Back To The Roots V3.0


Joaoavo

Recommended Posts

A persistência das algas no meu último plantado aliada à falta de tempo e paciência devido aos exames, fez-me chegar à conclusão que estava farto dos plantados. Por isso decidi desmontar o Shimmering Plains (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=54211) e ir por outro caminho na aquariofilia: os biótopos.

Aqui fica a minha primeira tentativa de recriar um biótopo amazónico para alojar um pequeno grupo de Apistogramma cacatuoides ou Microgeophagus ramirezi, para além de um cardume de tetras e um grupo de corydoras.

 

Image5.jpg

Image4.jpg

 

Dimensões: 70x30x40 cm

Iluminação: 2x36 W PL-L 4000 K

CO2 caseiro

Flora: Vesicularia sp Christmas, Echinodorus amazonicus, Echinodorus bleheri, E. ozelot (para a semana), E. tenellus, Lileaopsis brasilensis, E. angustifolius

 

Comentem :agrue:

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde já obrigado pelos comentários :)

 

A areia é de rio. A da praia tem muito calcário e subiria muito o pH. Quero estabilizá-lo à volta de 6. Estou a injectar CO2 e a usar turfa no filtro. Quando conseguir atingir esse pH começo a meter peixes.

 

Quanto às folhas, só estão no aquário há dois dias, por isso ainda não tive problemas. Vou ficar atento a isso. A única coisa que fiz foi ferve-las dentro de um saco de rede com uma pedra para não flutuarem.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora que peixes pensas por ai ?? nao tepreocupes muito com ph , ate 7.5 no problem, ja mantenho discus, escalares, tetras , neons com esse valor ha anos , e sem baixas , uma vez oi outra um neon vai a vida mas e de meses a meses e uma baixa nao corresponde a que o ph seja alto.

tenho areia da praia no meu aqua de ciclidio e o ph nao sobe mais de 7.5, e eu gostava de o ter a 8.0

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já tive neons com pH maior que 7.5, mas ciclídeos americanos nunca tive.

 

Quanto aos peixes que quero pôr, ainda estou indeciso. Tenciono por um grupo de apistogrammas, mas ainda não decidi a espécie. Estava inclinado para os cacatuoides, mas o preço a que se costumam vender nas lojas não é convidativo. Por isso também posso optar por ramirezis. Depois quero um cardume de 8-10 tetras, serpaes ou neons; e para equipa de limpeza queria otocinclus affinis e corydoras aeneus, mas tenho de ver as quantidades para não superpovoar o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre gostei de aquários com folhas :P

Depois conta se elas se aguentam inteiras com os peixes. Já agora são folhas de quê?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre gostei de aquários com folhas :P

Depois conta se elas se aguentam inteiras com os peixes. Já agora são folhas de quê?

 

São de azinheira. Pelo menos a maior parte. Tão lá algumas mais pequenas que podem ser de outra árvore. Apanhei-as no Parque de Almada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenciono por um grupo de apistogrammas, mas ainda não decidi a espécie. Estava inclinado para os cacatuoides, mas o preço a que se costumam vender nas lojas não é convidativo.

 

Boas,

Eu também ando para começar uma coisa destas (preciso de convencer os meus pais a autorizar outro aquário lol) e entretanto andei a ver umas cenas, e este user está a vender os ditos apistogrammas a 3€ cada (não sei quantos nem de que sexo):

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=56336

Já que eu não consigo aproveitar, aproveita tu :|

 

cumps

Editado por fenix137
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário Iogurte do Lidl. Bom nick by the way :(

 

Em relação à fauna já me decidi. Não vou meter os cacatuoides mas sim ramirezis. Sempre foram os meus peixes preferidos desde que tive o meu primeiro aquário há 7 anos mas nunca me atrevi a tê-los. Acho que desde essa altura já ganhei alguma experiência e por isso decidi tentar manter esta espécie e talvez aventurar-me na criação. Em relação aos outros peixes, vou meter um cardume de 10 neons e 3 corydoras aeneus. Para além disso vou meter 4 Pomaceas bridgesii para ver se dão conta das algas, caso contrário, terei de meter ottocinclus.

 

Cumprimentos, e continuem a comentar :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredita, gostei muito do teu biótopo! Eu também estou a tentar fazer uma coisa parecida, mas leva o seu tempo e aqui na figueira à poucas lojas especializadas! Mas curti mm o teu aqua! È pena ainda não ter conseguido encontrar um conjunto de plantas como as tuas para criar um biótopo à maneira! Uma opinião: coloca os caracois que eles tratam-te das algas e sempre escusas de ter os bem feios ottos(na minha opiniao!)

Parabens!!

 

Fábio Gaspar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Quanto ao aqua...5* tanto para ramirezis como para apistogramas...

Se fosses meter apistogramas o buraco do tronco servia perfeitamente para eles fazerem o ninho, se vai meter ramirezis mete um seixo achatado, não precisa ser muito grande aí com 4 a 5cm de diâmetro e mete-o por detrás desse tronco do meio.

Quanto ao calcário não sei se vai prejudicar a reprodução dos ramirezi, mas devia ter usado areia de filtro de piscina ou então daquela areia de rio que eu uso…fina e sem calcário…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu quando meti a areia fiz o teste do ácido e aquilo não fez reacção. Mas a verdade é que estou a adicionar CO2 e a filtrar com turfa e o pH não baixa por nada. Provavelmente vou ter de desmontar o aquario todo e trocar a areia. :crazyeyes: Pessoalmente não gosto nada de desmontar e montar igual mas vamos ver como fica. Quando comprei, o rótulo dizia areia para reboco (pensei que não tivesse calcário)

 

Em breve posto novidades

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem, vi-me obrigado a susbtiuir a areia, e como o processo envolvia tirar tudo o que estava no aquário, aproveitei e montei-o num de 80cm novo que tinha novo (estava guardado para qualquer coisa nova mas como os € não abundam e não me decidia entre conchiculas e biotopo asiático, usei-o para o amazónico). Assim sempre são mais uns litros que ganho, e fico com mais espaço de manobra para meter um casal de nannacara anomala.

 

Aqui fica a foto

Image7.jpg

 

Apenas acrescentei uma E. Ozelot e 4 Pomacea bridgesii

 

DSC04800.jpg

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredita, gostei muito do teu biótopo! Eu também estou a tentar fazer uma coisa parecida, mas leva o seu tempo e aqui na figueira à poucas lojas especializadas! Mas curti mm o teu aqua! È pena ainda não ter conseguido encontrar um conjunto de plantas como as tuas para criar um biótopo à maneira! Uma opinião: coloca os caracois que eles tratam-te das algas e sempre escusas de ter os bem feios ottos(na minha opiniao!)

Parabens!!

 

Fábio Gaspar

 

Boas Fábio, não sei porque me esqueci de responder ao comentário.

A melhor maneira de arranjares as plantas é comprar a membros daqui por correio. De certeza que há muita gente que envia isso. Essa Ozelot, algum do musgo e a tenellus vieram por correio. Se fosse às lojas, pagava bem mais e demorava mais tempo a arranjar. Boa sorte com isso help

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Esta semana consegui atingir um pH de 6,8 com água engarrafada do Lidl de pH 5,1 e por isso acrescentei (faseadamente) os peixes que faltavam. São eles

 

10 néons (Paracheirodon innesi)

4 Corydoras paleatus

4 Microgeophagus ramirezi

 

Aqui ficam as fotos (se os entendidos me puderem dizer os sexos dos ramirezis, agradecia :D )

 

As corys:

DSC04947.jpg

DSC04902.jpg

 

Os rams:

DSC04935.jpg

DSC04909.jpg

DSC04899-1.jpg

 

Todos juntos:

DSC04949.jpg

 

Estou bastante satisfeito com a saúde dos Rams (comprei-os na Aquaplante). Assim que entraram no aquário ambientaram-se logo e começaram a comer umas pulgas de água que por lá andavam. Aceitaram bem granulado e uma comida caseira que fiz, mas ainda quero experimentar flocos e larvas de mosquito.

 

São visíveis algumas algas, devido a uma concentraçao de fosfatos de 5 ppm que tinha há dias (usei umas pitadas de buffer de pH até ler que era de NaH2PO4) mas nada que as ampulárias não dêem conta (também estou bastante satisfeito com elas - tks cable-man)

 

Venham daí comentários

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Gosto do efeito "wild" do teu aquario.Esta bem conseguido.Agora quanto aos "Rams", em todas as fotos que vi só vi femeas, por isso 3 femeas são garantidas.O macho não tem mancha rosa na barriga e tem o espigão mais desenvolvido entre outras coisas como macho tem as barbatanas mais alongadas...

 

 

Macho

 

male1.jpg

 

ram_male.jpg

 

 

Femea

 

flufframfemale.jpg

 

P2194830b500.jpg

 

Deves ter 4 femeas o que é uma pena.Aqui no Norte só encontro machos nas lojas....Se for para criação boa sore e espero que arranjes machos brevemente.Espero ter ajudado

Editado por varez

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ao olhar para as fotos dos Rams fiquei com a mesma impressão que o Varez, são fêmeas :puppydogeyes:

Todas têm a barriga rosada e o espigão ao nível dos restantes. Tal como o Varez referiu o macho tem o espigão mais saliente.

É pena que tenhas apenas fêmeas ou o macho não apareceu nas fotos... Mas mesmo assim não sei se será boa ideia juntares várias fêmeas com 1 único macho.

Eu optaria apenas por um casal...

Neste momento possuo um casal de rams com os discos e já vão na 3ª postura. Sempre que os ovos eclodem, no dia a seguir já eram!

Não sei se as Amecas são as causadoras ou os pais. Como as Amecas são vorazes e comem tudo que lhes passa á frente, podem muito bem ser as responsáveis pelo desaparecimento. No entanto fico com algumas dúvidas quanto aos pais, são ainda muito pequenos... nota-se alguma agressividade na altura da postura, mas depois a fome aperta e lá vem 1 a 1 comer enquanto o outro fica de vigia. Talvez alguma inexperiência dos pais no que respeita à guarda dos alevins ou acabam por comê-los com medo dos outros peixes.

 

Uma coisa que eu noto é que os gajos levam aquilo muito a sério e uma vez feito casal não me parece que haja lugar a bigamia... Por isso não sei se muitas fêmeas serão uma boa opção!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelos comentários. Realmente é uma pena ser tudo fêmeas. A minha ideia era ter só um casal, mas quando fui à loja vi que eles eram tão pequenos que achei difícil distinguir os sexos e decidi comprar quatro, na esperança de vir pelo menos um casal, e na altura logo retirava os outros. Tenho esperança que tenha ali um macho e mais daqui a pouco tiro uma foto com detalhe e meto aqui.

Quanto às tuas posturas desaparecerem FAAO, acho que é normal nos rams jovens. Em muitos sites já li que só a partir da 6ª ou 7ª postura é que têm resultados. Boa sorte com isso

 

Mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, João

Na 1ª foto das Corydoras em primeiro plano está um macho e o outro parece uma fêmea, na segunda foto não dá para ver bem...

Ramis- 1ª foto são duas fêmeas...ou melhor, parecem ser todas fêmeas...mas estão muito bonitas e machos são fáceis de arranjar...

Um abraço e boa sorte

 

Ps- ainda não tenho novidades sobre os Bariloides.

 

:puppydogeyes: Só depois de meter esta resposta é que vi que a tua pergunta ja tinha sido respondida...

Editado por aquaben

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Aqui no Norte só encontro machos nas lojas....

Realmente por aqui não é nada fácil de se encontrar fêmeas... eu tive um daqueles dias de sorte! Numa visita a uma loja e quando andava a olhar para as baterias, vi lá uns RAMS pequenos... Chamou-me à atenção o facto de haver um "machão" a dar porrada nos restantes e ao mesmo tempo cortejava um outro RAM. Apesar de muito pequenos deu para notar que um deles era uma fêmea por causa da barriga vermelha. De resto pouca diferença faziam um do outro devido ao seu tamanho. Pelos vistos não me enganei! 3 dias depois de os meter no áqua lá apareceu a 1ª postura... são pequenos mas o amor não escolhe idades :puppydogeyes:

 

Ramis- 1ª foto são duas fêmeas...ou melhor, parecem ser todas fêmeas...mas estão muito bonitas e machos são fáceis de arranjar...

Se no Sul for como no Norte, não vais ter muita dificuldade em arranjar machos! Aliás acho que tiveste um "galo" em teres trazido tudo fêmeas...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.