Angels Creek


José Cruz Silva

Recommended Posts

Olá!

 

Com o novo ano à porta, está na altura de arranjar um novo entretém :? .

 

Finalmente arranjei coragem e lá me livrei dos meus Mbunas ;)

 

Para já tem apenas um cardume de Hemigrammus Rhodostomus e um Otocinclus, depois pretendo incluir alguns esclares "selvagens" estou a pensar em 6 e mais alguns tetras ainda não decidí quais.

 

 

29-12-06-4-1.jpg

 

A luz do lado direito está alí apenas para a foto, tem apenas 2 x 30W de luz para 240 litros, por enquanto vai ficar assim a ver o que dá. Como vai ter principalmente Echinodorus talvez resulte, senão resultar, tenho já prevista a alteração da tampa com a inclusão de mais duas lampadas de 36W cada.

 

Sem a luz adicional ele é assim, na foto fica escuro demais.

29-12-06-3.jpg

Editado por zeneo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 81
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bastante bonito, natural...e diferente!

 

Quanto a escolha dos tetras, penso que um cardume de serpae não ficava aí nada mal...

http://badmanstropicalfish.com/your-fish/lee/serpae.jpg

ja os tive e pessoalmente aconselho-te, sao bonitos, activos,resistentes e andam sempre juntinhos, e claro que crescem um pouquito, mas nada demais, +-5 cm.

 

por fim, gosto da tua escolha de plantas e acrescento que mais algumas e intervaladas ficava um mimo! (já imagino ate os tetras a passearem entre as folhinhas e os caules das plantas...eheheh)

 

Abraço, boa sorte e boas entradas!

Editado por Joao Gil
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está interessante :microwave:

Quando as echindorus crescerem vão fazer um belo contraste com os troncos bigsmile

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ze

 

Esses troncos estão muito porreiros. Tenho é duvidas que as plantas se aguentem com tão pouca luz. À direita tens Limnophila sessiliflora, não? Essa prga tem de ter luz...alguma pelo menos, hehehe.

 

 

Mete ai o setup completo.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Quanto a escolha dos tetras, penso que um cardume de serpae não ficava aí nada mal...

 

 

Obrigado pela sugestão, é de facto uma boa opção. No entanto, como o aquário é escuro e os próprios troncos e a cor da água já têem um tom avermelhado acho que peixes de outra cor ficavam melhor. Tenho reparado isso por causa dos Hemigrammus que ficam muito desmaiados neste ambiente. Estava a pensar em Boehlkea fredcochui (tetra azul) mas não sei se por cá serão fáceis de arranjar, entretanto começarei a procurar, outros peixes a considerar são ainda os Hyphessobrycon herbertaxelrodi (neon negro). Gostava de colocar também umas machadinhas mas não sei como será a sua convivência com os escalares. E ainda uns Nematobrycon palmeri (Tetra imperador)

 

Por fim, gosto da tua escolha de plantas e acrescento que mais algumas e intervaladas ficava um mimo! (já imagino ate os tetras a passearem entre as folhinhas e os caules das plantas...eheheh)

 

Quanto às plantas a colocação das echinodorus ainda não é definitiva, mas não deve variar muito, os troncos ainda têem umas pedras agarradas para não flutuarem e como são muito retorcidos, quando forem retiradas as pedras não ficarão bem na mesma posição o que obrigará a algum ajuste das plantas. Aninda me faltam mais algumas, principalmente para a traseira, em principio Echinodorus Martii e Echinodorus Uruguaiensis.

 

Isto promete!

 

Que nada! É só uma panela de chá com umas couves lá dentro:silly:

 

Que escalares vais optar por meter aí, Altuns?

 

Também não me importava, mas são Altuns demais ;):P , para uns peixes desses penso que o aquário deveria ter no minimo 60cm de altura de água, este tem apenas 40. Acho que terei de ficar pelos habituais, algo deste género

 

pezangel.jpg

 

 

À direita tens Limnophila sessiliflora, não? Essa prga tem de ter luz...alguma pelo menos, hehehe.

 

É Cabomba Caroliniana, acho que ainda será pior em requisitos de luz, é realmente a planta que me está a preocupar mais neste aspecto, daqui por um mês já saberei, por enquanto está já a crescer bem, ainda não se começaram a desfazer as folhas inferiores e floresce que nem doida.

 

O setup completo depois coloco mais lá para a frente quando tiver a coisa mais composta, básicamente tem:

240 litros

60 W luz

Echinodorus

Lilaeopsis

Valisneria

Anubias Nana e Microsorum(não resisto a atar umas aos troncos apesar de estragarem o biotopo :evil: )

JBL florapol (ferro e outros micros)

Turfa de jardim

Areão preto inerte

Troncos e raíz de videira

Editado por zeneo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá!

 

Vamos lá actualizar isto :)

 

 

Introduzí mais uns peixes, Tetra Azul e Tetra Imperador. Os azuis desiludiram-me um pouco, não formam um cardume lá muito compacto como estava à espera. Penso que quando tiver uns eslares maiores isso já aconteça. OS Tetra Imperador, fascinam-me bastante, são uns peixes muito bonitos, e dão-me cada trincadéla.... :)

Os Escalares já vieram e também foram logo, 6 ao todo. Penso que infestados com parasitas e não sei se bactérias também. Ainda fiz um tratamento com Flagyl, mas não resutou. Daqui a um mezito já devo tentar novamente.

 

Já está um pouco mais composto, mas ainda falta muita coisa, mais umas couves diferentes atrás. Para a frente do lado esquerdo também falta ali qualquer coisas mas não sei o quê, a Liaeopsis não quis colaborar.

15-02-07-2.jpg

 

As Valisnérias, pensava que quando estavam no Malawi não cresciam por serem comidas, mas continuam na mesma. Dos 8 pés que plantei, tenho runner's e mais runner's, mas crescer para cima népia. Tenho de vender esta espécie à tropica, até pode ser uma boa solução para fazer um "tapete".

15-02-07-3.jpg

 

Uma perspectiva diferente com o Back To Nature ao fundo. Andava a tentar tirar umas macros aos peixes, mas a luz é muito fraca e o fotógrafo ainda mais fraco é :P .

15-02-07-4.jpg

 

A Cabomba, não sei se foi do Flagyl se será ainda falta de luz, não está lá com muito bom aspecto.

15-02-07-5.jpg

Editado por zeneo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

Cá fica mais um update

 

Vou fazer uma segunda tentativa com a Lilaeopsis Brasiliensis a ver se desta vai, no post anterior esquecime de referir que tinha já aumentado a iluminação, acrescentando uma lampada T5 de 54W passando assim de 60W para 114W.

25-02-07-6.jpg

 

Tetra Azul

25-02-07-1.jpg

 

Tetra Imperador macho

25-02-07-2.jpg

 

Tetra Imperador femea

25-02-07-3.jpg

 

O cardume de tetras

25-02-07-4.jpg

 

Vista lateral

25-02-07-06.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que tenhas sorte e os escalares quando forem adultos não trincam os tetras e companhia.

 

Quanto a peixes de cardume eu adoro os nariz de bebado, formam realmente um cardume coeso, sempre juntos help

 

Vai actualizando o gajo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que tenhas sorte e os escalares quando forem adultos não trincam os tetras e companhia.

 

Pelo que pesquisei se os colocar pequenos de inicio, isso é mais dificil de acontecer. Os Tetras azuis também são bem maiores que os neons p.e. e muito mais activos,

 

Quanto a peixes de cardume eu adoro os nariz de bebado, formam realmente um cardume coeso, sempre juntos banana rock

 

Também lá estão, 7 ao todo, dos peixes de cardume é dos que mais gosto, a forma como nadam sempre em fila é espectacular.

 

Agora só faltam mesmo os escalares, mais uma ou duas semanas e já os devo introduzir

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

Depois de uns tempitos meio abandonado, lá me decidí a perder um pouquito mais de tempo com este aquario :blush:

 

Não é que até podei umas plantitas, fiz uma tpa, limpei os vidros e até tirei umas fotos ;)

 

08-05-07-01.jpg

 

Obrigado ao amigo Filipe pelas dicas nas fotos

 

A quem me deu a Tonina, escusava de vir com aditivos ;)

, mas até que é bom, sempre lhe dou um pouco mais de atenção, há males que vêm por bem.

 

:smilecolros:

Editado por zeneo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É questão para dizer FO... Não digo!

 

Isso em 2 meses deu um pulo mesmo grande! Agora sim está à maneira. E dizes que as valisnérias não crescem? Que tipo são? Se forem as mini ou mini twister não é suposto...

 

De qualquer maneira, agora está espectacular. antes parecia um bocado abandonado à sua sorte.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A quem me deu a Tonina, escusava de vir com aditivos bowdown

Até quase que adivinho de onde veio essa tonina! bigsmile

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

 

Ta ai uma bela montagem ,sim senhor ,

 

ja agora ; que tipo de areao e esse e onde e que se pode arranjar (comprar).

 

 

abraço

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

 

Ta ai uma bela montagem ,sim senhor ,

 

ja agora ; que tipo de areao e esse e onde e que se pode arranjar (comprar).

 

 

abraço

 

 

O areão comprei na Zoolis (Reis) nas galerias do Lis, mas tenho algumas dúvidas se não sobe o PH.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O areão comprei na Zoolis (Reis) nas galerias do Lis, mas tenho algumas dúvidas se não sobe o PH.

[/quote

 

zooolis ,conheço bem

mas nunca vi esse areao ,isso e muito caro ?

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Tens de o pedir ao Reis, com o tamanho que a loja tem...entretanto acho que vai abrir um espaço em condições.

 

Foi barato, não sei ao certo mas acho que 40kg não foram muito mais que 10.00, comprei uma série de coisas no mesmo dia e não fixei o custo dele.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Tens de o pedir ao Reis, com o tamanho que a loja tem...entretanto acho que vai abrir um espaço em condições.

 

Foi barato, não sei ao certo mas acho que 40kg não foram muito mais que 10.00, comprei uma série de coisas no mesmo dia e não fixei o custo dele.

 

 

OI

a esse preço e muito bom ,bastante melhor do que a akadama que alguns usam .

 

tou a montar um aqua para discus e queria por algumas plantas tb, esse areao tem a tonalidade que eu procuro .muito bom

tenho que passar la e perguntar

falaste em um novo espaço , onde ?

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez,

 

Para Discus...não sei bem se será boa escolha, como referí em cima tenho algumas suspeitas que ele suba o PH, nunca lhe fiz o teste, um dia destes posso fazer e digo-te qualquer coisa.

 

O akadama pelo menos tem a vantagem que acidifica a água e se a água de Pombal for igual à de Leiria...será sempre melhor, mas muito mais caro isso é verdade.

 

A loja julgo que vai ser para os lados da Gandara dos Olivais, para quem não sabe, quando se sai de Leiria no sentido da Figueira da Foz.

Editado por zeneo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez,

 

Para Discus...não sei bem se será boa escolha, como referí em cima tenho algumas suspeitas que ele suba o PH, nunca lhe fiz o teste, um dia destes posso fazer e digo-te qualquer coisa.

 

O akadama pelo menos tem a vantagem que acidifica a água e se a água de Pombal for igual à de Leiria...será sempre melhor, mas muito mais caro isso é verdade.

 

A loja julgo que vai ser para os lados da Gandara dos Olivais, para quem não sabe, quando se sai de Leiria no sentido da Figueira da Foz.

 

 

 

oi

sem duvida a akadama seria melhor mas alem de cara tambem nao e facil de encontrar aqui na nossa zona .

quanto ao ph ,isso sem duvida e um problema para os discos mas a agua aqui de pombal mantem-se a volta dos 6.8

conheces a loja a gata de neve e os sete canhiches , na gandara

conheço bem a loja e o dono e quanto a mim e uma das melhores aqui da zona pelo menos em peixes .

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor solução seria mandares vir a Akadama de algum patrocinador aqui do forum, tens a Horizonte Aquatico por exemplo, tem bom preço. Aqui na zona tenho sérias dúvidas que a consigas arranjar.

 

A loja do Filipe conheço bem também, a nível de peixes e variedade é bastante boa. Ele sempre faz umas quarentenas aos peixes... o Reis nos seus 10m² pouca ou nenhuma hipótese tem para isso, mas tem bastante rigor na qualidade dos peixes que compra pois é ele que os vai buscar pessoalmente. Tem algumas falhas que não aprecio muito, nomeadamente os peixes "pintados", deve ser influência dos canários ;) que é o seu forte, o pai é um dos melhores criadores a nível nacional. Julgo que com a passagem para a loja nova já vai melhorar bastante. Tanto vou a uma como a outra habitualmente, mas como sou amigo do Reis desde a infância... e sempre que preciso de alguma coisa que ele não tem na loja, sei que passado uma semana no máximo já a tenho.

 

Quanto à tua água, não perdes nada em medir o PH depois de a oxigenares para não apanhares nenhuma surpresa, a zona de Pombal como a de Leiria é também muito calcária. Ela poderá ter concentrações elevadas de Co2 diluido. A minha da torneira também sai a 7 mas passados uns minutos com uma bomba de ar ligada chega aos 8.5

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor solução seria mandares vir a Akadama de algum patrocinador aqui do forum, tens a Horizonte Aquatico por exemplo, tem bom preço. Aqui na zona tenho sérias dúvidas que a consigas arranjar.

 

A loja do Filipe conheço bem também, a nível de peixes e variedade é bastante boa. Ele sempre faz umas quarentenas aos peixes... o Reis nos seus 10m² pouca ou nenhuma hipótese tem para isso, mas tem bastante rigor na qualidade dos peixes que compra pois é ele que os vai buscar pessoalmente. Tem algumas falhas que não aprecio muito, nomeadamente os peixes "pintados", deve ser influência dos canários ;) que é o seu forte, o pai é um dos melhores criadores a nível nacional. Julgo que com a passagem para a loja nova já vai melhorar bastante. Tanto vou a uma como a outra habitualmente, mas como sou amigo do Reis desde a infância... e sempre que preciso de alguma coisa que ele não tem na loja, sei que passado uma semana no máximo já a tenho.

 

Quanto à tua água, não perdes nada em medir o PH depois de a oxigenares para não apanhares nenhuma surpresa, a zona de Pombal como a de Leiria é também muito calcária. Ela poderá ter concentrações elevadas de Co2 diluido. A minha da torneira também sai a 7 mas passados uns minutos com uma bomba de ar ligada chega aos 8.5

 

sim acho que tens razao em relaçao a agua ,mas regularmente (ainda hoje ) quando verifico o ph ele mantem-se normalmente entre 6 e 7 , daí que talvez nao venha a ser o meu problema maior com os discus

um dos maiores problemas sera mesmo a minha inexperiencia com os discus pois ate agora so tive aquarios com peixes comunitarios que a partida sao bem mais faceis de manter

de qualquer maneira vai ser um desafio que vou gostar de fazer pois sempre foram os meus peixes favoritos ,e com a ajuda aqui do forum vai ser mais facil ,eu acho ,

em relaçao as lojas que falamos de facto o FILIPE tem muito empenho pelos peixes que vende na loja no entanto na loja do REIS embora os preços sejam ligeiramente maiores, prima essencialmente pela qualidade .peixes e plantas muito bons

duas lojas a ter em conta com certeza ate porque aqui em POMBAL nao tenho grande opçao .

 

 

 

cumps.

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.