Back To The Roots V3.0


Joaoavo

Recommended Posts

Eu ainda tenho esperanças que haja para ali um macho que seja meio amaricado e tenha uma mancha cor de rosa. Quanto a ser difícil encontra machos, aqui em Almada já vi, mas eram Gold Fin, e eu gosto mais das estirpes selvagens. Uma das razões que me fez esquecer os cacatuoides foi mesmo só haver double e triple reds à venda.

 

Bem, aqui ficam as fotos do peixe que eu penso ser um macho (mas eu sou faccioso e posso estar a ver uma coisa que quero ver, e não a realidade)

 

DSC04958.jpg

DSC04963.jpg

DSC04960.jpg

 

Então, é um amaricado ou é uma fêmea?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh João essa é que não engana ninguem, ela tem o ovopositor de fora e tudo...

Um abraço, até breve

 

:silly: Nem reparei nisso lol. Então parece que são só fêmeas. Sabe de algém que crie ramirezis para ver se arranjava um macho? De momento ou compro um gold fin aqui em Almada ou tenho de tentar a minha sorte na Aquaplante outra vez. Mas estar a meter rams sem saber se são machos sem tirar os que la tenho não é muito boa opção.

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é estiveste muito bem. Cuidado com o caracol. podes vir a ter uma praga.

mesmo só com um

Boa sorte

 

Boas,

A que caracol te referes? Se é à Pomacea bridgesii não é preciso preocupar com a praga. Elas depositam os ovos fora de água, nos vidros do aquário, por isso é fácil controlar a população. Se te referes a uma Physa, já tenho uma praga lol. Mas até simpatizo com os bichos por isso vou deixando-os andar por lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo,

 

Obrigado pelo comentário Nawasaki.

Hoje tive um tempo livre à tarde e decidi fazer uma actualização do aspecto geral do aquário.

 

Image4-2.jpg

 

Uns promenores

 

Image7-2.jpg

Aqui a E. Ozelot com as folhas novas a sairem bordeau

 

Image9-1.jpg

Os neons no meio das Echinodorus

(algum alguedo no musgo devido aos fosfatos altos que ainda persistem desde que usei o buffer de pH)

 

Image11-1.jpg

 

Cumprimentos a todos, e continuem em comentar :oops:

 

PS- não sei o que se passou mas as fotos não estão grande coisa. Quando fiz o upload a resolução deve ter sido reduzida. Espero que dê para ver bem

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ler o teu tópico, porque ando a pesquisar muito, para criar um aqua do mesmo género do teu. Inicialmente era para Cacatuoides também, mas como tenho posturas regulares fertilizadas e eclodidas de Rams, acho que vou aproveitar e arriscar neles. A única diferença, é que só quero mesmo por o casal e praticamente mais nada.

 

Agora gostava de te perguntar qual a especifidade dessa areia, uma vez que parece que tives-te problemas na tua anterior montagem.

 

Em relação ás folhas, como é que se tem aguentado? Que procedimentos tomas-te?

 

Eu sou ao contrário, tenho uma fêmea e três machos, que já nasceram num aqua nacional, de um membro aqui do forum.

 

Em relação ao que estas a fazer, penso que seja um bom trabalho, só não sei se é boa ideia juntares os tetras corys e afins, pois quando os alevins nascerem, o stress causado por outros peixes, vai ser o suficiente para os pais comerem os alevins todos. Na minha opinião, para a reprodução de Rams, é só o casal e mais nada quase. Isto claro ainda não sei ao certo, mas a minha observação durante estes tempos aponta para isso.

 

Muito obrigado e força nisso.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ler o teu tópico, porque ando a pesquisar muito, para criar um aqua do mesmo género do teu. Inicialmente era para Cacatuoides também, mas como tenho posturas regulares fertilizadas e eclodidas de Rams, acho que vou aproveitar e arriscar neles. A única diferença, é que só quero mesmo por o casal e praticamente mais nada.

 

Agora gostava de te perguntar qual a especifidade dessa areia, uma vez que parece que tives-te problemas na tua anterior montagem.

 

Em relação ás folhas, como é que se tem aguentado? Que procedimentos tomas-te?

 

Eu sou ao contrário, tenho uma fêmea e três machos, que já nasceram num aqua nacional, de um membro aqui do forum.

 

Em relação ao que estas a fazer, penso que seja um bom trabalho, só não sei se é boa ideia juntares os tetras corys e afins, pois quando os alevins nascerem, o stress causado por outros peixes, vai ser o suficiente para os pais comerem os alevins todos. Na minha opinião, para a reprodução de Rams, é só o casal e mais nada quase. Isto claro ainda não sei ao certo, mas a minha observação durante estes tempos aponta para isso.

 

Muito obrigado e força nisso.

 

Boas,

Obrigado pelo teu comentário.

A areia é de rio, comprada no BricoMarché, mas não recomendo porque sobe um bocado o pH. Não sei se é só a areia de lá, ou se em outras marcas acontece o mesmo. A areia de sílica não sobe o pH mas é muito clara e acho que os rams não apreciam isso. Podes optar por areia de filtro de piscina (não sei onde se compra) ou então areão de rio fino ou argila do tipo akadama (este último caso é melhor pois tem a particularidade de baixar ligeiramente o pH).

As folhas continuam bem, não me têm dado qualquer problema. No outro dia mexi numa e verifiquei que estava mais fraca mas não é nada que os peixes consigam danificar. Também tenho fosfatos altos no aquário mas acho que é de um buffer de pH que usei ao princípio. Por outro lado, não excluo a hipótese de as folhas libertarem fosfatos. O tratamento que dei foi só fervura prévia (meti-as num saco de rede com uma pedra para não flutuarem) e meti-as no aquário. Nem todas vão ao fundo, por isso apanha mais do que as que queres por.

Em relação à companhia dos rams, queria fazer um biótopo com variedade de espécies, sendo a reprodução secundária. O meu objectivo principal é manter os peixes saudáveis, pois nunca tinha tido ciclídeos americanos. Se conseguir ter ali um casal e se eles fizerem posturas, considero a hipótese de montar um aquário de reprodução mais pequeno. Para primeira reprodução de ciclídeos americanos não acho que tenha sido uma boa opção, pois a única experiência que tinha na reprodução de ovíparos é com bettas. Talvez devesse ter optado pelos cacatuoides ou por uma espécie que conheci há pouco tempo e de que gostei bastante, Nannacara anomala. Mas o bichinho de ter rams já é antigo e desta vez teve de ser.

 

Cumprimentos

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joaoavo! Olha tou-te a mandar mp's mas tens a caixa cheia!!

Abraço Paulo

 

 

Boas Paulo,

 

Já limpei a caixa :D

Estes rams são blue. Se tiveres fotos dos teus machos manda-me por MP. Pode ser que esteja interessado e trocamos por uma fêmea.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podem dizer que sou vaidoso, mas queria mostrar mais umas fotos dos meus rams :P

 

Image10.jpg

Image7-1.jpg

Image2-1.jpg

 

Ultimamento dois deles andam sempre juntos. Um tem o ovopositor bem saliente, o outro nem tanto, mas ainda assim é visível. Tenho esperança que seja um casal, porque até nem brigam como os restantes.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João, então e actualizações, nem que seja só com noticias, sempre tens ai algum macho?

 

Eu não acredito muito, mas não digo nada.

 

Abraço e mete ai o ponto da situação.

 

Boas Idílio,

 

Por enquanto tudo na mesma. Tenho dado um tempo aos bichos para ver se se forma algum casal mas não parece que esteja a acontecer.

Este fim de semana tenho de fazer ali umas podas nas equinodorus que têm umas folhas velhas e no musgo que está atacado por algas nas zonas de mais luz e depois meto umas fotos. Continuo a fazer TPA's de 10L/semana com água engarrafada de mineralização total de 30 ppm, para conseguir manter o pH nos 6,6-6,7. Parece chato, mas fica à volta de 1€/semana e assim mantenho tudo saudável.

Agora quanto aos casais, está difícil, mas já ouvi que vem uma importaçao nova da aquaplante. A ver se lá passo um dia destes.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joao

 

Este domingo fui a aquaplante, e tinham la bastantes ramirezi, comprei um casal. Agr nao sei é se ainda têm em grande quantidade.

 

Cumps

 

Boas,

 

Obrigado pela dica. Será que podes pôr fotos dos teus rams para ver se são mesmo um casal? É que já fui "enganado" na aquaplante duas vezes. Na primeira pedi 2 casais e vieram 4 fêmeas. Da segunda garantiram-me que era tudo macho e veio outra fêmea.

 

Por isso, nunca fiando...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eu fui só uma vez e chegou..ehehehe

 

João se tiveres a certeza mesmo que é macho já sabes, trás um pra mim se lá fores.

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora nao tenho a maquina aqui comigo. :arrow: Mas o macho dá pra distinguir, a femea ainda é jovem demais. Tive la a escolher jutamente com o funcionário. Nao tenho 100% de certeza k seja casal, mas vendo o comportamento deles, andam sempre juntos, e nada de brigas. Faz-me deduzir que seja casal.

Editado por Nawazaki
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Esta semana fez um mês que montei o aquário. Decidi tirar umas fotos durante uma refeição de Bloodworms para actualizar:

 

Uma geral (tenho sempre problemas com a diferença de luminosidade entre o topo e o fundo do aquário - peço desculpa por não se ver muito bem o fundo)

 

25-2-1.jpg

 

E aqui os peixes a comer

 

food-1.jpg

 

ram.jpg

 

RAM11.jpg

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Venho aqui actualizar este tópico, que está um bocado parado.

Desde a última actualização adicionei mais dois ramirezis machos para ver se formam um casal mas parece que está difícil. Neste momento tenho 6, o que a meu ver já é demais, tenciono ficar apenas com um casal, ou no máximo 2, já que há muita disputa pelo território num aquário tão pequeno. As equinodorus estão a ficar grandes demais mas ainda não tive paciência para as cortar.

Aqui fica uma foto do aspecto geral

17-3-1.jpg

 

E aqui uma de um dos machos novos. Não são dos azuis como as fêmeas, mas até acho que gosto mais destes

 

Image40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande selva de equinodorus que vai aí, espero que as que me deste cresçam assim tanto. Como já tinha dito, gosto bastante deste aqua. E ao ver os teus aquas também me dá vontade de tentar recriar um biotopo, lol.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Desde a última actualização, modifiquei um bocado a flora do aquário. acabei por me fartar da selva de echinodorus que para ali ia, porque, apesar de ser extremamente benéfica para limpar os nitratos/amonia, estava a "sufocar" visualmente o aquário.

Por isso tirei a E. amazonicus, uma ozelot e uma E. bleheri que já estava muito grande e meti Hydrocotyle leucocephala e uns pés de Ceratopteris tallitrichoides.

Para além disso um casal de rams fez uma postura que comeu logo no dia seguinte, mas como percebi que já tinha ali um casal, decidi desfazer-me de duas das fêmeas que la tinha.

 

Aqui ficam umas fotos

 

12-4-2.jpg

12-4.jpg

 

Ricardo, se quiseres uma echinodorus daquelas muito grandes avisa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joao

 

Está cada vez melhor esse aqua, a ver se faço alguma coisa do genero. Obrigado pela oferta, se puderes guardar até eu mudar isto ::D:

 

Mandei-te ontem mp, mas se calhar tinhas a caixa cheia. Foi a perguntar como estava o betta.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde a última actualização, modifiquei um bocado a flora do aquário. acabei por me fartar da selva de echinodorus que para ali ia, porque, apesar de ser extremamente benéfica para limpar os nitratos/amonia, estava a "sufocar" visualmente o aquário.

Por isso tirei a E. amazonicus, uma ozelot e uma E. bleheri que já estava muito grande e meti Hydrocotyle leucocephala e uns pés de Ceratopteris tallitrichoides.

Para além disso um casal de rams fez uma postura que comeu logo no dia seguinte, mas como percebi que já tinha ali um casal, decidi desfazer-me de duas das fêmeas que la tinha.

 

Aqui ficam umas fotos

 

12-4-2.jpg

12-4.jpg

 

Ricardo, se quiseres uma echinodorus daquelas muito grandes avisa

 

 

Desculpa João, são essas as Ozelot, ou é aquela mais baixa do lado esquerdo?

 

Belo aqua sim senhor... e belos ram's, a ver pela femea que tenho cá em casa que é magnifica e tudo aquilo que disseste, não é timida, come tudo, só não tentei ainda dar à mão.

Editado por Matt

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.