4 escalares, 3 dias e 3 baixas :(


arty77

Recommended Posts

Há cerca de duas semanas trouxe 4 escalares pequenos para o meu aqua de 10 litros. O aqua está montado há vários meses, portanto já com ciclo do azoto feito, e com os parâmetros típicos (pH, nitritos e amónia) com valores estáveis. Acontece que num espaço de três dias morreram 3 escalares... :) e não faço ideia da causa das mortes...

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 litros :) ... isso nem para 1 escalar dá...

 

Aliás quanto mais pequeno o aquário mais dificil se torna de controlar os diversos parametros...

 

o que pode ter acontecido foi que com 4 escalares o nível de amónia tenha subido muito...

 

Espero ter ajudado

Não assino nada sem ler primeiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há cerca de duas semanas trouxe 4 escalares pequenos para o meu aqua de 10 litros. O aqua está montado há vários meses, portanto já com ciclo do azoto feito, e com os parâmetros típicos (pH, nitritos e amónia) com valores estáveis. Acontece que num espaço de três dias morreram 3 escalares...  :)  e não faço ideia da causa das mortes...

 

Ois... já voltaste a medir os valores? Na minha opinião, podes ter um aquário montado durante meses, mas se não tiveres nada que mantenha a colónia de bactérias, o ciclo inicia-se na altura em que é repovoado.

 

Tenta ver se tens amónia e/ou nitritos só para checar.

 

E as TPAs são amigas num caso destes.

 

Só uma opinião, espero que seja útil.

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não confiaria em tamanhos inferiores a 150 litros reais de água e muito menos confiaria num aquário com altura inferior a 40 centrimetros. Menos? Considero crime.

 

Sugestão: arty77, já experimentas-te falar com o dono da loja onde compras-te os Escalares?

Na maioria dos casos, os peixes podem ser devolvidos. (Acho que o dinheiro também será devolvido)

 

Embora animais não sejam mercadorias ou produto.

Enfim...

 

Boa sorte arty77, vais precisar.

 

Abraços,

Fábio Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário teve sempre um caracol maçã durante estes meses e tem um filtro interno que presumo ser filtro biológico.

 

A primeira morte ocorreu um dia depois de ter feito a TPA semanal.

 

Medi diversas vezes os níveis de nitratos e de amónia, inclusive no dia em que um peixe morrei, e estava tudo nos 0, ou seja, ideal.

 

Os peixes alimentavam-se sempre muito bem e tinham vivacidade.

 

O escalar que restou felizmente encontra-se actualmente bem e espero que não corra mais risco de morte.

 

Obrigado pelas vossas mensagens e sugestões.

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Embora perceba as razões que levam as pessoas a terem aquários tão pequenos (acredita... dinheiros, espaço, etc etc). Penso que cometes um grande erro com esse escalar nesse aqua.

 

As razões da morte sãp simples:

 

Imagina que na natureza em milhões de litros de água há um derrame de um petroleiro... a maior parte das espécies n se ressente porque por maior que seja oderrame dilui-se com facilidade (continua a ser crime)

No espaço que tens, uma gota de urina pode poluir a água. Por isso é que dizemos que é mais simples manter um áqua grande.

Eu no de 50 litros tinha o mesmo problema.... agora não confio em nada com menos de 120 litros e mesmo esses dão problemas ás vezes.

 

 

O escalar precisa de espaço... compra antes um casal de bettas (2 femeas e um macho) que nesse áqua se iam dar lindamente.

 

 

eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 L é uma jarra de flores.

<span style='font-size:8pt;line-height:100%'>Estava uma lula no meio da auto-estrada, quando passa um peixe pargo a acelerar muito,

até que vê a lula e pára.

Diz a lula assustada:

- Estás pargo ou quê?

- Calula</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pensei que te tinhas enganado e que eram 100 litros :shock:

 

A regra do cm por litro até pode dizer que podes manter 10 cm de peixes (se bem que para um escalar isso não é bem assim) mas com 10 litros... não há peixe que aguente as variações bruscas das características da água. Receio que até uma simples TPA possa ter um impacto demasiado grande nas características da água. Usas os condicionadores normais?

 

Em relação ao ciclo: a ampularia se calhar manteve a colónia de bactérias viva. Mas uma colónia muito pequena que não vai conseguir lidar com as quantidades de amónia que 4 escalares vão originar. Vai demorar algum tempo até à colónia crescer de acordo com as quantidades de amónia. Por essa razão as introduções de peixes devem ser progressivas, e em 10 litros a introdução de um único peixe já tem um impacto brutal...

 

Um abraço!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais