nina

Membro
  • #Conteúdo

    45
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Feminino
  • Localização
    Milharado

nina's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. nina

    DISCO ATACA ESCALARES

    Boas Claro que sim, não um mas 2 ou 3 companheiros para ele (isto no mínimo). E sobre esse assunto encontras muita coisa no forum. Agora, acho muito positivo ele estar a reagir dessa forma (isto não é para chocar ninguém), porque discus sozinhos deprimem e esse comportamento da parte dele demonstra que ainda não o está. Em relação a esses ataques não te preocupes muito, são todos cilídeos, isso é natural. Mas é realmente importante que lhe arranjes companhia, e quanto mais cedo melhor .
  2. Boas Confesso que hoje tambem fiquei de boca aberta quando abri este post e o li. Da Aquaplante só tenho a dizer que é cara, de resto as qualidades já foram ditas. Em relação ao pessoal, tanto donos como colaboradores, incluindo o Zanito, sempre foram atenciosos e bastante solicitos a tirarem algumas dúvidas minhas relativas, neste caso, a plantas. Digo mais, foram sempre *****. Em relação aos preços, as coisas ficam mais baratitas para quem tem cartão de cliente, o que não é o meu caso (porque nunca o fiz, vou lá sempre a correr e com os minutos contados). E aqui é que bate o ponto, não só em relação a esta loja mas também a todas as outras que têm esse sistema: porque carga d`água é que só os clientes com cartão têm desconto? Não seremos todos nós clientes? Será que temos todos de estar seriados e identificados numa base de dados? Desculpem este offtopic...
  3. ... não tens de quê. Boas, Podes perfeitamente usar os 2 tipos de fio, isto é, não há inconveniente em ser um ou outro. O fio de algodão desfaz-se, e quanto mais baixo o pH da água mais rápido ele desaparece.
  4. nina

    Avipeixe

    Isto vai animado... A citação é só por isto: na tal loja do CC Odivelas Parque, tentaram vender-me um CAE albino como se fosse um bótia ; eles têm mais uma loja no CC Carrefour de Loures, à qual eu gostava de lá ir (à coisa de 3 anos atrás) e onde cheguei a fazer várias compras até ao momento em que, num fds da casa cheia, me convidaram literalmente a sair após eu ter acabado de pagar o que levava . Agora, nem que me pagassem. Não sou frequentadora de muitas lojas de aquariofilia e conheço poucas, normalmente sou fiel quando sou bem atendida (isto é, quando sou atendida de forma honesta). De resto já me habituei a ouvir de tudo, e a única forma de nos defendermos, enquanto consumidores pagantes, é ter-mos uma ideia clara do que queremos. Porque se formos à loja na esperança de vermos as nossas dúvidas respondidas e satisfeitas... Bem, fiquem bem.
  5. Viva Bruno Tenho um filtro desses que já vinha com o meu aqua, está a funcionar à mais de 1 ano e meio ininterruptamente e, até hoje, nunca me deu problemas. Em conversa com outras pessoas, nomeadamente vendedores, não serão os melhores filtros... mas este ainda é filtro.
  6. Eu faria isso, tiraria um dos sacos e poria mais esponjas e da seguinte forma: em baixo, junto à entrada da água, as de malha mais fina ( não algodão), eu tenho ehfi fix (os tais fios verdes que te falei); depois as normais e , por fim as bactérias. As minhas são as da eheim (azuis). Nunca usei Fluval, tenho um da Rena, que já vinha com o aqua, e tenho 2 da Eheim (2217 e 2250) e estou muito satisfeita com eles. Pelo que sei, as 2 marcas são muito similares e não deves ter problemas com ele. Agora é o seguinte: 1300 L/h para 250 L é concerteza suficiente embora ele deva perder algum fluxo com os materiais filtrantes, mas mais importante do que isso é a superfície das massas filtrantes. Ou seja, não interessa tanto a velocidade mas a área que serve de "filtro" à água. É por isso que há grandes baldes (copos de filtro) que até têm uma potência muito mais reduzida mas que filtram muito mais que os pequenos mas com grande potência. Outra coisa, às vezes não é só o barulho é também o consumo... E eles não são territoriais? Se fossem americanos ainda te podia ajudar, mas acho melhor perguntares a quem sabe disso. Se não fôr suficiente até podes fazer mais do que uma por semana.
  7. Pois, isso com o tempo vai ao sítio. Quando queremos subir o pH utilizamos pedras calcárias, conchas, areia de praia (tudo muito bem fervido); mas para isso não se coloca turfa ou troncos, porque eles vão acidificar mais a água. Mas tem calma, o aquario é um sistema fechado que com o tempo tende para um equilibrio. Deixa-o fazer o ciclo do azoto primeiro e depois analizas a coisa e , sobretudo, não metas químicos na água. Se ele já está montado à 2 semanas, se o pH não tem descido, se amónia e nitritos estão residuais e se os nitratos estão a baixar é porque a coisa está a andar (até rima). Brevemente vai pensando num habitante resistente (dentro do biotopo que queres montar) para ajudar no ciclo. E boa sorte com isso.
  8. Boas E já puseste a hipótese de ser dos troncos ou da turfa? Vai dando notícias.
  9. Valter Desculpa o link mal feito, mas também não sei o que correu mal... Bom, de qualquer das formas :http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=161 É sobre as plantas consoante o biotopo africano, mas pelo que vi no teu vídeo já tens algumas, e elas ajudam mas não fazem milagres... Foi por eu ter reparado na capacidade de filtragem que tens que não tinha referido isso anteriormente, porque filtro não te falta. Cilídeos (africanos ou americanos) são muito "porquinhos" pelo tipo de alimentação que fazem, e quanto maiores forem... Pelo que sei, e no meu caso é assim, deve-se priveligiar a filtração mecânica e limpar regularmente as esponjas. Para fazeres uma ideia: tenho um aqua de +/- 550 litros reais onde funcionam 3 filtros , sendo que apenas num deles tenho um saquito com materiais para as bactérias. De resto, tanto esse como os outros só têm esponjas e um material da eheim que é um amontoado de fios verdes e nem te passa a quantidade de porcaria que aquilo junta todas as semanas. E só lá tenho: 6 discus, 11 escalares , 2 Ls, 6 corys e 20 cardinais. Outra coisa, e falo por experiência própria, dou muita comida caseira aos meus peixes e, acho que deve ser por isso, há muita sujidade que se vai depositando nas mangueiras dos filtros. Para mim, tão importante como sifonar o areão e lavar esponjas, é a limpeza das mangueiras com escovilhões. Agora acho que , no teu caso, o aqua é muito pequeno (satura facilmente) para a quantidade de ciclideos que aí tens, apesar da filtração. E o josegarcia também te disse o mesmo. Enquanto não arranjares mais espaço vai fazendo mais mudas de água ou vê a questão das esponjas do filtro. Boa sorte M. N.
  10. Eu fiz o inverso: à 3 anos vim de Lisboa para cá e estou a morar na Póvoa da Galega. De certeza que deves ter saudades do ar daqui. Eu tenho ciclídeos mas são americanos (o que facilita em relação às plantas, embora não sejam suficientes para resolver o problema, só se fossem às carradas) e só consegui baixar os nitratos quando aumentei a filtração do aqua, e aí passei de 50mg/l para 5 (que é o valor da água da torneira aqui). Não querendo pôr mais filtros só mesmo muitas TPAs. Vê isto Acaba por ser difícil controlá-los, o aqua é muito pequeno, eles estão desesperadamente a precisar de casa nova. Força com isso e boa sorte.
  11. .png' alt=':biggn:'> Boa caldeirada! (isto é sem ofensa) Não tem necessariamente que haver problemas, mas que podem haver podem, e também podem ser evitados. Não quis assustar, só alertar: Os escalares devem fazer desparasitação antes de se juntarem aos discus. Vindos não se sabe bem de onde devem ser bem desparasitados pelo motivo que disse no meu 1º post. A alimentação pode ser problemática, pode. Neste momento tenho 11 escalares junto com 6 discus e nenhum deles passa fome (só não tenho é fotos ou vídeo para mostrar ),os 2 pais e 9 filhotes residuais que ainda não os dei; mas já tive 35 junto com esses mesmos discus. Aí sim, era mais complicado, mas como só havia 2 adultos... Comem todos o mesmo, como é obvio, a comida é dada em vários pontos do aqua e 3 vezes/dia. Todos eles têm os seus pontos de alimentação e a coisa corre normalmente. Mas os escalares são muito mais sôfregos e rápidos que os discus; e quando a comida é caseira nem se fala. O que é preciso é tempo e dedicação. Mas Rodrigo, claro que os podes juntar. Se deres uma voltita pelo forum encontras muita coisa e Boa Sorte
  12. Pode acontecer que o pH ainda oscile um pouco, mas vai lá. Agora parece-me é que 10 mg/l de nitratos é um valor um bocadito alto...logo à partida. Mas em relação aos 100 mg/l dentro do aqua: Costumas deixar a agua em repouso dentro de algum recipiente? Não será ele a fonte de nitratos? Não estarás a fertilizar as plantas com macros (NPK) ?
  13. Boas Sem stress... Desculpa mas, 10 ciclideos em 50 litros + tpa de 15 em 15 dias + bastante alimentação, o resultado só poderia ser: nitratos à farta ( que no post não consegui ver o valor). Esquece lá as resinas filtrantes porque essas coisas não costumam resultar muito. Em água doce, para tirar nitratos do aqua, só há uma solução: TPAs. E se não chegar uma vez por semana fazem-se duas ou três ou as que forem precisas. Às vezes até é necessário fazer 2 vezes/dia. As plantas, especialmente de crescimento rápido, costumam dar uma ajudita, mas a densidade populacional desse aqua é muito elevada. Estou a editar porque estive a reler o teu ultimo post e achei por bem acrescentar o seguinte: Convém mesmo que faças testes à agua que usas, porque um dos objectivos da TPA é retirar lixo lá de dentro (sinfonando o areão se o houver), a agua de reposição tem que estar o mais isenta possível de sujidade. Também te deves certificar de que o recipiente que utilizas para deixar a agua em repouso não está a contaminar a água.
  14. viva Há coisa de 1 ano e meio montei um aqua para discus. Acontece que tinha um escalar, ainda juvenil noutro aqua, e foi este o 1º habitante (juntamente com uns Ls) da casa nova. Quando chegaram os primeiros 2 discus foi muito giro ver a reacção do escalar: fez uma festa. Seguia-os para todo o lado; imitava-os em tudo; se se afastava deles, corria o aqua todo até os encontrar, enfim... estava convencido que era um discu. Passados uns meses, e porque tinha pena de ele estar sosinho, arranjei-lhe companhia: comprei mais um escalar. Acabou-se o sossego do 1º: ele afinal não ele, era uma ela e a companhia que lhe arranjei é que era macho. Resumo da história: já desovaram e criaram 2 vezes; ela anda sempre escondida onde pode porque o macho anda sempre atrás dela; e a doce e pacata vida de discu acabou-se. Em relação a discus e escalares juntos, há montes de posts pelo forum sobre esse tema, porque já foi muito debatido. No entanto, há que ter atenção a 2 coisas: desparasitação e quantidade de escalares juntos . Antes os escalares devem ser bem desparasitados, porque podem ser portadores de parasitas que, não os afetando a eles, matam discus. Colocar muito poucos (1 ou 2) escalares, é que eles comem como se nunca mais fosse haver comida e comem sempre; os discus são muito mais calmos, quando chegam pode já não haver. Escalares conseguem, ao fim de alguns meses, matar discus à fome se forem muito numerosos.
  15. Pois é, convinha que descobrisses donde vêm esses nitratos todos. Já testaste a agua antes da introduzires no aqua? Esse valor só por si, e em aquas maduros, já causa baixas na população.