Plantas Aquáticas


Visitante

Recommended Posts

Boas! vou tentar ajudar para o essencial das plantas.

 

Assim como os peixes, as plantas também precisam de alguns cuidados básicos, afinal tratam-se de seres vivos. As plantas, além de deixarem um aquário muito mais bonito, fazem parte do ambiente aquático auxiliando na "limpeza" da água. Para um bom crescimento as plantas necessitam que sejam cumpridas as suas necessidades. Elas necessitam de luz, nutrientes, micro/macro-nutrientes, e (CO2).

A iluminação é essencial para a realização da fotossíntese, pois é a fonte de energia para que as plantas possam transformar os outros elementos em alimento. O período de iluminação ideal varia de 10 a 12 horas diárias, pois a maioria das plantas encontram-se naturalmente em áreas tropicais, e é esta a duração aproximada do dia nestas regiões.

Todo aquário contém uma certa quantia de CO2 , seja pela respiração dos peixes, seja pelo contato com o ar. Sem a quantidade certa de CO2 , as plantas não poderão realizar a fotossíntese! Os macro-nutrientes, ou simplesmente nutrientes, são os elementos que as plantas(todas) necessitam em maior quantidade, embora os dejectos dos peixes forneçam a maoiria deles pela alimentação que consomem.Estes nutrientes também podem ser inseridos no aquário através de fertilizantes específicos para plantas aquáticas, caso tenha poucos ou nenhum peixe. Os micro-nutrientes sao usados em pequena quantidade pelas plantas, embora tambem contribua para o seu crescimento.

Assim, um aquário com plantas tem mais vida e dá mais vida aos peixinhos que la habitam! Escolham as plantas adequadas para o vosso aquário!! Espero ter dado alguma informação acerca da vidas plantas que contibuem para um aquário bonito, e cheio de vida...que pode até servir como refugio para certas espécies de peixes!!

 

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
O período de iluminação ideal varia de 10 a 12 horas diárias, pois a maioria das plantas encontram-se naturalmente em áreas tropicais, e é esta a duração aproximada do dia nestas regiões.

 

Com 10 a 12 horas de luz com se evitam as algas

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para controlar as algas é preciso fazer pausas durante o dia.

 

por exemplo nos meus aquários a luz acende-se às 8 da manhã e apaga-se às 8 da noite, havendo uma pausa às 11horas e outra à 4 da tarde. e isto garante-me que não existam nenhumas algas no aquário :shock:

 

Saudações

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá sergio!

 

tenho de discordar de ti quanto a essa pausa da luz no meio do dia.

as plantas levam algumas horas de luz até atinjirem o ponto máximo de fotossíntese enquanto que as algas levam alguns minutos.

se parares a iluminação o que vai acontecer é que as plantas vão ficar paradas, não realizando fotossíntese, o mesmo acontece com as algas, mas quando a luz ligar as algas vão retomar o metabolismo normal em menos tempo que as plantas.

assim estás a dar ás algas mais hipoteses de triunfarem.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o aquário com 8 à 10 horas de luz artificial.

 

E voces?

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas pelo menos nos meus aquários tem resultado :P

antes estava cheio de algas e desde que passei a fazer pausas as algas desapareceram e não posso culpar só os caracóis :shock:

 

como sabes as plantas na natureza não estão tanto tempo exposta à luz directa do sol, uma vez que este circula no céu. Portanto da minha perspectiva no aquário também não o devem estar.

 

No meu caso acho que o que se passa é que em competição directa pelos nutrientes as plantas acabam por ganhar para além da ajuda dos caracóis.

 

um aquário plantado perfeito, na minha visão, deveria simular o movimento do sol, e o mais aproximado que eu já vi foi o aquário aqui apresentado pelo SérgioVeterano (acho eu, e se eu estiver enganado no nome do autor deste sistema de iluminação por favor corrijam-me) em que ele construio uma tampa com lâmpadas em que as da esquerda acendiam primeiro e só depois de algum tempo acendiam as da direita e para desligar fazia o processo inverso. estando ao meio dia todas acessas.

 

mas cada um pode usar o processo que quiser porque o que não faltam são teorias e experiências :D

 

saudações

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como sabes as plantas na natureza não estão tanto tempo exposta à luz directa do sol, uma vez que este circula no céu. Portanto da minha perspectiva no aquário também não o devem estar.o

 

Provavelmente uma sombra ao ar livre tem melhor luz que a iluminação artificial de um aquário.

E depois há plantas que precisam de "sol directo", como aquelas que vivem em lagos, e outras que se contentam a luz que recebem num ribeiro sombrio de floresta tropical. Num aquário levam todas pela mesma medida...

 

Uma coisa é certa: o sol não se apaga durante o dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

eu sei que o sol não se apaga durante o dia :) só mesmo em eclipses e mesmo esses são muito raros :?:roll:

 

a questão é que ao fazer essas pausas não passa a estar noite escura no local onde estão os aquários, antes pelo contrário , a pausa da tarde é feita na altura em que o sol bate directamente nos aquários.

 

mas isto é somente a minha maneira de fazer as coisas e funciona comigo, agora as outras pessoas podem fazer ou não, sao livres de escolher 8):oops:

 

saudações

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se recebes luz solar directa quando apagas as luzes, podes estar a fazer bem...nem que seja para poupar luz...

:roll:

eu nas mesmas condições fazia o mesmo...

 

Abraços!

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só quero dizer é que a necessidade das plantas em relação à luz é muito controversa. Se pensarmos em termos de ambiente natural muitas das plantas que temos nos nossos aquarios vivem a varios metros de profundidade e só recebem alguma parte das luz solar que chega ao fundo dos rios/mares. No Inverno e em grandes periodos de dias nublados elas recebem concerteza pouca luz, e não morrem por causa disso.

 

O que acontece nos nossos aquarios é que nos potencializamos a luz que chega as plantas para que elas se desenvolvam mais rapido e melhor. Esse "exagero" pode-se pagar caro ( o aparecimento de algas ). Se o aquario não tivesse luz de lampada apenas havendo a luz que entra pelas janelas do sol o que acontecia é que as plantas se desenvolvem mais devagar... É so isso.

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou completamente em divergência com o que dissestes Oranda, vou respondendo em baixo:

 

Eu só quero dizer é que a necessidade das plantas em relação à luz é muito controversa. Se pensarmos em termos de ambiente natural muitas das plantas que temos nos nossos aquarios vivem a varios metros de profundidade e só recebem alguma parte das luz solar que chega ao fundo dos rios/mares.
não é bem assim, 95% das plantas que usamos nos aquários de água doce são anfíbias, ou seja sobrevivem na natureza apenas por breves periodos abaixo do nivel da água, na realidade preferem estar acima da água...

 

porque que razão algumas delas necessitam de injecção de CO2 para sobreviverem?

porque o nivel de CO2 fora de água é muitissimo mais elevado, e estas estão melhor adaptadas a existências fora de água.

 

Se fosses às estufas da Tropica (na Dinamarca), garanto-te que pouca água observarias, encontrarias ambientes com intensa humidade, isso sim, eles praticamente não produzem plantas em meios aquáticos...

 

 

No Inverno e em grandes periodos de dias nublados elas recebem concerteza pouca luz, e não morrem por causa disso.  

 

não te esqueças que a maior parte das plantas que usamos são de climas tropicais, embora com mais periodos de chuva nessas regiões também têm muitas "abertas", por vezes chove torrencialmente mas estes periodos são sempe curtos, com o sol sempre a aparecer...

 

Mais, As diferenças nas estações não é tão visivel, a duração do dia é quase sempre a mesma +/- 12 horas...

 

O que acontece nos nossos aquarios é que nos potencializamos a luz que chega as plantas para que elas se desenvolvam mais rapido e melhor. Esse "exagero" pode-se pagar caro ( o aparecimento de algas ). Se o aquario não tivesse luz de lampada apenas havendo a luz que entra pelas janelas do sol o que acontecia é que as plantas se desenvolvem mais devagar... É so isso.

 

Não!

Se aumentando a luz, as plantas crescem mais e melhor, é porque existem nutrientes disponiveis que não seriam aproveitados pelas plantas com pouca luz, se não são aproveitados pelas plantas serão concerteza pelas algas (provavelmente algas castanhas diatomáceas, que nem precisam de muita luz).

 

Claro podes ainda reduzir mais a luz e nem estas se conseguirem fixar completamente (talvez só fetos de java musgo de java, anubias possam sobreviver num ambiente destes), mas toma atenção que os teus niveis de nitratos e poluição diversa irá se acumular com o tempo, há que fazer mudas...Neste caso não terás um aquário plantado, nem semi-plantado, mesmo que enchas isso de plantas pouco exigentes, este comporta-se como um aquário só de peixes.

 

Não deves também generalizar...

há plantas e plantas... experimenta uma ludwigia inclinata, eusteralis stellata, rotala macrandra, etc.. com pouca luz...

garanto-te que morrem rapidamente!

 

Estas plantas são na verdade anfíbias, e costumam estar em posições de incidência de sol directo, e repara trata-se de sol dos trópicos, mais fotões chegam à planta e mais temperatura de cor tem o sol, mais UV (menos camada de ozono atravessa a luz do sol).

 

A outra coisa que mais luz pode provocar é a eliminação de grande parte das algas que não suportam niveis altos de O2, isto se houver CO2 e nutrientes com fartura...

 

As plantas crescem mais rápido -> mais fotossintese -> mais O2 -> menos algas...

 

por exemplo desde que comprei os iodetos que nunca mais vi aquelas algas cabeludas pretas horriveis...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que estamos a falar de Plantas, que tal uma ajuda.

 

Quando a iluminação.

 

Li todos os livros que tenho e todas as páginas da minha base de dados de internet e não cheguem a nenhuma conclusão em relação a iluminação de aquários plantados.

 

Qual a iluminação melhor para aquários?

 

Os meus aquários recebem 2 horas de luz directa (a qual posso controlar atráves de um estores interior)

 

1 - 2 aquários 50x25x30 cada um com 1 lâmpada flurêscente (45 cm) de 15 watt´s grow-lux.

 

2 - 1 aquário 80x30x40 com 1 lâmpada flurêscente (60 cm) de 18 watt´s grow-lux.

 

3 - (novo, ainda em execução) 1 aquário 59x58x40 com 2 lâmpadas flurêscente (60cm) de 18 watt´s cada (power glow ou actina e grow-lux)

 

4 - (novo, ainda em execução) 1 aquário 150x60x60 com 2 lâmpadas flurêscente (120cm) de 36 watt´s cada (power glow e grow-lux)

 

Objectivo ter os aquários com musgo de java, vallisnerias, anubias e talvez echinoduros

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vai depender de muitos factores...

da profundidade dos aquários, das plantas que queres manter, do comprimento destes, etc..etc...

 

Para esse tipo de plantas recomendo algo proximo de 0.5 w/litro, no entanto também ligeiramente abaixo deste valor é possivel manter essas plantas...vai depender do tipo de lampadas, eficiência, etc..

 

muita luz que não seja utilizada pelas plantas é desperdicio, e é oferecer um lugar ás algas, elas quando detectam algo por colonizar fazem-no

 

neste hobby há grande subjectividade, e acho que é isso que nos dá prazer, se fosse possivel manter isto com muito rigor teriamos um hobby chato...

existem tantas variáveis que o rigor tem de ficar ao lado... é mais a trabalho de intuição.

.

 

Abraços!

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora qual é a iluminação mínima artificial recomendada uma vez que a divisão recebe 2 horas de luz directa.

 

Refiro-me a watt´s para cada aquário e tempo de exposição

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que tnho lido e conveniente 10 a 12h min. por dia, e 0.5 watts por litro para plantas pouco exigentes, para plantas de medios requisitos cerca de 0.75 W/L, ou para plantas que querem mais luz cerca de 1.00 W/litro.

A luz solar nao e muito recomendada para os aquarios, as algas desemvolvense muito mais depressa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora qual é a iluminação mínima artificial recomendada uma vez que a divisão recebe 2 horas de luz directa.

 

Refiro-me a watt´s para cada aquário e tempo de exposição

 

Mínima? Isso é "poupar no farelo" à conta de duas supostas horas de luz directa. A única forma de um aquário interior receber 365 dias de exposição solar por ano é ficar junto à janela e apenas se esta ficar virada a sul. É uma questão de ângulos. Talvez o primeiro metro a seguir à janela e junto ao chão tenha luz directa. O resto da sala apenas ao nascer ou pôr do sol e o resto do tempo apenas luz indirecta, ou seja, tão pouco como uns 2% da luz solar.

 

Faz de conta que o sol não existe e compra a melhor iluminação que possas pagar. Se for impossível comprar iluminação decente para todos os aquários, que seja para um de cada vez. E 8 a 12 horas por dia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A janela é voltada a Nacente / Sul e já vivo nesta casa a 1 ano sei quanta luz a zona onde fica o aquário recebe directamente e é de 2 horas de manhã no dia mais curto do Inverno e 4 horas no dia mais longo do Verão.

 

Mas aceito a sugestão vamos considerar o tempo de exposição solar nulo.

 

Qual é a "a melhor iluminação que possas pagar. Se for impossível comprar iluminação decente para todos os aquários"

 

Eu não sei podes dizer?

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

neste hobby há grande subjectividade, e acho que é isso que nos dá prazer, se fosse possivel manter isto com muito rigor teriamos um hobby chato...

existem tantas variáveis que o rigor tem de ficar ao lado... é mais a trabalho de intuição.

 

Olá Antonio ! Eu sabia que a minha resposta ia dar polémica :D

Pois olha li atentamente o que escreveste e concordo com a generalidade do que disses-te. O que eu queria dizer é que não podemos estar "presos" a regras rigidas porque neste hobby como bem disses-te tudo é subjectivo. Em relação à luz o que eu acho é que não podemos afirmar que um aquario sem lampadas não pode ter plantas... Isso é falso. O que dão a entender muitas vezes é que se não tivermos lampadas não podemos ter plantas... discordo totalmente. Alías como foi descrito atras o facto do sol inclinar-se etc e tal só me dá razão qdo digo que a luz chapadinha 12 horas por dia acaba por resultar em excesso... e logo em desequilibrio. E ai o pessoal queixa-se do incomodativo "verdete" que vai acabar por aparecer... O mesmo se passa em relação à fertelização do areão... Só acho que se deve abusar da luz, CO2 e fertelizante qdo queremos ter um aquario só plantado. Ai sim qdo só as plantas interessam é que se pode usar e abusar dos elementos, e nesses casos as algas não têm hiposes de combater com as plantas... Agora por exemplo usar bomba de C02 qdo temos peixes no aquario :?::?: Ok vá lá mas com muita moderação

 

Como na comida devemos moderar no "sal e pimenta" que pomos no nosso aquario !

 

Abraços ! :?:

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo plenamente com TUDO o que dissestes!

 

eu até costumo dizer que um aquário plantado com luz solar é possivel, embora dificil é possivel.

 

Mesmo que no inverno só se tenha 7 horas de luz!

 

As minhas plantas aguentaram temperaturas acuma de 30ºc durantes alguns meses, e sobreviveram, também se safarão se for uns meses com pouca luz...

 

isto é mais uma arte que uma ciência, a teoria por vezes falha porque a natureza é demasiado complexa para ser modelada por esta...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

... Só acho que se deve abusar da luz, CO2 e fertelizante qdo queremos ter um aquario só plantado. Ai sim qdo só as plantas interessam é que se pode usar e abusar dos elementos, e nesses casos as algas não têm hiposes de combater com as plantas... Agora por exemplo usar bomba de C02 qdo temos peixes no aquario   Ok vá lá mas com muita moderação  

 

Qual é o problema de usar CO2 e fertilizante com peixes no aquario?

Há milhares de pessoas que o fazem (eu incluido) e com bons resultados.

Temos que ter em atenção é o equilibrio entre luz, nutrientes e CO2.

Para prejudicar os peixes teriamos que ter um grande excesso de um destes elementos, mas se tivermos uma grande quantidade de todos eles (equilibrio) o que vai acontecer é o crescimento mais acelerado das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o problema de usar CO2 e fertilizante com peixes no aquario?  

Há milhares de pessoas que o fazem (eu incluido) e com bons resultados.  

Temos que ter em atenção é o equilibrio entre luz, nutrientes e CO2.  

Para prejudicar os peixes teriamos que ter um grande excesso de um destes elementos

 

eu incluido...

banana rock

 

Até acho que o CO2 provoca aumento de O2 (fotossintese), logo teremos em aquário com maiores temperaturas (aquários tropicais, maior quantidade de O2...

menos stress nos peixes.

 

para matar os peixes é complicado com sistemas caseiros. Só com aquários muito pequenos é possivel intoxicar os peixes com DIY...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, penso que muita da radiação solar se vai perder ao ter de passar pelo vidro da janela, e o que vamos conseguir mais é um aumento da temperatura no verão e uma descida no inverno, além disso penso que na maioria das casas não é nada prático ter um aquário virado para a janela??

 

Na minha opinião a luz deve ser controlada artificialmente com lâmpadas e temporizadores, é claro que não é um dia sem luz que as plantas vão logo morrer, e por acaso estamos numa zona de clima temperado e temos sol quase todo o ano, mas este será suficiente para iluminar as plantas, os peixes e o aquário em geral, penso que não. Pelo menos não como nos habituamos a ver.

 

jah agora aproveito para deixar aqui uma questão, tenho verificado nas mudas de água, que as plantas que tenho quando emersas, algumas delas com algas, depois de submersa outra vez ganham uma cor mais viva e noto que tem menos algas, isto será da exposição a uma quantidade maior de O2, isto pode ser um procedimento a seguir?

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à luz o que eu acho é que não podemos afirmar que um aquario sem lampadas não pode ter plantas... Isso é falso. O que dão a entender muitas vezes é que se não tivermos lampadas não podemos ter plantas... discordo totalmente.  

É como ir de Lisboa ao Porto ... de citadino chegas lá, mas com muitos cavalos chegas lá muito mais depressa. E um plantado tem o nome de plantado porque é plantado, e se é plantado é para ser um belo plantado.

 

Alías como foi descrito atras o facto do sol inclinar-se etc e tal só me dá razão qdo digo que a luz chapadinha 12 horas por dia acaba por resultar em excesso... e logo em desequilibrio. E ai o pessoal queixa-se do incomodativo "verdete" que vai acabar por aparecer...  

Mentira, as algas aproveitam melhor a luz que as plantas mas são mais lentas a assimilar nutrientes, se tiveres pouca iluminação as algas são favorecidas. com muita iluminação as plantas conseguem absorver os nutrientes mais depressa e as algas não vingam. 12 horas é um numero quase standard e pode mudar, entre 16 e 8 horas de iluminação, é claro que nestes extremos é mais dificil de atingir um certo equilibrio.

 

O mesmo se passa em relação à fertelização do areão... Só acho que se deve abusar da luz, CO2 e fertelizante qdo queremos ter um aquario só plantado. Ai sim qdo só as plantas interessam é que se pode usar e abusar dos elementos, e nesses casos as algas não têm hiposes de combater com as plantas... Agora por exemplo usar bomba de C02 qdo temos peixes no aquario banana rock  :wink: Ok vá lá mas com muita moderação

 

Eu respiro montes de CO2 por dia e ainda liberto mais :D não me sinto mal por isso ;) os peixes podem é sofrer de falta de oxigénio ... assim como de excesso ( casso raro de demostrar ).

E tenho um barbo tigre com quase 2 anos que adora abocanhar bolhas de CO2 que saiem do difusor .... não sei porque, mas ele gosta e não está pior que os outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

É como ir de Lisboa ao Porto ... de citadino chegas lá' date=' mas com muitos cavalos chegas lá muito mais depressa. E um plantado tem o nome de plantado porque é plantado, e se é plantado é para ser um belo plantado.[/quote']

 

Exatamente Ricardo Chegas mais devagar mas CHEGAS !!!

 

 

Mentira, as algas aproveitam melhor a luz que as plantas mas são mais lentas a assimilar nutrientes, se tiveres pouca iluminação as algas são favorecidas. com muita iluminação as plantas conseguem absorver os nutrientes mais depressa e as algas não vingam. 12 horas é um numero quase standard e pode mudar, entre 16 e 8 horas de iluminação, é claro que nestes extremos é mais dificil de atingir um certo equilibrio.

 

 

Então explica-me como é que não tenho nehuma alga, onde o meu aquario recebe pouca luz qdo comparado com os aquarios com lampadas. Sendo que a unica diferença que sinto é as plantas serem mais lentas a crescer e a se propagar.

 

 

Eu respiro montes de CO2 por dia e ainda liberto mais :) não me sinto mal por isso :) os peixes podem é sofrer de falta de oxigénio ... assim como de excesso ( casso raro de demostrar ).

 

 

Exato não digo que não... Mas mete-te com mais 5 pessoas num cubiculo fechado sem janelas para veres o CO2 te incomodar ;)

Bom já tenho lido que o CO2 pode alterar o ph da agua...

 

Ok mas pronto são só opiniões :wink: Não me batam mais banana rock ...Só quero dizer é que leis rigidas na aquariofilia nem pensar !!! Basta dizer que os meus peixes de agua fria onde só se lê que a temp onde sobrevivem vai de 5 a 25 graus... Tretas os meus no Verão aguentaram 34 graus !!! E estão aí fortes como o aço :D

 

Abraços !!!

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais