Ictio


PRodrigues

Recommended Posts

boas noites,

pois é,como é "normal" nestas andanças lá de vez em quando somos afectados pelos aspectos menos benéficos deste nosso hobby,eu estou a ser neste momento afectado por uma praga que pelo que tenho lido concluo ser Ictio.

Ou seja,tenho um comunitario plantado de 120 lts brutos,e hoje reparei que os meu 2 bótias palhaço(antes que me venham dizer que o aqua será pequeno para os bótias informo que terei um novo habitat para eles) assim como 2 barbos verdes estão com umas pintas brancas,na verdade assemelham-se mais a pequenissimas esferas,nas barbatanas e na cabeça.por enquanto apenas encontro esses mesmo pontos nestes 4 peixes mas sei que o ictio "pode andar á solta" no aquario,o que eu gostaria de saber é qual o procedimento que deverei tomar visto que nao possuo condicões para ter um aquário hospital neste momento????terei que extrminar o Ictio no aqua principal :S

 

A unica coisa que sei e á qual já procedi foi ao aumento gradual da temperatura,vou tentar estabilizá-la nos 30ºC visto este procedimento travar a proliferação do fungo se não estou em erro.

A possivel causa do aparecimento de ictio terá se devido a uma quebra de energia que ocorreu na minha zona quarta feira passada que terá durado 4/5 horas,pois pelo que sei quebras repentinas de temperatura são propicias ao aparecimento do Ictio

 

Tentei tirar fotos mas devido a não pararem quietos e ao pequeno tamanho dos peixes em questão,cerca de 3/4 cm foi impossivel.

 

De resto passo o setup do aquário para melhor esclarecimento e melhor me poderem ajudar:

 

Setup

 

Montagem em desenvolvimento com 6 meses de maturação

 

dimensões - 100x30x40 escala em cm

volume - 120 lts brutos

Temperatura - 28ºC a subir gradualmente até aos 30ºC onde a pretendo estabilizar

iluminação - 0,7w/lt flora sun e day light

substrato fértil- tem mas já não me lembro qual a marca que comprei

substrato - areia de filtro de piscina

Filtragem - filtro interno aquael B-1 400 lt/h

hardscape - troncos

ph - 6,8 estabilizado

 

Flora -

vallisneria spiralis var biwaensis

anubia heterophila

anubia nana

anubia barteri

echinodorus cordifolius

cabomba caroliniana

microsorium pteropus

Vesicularia dubyana (vulgo musgo de java)

 

Fauna -

1x Trichogaster trichopterus azul/macho *

7x Puntius tetrazona sumatra

5x Puntius tetrazona verde

2x Botia macracanthus *

8x Danio rerio

1x Corydoras paleatus

1x Corydoras aeneus

1x plecostomus comum

 

 

* peixes assinalados serão transferidos para um aquario maior

 

Assim que me for oportuno postarei fotos de qulquer forma apenas aqui postei o setup para melhor me poderem ajudar

Obrigado

Pedro

Editado por bob_cid

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá pedro!

 

fazes bem em subir a temperatura para os 30º, mas mesmo assim, aconselho o protozin, da waterlife. comigo sempre resultou a 100%, seguindo a dosagem à risca e tendo em atençao que para os botias e devido à sua falta de escamas, a quantidade do produto tem que ser reduzida a metade...

 

boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aconselho o protozin, da waterlife. comigo sempre resultou a 100%, seguindo a dosagem à risca e tendo em atençao que para os botias e devido à sua falta de escamas, a quantidade do produto tem que ser reduzida a metade...

 

 

Boas josé mendonça

Obrigado pela ajuda,se bem percebi poderei proceder ao tratamento no aqua principal?Concluo o mesmo pois referi que nao tenho condicoes neste momento para um aqua hospital(em breve providencio todo o equipamento necessario para um)

 

A referir que aumentei a temperatura e os pontinhos brancos que mais se assemelhavam a esferas diminuiram drasticamente,na minha ignorancia penso que o parasita(penso o ictio ser um parasita) ainda nao tinha "penetrado",passo a expressão, em absoluto no peixe!!??

 

Muito obrigado

Pedro

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Retirado do Manual de Doenças do Forum !

 

Ìctio (Doença dos pontos brancos):

 

Sintomas: È uma das doenças mais comuns em aquários, caracteriza-se por pequenos pontos brancos, o peixe fica todo salpicado de branco, o peixe permanece com as nadadeiras fechadas e fica parado no fundo do aquário, cada ponto é um parasita que se alimenta do sangue do peixe, até leva-lo a morte, se os parasitas atacarem suas guelrras, o peixe morre por asfixia.

 

Causa: È causada pelo parasita Ichthyophthirius multifilis, ocorre pricipalmente no inverno devido a queda bruscas de temperatura, o parasita em estágio evoluido se salta da pele do peixe e vai se reproduzir no fundo do aquário, saltando milhares de esporos que vão infestar os outros peixes.

 

Tratamento: A primeira atitude é separar o peixe no aquário hospital, , aumentar a temperatura para 30°C pois acima de 28°C o parasita morre quando abandona a pele do peixe e portanto não consegue se reproduzir, também pode usar sulfato de cobre, 1ml para cada litro de água, até a cura, mas fazendo-se trocas parciais de 3/4 da água diariamente, mas tome cuidado pois o sulfato de cobre é fatal para o labeo bicolor.

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, referia-me ao tratamento no comunitario, pois se aparecem manifestaçoes (pontos brancos) de íctio num peixe, isso quer dizer que o 'bicho' se encontra presente no aquario... com a elevaçao da temperatura, ele 'solta-se' do peixe, mas permanecerá la dentro (tenho lido que é no areão que se aloja), por isso mais vale ja dar cabo dele, porque mais tarde ou mais cedo ele irá atacar outro peixe que eventualmente se encontra mais debilitado... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André Aleen,

obrigado pela informação,é sempre util lembrar apesar de eu estar informado a esse nivel,o que eu pretendia saber e que ja me foi esclarecido pelo amigo josé mendonça era relativamente ao tratamento no proprio comunitario visto eu nao ter oportunidade de momento para ter um aquario hospital(ja ando a providenciar o mesmo).

 

Vou então adquirir o protozin e terei que fazer o tratamento pela metade do recomendado pelo que percebi.

 

 

Muito obrigado pela atençao André Aleen e José mendonça

 

Pedro

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive esse problema e resolvi só elevando a temperatura a 30º e colocando um pouco de sal na agua, não utilizes remedios porque resolve um problema mas crias outros os meus botias até metiam impressão a roçarem-se nas pedras e salvaram-se e só tive 3 tetras cardinais mortos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Já tive esse problema e resolvi só elevando a temperatura a 30º e colocando um pouco de sal na agua, não utilizes remedios porque resolve um problema mas crias outros os meus botias até metiam impressão a roçarem-se nas pedras e salvaram-se e só tive 3 tetras cardinais mortos

 

Boas!

 

Tenho lá uns escalares que me parece que começam a ter uns furos ou manchas na cabeça.

Num deles existe um ponto branco misturado nos furos ou manchas da cabeça, e tem outro ponto algures num dos lados do corpo.

 

Agora a minha pergunta:

Dizes que colocas-te um pouco de sal, mas que quantidade? ou seja quantas gramas por litro?

 

Tou a elevar gradualmente a temperatura para os 30ºC, mas até agora não vejo melhorias, se bem que o peixe em causa continua normalmente activo, mas já agora gostava de saber essa do sal.

 

E quanto ao furos? Alguem sabe alguma coisa?

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

josé mendonça obrigado pelos conselhos,segui-os á risca e deu tudo certo nao tive perdas,apesar de o ictio ainda ter "pegado" nos barbos.

Cumprimentos e desculpem nao ter dito nada mais cedo

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é sal normal, mas tem atenção á quantidade.

 

Tiras um pouco de água do aquário e dissolves muito bem, para não ir nenhum cristal, depois despejas com jeito numa área tam grande quanto possas e devagar para não concentrares muito a salinidade de inicio, depois ela dissipase

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ilídio,

apesar de o meu problema já estar resolvido,agradeço a tua resposta ao membro pajabm.

É com participações destas que todos nós aprendemos

Cumprimentos

Pedro

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais