Blessed May 13th «Update 11.11.2006»


FAAO

Recommended Posts

Boas,

 

Este plantado foi criado no dia 13 de Maio e como tal achei que deveria baptizá-lo de "Blessed May 13th". Sou católico não praticante mas acho que a fé é algo que nos move e daí o nome do aquário.

Foi para mim um grande desafio e responsabilidade a montagem deste aquário por diversos motivos; não é meu, alguém investiu nos materiais, plantas, acessórios... e por fim tem apenas 200x60x70=840L Brutos

Pois é... não é um aquário qualquer!!! Para terem uma noção, estive mais de 5 horas em cima de um escadote, curvado de forma a poder colocar o hardscape e plantas. Foi bastante cansativo mas no fim o gozo de ver o áqua plantado faz merecer todo o esforço dispensado.

 

Durante a fase de montagem foram tiradas algumas fotos que gostaria de partilhar com vocês. Plantei de manga curta logo não existe segredos, tudo está exposto... para que depois não digam que não mostrei!!!

Colocação dos troncos e observação do local onde serão colocadas as pedras que irão deliniar o rio!!! Sim vai ter um RIO... não porque quiz mas sim porque o exigiram!

1305200601.jpg

 

Colocação das pedras. Se repararem, eu coloco as pedras sobre o substrato de forma a não correr riscos em partir o vidro do fundo e dar a profundidade necessária, sendo apenas necessário enterrar mais um pouco algumas pedras para evidenciar outras.

1305200602.jpg

 

Aqui estou na fase de deliniar o rio e preparar o local para a colocação da areia branca.

1305200603.jpg

 

Acentar algumas zonas do substrato.

1305200604.jpg

 

Retirar o substrato a mais e prolongar o caudal do rio até estar concluído.

1305200605.jpg

 

As pedras devem ter algum volume, não se deve usar lascas. Assim evita-se o deslizamento de terra e consegue-se um excelente efeito 3D e algum pormenor. As pedras mais tarde assim que o tapete estiver composto servirão de barreira e darão contraste no meio do verde.

1305200606.jpg

 

Depois do caminho estar concluido, meti a areia branca e aproveitei o uso de uma pequena vassoura para limpar a areia que caiu em cima das pedras... evita-se a mexida final na água afim de retirar os detritos que lá ficaram.

1305200607.jpg

 

Hardscape montado! A parte mais dificil estava concluída, faltava agora o mais doloroso... a plantação de mais de 80 vasos de plantas!

1305200608.jpg

 

Comecei por plantar uma das minhas plantas preferidas o Juncos repens. Tem uma excelente cor e assim que adaptado dá um ar selvagem ao layout.

1305200609.jpg

 

Visto de cima.

1305200610.jpg

 

Foto ao pormenor.

1305200611.jpg

 

A plantar o Juncos.

1305200612.jpg

 

Outra perspectiva...

1305200613.jpg

 

Hemianthus callitrichoides ”Cuba”. A ideia é fazer um pequeno monte verde na parte da frente do áqua, simulando uma pequena ilha sem tapar a parte trazeira que contrastará com a Eleocharis aplicada no fundo do áqua.

1305200614.jpg

 

Hemianthus callitrichoides ”Cuba” em forma emersa.

1305200615.jpg

 

Eleocharis aciculares. Pretendo criar um efeito de ilusão quando se olha para o áqua de frente. Como pretendo plantá-la como tapete do lado direito, o lado esquerdo dará a sensação de continuidade da terminação do lado direito.

1305200616.jpg

 

Plantar a Eleocharis aciculares. Pequeno tufos para que o crescimento seja mais rápido e se espalhe mais depressa.

1305200617.jpg

 

Pormenor da Eleocharis...

1305200618.jpg

 

Uma visão superior do que já foi plantado... faltava ainda 75%

1305200619.jpg

 

Colocação da Eleocharis na parte de trás para dar o tal efeito com a Hemianthus já mencionado acima.

1305200620.jpg

 

Agora a parte mais dolorosa... plantar a Eleocharis aciculares em toda a frente do áqua.

1305200621.jpg

 

1305200622.jpg

 

1305200623.jpg

 

1305200624.jpg

 

1305200625.jpg

 

Com o tapete quase terminado, começo a plantar as plantas que completarão o layout. A ideia é criar uma moita volumosa com alguns contrastes de cores.

Esta que se vê na foto a ser plantada é a Ludwigia arcuata.

1305200626.jpg

 

1305200627.jpg

 

1305200628.jpg

 

1305200629.jpg

 

Pormenor da Eleocharis acicularis.

1305200630.jpg

 

Plantar a Rotala green

1305200631.jpg

 

1305200633.jpg

 

1305200634.jpg

 

Para terem a noção do esforço e as condições em que foi plantado... já para não falar no solário existente por cima! 3 x 150w HQI... derrete qualquer um...

1305200635.jpg

 

O plantado mais composto, mas ainda longe de estar acabado!

1305200636.jpg

 

Plantar a rotala rotundifolia, vai servir de triangulação de cores entre a Rotala Green á esquerda e Ludwigia arcuata á frente.

1305200637.jpg

 

Estava impaciente... o calor, a vontade de terminar o plantado e uma valente dor de costas!!!

1305200638.jpg

 

Acabar de plantar a Rotala rotundifolia.

1305200639.jpg

 

Já estava composto... mas ainda falta mais umas plantas! Mãos à obra!

1305200640.jpg

 

Alguns acabamentos... a Blyxa japónica fica sempre bem em qualquer plantado.

1305200641.jpg

 

Um pormenor do musgo de java... esqueci-me de plantá-lo no inicio, agora o esforço é sempre maior!

1305200642.jpg

 

Passar o fio de nylon pelo tronco e não deixar cair o musgo é quase uma missão impossivel!

1305200643.jpg

 

E finalmente cheio... foi uma aventura encher este áqua! Apesar de ter uma sump e ligação directa ao esgoto a dificuldade foi mesmo não desplantar o que estava. Um saco plástico e muita paciência lá se conseguiu...

 

Apresento-vos o Blessed May 13th

1305200644.jpg

 

Um abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

um excelente aqua com todos as condições de ser um verdadeiro oceanário.

 

Quando estiver com a flora a 100% vai certamente realçar ainda mais o hardscape.

 

Força e muitas fotos da evolução :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

quem é que vai fazer a manutenção desse aquario??

 

È que vai ser podas todas as semanas :lol:

 

Gosto muito da zona direita do aquario. Quando crescer vai ser espetacular. A zona esquerda...não vou muito á bola com rios, mas é capaz de se compor :wink: .

 

Parabens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol:

imagino o trabalho esforço e vontade mais que muita em certas ocasiões de mandar tudo as favas. são 840L :wink:

haja paciencia...

 

se sinto inveja..sem duvida...

quanto ao trabalho e evolução , agudardemos novidades.

mas acho que irá ficar fabuloso.

 

poderias por aqui , por ex: marca do aqua, filtros, que c02 usa etc...

mera curiosidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Mais um GRANDE trabalho de Filipe Oliveira, é preciso coragem(e não só) para fazer um plantado de 840 L ... acho que podias completar o setup (o ppl tá curioso)... adoro esses troncos ... só tenho uma crítica a fazer ... mas isto é mais um critério pessoal ... acho que devias baptizar as tuas montagens com nomes Portugueses ... acho que se fosse "Abençoado 13 de Maio" não ficaria mal ... temos que dar valor a Portugal e aos Portugueses que conseguem fazer coisas ao nível de outros internacionais ... aí está uma prova ... (ainda não completa, é verdade ... mas ninguém dúvida que esse plantado vai ficar espectacular)...

Vai mostrando os desenvolvimentos ...

 

Os meus Parabéns :(

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achei espectacular a ideia das Ilhas com vegetacao diferenciada, bem como do rio mais complexo... Simplesmente fantástica...

 

O resto, como sempre, não há sabedoria para criticar, nem palavras para exprimir o espanto :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que poderei dizer?

 

Mesmo nunca o comentando posso confessar que ao inicio não ia á bola com os teus Aquas, mas que actualmente estás no meu Top10 lá isso estás, e olha que esta lista conta com o AMANO :(

 

Força Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Filipe...

 

Quero te dar os parabens, do que da para ver das fotos, e não é muito, uma vez que estão muito especificas e ainda não tem fotos com prespectivas gerais.

 

É sempre fantastico poder fazer montagens de aquarios, e eu também tenho esse vicio, e tu es um dos responsaveis, obrigado.

 

Quanto ao aquario, acho fantastico o seu tamanho, adoro os troncos, e a sua localização. E pouco mais posso dizer ainda...Espero anciosamente por novas fotos.

 

É de facto incrivel, o aquario aidna tem a agua turva, não tens uma foto que de para ver muito bem a forma geral do aquario, e ja tens comentarios fatasticos...

 

Eu não te posso dizer que ta lindo, maravilhoso, incrivel, como outros, mas gosto daquilo que se VÊ.

 

 

Adeus

Abraço

 

 

PS: Sera que estou cego? Qual é a foto que se baseião para dizer que o aquario esta espetacular????tou mesmo zarolho!

 

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

realmente trata-se de um verdadeiro milagre...840 lts é obra...

força com isso...

 

é disto que o "pobam gosta"...

e não te esqueças de postar o setup...

fica...

___________________________________________________________________

teste2ks.png

cumps

Manu33.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

5 Horas de labuto deram num aquário que promete.

 

Gosto particularmente do conjunto de ramos. Fica realmente magnífico.

 

Uma das tuas plantas favoritas, o Juncus repens, não conheço de todo, mas pela sua posição no aquário presumo que faça a passágem entre o lado direito que vai ficar densamente plantado com plantas de caule de crescimento rápido e o lado esquerdo em que usas predominantemente gramínias e que deve ficar amplo. Presumo que este aquário terá peixes que tiram proveito deste lado mais amplo.

 

Vi como colocaste as pedras de modo a criar obstáculos naturais entre os vários tipos de plantas. Como marcos, de certa forma. Acho que é importante salientar isso. Estas pedras dificultam a tendência normal das plantas de se misturar além de servir um propósito estético.

 

Teria plantado as plantas de caule (ludvigia e rotalas) já com alguns 10cm de água no aquário. Assim, com elas erectas na água, teria sido mais fácil ordená-las. Por outro lado era necessário algum cuidado para não levantar muita porcaria.

 

A Blyxa vai tapar as partes de baixo (E menos atractivas) das palntas de caule. Estou a tentar o mesmo no meu aquário. Não fiquei com noção exacta, mas não estará a blyxa muito afrente? Ela ficaria muito bem entre os ramos e não afrente dos mesmos. e a ludvigia ficaria por tráz do conjunto todo. Esta observação está sujeite a uma impressão eventualmente distorcida que tive das fotografias. Não tenho noção quanto espaço ficou entre o tronco e a frante e a traseira do aquário.

 

O Musgo de java eu dispensáva. Ganhei uma adversão pessoal àquela peste aquática e não posso impedir ninguém que a use. A longo prazo, com consecutivas podas da dita planta haverá pequenos restinhos perdidos pelo aquário todo. Estes acabarão por crescer e por estrangular as outras plantas.

 

O Musgo de Java cresce relativamente devagar, mas é resistente como tudo. aconselho outros musgos.

 

Quanto ao Rio... Espero que as plantas lhé confiram algum enquadramento natural. Depois vé-se

 

É tudo que posso dizer. Vou ficar atento a evolução deste aquário. Meus parabéns ao dono do aquário por umas escolhas sensatas.

 

Marc06

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, quero desde já dizer que está uma grande montagem gosto bastante do aquario.

 

Só tenho uma coisa a apontar mas tambem é gosto pessoal, é verdade não acho muita piada ao rio, não sendo eu grande apreciador de rios de areia, penso que sem ele ficaria mais bonito ou então ligeiramente mais pequeno... mas BONITO já o aquario está por isso :wink: . Mas visto que foi um exigencia do dono do aquario eheh, acho que está uma montagem brilhante muito bom e FAAO deves ter tido pouco trabalho deves upa upa :D

 

Só te quero dar os parabens por esta montagem muito bom sim senhor :lol:

 

Abraços João

 

(Já agora as Blyxas que me arranjas-te estão a ficar muito bonitas FAAO)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Custou mas chegou... eis que chegam novas fotos do áqua!

Alguinhas é coisa que não faltam, mas nada que já não estivesse á espera... é normal o seu aparecimento na fase inicial mas nada que a equipe de limpeza não resolva.

O proprietário com medo que as plantas se ressentissem fertilizou (apesar dos conselhos para não o fazer!) antes de se ausentar por um período de tempo. Resultado, se já existiam nutrientes em excesso na coluna de água e do substrato ser fértil, outra coisa não seria de esperar... mas com TPA's e peixes de limpeza as coisas vão-se compondo.

 

Deixo-vos o Setup (do que me lembro!!!)

Setup:

 

Nome:Blessed May 13th

Data de montagem: 13.05.2006

Dimensões: 200x60x70(cm)

Iluminação: 3x 150w Hqi (8h/dia) + 2 Actinicas (Moonlight 2h/dia)

Filtragem: Sump (L/h e volume ???)

Substrato: Elos Terra medium e small

Co2: Co2 pressurizado 2kg, conta bolhas (2bs), indicador de Co2 e REA-50 da ELOS

Decoração: Pedras de Xisto, Troncos e Areia branca

 

Flora:

Eleocharis aciculares

Rotala green

Rotala rotundifolia

Ludwigia arcuata

Rotala wallichii

Juncus repens

Hemianthus callitrichoides ''Cuba''

Blyxa japonica

Cryptocoryne Parva

Vesicularia dubyana

Micranthemum umbrosum

 

Fauna:

Otocinclus affinis

Crossocheilus siamensis

Paracheirodon axelrodi

Hemigrammus rhodostomus

Trigonostigma heteromorpha

(mais para breve)

 

Dia:

20060618d.jpg

 

Moonlight:

20060618m.jpg

 

Quando chegar a devida altura farei a 1ª poda para moldar o layout, nessa altura tirarei fotos do antes e depois e respectivos pormenores que não são visiveis nas fotos.

O rio para que possa ser observado correctamente terá que se sacar umas fotos com um anglo de visão mais superior ao usado nas fotos em causa.

Como não fui eu que tirei as fotos... é o que se pode arranjar, espero que gostem!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe.

 

Antes de mais nada, eu sei que o aquário não é teu, apesar de tu falares em nome do seu dono legítimo (pelo menos é o que eu acho).

 

Acho que devias podar a Rotala rotundifolia (acho que é esta) para deixar transparecer o tronco com musgo face ao vidro traseiro. Assim como está, pelo menos visto de frente, as ramificações cobertas com musgo perdem-se um pouco com um "fundo verde" da rotala.

 

Aliás, se fosse eu a mandar :roll: colocaria as rotalas no lado esquerdo do aquário, se bem que o efeito moita não seria muito agradável, encostado ao canto, sem plantas menores a fazer a transição.

 

Não digo que deva ser sempre assim, mas eu gosto mais de plantas não muito altas nos fundos dos aquários. A menos que se faça uma poda em declive, ou se usem plantas distintas em declive, acho que não se devem usar.

Pelo menos acho que isso se aplica a este caso, tens uma planta a "confundir" o tronco plantado...

 

E mais uma vez, antes que se comece a entrar em polémicas... Isto é a minha opinião, e o que eu faria/tentaria se o aquário fosse meu... A opinião está dada... fica agora ao critério do dono ;)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Quem "brinca" com fertilizantes desilude-se... surprised

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

O plantado ainda está muito "verde" as plantas como Rotala rotundifolia e Ludwigia arcuata ainda não apareceram pra foto... vê-se qualquer coisa mas algo ainda muito timido!

A ideia é fazer crescer no meio e atrás dos troncos plantas com cor vermelha e amarelo/laranja para fazer a respectiva composição de cores.

O triângulo de cores ficará a meu ver perfeito assim que as plantas começarem a crescer com força.

Para já é prematuro falar em podas... mas uma que já era feita se fosse meu era na eleocharis.

Mas deixa-me lá ir daqui a uns dias e vais ver o resultado :D

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe...

 

hum, gosto muito do aquario, ta muito lindo e essa relva fica muito linda. Sem falar dos troncos e do seu enquadramento, fica muito lindo esses ramos, e acho que o musgo esta com um optimo ritmo.

 

Agora que se vê o aquario no seu todo, dá para perceber a colocação de tudo e a forma geral do enquadramento. O triangulo fica lindissimo, para essas dimensoes de aquario.

 

Quanto ao problema de algas, pelo tipo de algas que vi, nem percisas de te preocupar, uns comedores de algas limpam isso num istante, apartir do momento que elas então em declineo com falta de nutrientes. Aconselho-te alguma contenção na poda, como deves saber quando se faz uma poda ha uma quebra de alimentação dos nutrientes das plantas, e surgem logo as algas para aproveitar. Aquarios dessas dimensões, exigem cuidados ao mesmo nivel no que toca a estabilidade de nutrientes.

 

Muintos parabens, agora sim posso dizer que ficou um aquario lindissimo.

 

Não te esqueças das actulizações :D ... mas se esqueceres ca estarei eu para relembrar :roll:

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não tinha visto este tópico :lol:

Tá excelente, muitos parabéns :twisted:

O que o ivan disse do musgo nos troncos também concordo, mas como dizes, dá-lhe tempo :drinking:

 

 

ps: Esses troncos são lindos :twisted:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Aqui fica uma foto actualizada deste "pequeno MONSTRO"...

Ele desenvolve-se a olhos vistos, com todas as condições necessárias e alguns contratempos... aqui está ele!!!

 

20060801b.jpg

 

 

Durante a próxima semana será efectuada a 1ª poda. Depois posto mais umas fotos do antes/depois.

 

Obrigado,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.