Pterophyllum altum...compatibilidades? Que recomendam?


marinho

Recommended Posts

Olá

Precisava de uma "mãozinha" do fórum!

Estou a montar um plantado de 120x40x50 (240lts) no qual pretendo colocar uns 6 Pterophyllum altum e um cardume de cardinais.

Que outras espécies poderei colocar com os Altum? Gosto dos nariz de bêbado, barbos e tetras por serem peixes que andam em grupos...serão compativeis? Quais as espécies do habitat natural do Altum? O que me recomendam?

Obrigado,

 

Marinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

NÃO .......

Não mistures cardinais com altuns ou escalares eles comem tos , limpam nos num instante ainda ontem cheguei a casa e só lá tinha restos de um cardinal e este já era grandinho, é uma mistura perigosa, os altuns e escalares adoram peixinhos pequenos para preseguir , matar e comer, não te aconcelho, pois já me mataram tres..... tive de os mudar, junta os com ramirezis, tubarao bala, tipo peixes que não lhes caibam na boca lol..

 

 

 

existem muitas especies , mas escolhe especies amazónicas, pois assim as condiçoes da água são compativeis, não escolhas peixes pequenos senão já sabes , um acordas , ligas as luzes do aqua e andas á procura de peixes que já lá não estam mas sim na barrigua dos altuns :wink:

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Com Pterophyllum altum…6 é um bom cardume para estarem sozinhos num aqua de 120, agora e desculpa estar a dizer-te isto, mas se não sabes que peixes deves meter com Pterophyllum altum, o melhor é ires com calma, eles são peixes tímidos e muito difíceis de manter em aquário, não aconselho a ninguém que não tenha água de osmose e uns anos de experiência com discus selvagens, mas isto é claro se estivermos a falar de “altuns” verdadeiros, pois a maioria dos “escalares” que são vendidos cá como sem “altuns”, são simplesmente variedades selvagens de Pterophyllum scalare…que também são muito interessantes e uma óptima escola para quem quer vir a ter um aqua de Pterophyllum altum.

Eu adoro estes peixes, mas por falta de tempo nem me atrevo a pensar neles…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

sinceramente, acho que nem devias ter 6 altums num aqua tão pequeno, quanto mais ainda ter mais peixes... já viste bem o preço e o dificil que são de manter?

de faccto é verdade que são peixes espectaculares e nada têm a ver com o comum escalar, mas são mais delicados, territoriais, etc..

 

se defacto queres altums, deves ter um casal primeiro e ver como se aguentam...

 

depois vai fazendo experiencias, ciente porém que serão os reis do aqua, e que tudo o que lá ponhas não faça frente a eles...

 

costumam ter na ruimar, à um tempo vi lá um casal de altums selvagens incriveis.. telefona-lhes eles costumam ter..

 

embora por amor de deus não os deixes morrer, pois são fantasticos...

 

ah e como disse o aquaben a osmose é muito importante para eles....

 

um abraço e espero ter ajudado.

filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica Filipe! A ideia de ter um cardume passa pela beleza destes animais juntos...mas nem tudo o que queremos podemos ter, certo? Por isso acho que vou aceitar a tua sugestão e se na Ruimar me arranjarem um casal fico por aí...com um cardume de cardinais juntamente com meia duzia de ottos e um par de coridoras. :(

Que acham? Tou mortinho por sacar fotos...pra já só nos meus sonhos! :?

THANKS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deves é estar mortinho por ficares sem cardinais........ não mistures cardinais e altuns, vais ver que com o passar do tempo eles vão desaparecendo.lolololololollll :wink: e altuns não precisam de osmose pois tenho um com escalares e está cada vez mais bonito pois este cresceu num aqua de 54lt sem osmose , tens é que fazer trocas de agua regulares de 20% semanais..... e o facto de serem territoriais é normal todos os ciclideos o são, uns mais que outros, mas todos são se tiveres um cardume de 5 ou 6 naõ haverá tantas agressões...

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

João tens um Altum num aqua de 54lt, sem osmose? não estou a duvidar de ti, mas sim de quem te o vendeu...Existem mais de 20 variedades de "Pterophyllum scalare" e quando aparecem à venda cá nas lojas eles dizem que são "altuns do Peru" ou coisa parecida...mas o que dizem nas lojas não faz com que um scalare se transforme em altum só porque eles querem vender os peixes...

A unica loja que eu conheço que de tempos a tempos tem Altuns do Orinoco à venda é a Ruimar e rondam os 100€ cada um.

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

posso afirmar que é um altum pois é bem diferente principalmente na cabeça que apresenta um formato um pouco diferente dos scalares pois tb tenho scalares por isso sei as suas diferença, e foi vendido á minha sogra em tamanho medio por 5 euros numa loja em lisboa, foi vendido como sendo um scalare mas aprofundei as minhas pesquisas e tudo indica ser um altum , o formato da cabeça é diferente e do corpo tb, a boca parece mais delicada que os escalares, e a sua imponencia é brutal quando nos referimos a territorio.........não tenho foto mas irei em breve colocar uma.......

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lololol não me leves a mal, mas altums a 5 euros lol queria ver isso... se encontrares pede-me uma duzia... eheheh sem ofensa.

 

fico a espera dessa foto para te dizer que é um escalar.... acredita que se vires escalares ao pé de altums são inconfundiveis... a não ser que tenha sido comprada numa pastelaria ou numa livraria, saberiam sempre diferencia-los. eheheh...

 

desculpa a brincadeira, mas a sério que não pode ser....

 

um abraço filipe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu nao levo a mal , mas parece que tu é que tens duvidas, pois eu sei bem o que tenho nos meus aquas, o velho que vendeu o peixe tinha o misturado com os escalares , e vendeu o como sendo um escalare e nem foi por 5 euros tive a ver o recibo e foi 3.50 euros, eu sei que é estranho mas é a realidade, pois tive a falar com um exportador brasileiro , que sabe bem o que são altuns e através da descriçao que lhe dei ele confirmou que era na realidade um altum , mas pronto á quem conheça melhor um altum que um exportador brasileiro, é assim a vida pois pela tua avaliaçao o exportador tb não sabe o que vende né :lol:

 

mas continua a gastar água com a osmose pois isso só é bom para quem tem dinheiro e o pode gastar sem haver necessidade pois se ainda tivesses discus ainda se compreendia........

 

Olha tb tenho ramirezi (duas) sem osmose , estranho não é

??????? ainda nao morreram e ao que parece estão a crescer e até poe ovos é pena é nao ter macho..... mas pronto se não forem rams diz-me tá bem :D .........

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se achas que a água de osmose sai cara...e que os exportadores brasileiros sabem do assunto...estás no caminho certo, nem vale apena perderes tempo aqui...

Só mais uma coisa esse exportador é de peixes do Brasil, certo, pois mas os Altuns não são do Brasil...mas isto sou eu que digo, claro que não sou um exportador credenciado de peixes do Brasil...Para esse teu amigo os Ramirezis tambem devem ser originarios do Brasil...

Fica bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha eu não disse que eram do brasil , les te onde isso..... disse que falei com um exportador brasileiro, que por acaso nao é brasileiro , é o Vitor Hugo Quaresma, conheces???? Foi para o brasil exportar peixes...... por isso vês ...... as rams Tb não são do brasil né....... mas pq será que o brasil é mais proximo da bolivia, paraguai, culombia, etc , paises sul americanos...... do que de portugal, já percebi tu é que és o expert..... tu é que sabes né....... então vá estou a ver que não estou mesmo a fazer nada aqui..... E Nassis ,fotos não tenho , eu teclo do trabalho e em casa não tenho pc, e este não tem portas usb para a camera por isso não dá .....talvez um dia eu mande, pode ser que alguem se surpreenda......

 

 

Vá até mais ver :lol:

Joao Costa

 

pois é a tua osmose é diferente das outras, a tua aproveita 99% da água né.... és um baril.....

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Olha também (palavra corrigida) tenho ramirezi (duas) sem osmose , estranho não é

??????? ainda não (palavra corrigida) morreram e ao que parece estão a crescer e até poe ovos é pena é não (palavra corrigida) ter macho..... mas pronto se não forem rams diz-me tá bem  :lol: .........

 

Estranho? Não, nada mesmo! Já tive várias posturas de ramirezis e neste momento tenho uma criação que já chegou a juvenil, tudo com água da torneira. A maior parte dos ramirezis que se vendem nas lojas são criados em cativeiro e, como tal, desenvolveram o seu metabolismo e sistema reprodutor de tal forma que se dão bem e se reproduzem em águas moderadamente duras e alcalinas ( tipo a água da torneira). Não me digas que estavas à espera de ter ramirezis selvagens e a reproduzirem-se na água que te sai da torneira ( seria possível se a tua água saísse com durezas de 1º ou 2ºdh e pH ácido)!?

 

Penso que ainda há alguns mitos na tua cabeça e queres fazer crer aos outros aquilo em que acreditas piamente... É um mau princípio e um passo em falso na aquariofilia. O outro também dizia que era uma Piranha, embora toda a gente lhe dissesse que era um Pacu. Felizmente, teve o bom senso de admitir que estava errado após compararem as fotos do peixe dele com outras. Ficamos à espera dessa foto para mostrares que a malta está errada. Eu incluo-me nessa malta. Esperemos que esse " talvez um dia eu mande..." não esteja muito longe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, o meu altum é igual ao que está neste link...... Se não for altum podes crer que admito que errei , mas isto é um altum igual ao meu..... e por acaso já tive um disco parecido a este..... vejam o link

http://www.association-discus-passion.com/...laire-altum.jpg

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, João Costa

Vamos recomeçar do zero…desculpa se te ofendeste, não era a minha intenção, mas admito que fui um pouco brusco…Em vez de estar para aqui a mandar papaias vou tentar explicar alguma coisa…quando dizes que a água de osmose saí muito cara, estás enganado, pois para além de obteres agua pura, onde podes trabalhar para com baixo custo fazeres o tipo de água que quiseres e ao contrario do que se já disse aqui varias vezes, não existe desperdício de agua algum, pois a agua dita de esgoto sai muito menos mineralizada e sem cloro ou metais pesado e pode ser usada com peixes de água neutra ou alcalina. A poupança está nos produtos químicos, e medicamentos que vais deixar de usar, pois se os peixes estiverem em água com os parâmetros correctos para a espécie, vão contrair muito menos doenças.

 

Agora quanto ao Vítor Hugo, também o conheço e reconheço os seus conhecimentos sobre discus, mas quanto a escalares, desconheço se ele entende alguma coisa sobre o assunto…

O facto de o Brasil ser mais perto da Colômbia e da Venezuela, duvido muito que os Altuns sejam fáceis de se encontrar lá e tão pouco mais baratos, pois o mercado americano e europeu fica com eles quase todos… e segundo sei só existem dois criadores a nível comercial de Altuns um alemão e outro americano, ( mas possivelmente já deve existir mais alguns…),

Agora quanto aos Pterophyllum altum, que eu saiba existem duas populações uma do rio Negro, na Colômbia e outra, a mais conhecida, do Rio Orinoco na Venezuela. Existe um Pterophyllum scalare muito semelhante ao altum, na parte mais baixa do rio Negro, já no Brasil, mas apesar das suas semelhanças a nível de formato do corpo, não é um altum.

Agora sobre a polémica que isto tudo levantou, se por um acaso muito remoto, (na minha opinião impossível), compraste um altum misturado com escalares de cativeiro, óptimo para ti, mas posso te dizer que os altuns são muito mais vencíveis em relação aos parâmetros da água que os discus, que por sinal os de cativeiro até são muito pouco exigentes, mas isso é outro assunto, os parâmetros de água para os altuns são os seguintes:

pH-4.8 a 6.2; DH- 1 a 5; temperatura 27-31ºC, não toleram nitritos e alterações bruscas na qualidade da água geralmente são fatais…

Os parâmetros acima são os da zona onde eles vivem, os de cativeiro já são mais resistentes…

Bem não me alongo mais

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo bem Não fiquei ofendido.....

Mas gostaria de saber se realmente esses peixes que estao nos links são altuns ou não, pois o meu é igual...........

 

Vá pessoal, isto é um forum é mesmo assim as discussoes é que criam um bom forum , pois assim todos expoem a sua opiniao mesmo que os outros nao estejam de acordo, acho que devemos ser todos assim ...... temos de ser convictos naquilo que sabemos e aprendemos, pois assim é que conseguimos chegar a algum lado....... Um forum serve para isto mesmo..........

 

UM ABRAÇÃo Do

Joao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...com esta discussão e consequente troca de ideias, acho que não vou optar pelos Altum...pelo menos para já...afinal ando nisto da aquariofilia há apenas alguns meses...acho que vou treinar com umas imitações de 3 euros :lol: e quem sabe daqui a mais algum tempo arrisco nos Altum que continuo a adorar! A não ser que arranje meia dúzia deles numa loja por 5 euros....("axas" p'rá fogueira :lol: ).

Já agora quem souber de sites de criadores de Altum na Europa...sempre gostava de vêr isso!!!

Obrigado a todos pelo contributo! e tenham calma... :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais