Filamentosas, Participem...


nfdc

PROTALON?  

6 votos

  1. 1. PROTALON, Sim ou Não?

    • Aconselho no teu caso
      2
    • Desaconselho e dou sugestão
      4


Recommended Posts

Estou no fim da linha com algas filamentosas e preciso de ajuda.

 

Tenho um aquario com espécies suficientemente raras para estar preocupado com a evolução desta alga em particular e estou quase a desistir e aplicar o terrível PROTALON 707.

Pois é, nunca fui nem sou adepto deste tipo de medida ou tratamento mas passo a explicar o que me levou a este ponto.

 

Depois de ter feito um tratamento com ESE 1000 (antibiotico), eliminei tudo o que de cianobacterias tinha no meu aquario.

Por uns dias, o aquário estava perfeito, até que tive um surto de algas filamentosas de que não tenho memória.

Motivo? Fosfatos a zero durante demasiado tempo, penso eu de que.

 

No entanto, desde há cerca de 3 semanas fertilizo macros e micros de forma independente, por forma a obter um controlo mais rigoroso dos nutrientes disponíveis.

Esperava conseguir resultados, mesmo que poucos, após este tempo, mas acontece que as algas continuam a proliferar.

 

setup:

 

_capacidade: aquário de 350 litros (liquidos)

_iluminação: 72 watts (5000 kelvin) durante 10 horas com mais 108 watts (6500 kelvin) durante 5 horas

_filtragem: dois filtros externos debitando 1500 litros/hora no conjunto

_dióxido de carbono: injecção por fermentação, atingindo no máximo 1 bolha por segundo

 

parametros:

pH entre 7,6 e 8

kH entre 2 e 3

Nitratos: 7mg/l estáveis

Fosfatos: entre 0,7 e 1,3 mg/l (sujeito a fertilização de três em três dias)

Ferro: 0mg/l (não tenho conseguido alcançar o valor desejado através do hortrilon (fertilizante de micros), vou refazer novamente a solução)

Potássio: fertilização de dois em dois dias com 7 ppm

 

Já tentei o célebre "apagão" (por descargo de consciencia) durante três dias, mas sem sucesso.

Tenho lido literatura (recomento o "Ecology of the Planted Aquarium" de Diana Walstad) do qual retirei algumas conclusões interessantes:

_Mudas de água são pouco produtivas neste caso,

_Peixes comedores de algas são eficazes a curto prazo e na eliminação de apenas alguns tipos de algas (por falar nisto, tenho dois CAE e nunca os alimentei desde há um ano)

_Diminuição da iluminação, na generalidade beneficia mais algas que plantas

_O ferro ou a inexistencia deste pode ser um tampão para o desenvolvimento de algas

_Plantas flutuantes consomem nutrientes mais rapidamente e podem ou são uma ajuda preciosa no combate às algas

 

Daqui o meu pedido de ajuda à comunidade aquariofila.

 

Deixo também uma votação, sobre a possibilidade da aplicação do PROTALON 707.

 

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu tambem tive o aquario infestado com filamentosas. Como resolvi? Tive a sorte de acertar na fertilização.

Uso os fertilizantes todos separados e consegui encontrar uma rotina diaria ideial para o meu aquario.

As algas acabaram por desaparecer sozinhas. De certeza que os nitratos estão sempre a 7? N será erro?. Eu tinha falta de nitratos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não Luis, os nitratos nunca estão ou estiveram inferiores a 5, estando sempre à volta dos 7 e 10 mg.

 

Estou a consultar alguns sites e começo a desconfiar que as Cladophora aegagropila que lá tenho não estão a ajudar muito.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

As algas filamentosas que falas são de que côr? Verdes? Tipo cabelos?

Ou aquelas célebres pretas aos tufos?

 

Se forem das verdes, é minha opinião que a falta de Fosfatos é o factor que mais influencia o seu aparecimento.

Já as pretas aos tufos, creio que aparecem mais facilmente com nitratos altos (muito acima dos 20 ppm).

 

Quanto às Cladophoras, tem em atenção que apesar de serem algas, crescem um pouco devagar e não considero que sejam boa solução quanto a combater as algas. As plantas flutuantes acho que fazem melhor trabalho. Além de retirarem nutrientes mais facilmente, tapam também a luz. E como as plantas resistem melhor que as algas, estas últimas "vão à vida" mais facilmente.

 

Fico à espera de respostas, quanto ao tipo de alga.

 

De resto, faço as mesmas perguntas que o Luís.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As Cladophora que tenho estão comigo há mais de um ano.

O motivo que me leva a suspeitar delas tem que ver com o tamanho que elas atingiram e com o facto de parecerem estar a reproduzir, espalhando pelas redondezas tufos que não são mais que pequenas Cladophoras. Só que estes tufos devem ajudar de algum modo as filamentosas pois frequentemente vejas-as agarradas a estes aos tais tufos.

 

Nitratos estão nos valores que mencionei, chegaram aquando da eliminação das cianobacterias aos 20mg/l ou talvez mais mas depois de umas TPAs a coisa estagnou nos 7-10 mg.

 

Eu acho que actualmente, a carga de nutrientes presente na coluna de água é boa e previniria grandes surtos de algas, caso estas estivessem controladas.

Só que, na situação actual não vejo forma de parar a proliferação quanto mais inverter o estado das coisas.

 

As filamentosas problematicas são estas, numa foto em que a Vesycularia estava pior do que está agora:

Pic_10529_9.jpg

Pic_10529_10.jpg

 

Amanhã coloco uma foto melhor e mais actual.

 

Também tenho das pretas (graças à prenda do Oliver Knott aquando do nosso 3º aniversário) , mas estas estão sob controle.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

nfdc, essas algas como já expliquei/dei a minha opinião, aparecem muito facilmente com valores de PO4 muito baixos. O que te aconselho é fertilizares para 1,5 ppm de PO4 diariamente, e fazeres esse mesmo controlo diariamente. Em pouco tempo (uns 4-5 dias) verás que as algas desaparecem.

 

Pelo menos eu já tive esse problema, e mais gente o mesmo problema, e após começarmos a fertilizar com PO4, as algas desapareceram...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Pela foto, acho que dificilmente conseguirás resolver o problema sem fazer um "reset" ao aquário. Já tive esse problema também, tentei apagões, aumento de fertilização de fosfatos, potássio, etc e nada. Só com a retirada de todas as plantas afectadas, lavei muito bem e aproveitei alguns pés em melhores condições, voltei a plantar e juntei um batalhão de camarões (os caridina Japonica são os melhores). Problema resolvido :)

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que vou dizer talvez não ajude nada, mas...

 

1. Tem ainda mais paciência, 3 semanas de luta é pouco, segue o conselho da fertilização com fosfato, e continua com os testes e fertilizações regulares, e arma-te de mais paciência ainda.

 

2. As plantas muito afectadas e de substituição fácil, talvez devas retirar, mas só ao fim de algum tempo da fertilização com fosfato.

 

3. Se no fim as algas se reduzirem mas não desaparecerem completamente, podes sempre pensar que afinal de contas as algas também são plantas (as cianobactérias não, claro!), e até têm a sua beleza; depois de um ataque muito forte no meu primeiro aquário, mas que ao fim de cerca de um mês consegui controlar/quase eliminar o problema (sobraram algumas no musgo de Java), a minha mulher convenceu-me a não tentar acabar completamente com elas, porque acha que dão um aspecto mais natural/selvagem. Mas é a única pessoa que conheço com esta opinião!!! Bem, a única não, um dos aquários pequenos no corredor de entrada do Aquário Vasco da Gama usa como flora (única, se bem me lembro) algas tipo cabelo, com uns bons 10 cm de comprimento!

 

ou seja, químicos sim, mas pensa nisso só mais lá para Fevereiro!

 

boa sorte

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, paciencia...

 

Vamos ver...

 

Zeneo, o meu receio é esse.

Acredito que não chegue a esse ponto.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho esse problema, mas além das verdes tenho também algas pretas aos tufos (imensas), as quais não consigo retirar manualmente porque agarram-se bem! Ainda não tenho o teste de fosfatos mas pelo que li o problema é falta deles... onde posso adquirir PO4??

I smell something fishy...

 

O meu aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50893

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

 

Eu já usei o Protalon, não no aqua, mas retirando as plantas e fazendo o tratamento à parte. De momento não me lembro ao certo quanto tempo leva a ser feito, mas ainda são uns dias. E o que se passou é que as "benditas" algas ainda lá continuam agarradas "de pedra e cal...

 

De modo a que o meu conselho é de que tentes outros meios de te livrares delas e...Boa Sorte

Saudações,

Nina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Migus, a minha fosfatada adquiri ao membro (espero que ele não me leve a mal) krushandkill.

E acho que ainda tem bastante para vender.

Ou então podes comprar na horizonte aquatico por exemplo.

 

Ontem aumentei os meus fosfatos para 1,5.

Já agora, o estado geral do meu aqua é bem melhor agora comparativamente ao que está demonstrado nas fotos.

Aquilo foi quando tive o surto de algas.

 

Obrigado nina pela partilha de experiencia.

Realmente, há quem não tenha resultados com o PROTALON e há quem tenha.

Quanto a mim, vou dando novidades.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Nuno

 

Não tens que agradecer.

Há tempos tive um surto de algas, acho que só me faltaram as ciano, mas havia para todos os gostos e feitios. E o que as provocava era um excesso de N.

Realmente a única coisa que as fez baixar foi, por um lado baixar os nitratos e, por outro, estimular as plantas.

Retirei tudo o que era planta infectada, comecei a dar-lhes K e CO2 e muitas TPAs com grandes sinfonagens do areão.

Agora, ao fim de algum tempo, já consigo ver resultados positivos.

O meu próximo passo vai ser retirar as cerâmicas porosas do filtro e fazer só filtração mecânica, como tenho bastantes plantas de crescimento rápido, talvez seja suficiente para elas consumirem amónia sem me surgirem tantos nitratos.

 

Mais uma vez, Boa Sorte

M. Nunes

Saudações,

Nina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Nina, muita paciencia.

 

Só uma coisa.

O protalon, como qualquer outro medicamento do género só produz efeitos se aplicado no aquário.

No teu caso, mesmo que eliminasse as algas das plantas, quando as colocasses de novo no aquário, os esporos ainda presentes neste iriam repovoar as plantas.

A produzir efeitos só mesmo se aplicado no aquário, de modo a matar algas, esporos e tudo o mais que possa dar origem a algas.

 

Após quatro dias com fosfatos a 1,5 e nitratos a 7, o estado continua exactamente o mesmo.

Mesmo as novas folhas começam a estar povoadas de novas algas.

 

Algumas fotos tiradas ontem:

Ammania sp 'bonsai'

Pic_10529_36.jpg

 

Ammania gracilis

Pic_10529_37.jpg

 

Ludwigia inclinata var. verticillata 'cuba'

Pic_10529_38.jpg

 

Hygrophila polysperma 'ceylon'

Pic_10529_39.jpg

 

Ahh, e antes que me esqueça, deixem-me dizer-vos uma coisa muito importante:

 

MALDITAS ALGAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! cabecadura:2gunfire::)chainsaw

Editado por nfdc

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eu ainda pergunto outra coisa...

 

Estás a fertilizar com Potássio também? No tópico inicial dizes que fertilizas com 7 ppm de K de 2 em 2 dias... eu só não percebi uma coisa.

 

Após quatro dias com fosfatos a 1,5 e nitratos a 7, o estado continua exactamente o mesmo.

Tens adicionado 1,5 ppm de PO4 por dia, ou tens "regulado" os Fosfatos para 1,5 ppm todos os dias?

 

É que, como bem deves saber, adicionar PO4 se falhar algum outro nutriente, é o mesmo que nada...

 

Já agora, aconselho a fertilizares 10 ppm de K por cada 1 de PO4...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens adicionado 1,5 ppm de PO4 por dia, ou tens "regulado" os Fosfatos para 1,5 ppm todos os dias?

 

Tu aconselhas a fertilizar para 1,5 ppm de PO4, certo?, não a fertilizar 1,5 por dia....

 

eu tenho o fertilizante liquido da horizonte aquatico que diz "Cada ml da solução adiciona a um aquário de 100l, 0.5ppm de Fosfato (PO4) e 0.21ppm de Potássio (K.." além deste achas que se deve adicionar ainda mais 10 ppm de potassio para cada ppm de PO4, é isso?

 

Desculpa estar a perguntar o que provavelmente está respondido(mas eu nao entendo a 100%), mas como ando um bocadinho á nora mais vale perguntar do que "asneirar"...

 

 

um abraço

Editado por Nelson Carvalho

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Tu aconselhas a fertilizar para 1,5 ppm de PO4, certo?, não a fertilizar 1,5 por dia....

 

eu tenho o fertilizante liquido da horizonte aquatico que diz "Cada ml da solução adiciona a um aquário de 100l, 0.5ppm de Fosfato (PO4) e 0.21ppm de Potássio (K.." além deste achas que se deve adicionar ainda mais 10 ppm de potassio para cada ppm de PO4, é isso?

É isso mesmo Nelson... sem tirar nem pôr.

 

Se os Fosfatos não são consumidos, não vale a pena fertilizar com mais, como é óbvio.

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

zeneo:

 

Poderá ser insuficiencia de CO2, embora quase todas as plantas façam o chamado 'peeling'.

Digo poderá ser, pois o meu sistema de injecção por fermentação não produz nada que se pareça com duas bolhas por segundo.

Claro que, as bolhas por si só não dizem nada. É preciso dilui-las convenientemente na água.

Não consigo é baixar o pH para valores próximos de 7 (neutro), o que juntamente com uma dureza baixa não indica valores suficientes de dioxido.

Realmente, tenho de arranjar forma de baixar o pH. Tenho de investigar formas de o fazer 'à la nature'.

 

Quanto aos camarões, eles não sobreviviam dois minutos lá dentro. O Tico (Cichlasoma meeki) tratava-lhes da saúdinha e o casal de kribensis também não gosta de intrusos.

 

Luis Fortunato:

Tenho fertilizado por forma a manter 1,5ppm de fosfatos (já não coloco fosfatos desde sexta-feira).

Realmente, acho que tenho uma certa carencia de potássio, o problema é que, já li algures que a Nesaea pedicellata é sensivel a valores elevados de potássio e no meu caso, quando comecei a carregar com potássio, a Nesaea ficou num estado triste, com as folhas novas e denotarem uma semelhança a carencia de calcio.

 

Quanto a fertilizar 10ppm de K para 1ppm de PO4, ainda ontem acrescentei 12ppm de potássio.

 

Agora pergunto eu:

Não é estranho que, pelas minhas contas, haja um consumo diário médio de 0,1ppm de fosfatos e os nitratos mantêm-se sempre os mesmos?

Mesmo sabendo que, quando alimento a peixarada estou a acrescentar fosfatos e nitratos à água?

 

O aquário é este, embora actualmente tenha muito menos plantas altas.:

Pic_10529_13.jpg

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não é estranho que, pelas minhas contas, haja um consumo diário médio de 0,1ppm de fosfatos e os nitratos mantêm-se sempre os mesmos?

Mesmo sabendo que, quando alimento a peixarada estou a acrescentar fosfatos e nitratos à água?

Há várias hipóteses... desde testes estragados (duvido) e ao caso da comida não aumentar os Fosfatos e Nitratos sempre na mesma razão...

 

Alimentas muito os peixes? Fazes TPA's? Há vários motivos para as coisas acontecerem. Não nos podemos cingir somente a um factor. Eu acho que os Fosfatos são o factor mais preponderante, mas obviamente que não quer dizer que sejam o único.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou levar nitratos e fosfatos a zero ou próximo e ver o que acontece.

 

Há um pormenor que me está a escapar e que provavelmente está relacionado.

Denoto uma carencia de um nutriente, que está a deixar as folhas novas de algumas plantas mais claras ou demasiado claras, quando comparadas com a coloração habitual.

Casos da Ludwigia repens x arcuata, Hygrophila polysperma 'rosanervig' e até nas Eichornia azurea.

 

Parametros actuais:

Nitratos - 5mg/l

Fosfatos - 1mg/l

Ferro - +- 0,1mg/l

O teor de CO2 parece-me satisfatório.

 

Alguma sugestão?

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou levar nitratos e fosfatos a zero ou próximo e ver o que acontece.

 

Há um pormenor que me está a escapar e que provavelmente está relacionado.

Denoto uma carencia de um nutriente, que está a deixar as folhas novas de algumas plantas mais claras ou demasiado claras, quando comparadas com a coloração habitual.

Casos da Ludwigia repens x arcuata, Hygrophila polysperma 'rosanervig' e até nas Eichornia azurea.

 

Parametros actuais:

Nitratos - 5mg/l

Fosfatos - 1mg/l

Ferro - +- 0,1mg/l

O teor de CO2 parece-me satisfatório.

 

Alguma sugestão?

 

Se reparares no topico Andre Silvestre isso assemelha-se á falta de Fe (apesar de não saber quais os valores optimos de Fe num aqua, julgo que não será o teu caso pois o Fe não está a zero), mas julgo que também pode ser carência de Magnésio (Mg) (fertilizas com magnésio?).

 

Relativamente ao CO2 porque não tentas o método químico, comigo tem dado melhores resultados que o método por fermentação, e não requer um custo muito elevado... Podes conferir o tópico do Luis Fortunato

 

De certeza que há alguém mais experiente que te pode dar uma resposta melhor que a minha, mas é o que me parece.

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tenho seguido o tópico e, pelo que vi, já aqui foi referenciado de tudo um pouco mas se o problema persiste é porque algo continua mal.

 

Vejamos:

 

- os níveis dos macros estão bons. Eu tentaria manter esses valores. Os nitratos também podiam estar mais altos mas não faz diferença, desde que estejam presentes em quantiade qb.

 

- CO2: com uma boa fertilização e luz em abundância, os níveis de CO2 têm de ser óptimos. O fluxo de CO2 não pode ser baixo, sob risco de não acompanhares o metabolismo das plantas. 1 b/s ( falando hipotéticamente, uma vez que não me guio por aí mas sim pela quantidade de microbolhas que saem da cerâmica), mesmo deitando as mais pequenas bolhas de modo a permitir uma melhor dissolução do gás na água e transporte para as plantas, é claramente pouco para as condições que manténs no aquário. Aumenta os níveis de CO2!

 

- Adição de potássio é imprescendível para a assimilação dos outros nutrientes, como também já aqui foi dito. Se já estás a fertilizar com isso, óptimo. Se fosse eu, faria uma fertilização diária com K.

 

- Uma pormenor que só se falou agora e que, na minha opinião é importante, é o facto de este aquário já não ser um aquário recente. Logo, não há um problema de algas por excesso de nutrientes mas sim por carência de nutrientes. Como relatado neste último post do Nuno, há palidez no novo crescimento. Se isto acontece, é porque as plantas não estão saudáveis e plantas doentes, com maior ou menor gravidade, não fazem frente às algas. Quanto a mim, acho que, para além do que já disse anteriormente, tens de corrigir a(s) carência(s) que tens, caso contrário o problema agrava-se não só ao nível das plantas mas também das algas. Uma coisa é o valor do teste do ferro, outra coisa é o ferro que está a ser aproveitado/armazenado pelas plantas. De salientar que o ferro só é assimilado pelas plantas se houver magnésio em valores satisfatórios. Podes ter ou não que corrigir também o magnésio mas se tivesse no teu lugar, antes de me preocupar com isso, certificava-me que adicionava ferro em quantidades satisfatórias. Se a carência persistisse apesar da fertilização com Fe e houvesse um agravamento das algas, então passaria para o Mg. Convém dar um tempo de 1 semana ou pouco mais para se poder ver resultados, positivos ou negativos. É nestas situações que os testes pouco ou nada valem e aí eu prefiro aprender através da observação e comportamento das plantas. O Fe seria o último nutriente o qual me guiaria por um teste.

 

- último ponto e não menos importante: continuar com as trocas de água semanais, remover mecânicamente o maior número possível de algas e fazer fertilização diária com os nutrientes em falta.

 

Paciência, persistência e continuação da experimentação de um modo fiel e contínuo são a chave para isso ir ao lugar.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Murkas:

 

Para além da fertilização NPK (Potássio, Nitratos e Fosfatos independentemente) utilizo o 'hortrilon' para fertilizar micros.

A composição do 'hortrilon', se não me engano, refere 5% de ferro quelatado e 5% de magnésio.

São aliás os dois compostos mais presentes no 'hortrilon'.

No tópico do André (já o tinha visto algures), creio que o potássio será o maior problema, mas o homem (André Silvestre) chegou agora mesmo.

 

André Silvestre:

O teor de CO2 presente, segundo a tabela pH/KH é insuficiente, pois tenho pH na ordem dos 7,6 e KH aí pelos 2.

No entanto, há muito 'peeling' e bolhas de O2 nas plantas, o que me leva a crer que insuficiencia de CO2 não será.

 

Quanto ao potássio, estou sempre a fazer confusão com a ordem de consumo dos macros NPK.

É N>P>K ou K>P>N?

 

Quanto à idade.

Passei demasiado tempo com fosfatos inexistentes, no entanto a coloração das plantas sempre foi normal.

Desde há cerca de uma semana é que noto a alteração.

Como referi anteriormente, adiciono ferro através do produto 'hortrilon', que contém (mais uma vez se não me engano) 5% de ferro quelatado e 5% de magnésio, entre outros micros.

Tenho de ver qual o teor de ferro hoje para ver se é consumido ou não.

 

Quanto ao 'last but not least', confesso que sou avesso às trocas parciais de água, por considerar que na generalidade dos casos são demasiadas. Talvez no meu caso ajude mas, há muita gente a referir que as 'TPA' são insignificantes no tratamento/eliminação de algas no aquário.

Por exemplo, Diana L. Walstad que fez diversos testes e experiencias, e concluio que TPAs não são importantes na matéria.

O CO2, o Ferro, plantas de superficie, alguma alelopatia e fertilização moderada são as principais armas neste combate.

 

Para já e em jeito de conclusão, acho que o crescimento das algas está a estagnar, o que é positivo e fornece mais uma dose de paciencia.

No entanto, só tenho mais uma semana para tratar o problema, pelo que não estou a ver muitas luzes ao fundo do túnel.

É que de hoje a uma semana vou ser papá pela primeira vez :crazyeyes: , e a aquariofilia vai entrar em repouso durante umas semanitas no mínimo.

Vai ser só dar de comer à peixarada e fertilizar a olho.

 

É axim a bida...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais