Óscar: posso ou não?


Recommended Posts

boas,

 

estou a por em marcha para as férias de Verão (com muito tempo para projectos até lá então) a adquisição de um aquário :D com as seguintes características:

medidas => 140cm x 40cm x 50cm (CxLxA)

pretendo um estilo meramente amazónico com alguns troncos e pouco mais para ter muito espaço aberto.

 

O meu dilema passa por querer manter um óscar (astronotus ocellatus) nesse aquário, mas já ter recebido algumas opiniões de que me fazem ter um pé atrás... Já cheguei mesmo a pensar em colocar outras espécies mas, seguramente que, para quem já criou um óscar, tornou-se um espécime especial. O mesmo ocorreu comigo outrora. Outra razão é a sua resistência à água por exemplo: a minha água é de poço e já tive, infelizmente, reparado que algumas espécies não vão com ela, o que não aconteceu com o óscar que tive.

 

E de facto, não consigo imaginar outra espécie com a qual me veja tão interessado :wink::lol:

 

Sugestões são bem vindas :P . Quanto às dimensões do aquário, já me sugeriram aumentar a largura, mas o móvel só tem 40cm e ficava inestética a maioria das alternativas.

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

280l não é nada mau para um Oscar, eu tive 4 em 240l e nunca tive problemas de maior, quer com lutas, quer no seu crescimento ou saúde. É claro que quanto mais litragem e espaço tiverem melhor, mas teres 1 ou no maximo 2 Oscares, não me parece que seja grande problema, desde que tenhas uma excelente filtragem e mantenhas os parametros da água estaveis. E quando digo excelente filtragem é teres uma capacidade de filtragem 4 ou 5x superior ao da litragem do teu aquario, com aspirações ao fundo e tpa´s frequentes.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exacto tem cuidado com a filtragem e limpeza do aquario , eu tenho um oscar num aquario de 240 litros sem qualquer problema. muito poucas espécies sobrevivem com os oscares eu tenho tubaroes bala e nunca tive qualquer problema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas respostas :wink:

 

a minha intenção é mesmo só manter um espécime de óscar porque já tenho lido sobre as suas introduções em ecossistemas diversos (everglades, p.e.) e não quero contribuir para isso... já que a ninhada é muito extensa e logicamente não é um peixe que toda a gente possa ter.

 

quanto à filtragem, não tenho nada a acrescentar porque parece-me preferível ter um aquário são para os habitantes a ter depois calafrios.

 

espero por mais opiniões.

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

eu tenho num aqua de 150x50x50 três óscares, 5 nigro, 1 salvini, 1 jack dempsey e um papagaio com um fluvar 404 e parece um verdadeiro comunitário...

E quem chegou primeiro foram os óscares, por isso...

Aliás os óscares são uns peixes fantásticos, os meus parecem cães, e qd se zangam e se atacam uns aos outros, qd eu chego a casa eles estão escondidos...

força com os óscares... além disso são domesticaveis, isto é vêm comer á mão, saltam fora de água para apanhar a comida...

 

espero ter ajudado

cmpt´s

Ana Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive um aquário de 150 * 40 * 50 e tinha lá 5 oscares com 5 severums (chiclosomas severum) e mais 3 falsas piranhas ("silver dolar"?) e apesar de todos terem crescido um bocado, só havia conflitos quando os severums tinham posturas... de resto nunca tive problemas. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...