Qual O Teu Primeiro Peixe?


Recommended Posts

Desde que me lembro, portanto, toda a minha exist~encia tive uma panca por peixes. Desde miúdo que adoro pescar no rio. Fartei-me de fazer mini-expedições nos rios Cávado, Lima, Minho e Rabagão, de camaroeiro na mão a capturar e identificar espécies. Até tinha um caderno com apontamentos, eu nos meus 10/12 anos. Nunca me vou esquecer do dia em que capturei um peixe lindissimo com brilhos vermelhos e azuis numa barragem de trás os montes. Sem saber o que era lá, consegui pesquisar na biblioteca da escola e encontrei o que queria: era um peixe-sol ou (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]. Ainda tive em casa num pequeno aquário e só comia comida viva. Depois devolvia-a à natureza por desconfiar que era a principal suspeita pelo desaparecimento de alguns guppys.

 

 

Bem... voltando ao tema do tópico... Qual o meu primeiro peixe?

Quando tinha aí uns 7anitos e durante um inverno, como os fins de semana eram chuvosos lá descobri a aquariofilia.

 

E como foi isso?

 

Ao ver um peixe fantástico que "fugia" de todos os estereotipos de peixe que eu conhecia:

 

O BETTA

 

Não dei descanso ao meu pai enquanto não me deu o peixe, vermelho por sinal, com um aquario.

 

Mantive-o cerca de um ano num aquário de água fria com cerca de 40cm, nem me lembro se tinha bomba de ar e filtro não tinha de certeza. Nem imaginava que ele era capaz de respirar à superfície. Fora isso era tratado como um rei, comidinha congelada e variada todos os dias, as minhocas e outros iscos que sobravam dos dias de pesca do meu pai, no mar. Ele também se entusiasmou muito com este peixe . O gajo n aceitava flocos.

 

 

Agora não tenho tanta disponibilidade quanto desejava ter para sair de camaroeiro na mão 8) .

No entanto no verão lá me aventuro. e tenho descoberto algumas coisas. Mantenho no meu aquário comunitário uns camarões que apanhei em Monção no rio Minho em Agosto, e até há bem pouco tempo tive um biótopo do rio Cávado com escalos, bogas e barbos. Cresceram tanto que os tive que levar para o sitio de onde vieram.

 

Abraço

Editado por DanielSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

eu comecei com 5 anos quando via os peixes em casa do meu primo... foi aí que o vicio se agravou e que passei meses a chatear os pais até que no aniversario seguinte me ofereceram um aquario de 15 litros e uns kinguios... 5 anos depois percebi que tinha de evoluir no aquario e passei para os guppies, espadas e platys até já tinha corydoras, mantive mais 3 anos este aquario até que comprei um de 120l e fiz dele um comunitario/plantado e agora vai sair dali um de ciclideos :mrgreen: também já ando a pensar noutro plantado... :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu primeiro peixe, foi um peixinho dourado, que "durou bastante tempo". Como era puto não dava conta que quando morria a minha mãe comprava outro igual.

 

so a pouco mais de um ano herdei o aqua do meu irmão e começei a entreter-me/enervar-me com o hobby.(vinha com um peixe gato de 15 cms, um labeo-bicolor e quilos de algas verdes)

 

Enquanto criança sempre sonhei ter um aquario, acho que isto é um recalcamento qualquer...

Editado por rui gonçalves

VIVÓ BENFICA!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Os meus primeiros peixes foram de agua fria, comprei juntos uma oranda e um telescopio, tive deversos durante cerca de 6anos, e agora há uns 3 meses comprei um aqua novo para ter agua quente, mantenho um telescopio e uma oranda no frio, no quente os primeiros peixes foram ops Danios Zebras 3 para ser mais preciso, e foram os três oferecidos...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Bem eu lembro-me de ser puto e ter lá em casa um peixe de água fria, depois morreu e com a falta de tempo dos meus pais e eu que só queria andar a brincar na rua não tive mais nenhum.

Agora no inicio do ano quando me iniciei na aquariofilia os primeiros peixes que comprei foram duas corydoras aeneus (bronze) que ainda estão bem vivas, cresceram e engordaram lol

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim tudo começou num natal que me ofereceram um globo prai com litro e meio de água com um kingio. Depois comprei um aqua de 50 cm só para ele, que foi evoluindo e o primeiro peixe que comprei com o meu € (há 5 anos) foi um tubarão e um gurami.

 

Passado um ano ... -> 2 aquas de 1 metro :|

Filipe Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu primeiros peixes foram um peixe-gato preto e 3 clarias castanhas que comprei à 11 anos atrás. Obviamente passados uns meses tive de comprar um aqua de 300 litros para os ''bichinhos''. O peixe-gato de seu nome Lúcifer morreu numa vaga de calor em Agosto, com 30cm. Não estava em casa para o salvar,estava de férias e a minha mãe não pode fazer grande coisa. Das clarias castanhas ainda tenho uma, está com 20cm. De lá para cá o vicio foi-se agravando e já tive um sapo africano,tritões,salamandras,lagostins,um caranguejo azul com patas vermelhas,enfim...Se fosse milionário...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Creio que os meus primeiros peixes forma os guppies. Num aquario para ai com 60L e com filtro de ar. Digo "creio" porque ja foi a cerca de 20 anos.

 

Cumps,

MO

__________________________________________________

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

 

E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com

E-mail pessoal: hdosul@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI Pessoal! Os meus primeiros peixes desta reiniciação à aquariofilia foram 4 Danios Zebra! Ainda por aqui andam! Disseram-me que seriam optimos para iniciar o ciclo!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

 

Defenitivamente os meus primeiros peixes foram gupys, os meus pais sp tiveram aquarios e eu tenho fotos (so pelas fotos é k sei)pois eu ainda andava de cueiros a tentar subir para um banquinho para dar comer aos peixinhos, escusado sera dizer que nem sp dava muito resultado ............

apos casar deixei me (durante 15 anos) deste lindo hobby mas ca estou de volta e adivinhem qual foi o 1º peixe k me ofereceram bigsmile Gupies !!!!!!

os meus pais tb ja se tinham deixado disso mas tb ja tem um novo aquario não tão grande como o que tinham antes mas 56L ja da para lhes alegrar a vista.

 

 

 

Lina Teresa

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.

Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

Antoine de Saint-Exupery

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda tenho os meus 2 primeiros peixes...são 2 CAEs que estão comigo desde a 4 anos e meio. foram eles que ciclaram o meu primeiro aqua.... quando eu ainda nem sabia o que era um ciclo. depois foram os Mollies e os Plattys... e desses tenho uns descendentes mas nada dos originais.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A minha experiencia é um quanto tanto caricata pois a aquariofilia esteve sempre presente na minha vida e eu nunca me aprecebi disso:

1º quando era puto (não é que tenha deixado de ser mas isso não interessa) o meu melhor amigo tinha um globo com 2 cometas passavamos horas a fazer a limpeza do globo e a olhar para eles!!!!

2º Fui crescendo e quase todos os meus amigos tinham peixes e eu népias e ainda por cima vinha com aquela conversa estupida!!!!! Peixes isso é para cotas!!!! bigsmile

Até que a 6 anos atrás a minha irmã comprou um globo e 1 peixe eu como irmão mais velho comprei-lhe um aqua de 40 cm para que o caraças do peixe podesse andar a vontade!!!!!

Mas como normalmente acontece a minha irmã começou a perder o interesse pelo aquario e quem tomava conta daquilo era a minha avo!!!!

Conclusão o pessoal fartou-se do aquario e quem acabou por Herdar o caraças do aquario FUI EU!!!!!

Começei com um aqua de 40cm com filtro!!!! Plantas artificiais e pedras coloridas!!!! O meu 1º Peixe foi um telescopio que a esta hora já deve ter dado 1000 voltas ao céu dos peixinhos mas ainda durou 3 anos aqui em baixo!!!!

O 1º peixe que comprei foi o meu pleco a cerca de 5 anos

 

Aqui está ele!!!!!!

 

DSC00455.jpg

 

18cm de comprimento!!!!!! Nada mal para um puto de 5 anos!!!!

 

Ou seja começei por arrasto e agora tenho 6 aquarios corri quase todas as especies de agua quente e agora tou a iniciar os Discos que são a coisa mais linda do Mundo!!!!!

 

Há coisas Fantasticas não há banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu primeiro peixe foi uma coridora bronze, que durou imenso tempo, pois naquela altura os meus peixes morriam facilmente no meu aquário de 19 litros. A culpa era do aquário e da água obviamente!!!!!!!!!!! bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Companheiros!

 

Os meus primeiros peixes foram um casal de bettas que a minha mulher achou muito lindos e comprou-os (se fui enrolado por alguem foi por ela, outra vez!lololol). Foi em Setembro passado (fim do verão) e era um pequeno aqua de 1,5litros com os bichinhos lá dentro, mas como eu sou uma pessoa que ou tenho as coisas como deve ser ou então prefiro não ter. Achei que os peixes estavam muito apertadinhos dentro daquela caixa de plastico e duas semanas depois estava a dar a volta à senhora da loja para me receber aquele Betário, pagava a diferença e comprava um pequeno aqua em kit de 20 litros. Mas comecei a investigar e a ler alguma coisa e todo o que lia dizia que era mais fácil manter um aqua grande do que um pequeno e quando cheguei ao meu aniversário (Outubro) cá estava um grande aqua de 96 litros que se fosse agora já era de 150 litros.

Mas voltando aos peixes e por ser uma cena engraçada acho que a sra. da loja me enganou ou enganou-se e vendeu-me um casal de bettas gays pois acho que eram os dois machos, porque pelo que pesquisei acho que uma especie de bettas machos que são muito parecidos às femeas, ignorancia de quem vende! Enfim! A razão desta minha desconfiança é que nunca vi a dança do acasalamento ou o abraço e a pequena atacava o grande com muita violencia.

Resumo estou muito feliz por me terem empurrado para este hobby.

Um abraço

Henrique

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

O meu primeiro peixe foram dois peixes de agua fria, num aquário de 20litros, que o meu vizinho me ofereceu, depois de, numas férias, eu ter tratado dos escalares dele... Tinha eu 9 anos :? entretanto os ditos cujos morreram há cerca de ano e tal, e assim, eu iniciei-me no maravilhoso mundo da água quente :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá.

 

Este tópico surge de uma conversa que eu e mais uns amigos do vício tivemos, estavamos nós a andar de autocarro, e calhou a pergunta. Logo no momento pensei que daria um tópico curioso, para ver se o pessoal sempre é tão enganado como se julga, ou nem por isso...

 

Por isso, toca de escreverem aqui no tópico qual foi o vosso primeiro peixe, e se o compraram por iniciativa própria, e se foram de alguma forma enrolados pelo pessoal que vos o vendeu/ofereceu.

E se puderem, umas fotos, e qual o paradeiro do bicho, se souberem...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

 

os meus primeirod foram 8 neons, ainda os tenho xD

cump tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus primeirod foram 8 neons, ainda os tenho xD

cump tiago

 

Aposto que NÃO foram comprados na avipeixe...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Requando até ao ano de 1989, os meu sprimeiros peixes foram uma catrefa de guppies, apanhados na vala do Coringe em Benguela, e um casal de Espadas ::D:

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais