Frontosas Zaire Blue Kapampa


nunopaiva

Recommended Posts

Finalmente, e após alguns anos de espera tenho finalmente a espécie que mais desejava ter... Zaire Blues Kapampas e ainda por cima selvagens!

Desde já o meu obrigado ao Nelson Oliveira que me deu o contacto da pessoa que mos vendeu pois de outra forma não seria possível esta aquisição.

Não resisti a ter estes lindos exemplares num aquário em minha casa... a vontade foi tanta que transferi os mbunas que estavam neste aquário para um outro que está agora no escritório lá de casa e que vou postar mais tarde...

Infelizmente, ainda só tenho 3, o preço também não ajuda apesar deste trio ter sido um bom preço pois reconheço que o preço foi bom, assim tenho este trio de Zaire Blues com mais 8 Burundis, aguardo por posturas dos Zaire para encher o aquário destes e tirar de lá os Burundis.

 

Mas vamos ao importante que é mostrar este meu sonho tornado realidade...

 

Espero que gostem tanto quanto eu!!

 

Gerais do aquário:

 

Pic_6792_40.jpg

Pic_6792_39.jpg

Pic_6792_38.jpg

Pic_6792_37.jpg

Pic_6792_36.jpg

 

A comunidade:

 

Pic_6792_35.jpg

Pic_6792_34.jpg

 

Burundis:

 

Pic_6792_32.jpg

Pic_6792_31.jpg

Pic_6792_21.jpg

Pic_6792_20.jpg

Pic_6792_5.jpg

 

Femeas Zaire Blue:

 

Pic_6792_22.jpg

Pic_6792_33.jpg

 

Eo Big Boss:

 

Pic_6792_30.jpg

Pic_6792_29.jpg

Pic_6792_28.jpg

Pic_6792_27.jpg

Pic_6792_25.jpg

Pic_6792_24.jpg

Pic_6792_23.jpg

 

Digam de vossa justiça... sei que não é muito comum apareçerem aquários exclusivos de Frontosas (o membro Pedro Dionisio também tem um) mas espero pelos vossos comentários, opiniões, sugestões enfim o que acharem que deve ser dito,

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Absolutamente fantástico :twisted::idea:

 

Os frontosas têm algo de especial e ver um aquário apenas dedicado a eles é optimo :cry:

 

Já agora qual é o setup?

 

Abraços e força com esses "meninos",

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente magnífico...

 

Parabéns!!!

 

Também tenho um áqua de Frontosas Blue Zaire... cá para mim são filhas dessas :wink:

Um dia destes meto umas fotozitas do meu aqua...

 

Acho bem teres ideia de tirar daí as Burundi... senão um dia destes tens filhotes de Cyphotilapia Frontosa "Ignorus"

 

Já agora... que tamanho tem esse aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São variantes diferentes da mesma espécie, as Blue Zaire apresentam uma maior pigmentação azul para além de outras pequenas diferenças como o alto na testa ser normalmente menor...

Mas regras não são regras se não tiverem a sua excepção e por isso fiquemo-nos pela coloração mais azulada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Então para começar o setup é o seguinte:

 

-SETUP-

 

Dimensões: 180 x 60 x 60

Filtragem: Eheim Professional 3

Termostato: 300W

Background: Esferovite e cimento

Substrato: Areia de coral

Iluminação: 2 lampadas T5 não sei os Ws

 

-FAUNA-

 

3 Cyphotilapia Zaire Blue Kapampa

8 Cyphotilapia Burundi

 

-FLORA-

 

Algumas Valisnérias (poucas)

 

Dentro das Cyphotilapia Frontosa existem várias espéçies como podes no quadro abaixo. Além da coloração destinguem-se pela forma do corpo e pelas riscas que são diferentes :D

 

Note: Cyphotilapia Frontosa & Cyphotilapia Gibberosa are currently the only recognized scientific classifications.

 

 

Cyphotilapia Frontosa

Variant: Burundi (In the future, this variant will possibly be classified into a new species)

Collection Points:

Bulu Point

Burundi

Karilani

Kavala

Zaire North

 

Variant: Kigoma / 7 Stripe (In the future, this will likely be the only fish classified as Frontosa)

Collection Points:

Bangwe

Boulomboro

Kigoma

 

Cyphotilapia Gibberosa

Variant: Tanzania or Southern Tanzania

Collection Points:

Fulwe Rocks (Fulwe)

Ikola

Kantalamba

Kasanga

Kipili

Mabilibili

Mpimbwe

Molwe

Samazi / Bismark

Sibwesa

Tanzanite

 

Variant: Zambian

Collection Points:

Isanga

Chaitika

Nangu

Sumbu

 

Variant: Zaire (Congo, DR) or Southern Zaire (Congo, DR)

Collection Points:

Kalumba (Collected at Lupota?)

Kapampa

Kitumba

Moba (Collected at M'Toto)

Moliro

Tembwe

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Realmente o teu aquário está muito giro (o melhor que já vi aqui - opinião de mulher que só considera a estética do aquário e não percebe muito dos peixitos riscadinhos que estão lá dentro). :D

No entanto, tenho uma pergunta: quando vocês falam em exemplares "selvagens" significa que alguém foi ao lago e "roubou" de lá os peixes? :? Isso não é mau para a conservação da espécie? Principalmente quando são indivíduos adultos reprodutores como esse cabeçudinho? É que na lista dos animais ameaçados de extinção da IUCN aparecem uns quantos ciclídeos e uma das causas apontadas para a diminuição da população é o hobbie da aquariofilia.

Não quero com isto dizer que os "ciclidófilos" são a ruína do planeta :D (muito mais preocupante são os locais que pescam - ou pescavam - os ciclídeos com granadas! :shock: ), mas é apenas para relembrar que devemos ter sempre em mente que o ecossistema é algo frágil. :roll:

 

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto, tenho uma pergunta: quando vocês falam em exemplares "selvagens" significa que alguém foi ao lago e "roubou" de lá os peixes?  :shock: Isso não é mau para a conservação da espécie? Principalmente quando são indivíduos adultos reprodutores como esse cabeçudinho? É que na lista dos animais ameaçados de extinção da IUCN aparecem uns quantos ciclídeos e uma das causas apontadas para a diminuição da população é o hobbie da aquariofilia.  

Olá ana.

 

Efectivamente selvagens são exemplares capturados nos lagos. Se é mau para a conservação da espécie? Isso depende de muitas coisas, mas fundamentalmente da forma como a captura é realizada. Se for uma captura selectiva então o risco para a conservação da espécie é diminuído. Agora se for uma captura indiscriminada aí de certeza que a espécie se vai ressentir.

Alguns exportadores estão a começar por optar por técnicas diferentes exactamente para tentarem a preservação das espécies mais procuradas. Capturam exemplares no lago mas exportam criações desses exemplares , criações essas realizadas em tanques.

Do ponto de vista da conservação da espécie parece uma melhor abordagem mas nem todos os exportadores seguem essa politica.

 

Se a aquariofilia pode ser considerada causa? Infelizmente pode. É que as taxas de mortalidade no envio de selvagens são elevadas o que significa que para termos 10 exemplares selvagens nas mão, terão morrido muitos mais na viagem.

Infelizmente também, por vezes não existem alternativas a peixes selvagens, pois os que existem no mercado já têm uma qualidade tão fraca que nem vale a pena considerar a sua aquisição.

 

É um equilibrio dificil de conseguir. Pessoalmente prefiro peixes f1 (descendentes de selvagens) mas é muito dificil conseguir esses no nosso país.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e obrigado pelos comentários (inclusivé ao Nuno Antunes que apesar de não ter comentado o aquário tenho a certeza de que gostou dele, se calhar é das fotos! são pequenas!)

 

Ana acho que o Nuno já te tirou as dúvidas pois deu uma resposta muito boa. Pessoalmente concordo com o que ele disse apenas acrescento que se verificares a lista de ciclideos ameaçados são quase todos do lago Victória e isso deve-se a deteoração e condições do próprio lago.

