantes......agora ideia minha-tenta fazer murais de xisto colando com cola de aquarios e daras muitos esconderijos para os alevins......(salvei 45 alevins de mollys com isso)abraços a todos os aquaristas....Spirit :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

uma questão de iniciante... como sugerem amolar as zonas pontiagudas dos xistos? também estou a pensar colocar essas pedras no meu futuro 1º aquário, a estrear em meados de janeiro - para já em fase de alimento par ao cérebro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais