Pedro Cardoso

Membro
  • #Conteúdo

    52
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Pedro Cardoso

  1. Amigos, Hoje perdi mais um habitante - um limpa vidros. Após ter colocado o tópico fiz duas TPAs e os niveis de nitratos baixaram um pouco... Mas como uso uma análise com fita que muda de cor não tenho a certeza do valor. O que me aconselham?
  2. Boas, Já antes coloquei aqui a experiência que fui tendo com este novo hobby. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224668&hl= Actualmente e após uma boa limpeza do fundo e do filtro (cheio de lama depois de limpar o fundo) fiz testes à agua e os resultados foram: NO3 - 100; NO2 - 0; GH - >7; KH - 6; pH - 6,8. O valor que mais me preocupa é o dos nitratos e isto associado a uma morte recente de um habitante, mas que desconfio que se deveu mais ao tempo de espera entre a limpeza do fundo / TPA / e consequente limpeza do filtro. O que acham que devo fazer, para além de uma TPA. Os habitantes actuais são: 2 corydoras albinas, 1 kulli, 2 limpa vidros, 4 neons, 1 platy Tenho ainda alguns caracois planorbis corneus, e algumas plantas, algumas foxtail, alguma lemna e um ou dois pés de umas plantas de folhas largas. Também nas plantas surgiu há pouco tempo uma "lanugem" sobre as folhas - principalmente nas foxtail que até têm as folhas pequenas.
  3. Actualização, pela manhã encontrei o betta demasiado parado - primeira baixa deste projecto.
  4. Venho pedir a vossa ajuda urgente. No meu aquário do qual podem saber mais em http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224668 fui mantendo, até agora, um ambiente saudável para os seus habitantes. Actualmente tenho: 2 platys 2 mollys 2 corydoras albinas 1 kulli 2 limpa vidros alguns planorbis corneus (5 adultos e vários juvenis) Adicionei à cerca de 2/3 semanas 1 betta. Ontem no final do dia reparei num comportamento estranho do betta. Muito parado (ao ponto de ter anunciado que teriamos a nossa primeira baixa - mas que não se confirmou, pois abanou levemente as barbatanas), colocando-se no topo do aquário. Preciso da vossa ajuda urgente.
  5. Sei que as corys são de cardume, mas queria aguardar mais algum tempo antes de acrescentar mais peixes - o objectivo seria mais tarde ter 4 a 5. Em relação ao substrato, também já vi identico em outros aquários com corys, sem problemas, mas terei esse aspecto em atenção. O que neste momento me está a preocupar grandemente é o comportamento (ou a falta dele) do Betta.
  6. Venho pedir a vossa ajuda urgente. Neste aquário fui mantendo, até agora, um ambiente saudável para os seus habitantes. Actualmente tenho: 2 platys 2 mollys 2 corydoras albinas 1 kulli 2 limpa vidros alguns planorbis corneus (5 adultos e vários juvenis) Adicionei à cerca de 2/3 semanas 1 betta. Hoje reparei num comportamento estranho do betta. Muito parado (ao ponto de ter anunciado que teriamos a nossa primeira baixav - mas que não se confirmou, pois abanou levemente as barbatanas), colocando-se no topo do aquário. Preciso da vossa ajuda urgente.
  7. Qual o material que devo usar para colocar as ceramicas? Uma meia de vidro? E que quantidade devo colcoar de ceramicas? O filtro é pequeno e tem pouco espaço.
  8. Entendo perfeitamente. Vou pensar bem no assunto. Provavelmente passo lá na quarta e vejo se se mantêm activas e mais ou menos no mesmo número, se sim, talvez arrisque e traga 2. O problema é que gostei bastante delas. Senão fosse por isso escolhia outra na boa.
  9. Até as achei muito activas e saudáveis. Vi-as no sábado, posso passar novamente na quarta na mesma loja. Mas desaconselhas...?
  10. Têm ligeiramente menos de 2 cm. Pelo menos foi o que me pareceu.
  11. Tenho num comunitário Planorbis corneus castanhos e rosa.
  12. Já começaram a aparecer os primeiros planorbis nascidos deste aquário. Agora é esperar e ver se vingam e principalmente se não se tornam uma praga. Que número acham que deverá ser o máximo de planorbis neste aquário. Proximamente ponho fotos actualizadas.
  13. Até consigo arranjar albinas (que os miudos e a mulher gostam). Mas ontem estive a ver umas panda numa loja que me pareceram muito activas e com óptimo aspecto - e a malta cá por casa também gostou do aspecto. Quando aconselhas as aeneus é porque se adaptam melhor ao aqua e serão mais resistentes, ou porque se adaptam melhor às que cá tenho (albinas).
  14. Que tamanho atingiram os pais dessa maralha toda?
  15. E o que acham de colocar umas pandas? Junto com as duas albinas?
  16. Segundo ouvi dizer e li, molly com platy é possível, mas senão tiverem hipótese com a sua espécie...
  17. Boas, Aventuro-me a tentar ajudar, pois também sou novo nestas andanças. A verdade é que passei por um trajecto de aprendizagem através da leitura de diversos artigos neste fórum, antes ainda de colocar água no aquário. Relato a minha experiência, pois julgo com isso puder ajudar e podes ver tudo em http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224668 Realizei testes semanais à água do aquário, tendo o cuidado de ir adicionando alguma comida no mesmo para auxiliar à produção de bactérias. Coloquei também um acelerador no aquário. Só quando os valores de nitratos atingiram valores de 10 e de nitritos nem vestigios é que ponderei colocar alguns peixes (no meu caso foi ao fim de +/- 10 dias) no inicio 2 platys, daí em diante as introduções de novos peixes tem sido lenta (passado 2 semanas - +/- aos 20 dias de ciclo, e novamente passado mais 2 semanas), 2 corys (mais tarde colocarei mais) e à 2 dias 2 molys. Em relação aos casais o ideal será que tenhas sempre mais fêmeas do que macho (na razão de 2:1 ou 3:1), principalmente dos viviparos - guppies. É importante que analises os valores da água e com base nisso tomares as tuas decisões.
  18. Adicionei hoje mais 2 peixes. 2 Mollys -1 macho e 1 femea para fazerem companhia às platys.
  19. Como se fosse a fazer uma cama para as cerâmicas?
  20. E como tenho mesmo de também comprar as cerâmicas.... E como devo colocar a lã? Algum cuidado especial?
  21. Ok, e em relação a não colocar a lã de vidro e apenas usar a esponja cortada em baixo e as cerâmicas em cima?
  22. Seguem as fotos prometidas e atrasadas das recentes entradas. Entrada de 5 Planorbis Coreus (20 de Janeiro): Aqui junto de uma das Platis: Na exploração das plantas: No dia seguinte introduzi 2 Corydoras albinas: As duas a explorar o fundo do aquário (e a cheirar os pedaços de ervilha): Vista geral do aquário: No dia seguinte foi dia de jantar partilhado. Pastilha de fundo para todos. As mais interessadas foram as Platis, comendo à vontade e inchando a cada 5 minutos: As Corydoras também andaram por lá: Depois de tão farto jantar:
  23. Obrigado, mas estava a pensar nem colocar a lã de vidro, achas que vale a pena? Tinha pensado por as cerâmicas entre duas esponjas...
  24. E quais aconselham para fazer companhia às albinas? A primeira solução será sempre albinas, mas na impossibilidade, não quero deixar estas duas sozinhas muito tempo...