 

Cumprimentos,

 

Nuno Paiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e obrigado pelos comentários (inclusivé ao Nuno Antunes que apesar de não ter comentado o aquário tenho a certeza de que gostou dele, se calhar é das fotos! são pequenas!)

Coisas como o teu aquário não se comentam... fica-se simplesmente embasbacado a olhar, com baba a escorrer e uma inveja de todo o tamanho de não ter um igual :)

 

Um dia que decida mudar dos tropheus penso nos frontosas. Mas para eles 160cm de frente é curto e actualmente não posso ter nada maior, por falta de espaço e de €€ também que cada "brinquedo" desses é caro como fogo. Assim... vou olhando para as tuas fotos e salivando :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno... só agora me dei ao trabalho de ver o custo em loja dessas belezas que tens aí no teu aquário. Eu já sabia que eram peixes bem carotes mas...

 

frontosas blue zaire selvagens... 172.5€ a unidade!!

frontosas kigoma selvagens ... 92€ a unidade!!! :oops::):?

 

E isto preços já desactualizados... e achava eu os tropheus caros :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Nuno ainda bem que gostas do aquário... Sabes que o custo total nem foi muito e que aquilo que na minha opinião lhe dá mais aparato é o background e esse foi feito por mim, não custou muito, depois as pedras comprei numa grande superficie parecidas com o fundo... acho que ficou bem. A calha foi cara mas é muito bonita e achei que valia o preço pois a aquario está no centro da sala (Posto fotos depois). O movel tambem é da mobilia da sala, o filtro custou 300€ e o vidro cerca de 250€.

 

O preço destes não foi mau, foi menos do que esses que viste, mas esses preços que viste são para peixes juvenis porque se forem do tamanho dos meus são mais caros... o meu macho tem 30cms :)

 

Entretanto fiz algumas alterações.

Separei as populações. Ficaram os Burundi nesse aquário e passaram os Zaire Blue para um de 400Lts. Logo espero poder colocar fotos.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto, tenho uma pergunta: quando vocês falam em exemplares "selvagens" significa que alguém foi ao lago e "roubou" de lá os peixes?  :( Isso não é mau para a conservação da espécie?  

Principalmente quando são indivíduos adultos reprodutores como esse cabeçudinho? É que na lista dos animais ameaçados de extinção da IUCN aparecem uns quantos ciclídeos e uma das causas apontadas para a diminuição da população é o hobbie da aquariofilia.

 

Ana,

 

Onde ouviste tu indicar como causas para a "diminuição da população é o hobbie da aquariofilia"?

 

Isso é novo para mim.

 

Atenção que ciclideos não são peixes de reef, em água doce, esse é um problema quase inexistente, embora em algumas áreas pontuais do amazonas possa haver demasiada colecta, em particular com especies muito especificas, como os loricarideos.

 

Nos lagos africanos, os ciclideos são uma das principais fontes de proteinas das populações - aí todos os anos são apanhadas para alimentação centenas de milhares de toneladas de ciclideos. O que é apanhado para ser mantido em aquário é uma simples gota de água no oceano.

 

De facto, a colecta destes peixes é um grande incentivo à sua preservação - porque os tornam conhecidos das pessoas.

 

Quem é que quer viver num mundo sem Frontosas no estado selvagem?

 

Se não conheceres os Frontosa estás-te nas tintas.

 

Infelizmente estas regiões extraordinariamente ricas em bioversidade são também muitissimo sensiveis - não à colecta para cativeiro mas à poluição e à introdução de especies exóticas. No Lago Victoria foram extintas centenas de especies de ciclideos graças a estes dois factores. Leste bem, não foram uma, nem duas, nem sequer uma duzia. Foram CENTENAS de especies de ciclideos extintas.

 

Basta que a pressão populacional aumente mais um pouco, para que as fábricas, os esgotos e os fertilizantes agriculas estoirem, nas margens do Tanganiyka ou do Malawi, destruindo os peixes. Basta alguém, por ignorancia ou estupidez, achar que deve introduzir novas espécies para "aumentar o volume de pesca"... e adeus.

 

Não gosto de ser pessimista mas Malawi e Tanganiyka são biotipos de tal maneira expostos que tenho receio de estarmos a poucas decadas de vivermos num mundo em que já não existam mesmo muitos dos ciclideos que conhecemos.

 

A manutenção em aquário é simplesmente um triste e incerto destino para estes peixes.

 

Mas, quem sabe, talvez essa manutenção se possa tornar numa Arca de Nóe, se as coisas, por milagre, mudarem e possamos recuperar regiões destruidas.

 

Se isso acontecer então a cuidadosa preservação da biodiversidade e de populações rigorosamente identificadas em cativeiro será um contributo para um futuro em que voltemos a ter estes peixes tal como são .... ou como eram.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu sei que o aquário em si não fica particularmente caro. O meu de 160cm não ficou. Depois é a tal cena... 250€ o aquário + filtro + mesa + calhas... e já vai uma pipa de massa. E depois com os peixes é mesmo para mandar o orçamento abaixo.

 

Mas o meu problema neste momento é mesmo um de espaço. Um aquário de 2m cá em casa fica muito limitado quanto ao numero de sitios onde pode ficar, por causa do peso e do espaço ocupado.

 

Pelos tempos mais próximos e a não ser que tenha a sorte de ganhar uns euros porreiros no euromilhões que dêm para comprar uma vivenda, o maior aquário cá de casa é mesmo o de 160cm. Para entrar um de 200cm tem de sair o de 160 e também o de 100 que é a casa dos mbunas. São equilibrios que têm de se conseguir.

 

Para já a bulha agora é conseguir vender a colónia de bembas para poder seguir para outra espécie, mas o país está em crise :(

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

Decidi separar as águas...

 

Separei os Burundi dos Zaire e coloquei estes últimos num aquário de 400Lts e mantive os Burundi no maior. A esta hora já estou arrependido de não ter feito ao contrário mas vamos ver no que dá.

Entretanto já tenho uma fêmea de Burundi com ovos (Resultado de tirar de lá o macho Zaire) e no outro aquário já vejo festa entre o macho e uma fêmea, a outro ele deu-lhe porrada!! :lol:

Seguem algumas fotos actualizadas:

 

Pic_9945_2.jpg

Pic_9945_6.jpg

Pic_9945_4.jpg

Pic_9945_5.jpg

Pic_9945_7.jpg

 

Este é o maior com os Burundi

 

Pic_9945_8.jpg

Pic_9945_17.jpg

Pic_9945_9.jpg

Pic_9945_10.jpg

Pic_9945_11.jpg

Pic_9945_12.jpg

Pic_9945_13.jpg

Pic_9945_14.jpg

Pic_9945_15.jpg

Pic_9945_16.jpg

 

E a futura "mãe" :lol::lol:

 

Pic_9945_1.jpg

Pic_9945_3.jpg

 

Espero que estejam a curtir e fico a aguardar por mais aquários de Frontosas :lol::P:lol:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Sou novo por estas bandas. Já há uns anos que deixei a aquariofilia.

Mas decididamente, depois de ver o que tens.... PERFEITO!

Está na altura de voltar... Este fim de semana vou aproveitar para passar na PetFil para inteirar-me das coisas novas que existem... porque já percebi que as coisas evoluiram... e bem!

 

Não te esqueças de nos dares o prazer de poder ver actualizações dos teus aquas e seus magníficos residentes :P

 

Cumprimetos

Bruno

brunosoca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Decididamente ,espectacular!

Por coincidência ou não,mas tenho andado a pesquisar nos forums sobre esta espécie e conclui que não há muita gente dedicada a eles.

Tenho um aqua de metro com mbunas vulgares e estou a montar outro com 700l de água e estava interessado em dedicar esse aqua a essa espécie.

Vivo na zona centro e lojas por aqui não há muitas,e co0m essa espécie muito menos.

Será que alguém me podia ajudar onde adquirir alguns exemplares,jovens claro.

Um abraço,e parabens pelo áqua que montas-te,tens muito bom gosto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais