CICLÍDEOS AFRICANOS (Lago Malawi) 500L Setup Final com fotos


Marssel

Recommended Posts

** Fotos do Upgrade no final da pagina...

 

 

:arrow: Olá amigos do fórum, eu montei um aquario de 70L para ciclídeos africanos e há 3 semanas tudo esta correndo bem, algumas peseguições , porem nada que chegue a deixar algum habitante em estado de tensão continua.

 

Especificações do Aqua :

 

*Tamanho 60x30x40 "NOVO AQUA 150x50x60"

 

*Fundo de concha moída, pedaços de conchas e pedaços de coral (tam peq).

 

*Tocas com pedras de cachoeira ( este item quero mudar, apesar de estar bonito).

 

*Plantas de plástico.

 

*Filtregem externa Millenium 2000 ( com limpezas semanas do filtro com a agua do aqua).

 

*Termometro adesivo de um lado do aqua e do outro um aquecedor eletrico automatico de 100w ajustado em 26c.

 

*Iluminação 60w luz fria.

 

*A agua esta limpa e o PH esta alto, acima de 7.5 que é até onde a tabela de cores indica.(pra quem usa um medidor daqueles de 5ml/5gotas a amostra fica com um azul bem intenso, que não tem na tabela de cores porque a tabela só vai até 7.5).

 

*Faço trocas semanas de 20% da água, tratando a agua que vai entrar com ati-cloro porem não faco medição de ph, tampouco ajustes, uma vez medi e estava em 7.0.

 

*Alimentação em flocos da Alcon Sortidas (Artemia, Basic, Spirulina, Cilcideos) uma ou duas vezes por dia, as vezes só a noite.

 

*População :

 

03 Socolofi (um macho e duas femeas, e a mencionada perseguição acima ocorre entre os três)

 

01 chipokee (femea)

 

02 Ramirezi

 

03 Colidoras

 

01 Cascudo

 

e estou pretendendo parar por ai.

 

 

Gostaria da opinião de vocês já que sou iniciante com aquarios para ciclídeos africanos e sempre leio comentários interessantes sobre o tema neste fórum.

 

 

Desde já agradeço a consideração.

 

:wink: ! ATENÇÃO ! :roll: "Este pequeno penico foi trocado por um aquario com 150x50x60, gostei dos mbunas e segui o conselho dos amigos deste forum, so tenho a agradecer, algumas fotos a seguir do tanque novo...

 

:arrow: FOTOS: http://www.flickr.com/photos/ciclideos/

admin@ciclideos.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom não me vou adiantar muito aquilo que já foi dito aqui.

 

1- Aquário demasiado pequeno para mbunas (precisam no minimo de aquários com 1m de frente)

2- Espécies de ph ácido (ramirezis,corydoras, pleco) em águas de ph alcalino.

3-Ciclideos africanos (agressivos e territoriais, ainda mais em aquários pequenos) com outros peixes...

 

Tens os ingredientes necessários para começares a ter mortes no aquário em pouco tempo.

 

porem nada que chegue a deixar algum habitante em estado de tensão continua.

Tens a certeza? não vês ainda nenhum peixe "colado" aos topos do aquário ou refugiado no filtro? Se os começares a ver já sabes o que se passa.

 

Conselhos, são os que já te deram, se queres manter mbunas em condições um aquário com 1m de frente no minimo, filtragem na ordem das 5 a 10x, rocha com fartura.

Esse aquário de 60cm é bom para hospital ou para crias.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, eu apaguei a resposta que estava a escrever.

 

Achei que era demasiado irónica e injusta para um principante :wink:

 

Só que posso dar um conselho que se usa bastante na minha área:

 

Sai e volta a entrar.

 

Mas antes de entrares outra vez tenta informar-te mais um pouco na net.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço os comentarios, todos eles, e gostaria de acrescentar aos que estão preocupados com a saúde dos mbunas que até o momento não morreu ninguem, e aos que reclamaram do tamanho do aquario, o que tenho a dizer é que o aquario eh decorativo, fica na minha sala, foi uma evolução de um aqua de 25l para este de 70l, e o prox já esta a caminho, daqui uns 2 meses, bem maior que o ultimo, 1,50 de frente aprox, mesmo com todos os problemas que voces mencionaram com relação ao aquario digo-lhes que esta bem legal visualmente, tavez pelo fato de os peixes ainda serem pequenos, quanto aos peixes de ph baixo, vou tira-los do aqua, e passar para o de 25l, enquanto não compro o maior os mbunas vão ter que ficar nesse de 70l mesmo.

 

Quando o aquario novo chegar vou precisar da ajuda dos amigos na montagem.

 

Um forte abraço

admin@ciclideos.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço os comentarios, todos eles, e gostaria de acrescentar aos que estão preocupados com a saúde dos mbunas que até o momento não morreu ninguem,

Até ao momento é mesmo a palavra certa...

Eu tenho um aquário de 250L e tenho consciencia perfeita que ele é pequeno para os peixes que lá estão (e não são muitos).

Até há uma semana atrás tudo estava bem e de repende de um momento para o outro morreu um peixe.

Motivo? Bom simplesmente o macho dominante da espécie fartou-se de o aturar e matou-o. Tão simples como isso.

 

mesmo com todos os problemas que voces mencionaram com relação ao aquario digo-lhes que esta bem legal visualmente

Um aquário só com pedras ou só com plantas também pode ser bonito de se ver. A questão aqui não é o ser bonito ou feio mas o facto de os peixes se sentirem bem nele.

 

enquanto não compro o maior os mbunas vão ter que ficar nesse de 70l mesmo.

 

Quando o aquario novo chegar vou precisar da ajuda dos amigos na montagem.

Se os mbunas são ainda juvenis (devem ser pois é raro serem vendidos adultos) e sendo uma questão temporária eu arriscaria a deixar tudo no aquário de 70L. Mover os peixes de águas ácidas para um penico de 25L é mau para eles e mal por mal é preferivel estarem com os mbunas.

Entretanto vais observando e vendo como evoluem e se vires que estão a ser atacados, então sim mudas os peixes de sitio.

 

Mas atenção que isto é temporário. Idealmente deverias ter os peixes separados, mas dadas as condições que dispões neste momento é melhor escolher o menor dos males.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:? Gostei da ideia de deixar só os socolofis... e quanto a retirar os ramirezi para o tapaue de 25l, acho uma boa pois esta especie vive em lugares com ph aprox de 6.5, tenho percebido que sua coloracao esta apagada, diferente do amarelo e vermelho intenso de quando estavam no aquario com ph 6.8.

 

Quanto ao aquario novo, estou vendo a estrutura que ira suprtar o peso, dado o tamanha do tanque que vem por ai, e estou com duvidas na filtragem, sera que uma millenium 3000 faria bem o papel? em ate quantos litros ela funcionaria bem sozinha ?

 

As colidoras, mantenho pq nadam sempre perto do fundo e levantam a sujeira que eh puxada pelo filtro externo, e o cascudo nao incomoda ngm e nem eh incomodado.

 

Quanto as perseguições, esta calmo o clima no aqua, so com algumas corridas do macho de socolofi atras das femeas, com as outras especies ele não se mete, talvez por ser ele o unico macho do aqua, a chepokee femea tbm eh pequena uns 4cm.

 

Este aquario de 70l era inicialmente uma aquario com ph entre 6.7 e 6.9 , com colisas, tetra-preto, paulistinhas, mato-grosso, ramirezi, cascudo e colidora, mais rapidamente os peixes me desestimularam devido suas personalidades, dai a mudança radical no ph, fundo e habitantes, confesso que estou contente com o meu novo aquario, esta bem harmonico se alguem souber como posto as fotos dele por favor me ensine, tenho varias fotos.

 

Um abraço a todos e obrigado pelas dicas.

 

Ps.: os peixes brasileiros são encontrados com facilidade em portugal??

admin@ciclideos.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol: Olá amigos do forum meus mbunas teram um novo lar dentro de 20 dias (na verdade uns 50 dias pq tem a ciclagem) , estou aguardando ficar pronto meu novo aqua com 150x50x60, esse tamanho esta de acordo ? e gostaria de saber qual o *tipo de filtragem, *fundo, e *iluminação devo usar(não plantado).

 

:) Desde já agradeço a atenção dispensada

 

:) Um forte abraço

admin@ciclideos.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim sim! Fico contente por teres conseguido em aquário desses para os teus mbunas! As dimensões são óptimas, boa largura e bom comprimento, agora tens tudo para que a coisa corra bem.

 

Quanto às perguntas que fazes vou tentar responder...

 

Tamanho - Excelente!

 

Tipo Filtragem - 2 filtros exteriores ou interiores ou um de cada, quanto à potencia e volume prefiro deixar a outros a oportunidade de reponder... recentemente tive algumas dúvidas por isso o melhor é estar calado. SUMP também é uma hipotese, mas do meu ponto de vista não se justifica nesse tipo de aquário.

 

Fundo - Areia fina, não é preciso ser sugar size, é preciso que seja fina o suficiente para eles poderem escavar à vontade. Quanto ao tipo se puderes por coralina (calcária) tanto melhor, mas areia da praia serve perfeitamente. Lembra-te que dá jeito por as rochas de base antes do areão, pelo menos as maiores, para que fiquem assentes no fundo e não em cima da areia.

 

Iluminação - Nada de especial. Quanto mais luz mais bonito ficará o aquário, mas não deve ser motive de grandes preocupações. Quaisquer duas lampadas compridas que aí ponhas servem perfeitamente.

 

Parabéns pelo tanque!

Até mais.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me agora que o Miguel Figueiredo escreveu um excelente tópico sobre aquários deste género, recomendo que o leias, aborda diversos aspectos e é muito interessante:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=30077

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D :arrow: :D Meu aqua chega no sabado prox, ja devo por a agua ?

 

mesmo sem ter o filtro externo (tenho duas bombas submersas) ?

 

Estão me aconselhando a por uma bomba daquelas que ficam

 

geralmente em baixo do aqua, tipo um balde fechado com uma entrada e

 

uma saida, me disseram que da conta sozinha, eu gosto da millenium,

 

tenho duas uma 1000 num aqua de 20l e a outra 2000 num aqua de 70l,

 

a agua esta sempre cristalina. seria possivel trabalhar com duas

 

millenium 3000 ? ou uma 3000 e outra 2000 ? acho a mullenuim

 

esteticamente melhor pois não fica akele cano comum branco ou marrom

 

dentro do aquario.

 

 

* Fundo * estou na duvida entre concha moida ou fundo de areia de praia

 

(bem sugerida pelo amigo), eu moro ha 50m da praia aqui no Rio de

 

Janeiro (Bairro Recreio dos Bandeirantes), já imaginaram a dificuldade

 

para conseguir este item (risos). Tenho algumas duvidas quanto ao fundo

 

de areia e se alguem puder me ajudar agradeço muito, por ex: como

 

faço pra lavar a areia ? com a movimentação dos peixes não turva a

 

agua ? a areia não eh tragada pelo filtro ? não fica mais sujo do que com

 

concha moida ?

 

 

 

:wink: Um forte abraço a todos de Portugal e o amigo do aqua de 250L com

 

mbunas, tenho q concordar com vc, meu aqua velho era pequeno

 

mesmo para essa especie, esse agora tem 150x50x60, agora entendo

 

porque voce disse tambem que seu aqua era pequeno para eles ,

 

realmemnte eles precisam de um tanque.

 

 

:shock: Obrigado a todos, vo colocar passo a passo a montagem !!!

admin@ciclideos.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à areia normal (de silica, julgo eu :shock: ) e à coralina, são ambas igualmente boas e sem forem lavadas convenientemente não turvam a àgua. A questão fundamental é lavar bem a areia, é um trabalho de muita paciencia... para mim o segredo está em lavar pouca quantidade de cada vez.

 

1) Encher um tupperware de tamanho médio até meio com areia por lavar.

2) Encher o resto com àgua.

3) Remecher bem a areia

4) A àgua turvou?

SIM - Despejar a agua e voltar ao passo 2)

NÂO - Guardar a areia limpa num recipiente e voltar ao passo 1)

 

Depois de tudo lavado e dentro do aquario quando encheres com àgua a àgua vai turvar, turva sempre, mas ao fim de uns dois dias fica boa e não turva mais.

 

Até mais.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D Amigo, já esta quase tudo acertado não fosse a filtragem, estou

 

pesquisando o que usar, se alguem puder me ajudar agradeco, estou

 

pensando em usar dois filtros externos um fluval e um

 

millenium 3000. Sera isso suficiente para 450l ???? :?

admin@ciclideos.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Amigos, meu aquario novo chegou ontem.... estou aguardando o silicone secar...ficou um espetaculo (150x50x60)....vou postar as fotos dele depois... quanto a filtragem , vai ser um fluval 405 e depois que tiver feito a ciclagem, vou por um mullenium 3000 externo pra reforçar, o fundo vai ser de areia da praia mesmo, pela facilidade, as pedras peguei ontem numa praia aki perto, bem na encolha e com permissão do guarda.

 

No mais estou colocando agua nele no sabado, e dentro de um mes meus mbunas vão ter um lar descente, agradeco aos que chamaram meus 70l de pinicopois isso me estimulou a partir para um tanque descente.

 

Um abração a todos.

admin@ciclideos.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HEHEHEHE yikes Amigos, enfim terminei a montagem e a agua esta a circular pelo aquario, usei fundo de arei de praia, pq nao encontrei aragonita 01 na quantidade que eu queria, o fundo ficou lindo com a areia, deu muito trabalho roubar a areia, lavar, ferver, resfriar e por no aquario, nossa foram umas 10 sacolas de mercado cheias, deu trabalho mais ficou muito bonito, o filtro fluval 405 foi moleza de montar (vem com dvd, so retardado nao monta), coloquei uma sarlo(so a bomba) so pra movomentar o aquario e oxigenar, a decoração foi com pedras de uma praia que eu surfo aqui no Rio de Janeiro, a Prainha, ficou interessante pq as vezes olho pro aquario e penso que já devo ter surfado perto de alguma delas.

 

Vou por uma millenium 3000 pra melhorar a filtragem.

 

AGUARDEM FOTOS !!!

admin@ciclideos.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Põe mais calalhau que o aqua parece muito despido. Expermenta em vez de pôres pequenos seixos rolados pôr uns 3 calhaus grandes e depois mete os pequeninos só para complementar.

Mais de resto o aqua tá lindo.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:wink: Valeu Bangai, obrigado pela dica e pelo elogio!

 

Quanto a filtragem, o fluval 405 não foi nem de perto suficiente na tarefa de manter o tanque limpo..... coloquei hj mais um filtro o fluval 4 plus, seguindo conselho do amigo aqui do forum e por ter lido em outros topicos optei por este filtro interno, depois eu digo como ficou a filtragem com os dois juntos....caso ainda não fique bom irei por mais um....

 

 

Abraco a todos os amigos !!!

admin@ciclideos.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, a agua esta mais limpa, porem ainda não esta 100%, o aquario não foi ciclado o que eu sei que é um erro grave, e vou levar puchões de orelha por causa disso, já meti uns 10 peixes pequenos nele que parecem estar bem, tenho feito tpa de 10% a partir do 3 dia de montagem em diante, e fiz uma de 20% quando completou 7 dias, depois que pus o fluval 4 plus melhorou o prblemas das particulas em circulação por muito tempo, mais percebo que no fundo sempre ficam uns dejetos, sera que por o fundo se de areia os dejetos ficam mais explicitos do que em um com aragonita e por isso estou achando que esta ficando mais sujo???

 

No mais o aquario esta muito bonito, faltando um pouco mais de pedras, mais isso vai melhorando com o tempo.

 

Mais uma, a temperatura ideal para a proliferação das bacterias comedoras de amonia qual é ? é melhor de 24 a 25 graus ou de 27 a 28 ??

 

Um abraço do amigo que muito presa esta troca de informações,e consedera esta a melhor fonte de informação sobre ciclideos encontrado na internet.

admin@ciclideos.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Só para deixar registrado aos que acompanharam e me ajudaram.... o aquario de 500l passa bem, não perdi nenhum ciclideo.

 

Fiz alguns setups como inclusão de mais pedras ,coloquei um fundo preto, iluminação trocada por lampadas para aquario 2x40w uma super branca e uma blue da boyu, alem do fluval 405 e do 4 plus , pus tbm um millenium 2000 e to testando.

 

Comprei aliemento da tetra para os peixes, que gostarm.... pena ser floco, perefiro os que vem em bolinhas acho q suja menos.

 

Gostaria de por algumas fotos, mais até agora as que tirei não fezem jus a realidade, assim que conseguir algumas boas eu posto.

 

Um abração a todos.

admin@ciclideos.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos, depois de alguns meses de pesquisa e com a ajuda deste forum, ai estão as fotos do tanque de 500l, este é o segundo setup, minha camera é limitada e não usei nenhum tratamento nas imagens, por isso não ficaram tão boas como umas que vi por este forum, mais também não são as piores, como adoro ver fotos de aquarios de ciclideos, penso que os senhores tambem gostam, ai estão algumas fotos do que os senhores me ajudaram a construir....

 

FOTOS ---> http://www.flickr.com/photos/ciclideos/

 

Um forte abraço.

admin@ciclideos.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais